Dinamarca vs Portugal

Hoje é dia de Dinamarca – Portugal. Jogo importante para a Dinamarca e decisivo para Portugal. A Dinamarca entrou em campo cedo, ora "gozando" com as "escolhas" de Portugal, ora prometendo a Ronaldo uma recepção calorosa.

São 18 horas e 50 minutos, e é anunciado o 11 de Portugal. Simão e Ronaldo são as escolhas de Queiroz para atacar a baliza Dinamarquesa, relegando para o banco de suplentes o "jogador que Portugal contratou ao Brasil".


As equipas entram em campo e segue-se um dos meus momentos preferidos. Vai tocar o Hino Nacional! E como é bela e maravilhosa "a Portuguesa"… esta e muitas outras :P!
Esperem lá!? O Pepe sabe o hino melhor que o Ronaldo, que é só o capitão da nossa selecção. Fantástico! Adiante…

Que comece o jogo já que as selecções de futebol de Portugal nunca me convenceram a cantar o Hino (ver um vídeo dos lobos antes dos jogos talvez fosse bom e transmitisse a garra e a força que significa ser Português) …

1ªParte:
Excelente a exibição de Portugal nesta primeira parte. Pressão muito alta, bom envolvimento dos laterais (factor extremamente importante quando se joga em losango), boas trocas de bola. Portugal deixou os Dinamarqueses totalmente tontos! Mas… e marcar golos?

Por outro lado…os Dinamarqueses, completamento tontos, marcaram um golo…frio, gelado, Nórdico! Um grande golo, no qual Bruno Alves e Duda não ficam isentos de culpas.
E agora Portugal? Há frescura e vontade para dar a volta?

2ª Parte:
A segunda parte começa com uma decisão de Queiroz que pode explicar o porquê de ser o "eterno adjunto". Portugal estava a jogar bem, Queiroz tira um dos melhores em campo e entra o luso-brasileiro Liedson… para resolver?

Portugal entrou mal na segunda parte
. Tudo o que tinha feito de bom na primeira parte desapareceu. Voltou aquele Portugal angustiante em que "passar para Ronaldo" é obrigatório.
E eis que surge… Liedson a fazer o empate!
Portugal termina o jogo em cima da Dinamarca, mas não consegue mais do que um empate. Contas muito complicadas para Portugal… que hoje merecia ter ganho!


São 21 horas e está mais longe o sonho de Portugal estar na África do Sul em 2010.
E agora senhor Gilberto (grande Sérgio Conceição) Merdaíl?

Será que vais fazer o que devias ter feito após a vergonha da Coreia?

Mas afinal o que tem faltado a esta selecção ao longo do apuramento?

Qualidade nos jogadores? Não me parece!
Mais naturalizações? Ridículo!
Falta um treinador? Bahhh…
Falta um líder? Um Figo? Um Rui Costa? Talvez…
Falta raça? Querer? Ambição? Talvez! Talvez! Talvez!


Para mim, nenhum destes problemas é o principal problema. O problema de Portugal é muito mais profundo…muito mais triste!


O que falta a esta selecção? Como diria Dulce Pontes:

"Porque afinal falta cumprir
O AMOR a PORTUGAL"


23 comentários:

fgss disse...

excelente análise, e excelente blog.
já está nos favoritos, continuem assim :)
cumprimentos []

Anónimo disse...

Falta atitude. Quando nani entrou foi diferente, aquele ataque devia ser diferente tirando partido do que portugal tem de melhor e nao andar a inventar com 4-2-3-1 com:

Bosingwa--Carvalho--Pepe--Duda

Meireles--Tiago

Nani------Deco-----Simao

Liedson

Com esta equipa era so chocolate po ataque xD ai sim jogavamos futebol fluido e sem cr9's que so vao como que por obrigaçao :S

mwm disse...

É uma grande verdade » No final merecíamos a vitória. A Dinamarca fez o seu (mau) jogo e lá nos fez a vida negra.

Pena ainda o segundo golo da Suécia que se "desempatou" de Portugal em pontos.

Pirlo disse...

Saudades do Portugal do Euro-2000...

JoniGuerrero disse...

Boas,

Não concordo que o Tiago tivesse a ser dos melhores em campo, mas é a minha opinião. No entanto, tendo 4 no meio campo é normal haver mais posse de bola, e visto estar a resultar bem, acho q não valia a pena mudar só para dizer que estavamos a arriscar!
Mesmo estando só com dois na frente, estávamos a aparecer com muitos jogadores perto da área quando atacávamos. Tentou "arriscar" ao intervalo, mas depois demorou a meter o Nuno Gomes, que devia ter entrado há muito.

Abraços

Nuno Nogueira disse...

Tambem não estou de acordo que o Tiago tivesse a ser dos melhores, e também não estou de acordo que Nuno Golos divesse ter entrado mais cedo. Primeiro acho que podia ter jogado o Miguel Veloso, e o Pepe de central com o R. Carvalho. E depois acho q tirava o Tiago e metia o Moutinho, Tiago não estava a atacar nada de especial.

Bora galaticosss

PS: gostei bue do jogo de Portugal, pena o resultado. Faltou sorte. Fica pa 2012 sem o mágico, ai sim vai ser uma vergonha

mwm disse...

Alguém viu o Argentina - Brasil?
Enfim... outro futebol.

Antonio disse...

Nuno e Guerreiro:

O Tiago até podia não tar a ser dos melhores, mas então o que andava a fazer o Raul Meireles do lado esquerdo do losango? Ele sim, esteve completamente apagado.

Eu gostava de ver portugal a jogar assim (até podia ser em losango):
GR:Eduardo
DD:Bosingwa
DE:Duda
DC:Carvalho
DC:B.Alves
Mdef:Miguel Veloso
Mdir: Tiago
Mesqu: Simão
Mof: Moutinho
Av: Ronaldo
PL: Rui Patricio

mwm disse...

ehe

Ricky Silver disse...

faz-me mais confusao o nosso selecionador no final do jogo, continuar a bater na mesma tecla da arbitragem. se perdemos a culpa foi dos nossos jogadores e nao de um ou outro possivel erro dos arbitros

Antonio disse...

Ricky Silver:

A culpa está longe de ser só dos nossos jogadores. Desde há uns anos a esta parte que os responsáveis pela selecção perderam o respeito pelos Portugueses. São eles os grandes responsáveis pelo que se tem passado.

É completamente surreal, o general-máximo desta selecção vir dizer a publico que "os prémios de jogos foram aumentados"! Mas não era suposto ser um orgulho jogar pelas quinas? Não é uma honra? O Gilberto Madail é uma vergonha. Até o Deco, que nada tem de Português, lhe consegue dar lições de moral sobre o que deve ser uma selecção.

Ricky Silver disse...

eu estava-me mais a referir ao jogo em si, e aquele rol quase infinito de opurtunidades falhadas, e nao aos jogos de bastidores. Pois se nao aprendemos nada com o mundial de 86,com o mundial de 2002 tou a ver que nunca vamos aprender,mas tens toda a razao no que dizes

João disse...

Portugal precisa de mudar de tática.
A melhor tatica para usar é um 3x5x2. Vejam lá:

GR: Beto

DC: Carvalho
DC: Alves
DC: Pepe

MD: Paulo Assunção
Mdireito: Ricardo Quaresma
Mesquerdo: Varela
MC:Raul Meireles
Nº10: Deco

AV: Ronaldo
AV: Liedson

O que acham?

Antonio disse...

Acho que sim João! Tens razão e a solução. Mas acho que, com essa estratégia, ficava melhor assim:

GR: Helton

DC: Rolando
DC: Alves
DC: Maicon

MD: Fernando
Mdireito: Mariano
Mesquerdo: C Rodriguez
MC:Raul Meireles
Nº10: Bellushi

AV: Hulk
AV: Falcao

FORÇA PORTUGAL!

João disse...

Não percebi o teu tom erónico Antonio.

Beto é muito melhor que Eduardo.
Paulo Assunção é Portugues e é melhor que veloso e pepe(no meio campo)
Quaresma e Varela são bem melhores que tiago moutinho simao nani etc..
Raul meireles é o melhor medio portugues da actualidade.
Deco o melhor 10 de sempre da selecção...
ect etc etc.

jony

mwm disse...

"Quaresma e Varela são bem melhores que tiago moutinho simao nani etc.."

Bem melhores? O Nani mal entrou deu outra dinâmica ao jogo. O Simão teve excesso de falhanços mas desequilibra. O Moutinho aguenta bem o meio-campo e vê-se que joga pela selecção e não para si (por alguma razão é um dos melhores jogadores do Sporting). O Tiago parece que tem um bocado a mania mas não o vi fazer muitas asneiras no jogo.

O Quaresma não o vejo jogar há um tempo (não tenho seguido). Daí a ele e o Varela serem "bem melhores" acho que vai um grande salto.

Spino disse...

Muito boa a análise.
Foi fantástico ver a Dulce na inauguração do Alvalade XXI.

Excelente Blog. Já está nos favoritos

Cumps

Spino

Cátia disse...

Boa Iniciativa.
Vou seguir atentamente este vosso Blog.

Cumprimentos,

Cátia

S(empre)SCP disse...

Boa Noite!
Eu não percebo este treinador da treta! FDP!
Ele tá a estragar a seleção. Como é possível meter a merda do Bruno Alves a Central e o Pepe a Médio defensivo!
Pu** que pariu com os brasileiros da selecção! Até podem ser os melhores jogadores do mundo...quero que eles vao pa terra deles...Abaixo as naturalizaçoes
nao destruam portugal.

Bom blog.

cumps

Sempre SPORTING!

JoniGuerrero disse...

Boas,

Em resposta à táctica do 3x5x2... acho que o pior a fazer nesta altura é uma mudança radical na táctica. Jogar BEM com 3 defesas não é algo que funcione de um dia para o outro, e não há tempo para o treinar.
Discordo também do GR. Em 1ºlugar, não está a jogar (para isso metia lá o Moreira)... em 2º, ainda quero ver se ele é assim tão bom, e se for.. tirará o lugar ao Helton :D Se não for, é o novo Nuno =)

Quanto ao meio campo... jogando com 3 defesas, o meio campo não pode estar tão desprotegido... e os extremos/laterais têm obrigatoriamente que defender bem! O Brasil, quando jogava com 3 defesas... os extremos/laterais eram o cafú e o roberto carlos... penso que há alguma diferença. No entanto, penso que nem o Quaresma nem o Varela tenham lugar na selecção, neste momento, qualquer que seja a táctica. O Quaresma porque não joga, o Varela... porque tem que mostrar mais.

Abraços

Unknown disse...

A meu ver ao intervalo havia 1 substituição a fazer para ganharmos o jogo facilmente: Simão por Liedson. Sou um dos muitos que não percebe porque raio foi preciso destruir um dos melhores (o melhor ?) jogo que fizemos na qualificação.

Uma nota também para Liedson. Querendo o apuramento de Portugal para o Mundial foi bastante clara a falta que um ponta de lança em condições tem feito, mas mesmo sendo do Sporting foi estranho vê-lo com o equipamento das quinas.

mwm disse...

É pena termos que recorrer a soluções nacionalizadas para nos qualificarmos mas já começa a ser uma realidade e há que aproveitá-la. Não se pode negar que o levezinho tem ali um grande papel e finalizar é com ele. Go Liedson.

Antonio disse...

Golos do Deco, Pepe e Liedson não comemoro.

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul