Porto, Sporting e o 1º Clássico de 2009/2010


Antes de mais queria pedir desculpa ao senhor Pedro Lopes, representante do Porto no programa À Lei da Bola, pelo título deste artigo, pois segundo ele o primeiro clássico foi na semana passada.

No próximo Sábado, dia 26 de Setembro de 2009, todos os olhares estarão virados para o estádio do Dragão, que recebe um dos clássicos do nosso futebol: F.C.Porto vs Sporting C.P.
Sporting e Porto partilham, à entrada para a 6ª Jornada, o terceiro posto, ambos com 10 pontos conquistados.

No pensamento dos adeptos das duas equipas estará certamente a vitória, algo que, para bem do Benfica (e do Braga), não pode sorrir a ambos. Na minha opinião, por ser o campeão em título e por jogar perante os seus adeptos, o Porto é o favorito para este jogo. Mas terá o “crucificado de pré-época” Sporting capacidade para fazer frente ao Dragão? Quem “matou” o Sporting durante a pré-época, quem deu as “boas vindas” aos jogadores no aeroporto, certamente julga que não. Eu acho que sim!

O Sporting começou, indesmentivelmente, mal a época. Ou deverei dizer a pré época? Já que para além da precoce eliminação da Champions, o Sporting só perdeu com o Braga (que curiosamente também ganhou ao Porto)?! Eu considero, e já o disse várias vezes, que o Sporting tem um plantel bastante limitado, principalmente na defesa, mas não deixa por isso de ser um crónico candidato ao título e a vencer o Porto no jogo de amanhã.

Vamos analisar, aqueles que considero ser, os pontos fortes e fracos deste Sporting:


+ Liedson. É inquestionável a preponderância do luso-brasileiro, o “Levezinho”, Liedson nesta equipa do Sporting.

+ A forma de Miguel Veloso. Cá para mim, o pai António terá aconselhado o seu filho a jogar bem, caso contrário não conseguiria sair do Sporting. A verdade é que Miguel tem sido dos melhores do Sporting, o verdadeiro pêndulo desta equipa.

+ “Acreditar”. Os jogadores do Sporting têm acreditado, e apesar de darem pouco ao jogo tecnicamente, têm suado as camisolas e acreditado até ao fim. Veja-se a reviravolta no último jogo.

- Sector defensivo. Frágil, frágil, muito frágil. Abel é sempre uma incógnita e Caneira uma eterna adaptação falhada. Polga está há um ano irreconhecível, em péssima forma. Carriço é o melhor, mas sozinho pouco ou nada pode fazer. Bolas pelo ar? Entram como uma faca em manteiga derretida.

- Incapacidade dos Interiores.
Uma coisa que tenho reparado neste “novo” esquema táctico é a presença nas movimentações ofensivas do interior esquerdo e direito do losango, bem como o seu desaparecimento das transições defensivas. Do lado esquerdo e direito, os laterais do Sporting têm tido pouco apoio dos médios nas acções defensivas, facto que ajuda a pôr a nu as suas debilidades.
- “Factor Surpresa”. Se o Porto conseguir ficar em vantagem com o decorrer do jogo, será certamente complicado para Jesualdo Ferreira fazer frente à surpresa que será Paulo Bento tirar Caneira, recuar Veloso para defesa esquerdo, descer Moutinho para trinco, e “meter” um avançado… :p

Quanto ao Porto basta dizer que é o Campeão (há 4 anos), e que apesar de algumas mudanças importantes, continua uma excelente equipa. À semelhança do Sporting, só perdeu o jogo com o Braga (culpa de Jesualdo ou de Domingos?). Jesualdo parece ainda à procura de um 11 base, e de uma equipa que lhe dê garantias. Guarín ou Bellushi é a dúvida da moda.

Como todas as equipas, o Porto tem pontos fortes e pontos fracos:

- Indefinições. O Porto esteve muitos anos a jogar sem o nº10, Lucho era um jogador diferente. O que se passa na equipa do Porto é uma grande dúvida de Jesualdo: Adaptar a equipa e o estilo de jogo que perdura há anos, a um nº10? Ou tentar transformar Guarín numa espécie (lol) de Lucho?!

-As costas de Álvaro. Quer queiram quer não, o rapaz não é nenhum deus a defender, e vamos ver muitas vezes Liedson a aparecer nas suas costas a criar desequilíbrios.
-Varela. Varela nesta altura é um problema porque não pode jogar. E maior se torna o problema quando vemos Rodriguez, substituto natural, em baixo de forma. Contudo, com laterais ao nível de Abel e Caneira, não é preciso grande forma…

-O losango. O jogo é contra o Sporting que joga numa táctica que não é do agrado de Jesualdo Ferreira. Como o próprio admitiu recentemente, é a estratégia que menos gosta de defrontar.

+ Um Bellushi em forma. Mais do que um ponto forte, é uma aposta. Se Bellushi jogar vai criar muitos problemas ao Sporting. Não a nível individual, mas irá causar grandes problemas nas movimentações defensivas do Sporting. Se Bellushi cair muito nas alas, irá levar consigo Miguel Veloso e as entradas de Raul Meireles e as diagonais de Hulk poderão fazer estragos.

+ Falcao. Muito forte no jogo aéreo que é uma das grandes deficiências deste Sporting.

+ Hulk e os laterais do Sporting. Nem é preciso dizer nada…

+O ambiente do Dragão. Os adeptos do Porto tudo farão para ser o 12º jogador.

+Derrota em Braga.
O Porto vai perder pontos 3 vezes seguidas? Escândalo…

Quanto a prognósticos… tenho duas visões distintas:

1ª Se o Porto entra bem em jogo e o Sporting entra como tem entrado… 4-1 2ª Se o Sporting jogar como costuma fazer em grandes jogos… 2-2

Enquanto Benfiquista, e na impossibilidade de perderem os dois, resta-me desejar que seja um grande jogo e que anime o Campeonato. Ah! E que o Benfica ganhe na Luz.

Cumprimentos

5 comentários:

Pedro Fonseca disse...

"- “Factor Surpresa”. Se o Porto conseguir ficar em vantagem com o decorrer do jogo, será certamente complicado para Jesualdo Ferreira fazer frente à surpresa que será Paulo Bento tirar Caneira, recuar Veloso para defesa esquerdo, descer Moutinho para trinco, e “meter” um avançado… :p"

HILARIANTE!

Excelente análise António

Cumprimentos

JPF

Antonio disse...

Parece que houve alguns problemas nas duas equipas:
-Rodriguez e Caneira estão lesionados e não podem jogar amanhã.

É bom ou mau?
Para o The Crow é bom, porque assim o Mariano deve jogar...Ou será que joga Guarin e Bellushi à esquerda?
Para o Sporting... é indiferente...Será o regresso do Peitadas medalhado?

Anónimo disse...

Eu vou ver o jogo ao dragao e penso que o Porto pode ganhar mas...temos que contar com o liedson e tambem nao se esquecam do (para mim o melhor jogador de portugal) Vukcevic.. o Rapaz na direita e um genio (primeira epoca em portugal) e tambem matiaz que quando sao jogos grandes El Crá joga muito..

João disse...

Porto 5 - 0 Sporting!

Vai ser o jogo de lançamento para o PENTA PORTO!

Zé Maria disse...

Muito boa esta análise.

Com a saída de Caneira penso que será Grimi a jogar.
Quanto a Rodriguez, se Varela era dificil substituir, então assim será impossível!

Jesualdo vai inventar...preparem-se Portitas.

Porto 1 2 Sporting

Força SCP

Cumps e parabéns pelo Blog

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul