F.C. Porto vs. S.L. Benfica - Fim de semana clássico.

Fim de semana de clássico(s) é fim de semana de emoção.


Depois de um jogo realizado numa piscina, ganho a ferros, e de um empate para a Liga Europa que carimbou a passagem à fase seguinte, o Porto chega ao clássico com 7 pontos de avanço, sem derrotas em jogos oficiais e com a motivação de poder deixar os Campeões Nacionais a 10 pontos.

Chega com o tridente ofensivo em grande forma e com processos já bem consolidados, ao contrário do rival que, apesar de estar em clara subida de forma, ainda não apresenta o futebol consistente de outros tempos (recentes).

Apesar de tudo, Fernando é uma ausência a apontar. Um jogador de extrema importância na manobra defensiva da equipa e no equilíbrio do meio-campo.

O Benfica chega também, como não poderia deixar de ser, com ambição de ganhar, suportada em 5 vitórias consecutivas para o campeonato e na vitória (mais magra no resultado do que no jogo jogado) contra os Franceses do Lyon, a meio da semana, para a Liga dos Campeões.

Para além disto, chega ainda com a possibilidade de utilizar Aimar (já Ruben Amorim penso que, mesmo convocado, dificilmente jogará) e com alguma "dúvida" sobre se Jorge Jesus procederá a alterações tácticas para melhor encaixar no jogo dos Dragões (nomeadamente, se David Luiz poderá jogar à esquerda para melhor - tentar - travar Hulk).

Prognóstico? Vitória Portista ... mas difícil.

Como adepto do Porto tenho de estar, obviamente, confiante. A equipa joga bem e mostra-o dentro de campo e ... joga em casa.

Os Dragões poderão ter ligeiro favoritismo mas um clássico é sempre um jogo à parte. Pela paixão, pela rivalidade, pelo ambiente.

O Benfica nunca é um adversário fácil e quem vê futebol com "olhos de ver" nunca poderá dizer que a vitória são favas contadas seja para que equipa for.

Não é um jogo qualquer, mas é apenas um jogo (importante sim, decisivo nunca). Espero por isso que casos de um passado recente (passados dentro de campo, nos túneis, ou fora dos estádios) que servem apenas para estragar a imagem do futebol e dos clubes, fiquem onde estão ... no passado.

Porque são estes jogos que devem chamar as pessoas aos estádios e não afastá-las do jogo. Porque são estes jogos que devem servir para mostrar o porquê do futebol ser tão bonito. Porque estes jogos SÃO o futebol.

Rivalidade sim, mas nada mais.

E já agora, num comentário extra, comecei por dizer que era fim de semana de clássico(s). Sim, porque estes clássicos não se jogam apenas num desporto e a rivalidade existe em todas as modalidades.

imagem retirada de www.maisfutebol.iol.pt

Este fim de semana há 3 (três!) jogos entre Porto e Benfica. Em Hóquei, Andebol e Futebol. No primeiro dos três confrontos, em Hóquei, o Porto levou a melhor no pavilhão da luz. Num jogo com emoção, golos ... e vitória Portista.

Espero que tenha sido um bom prenúncio do que irá acontecer nos outros dois embates.

Até breve!

3 comentários:

Antonio disse...

Só um Benfica com raça, querer e ambição, a disputar cada lance no limite, conseguirá vencer no dragão.

Para o jogo de hoje, exijo que dignifiquem a camisola que trazem vestida.

Espero que o Benfica vença o jogo e que não haja incidências antes, durante e depois do jogo, como aconteceu o ano passado, sem que culpados fossem encontrados (porque ninguém se preocupou com isso).

--

Quanto às outras modalidades, esta saga de clássicos começou a semana passada com a disputa da supertaça de basket, com a vitória para o Benfica. :P

--

O nosso canto é o desejo de vitória
Nosso destino é o de vencer
Nosso caminho é o de fama e de glória
Nada temos que temer
Somos leais mas o jogo é pra ganhar
Dentro do campo a sofrer
As camisolas vermelhas a suar
Benfica vencer, vencer

Somos a águia que no céu vai voar
Alto, mais alto ninguém nos vai parar
Somos a raça, a força e o querer
Benfica vencer, vencer


Abraço

Daniel disse...

Penso que, estando a 7 pontos do 1º lugar, o Benfica terá sempre de jogar no limite. Não chega jogar para não perder pontos.

Quanto aos casos extra futebol, infelizmente não foram só num jogo, nem só no ano passado. Infelizmente parece que interessa mais regar a fogueira com gasolina, do que acabar com estas palhaçadas.

Em relação ao Basket, deixei de fora porque o jogo não foi este fim de semana :P

--

Porto, Porto, Porto
És a nossa glória
Dá-nos neste dia
Mais uma alegria
Mais uma vitória!

--

Abraço

Antonio disse...

1-1 em clássicos de fim de semana. Benfica recebeu e venceu o porto em andebol por 31-30.

Será o futebol a desempatar?

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul