Sporting vs F.C.Porto - Frio ... como o tempo.

Ontem houve clássico. Não foi bonito, é certo, mas foi mais clássico que o Porto x Benfica de há umas semanas atrás.


imagem retirada do site fcporto.planetaportugal.com


O Sporting entrou em campo com muitas cautelas. Apostado em fechar os espaços atrás entrou com André Santos, Pedro Mendes (jogão!) e Maniche muito compactos. Na frente sobravam Valdés, Postiga e Liedson, para fazer as despesas do ataque.


No Porto regressava Fernando, ao meio campo mais utilizado da temporada, com a inclusão de Emídio Rafael (uma surpresa para mim que esperava, neste jogo, a utilização de Fucile) à esquerda.


A primeira parte foi controlada pelo Sporting. A equipa leonina apresentou-se com muitas cautelas, apostada em segurar a pressão inicial que o Porto costuma exercer sobre os adversários. O meio campo estava compacto, mas apresentava-se muito longe do trio da frente onde Postiga ia fazendo remates à baliza de Helton.


Aos 14 min aparece a primeira oportunidade de golo, com Falcao a surgir na cara de Rui Patrício e a falhar escandalosamente, rematando ao lado.


Poucos minutos depois, o primeiro lance de verdadeiro perigo do Sporting, com um remate estrondoso, de Pedro Mendes, à barra da baliza de Helton que se limitou a seguir a bola com os olhos.


O Porto não encontrava espaços e parecia um pouco "conformado" com a forma como o jogo corria. Jogadores um pouco apáticos, pouca velocidade na troca de bola e um Fernando (bem) abaixo do que costuma fazer com muitos passes falhados e perdas de bola infantis.


imagem retirada do site www.maisfutebol.iol.pt


Apesar de tudo, o Sporting também não apresentava grande acutilância ofensiva até que numa bola longa, e apesar do fora de jogo de Valdés ser evidente, Rolando fica fora da jogada e Maicon aborda o lance com demasiada confiança deixando o Chileno isolado para fazer o primeiro. O Sporting ia para o intervalo a ganhar, mais pelo mérito de ter amarrado os Dragões, do que pela produtividade ofensiva que (não) vinha a apresentar.


Na segunda parte as coisas mudaram. Villas-Boas deixou os mesmos intérpretes, mas mexeu na estrutura do meio campo e o Porto começou a mandar. Varela e Hulk, que tinham passado ao lado do jogo na primeira parte, começaram a ter mais espaço, tanto para dar profundidade na linha como para as diagonais interiores que tanto gostam.


imagem retirada do site www.maisfutebol.iol.pt


Depois de um período muito forte, o Porto chegou, naturalmente, ao golo, pelo inevitável Falcao. Depois de uma recuperação de bola, Moutinho isola Hulk e este assiste o Colombiano para o 7º da temporada (na liga).


Os azuis-e-brancos mandavam no jogo e parecia que, frente a um Sporting que se começava a mostrar "cansado", poderia marcar novamente até que … Maicon decidiu dar uma prenda de Natal antecipada e foi para a rua. Depois de ver o lance novamente, parece não ser falta, de facto, mas é uma infantilidade inadmissível num jogador de alta competição.


Villas-Boas via-se assim forçado a colocar Otamendi e o Porto passou a estar mais preocupado com o controlo do resultado do que em chegar à vitória. Afinal de contas, com menos um, era preferível empatar e deixar os Leões a 13 pontos.


Um jogo que prometia ser bem mais quente do que foi, muito por culpa da abordagem excessivamente cautelosa com que o Sporting o abordou, na minha opinião.


Queria apenas deixar algumas notas paralelas:


imagem retirada do site www.maisfutebol.iol.pt


- a primeira vai, inevitavelmente para João Moutinho. Assobiado durante todo o jogo, como seria de esperar, o antigo capitão leonino mostrou ser um jogador com uma maturidade impressionante. Não entrou em picardias, esteve na jogada do golo com um passe soberbo e só não jogou mais porque também esteve muito (bem) vigiado.


imagem retirada do site www.maisfutebol.iol.pt


- a segunda vai para Villas-Boas. Falhou, novamente, ao ser expulso. Quando a equipa precisava de alguém que passasse tranquilidade para dentro do campo e numa altura em que o treinador é essencial, Villas-Boas foi para a rua sem necessidade nenhuma, protestando (novamente) um lance que foi claramente bem ajuizado pelo árbitro.


imagem retirada do site www.abola.pt


- a terceira vai para o árbitro, Jorge Sousa. Esteve mal, na generalidade. Apesar de eu achar que alguns erros não servem para desculpar um resultado eventualmente menos positivo, falhou no golo do Sporting, falhou ao não expulsar Maniche por (mais uma) agressão - a João Moutinho e falhou na expulsão de Maicon ao avaliar mal a já famosa "manha" de Liedson.



imagem retirada do site www.record.pt


- finalmente, a última nota, para algumas entradas sobre João Moutinho. Se é verdade que, na generalidade, o jogo não teve grandes problemas a nível de faltas duras, não é menos verdade que Moutinho foi carregado com "toques" desnecessários e feios. E se muitos deles até podem passar em claro, aquela agressão de Maniche não pode nunca ser permitida com tanta displicência. Apesar de tudo, não concordo com a teoria de André Villas-Boas que acha que houve "caça" ao Moutinho.


Fica o resultado, que não agrada de todo à equipa Portista, que mantém o Sporting a 13 pontos, mas que pode permitir ao Benfica encurtar para 8 a distância para os da frente. André Villas-Boas disse que um dos objectivos era virar o ano sem baixar dos 10 pontos de vantagem ... não está fácil. De qualquer maneira, nada que comprometa os objectivos finais, nem tudo o que tem vindo a ser feito até aqui.


Até breve!

6 comentários:

Anónimo disse...

viva o facciocismo!!!!!!!!! :p epa eu fui ao estadio e foi nada disso k eu vi, mas enfim....os meninos do porto encontram alguem que lhes faz frente....e arranjam logo uma data de desculpas!o sporting na primeira parte dominou, nao pk o porto nao tava no seu melhor, mas porque o sporting nao deixou e cortou as vazas a hulk, varela e falcao!a defesa do sporting estava imparavel, e foi um dominio claro...esssas desculpas de k o porto e que nao tava bem e que o arbitro vos roubou...e o sapunaru k devia ter sido expulso so pela quantidade de faltas por tras que fez? e os amarelos k nao mostraram aos gajos do porto...?enfim..normal....vem do norte...

Anónimo disse...

repeticoes virtuai no site da bola, valdes NAO esta fora de jogo!

mwm disse...

o golo do sporting é limpo, depois de ver a repetição.

a falta para vermelho do maicon é falta e, na situação de se ir isolar, é vermelho, depois de ver a repetição.

foi uma arbitragem complicada, com pormenores fáceis de enganar qualquer árbitro mas que, através dos seus assistentes, não deviam ter passado.

Daniel disse...

Antes de mais, era muito fixe que os anónimos assinassem os comentários. Ou as suas convicções não são suficientemente fortes para isso?

Para o primeiro "anónimo":

- não arranjei desculpa alguma. A forma como o Paulo Sérgio armou a equipa "amarrou" o jogo ofensivo que o Porto costuma apresentar. Mérito, claro. Não soubemos contrariar essa disposição e acabamos por sair a perder para o intervalo também por causa disso. Não tínhamos espaço no meio campo, Hulk e Varela não conseguiam dar profundidade, nem fazer as diagonais para o meio e por causa disso tivemos muito pouca produção ofensiva na primeira parte.

Como aliás, refiro: "A primeira parte foi controlada pelo Sporting." e "O Sporting ia para o intervalo a ganhar, mais pelo mérito de ter amarrado os Dragões, do que pela produtividade ofensiva que (não) vinha a apresentar."

Na segunda parte mudamos e ficamos por cima, até à expulsão. Não digo em lado algum que os erros do árbitro justificam. Aliás, até digo o contrário, basta ler: "Apesar de eu achar que alguns erros não servem para desculpar um resultado eventualmente menos positivo".

Onde estão as tais desculpas de que fala?

Gostava era que me mostrasse esse "domínio claro", visto que nem em posse de bola ele foi evidente (50% para cada lado) e em oportunidades de golo muito menos, visto que para além do golo o único lance de verdadeiro perigo foi o remate do Pedro Mendes à barra, contra o nosso golo e o lance do Falcao perto dos 15 min.

Para além do mais, não precisamos de desculpas. Competia ao Sporting ganhar o jogo e fazer por isso (que, na minha opinião, não fez). É muito pior resultado para vocês do que para nós, porque continuam a 13 pontos.

Mas, dados os comentários que estou a ver aqui, parece que vou ter de olhar para os lances novamente.

Na repetição que vi da SportTV (e não do site da bola, como aponta o Anónimo nº 2) Valdes aparece em fora de jogo e não me pareceu falta do Maicon (o vermelho não está em discussão porque, marcando a falta, só podia ser vermelho porque o Liedson ficava isolado).

Mas vou olhar novamente para os lances e, se estiver errado, não tenho problemas em admitir.

De qualquer maneira, como disse na análise, não foi por causa disso que deixamos de ganhar. O Sporting esteve melhor na primeira parte e na segunda parte, quando estávamos por cima, o Maicon cometeu um erro de principiante que nos impediu de lutar por mais.

Cumprimentos

menezes disse...

na sportv deve ser das cameras pk kd a bola sai dos pes do jogador do sporting o valdes ta bem atras dos defesas do porto e ng toca mais na bola...golo limpo, verifica na bola ;)

abc

Daniel disse...

http://www.youtube.com/watch?v=SBdpaRrIwbQ

Pára o video aos 19 segundos (quando o Patrício chuta a bola) ou aos 20 (quando a bola já partiu), vê o jogador que está "aberto" do lado direito do ataque do Sporting e depois diz-me que não está fora de jogo.

E mais, assim muito rápido:

Jorge Coroado

-

Valdés, no momento da assistência de Patrício, estava em posição irregular. O pontapé foi longo, e isso originou a distracção de José Ramalho, que não prestou atenção à movimentação do atacante. Na sequência, Valdés jogou a bola com o tronco e não com o braço, como foi pretendido por Helton.

Pedro Henriques

-

Um lance de difícil análise, porque a bola vem de um passe feito a mais de 50 metros de distância. Contudo, Valdés, no momento do passe de Rui Patrício, está mais perto da linha de baliza do adversário do que a bola e o penúltimo adversário, ou seja, estava em fora-de-jogo. Valdés nunca tocou a bola com a mão.

Paulo Paraty

-

Apesar de os jogadores do FC Porto reclamarem que Valdés jogou a bola com a mão, tal não aconteceu. E é um facto que o assistente é traído pela grande distância que a bola percorreu até chegar a Valdés, não punindo a sua posição inicial de fora-de-jogo.

Abraço

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul