The Curious case of...Jesualdo Ferreira




Começo este post por dizer que não sou propriamente um fã de Jesualdo Ferreira, confesso que por mim ele já estaria fora do FC. Porto há algum tempo.

Isso não me impede de lhe reconhecer algumas qualidades, é um treinador que soube gerir da melhor forma saídas de jogadores importantes no Passado, principalmente na época passada e esta época Jesualdo teve e tem trabalho acrescido, pois as saídas foram realmente importantes.

Com isto não posso deixar de demonstrar o meu descontentamento com o que se passou em Braga, uma coisa é ajustar o sistema de jogo para jogar com um Chelsea que tem um meio campo fortissimo(mesmo assim sejamos sinceros o Porto nos primeiros 20 minutos podia ter sofrido 1 ou 2 golos) até posso tentar entendar a entrada de Guarin nesse jogo, é um jogador que supostamente e friso o supostamente dá mais garantias a nível defensivo do que Belluschi, agora contra o Braga parece-me um ERRO de todo o tamanho de Jesualdo.


E não falhou só no 11, falhou ao longo do jogo por ter deixado Guarin fazer os 90 minutos, por optar na entrada de Rodriguez quando tinha um jogador que sabe pautar o jogo como Belluschi, é impressão minha ou Jesualdo não vai muito com a cara do Argentino?
Enfim Jesualdo mostrou mais uma vez que nos momentos em que a pressão começa a subir ele não consegue ter clarividência para tomar as decisões mais acertadas.

É curioso falarmos tanto de jogadores que até têm qualidade num clube pequeno mas quando chegam a um grande acabam por não ter estofo para vestir a camisola desse clube e não falarmos de treinadores que em momentos de pressão não sabem tomar as decisões mais acertadas e a cima de tudo TRANSMITIR CONFIANÇA Á SUA EQUIPA, chega a ser preocupante a forma como o FC.Porto depois de uma derrota europeia em que até não jogou mal, entra em campo contra o Braga, sem atitude, sem "ganas" de vencer, isso é claramente culpa de quem está á frente da equipa que não sabe transmitir crença, garra, confiança, se fosse outro treinador bem conhecido, "O Braga pagaria a factura..." infelizmente esse já não está por cá e não volta tão cedo...

PS: Com isto não desvalorizo a vitória do Braga e o excelente trabalho que Domingos "está a calar muita gente" Paciência está a fazer, parabéns ao grupo de trabalho e adeptos do Braga pela vitória.

Cumprimentos

10 comentários:

Fernando Alvega disse...

Junta-te ao clube.

Eu até gosto do Paulo Bento mas,em qualquer outro cargo,sem ser o de treinador da equipa principal.

E tal como tu em relação ao Jesualdo Ferreira(treinador que a mim também não me diz nada),para mim o Paulo Bento, já há muito que não estava lá como técnico da equipa principal.

Cumps.

Antonio disse...

Pois é...eu também compreendi a opção de Jesualdo em Londres, mas o mesmo não aconteceu em Braga.

Eu sou apologista de que "os adversários é que se têm de adaptar ao Benfica", e não o contrário.

Desde inicio que digo que o Porto não está habituado a jogar com o nº10...Não estará Jesualdo a tentar voltar ao passado?Sem um nº10?

O facto de Jesualdo continuar no Porto prende-se com algo muito simples: Nesta altura, com as condições que o clube tem, qualquer treinador pode ser treinador do Porto e ser campeão.

CUmps

João disse...

DOMINGOS JÁ!

Jony

Fernando Alvega disse...

Eu sou apologista de que "os adversários é que se têm de adaptar ao Benfica", e não o contrário.


Desculpa mas não concordo com esta frase.

Todos nós sabemos que a táctica dos 3 grandes a jogar em Portugal é de ataque pois não são equipas defensivas a não ser com o decorrer das ocorrências durante um jogo.

Agora quem os defronta,normalmente usa tácticas defensivas.

Agora qual é a táctica defensiva que vai usar?
Esta é que se vai saber só durante o jogo,o que faz que seja o grande a ter que se adaptar à táctica que o adversário apresentar.

Cumps.

SDMF disse...

António este ano não é bem assim, o Benfica está forte(ainda bem com o reforço de ultima hora Jorge Sousa lol brincadeira, apesar do Penalty ser hilariante) e o FCP ainda em adaptação não vai ser pera doce ser campeão e duvido, esta época duvido muito, mas sou da opinião que por vezes é preciso dar um passo atrás para dar 2 em frente, não ganharmos este ano e voltarmos a ganhar depois 4 seguidos fico muito contente ;)

Polo - Mas o Paulo Bento ainda pode aprender, maturar, evoluir, ainda é novo, Jesualdo já é um treinador feito(se é que isso existe).

Raul disse...

The Crow penalti hilariante? lol hilariante é esse comentário..É penalti claro, não vale carrinhos no peito. Jorge Sousa é conhecido por não gostar do Befica, lembra-te que por acaso até é do porto.

Antonio disse...

Continuemos a falar do jogo no post ao lado...

SDMF disse...

Raul vai ler as leis do jogo vai lá, perdes uns 10 minutinhos mas acredita que vale a pena, a seguir vai esfregar a boca com sabão...

Fernando Alvega disse...

Amigo,eu sei que ele é novo e vai ainda tempo de aprender,a questão é,que ele nesta altura ainda não é treinador para o Sporting.

Fazia-lhe bem fazer uns estágios ou ser mesmo adjunto de um treinador ou treinadores de craveira a exemplo do que fez o Mourinho e,daqui,a uns 4/5 anos,então sim,lançar-se sózinho porque já deve estar mais bem preparado.

Aí sim,como não sou ingrato,digo-lhe que as portas de Alvalade estão abertas para voltar.

Ramzi disse...

Lei 12 - Jogo Perigoso

"Por jogo perigoso entende-se toda a acção de um jogador que, ao tentar jogar a bola, põe em risco a integridade física de qualquer jogador,(incluindo ele próprio). O jogo perigoso é cometido na proximidade de um adversário, impedindo-o de jogar a bola por receio de ser lesionado.

Os pontapés de "tesoura" ou de "bicicleta" são autorizados, desde que não constituam perigo para o adversário.

O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com uma grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo.

Sanções disciplinares

- Se o jogador joga de maneira perigosa na tentativa "normal" de conquistar a bola, o árbitro não deve tomar nenhuma medida disciplinar. Se a acção comporta um evidente risco de lesão, o árbitro deve advertir o jogador.

- Se um jogador, por jogo perigoso, anula uma clara oportunidade de golo, o árbitro deverá expulsá-lo do terreno de jogo.

Recomeço do jogo

- O jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto no locar em que a infracção foi cometida. (ver Lei 13 - Local dos pontapés-livres).

- Se houve contacto físico, foi cometida uma infracção de natureza diferente, que deve ser sancionada com um pontapé-livre directo ou um pontapé de grande penalidade."


Fonte

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul