Para a frente é que é Lisboa!


Estádio da Luz, 20h30m. Encontro-me, finalmente no estádio após várias peripécias clássicas que um Derby exige poucas horas antes do seu início.

Estádio composto, os últimos adeptos vão chegado a conta-gotas, jogadores já recolhidos no balneário após o aquecimento e muitas gargantas a gritarem enquanto a Águia tão elegantemente voava, como quem diz: "Apreciem-me!".

E de facto, era de apreciar... Se Sportinguistas e Portistas tivessem um Leão e um Dragão, respectivamente, a passearem pelos seus estádios perceberiam esta emoção.

As três equipas entram em campo, ao som do "Ser Benfiquista". Cahecóis no ar, cartazes, fumarada, cantorias... Estava arrepiado, o ambiente prometia.

Ora bem, deixa lá ver como é que as equipas vão jogar.

Quim, parece-me bem e demasiado óbvio. Ruben Amorim, ok é de aceitar, todavia prefiro o Maxi. Luisão e David Luiz, não há comentários, é a melhor dupla que vi, desde que me conheço, no Benfica. Coentrão, sim gosto dele mas gostava imenso que o César Peixoto pudesse jogar até porque a nossa Selecção precisa de um bom defesa-esquerdo e com ritmo para o Mundial e o Peixoto parecia-me ser o mais indicado. Ramires, nutro um especial agrado por este jogador. Completo, eficaz e, a meu ver, essencial na estratégia dado que é quem mais apoia o Javi no meio-campo. Javi Garcia, naturalmente. Carlos Martins, apesar de não chegar aos calcanhares da genialidade do Aimar anda a jogar muito à bola. Percebe-se. Di Maria, todos as boas equipas têm um desequilibrador nato. Éder Luís, pois não sei no que poderá dar. Parece ser um substituto natural do Saviola, porém eu optaria pelo Weldon. Jesus quis apostar no factor surpresa, pensei eu. Cardozo, claro. O melhor ponta-de-lança que vi, mais uma vez desde que me conheço, no Benfica.

Do outro lado:

Rui Patrício, gosto dele. Os erros que comete agora farão dele um grande Guarda-Redes e o próximo Baía da Selecção Portuguesa. Abel, não é mauzinho mas contra o Benfica costuma ter a mania que joga bem. Carriço e Tonel, digam o que disserem é uma boa dupla. Embor ao Polga em boa forma faça sempre falta. Grimi, naturalmente, o Sporting não tem melhor para aquele lado. É bom. Pedro Mendes, devolveu alguma segurança e verticaldiade ao meio-campo do Sporting. Excelente jogador. Receava que pudesse secar, sozinho, o meio-campo do Benfica. Miguel Veloso, bons pezinhos, todavia, por vezes peca pelo seu peso. João Moutinho, é a alma deste clube. João Pereira, está de volta a extremo-direito, mas promete muito poucochinho. Djalí, na esquerda. De vez em quando tem os seus laivos de inspiração. Liedson, quem mais?

Esta história do 4x3x3, do Sporting, com extremos "surpresa" podia dar bom resultado, mas por outro lado dexar Liedson sozinho é pecar.

Sejamos realistas, a obrigação de vencer era toda do Benfica. O Benfica, por mais que fosse prejudicado pelas arbitragens, não podia ter outro resultado que não a vitória (não é bem assim, eu sei, contudo sei que deixei passar a mensagem certa...). O Benfica tem mais jogadores, mais equipa, mais soluções no banco e mais uma grande oportunidade de ser Campeão. A pressão estava toda do lado do Benfica e os seus jogadores tinham que senti-la e lidar com ela com alguma naturalidade. O Sporting disputava o título que restava ganhar, daí também pudessem acusar alguma pressão.

Primeira parte, Benfica, de certa forma, desiludia. O único que ainda puxava pelos Benfiquistas era o David Luiz com os seus rasgos de loucura que só ele sabe ter. Uma finta é sempre bonito de se ver, mas na defesa tem uma dose de adrenalina extra que pode avariar muitos pacemakers. Cardozo combatia sozinho numa luta inglória perante tanta coisa verde à volta dele.

O Sporting conseguiu anular o Benfica com constantes pressões na defesa encarnada e aos poucos e poucos ia assustando. Até ao meio-campo a equipa estava impecável, contudo o ataque ficava muito a desejar. João Pereira e Djaló não são jogadores para o Sporting. São bons, é certo, mas não têm potencial para jogarem ao nível de um grande como o Sporting. Liedson sozinho no meio de Luisão e David Luiz é um jogador a menos na equipa. O jogo do Sporting morria quando chegava aos três jogadores mais adiantados.

Intervalo chegava com um ligeiro "mais", como nota, para o Sporting. Não porque estava a ser superior, mas sim porque conseguia evitar as investidas do Benfica e isso é obra....

Segunda parte começou com um Joker. Aimar é lançado para o lugar do Éder Luís. Uma exibição muito apagada do avançado. Estava na altura de dar o lugar a alguém que não se sentisse estranho naquela equipa. Sporting, na mesma.

Há medida que o tempo passava notava-se cada vez mais um Benfica mais fresco. Coentrão desinibiu-se, Ramires soltou-se, Cardozo começou a ganhar mais bolas, Javi Garcia mais concentrado e Ruben Amorim a arriscar mais. A meu ver, esta melhoria, verificava-se devido à revolução que o Aimar impôs no ataque encarnado. Benfica voltava a dar espectáculo.

O Sporting, talvez acusando o cansaço que resultou do esforço extra que teve que impor na primeira parte para anular o Benfica, não teve capacidade de resposta.

O Benfica acabou por marcar dois golos acabando por vencer. Merecidamente.

Luisão devia ter sido expulso. É um facto, mas o Sporting não se deve desculpar do mau resultado com base nesta decisão errada do árbitro. O responsável pelo futebol do Sporting assim o fez. Dá a entender que reconheceram que só conseguiriam ganhar ao Benfica se este jogasse com menos um. É certo que se o Luisão fosse expulso a história do jogo poderia ser completamente diferente, mas também é certo que no jogo 11 conta 11 o Benfica foi melhor. É pena os responsáveis e jogadores do Sporting nunca reconheçam que o Benfica é superior quando perdem nos Derbies. O Rui Costa já o fez enquanto jogador e enquanto dirigente (neste caso relativamente ao facto do Sporting ter acabado o último campeonato à frente do Benfica).

Por fim, de enaltecer um grande ambiente no Estádio da Luz. Um verdadeiro Derby.

Assim, está feita uma análise de um adepto que gosta muito mas pouco percebe de Futebol.


Melhor em campo:

No pasa nada!


14 comentários:

Diogo Marinho disse...

e sempre dificil reconhecer o merito de um rival, mas de facto este ano so da benfica!merecem o titulo.
mas a agressao do luisao(a segunda neste jogo), que mais uma vez vai passar impune pk o arbitro viu e mostrou amarelo e do mais selvagem que tenho visto.faz lembrar a do nacional, que tambem passou impune.
mas ja que o arbitro viu e deixar estar...
e ja agora dizer que este sporting e uma vergonha, nao ha o minimo de futebol ali, a segunda parte foi constrangedora, e impossivel lutarem seja la pelo que for...muito mau mesmo!

Anónimo disse...

Epah oh russo eu nem vi o jogo q estava a vir de andorra... mas em alvalade ficamos com menos um aos 5minutos d jogo e viste bem o q se passou.. se o luisao fosse expulso aos 45.. as coisas podiam mudar.. mas enfim este ano eh vosso.. toda a gente ja sabia.. com ajudas destas desde o inicio do campeonato n precisavam de ter os mil reforços q tiveram.. e ainda mais no mercado inverno

Francisco Reis disse...

O Benfica mereceu vencer e merece ser campeão por muito que eu, como sportinguista, não gosto dessa situação.

Parabéns

Antonio disse...

Quanto ao jogo, não há muito mais a dizer, o Benfica mereceu inteiramente esta vitória pela segunda parte que fez. Não esquecer que o único remate digno de registo do Sporting na segunda parte, foi quase do meio campo e ia para fora.

O Benfica foi claramente superior.

Melhor em Campo: Aimar (claro!) e David Luiz (alguém ainda se lembra da idade que ele tem?)

Pior em Campo: Luisão - Duas atitudes pouco dignas de um capitão. Devia ter sido expulso!

Árbitro: Tentou deixar jogar, mas não se deu bem! Todos falam da entrada Luisão, mas todos esquecem as entradas de Moutinho sobre Ramires, Veloso sobre Tonel e Veloso sobre Ramires. É a magia da televisão...só nos mostra o que queremos ver!

Costinha+Moutinho: Fizeram muito bem o seu papel... de palhaços!

Diogo Marinho: O Luisão teve uma exibição à Bruno Alves! O único erro do árbitro foi a não expulsão do Luisão?

Anónimo: Compreendo a tua frustração. Está muito frio em Portugal. Repara nos dados meteorológicos e nas temperaturas para hoje:
BRAGA: -6
PORTO: -11
ALVALADE: -26


Bom post Manuel!

Abraço e FORÇA BENFICA!

Diogo Marinho disse...

antonio:exibiçao a bruno alves?se o bruno alves entrasse como o luisao entrou com o jogo parado era linchado em praça publica!
o luisao, que e um excelente jogador nao ha duvida teve este ano dois momentos que so sao permitidos porque veste a camisola do benfica.
o arbitro teve mais erros, mas de um erro a uma avaliaçao completamente patetica como a que ele faz a este lance(bem como o do nacional, importa nao esquecer!)vai uma diferença enorme, e a diferença entre nao ver por simples incompetencia, ou ver e fingir que nao viu, por muito mais complexas questoes!

nao vale a pena ir por ai porque o benfica de facto e muito melhor que o sporting e foi a melhor equipa do campeonato de longe(como as tuas previsoes metereologicas mostram), e a hipotetica expulsao do luisao nao mudaria isso. so traria mais justiça e mais equidade aquilo que se foi passando ao longo do ano.

Antonio disse...

Diogo, o problema é exactamente esse. O Bruno Alves só é crucificado em praça pública, pelo simples facto que as entidades competentes não fazem nada.

Luisão teve duas atitudes péssimas. Não gostei e critiquei.

Por falar em incompetência, 2 lances:

3º João Moutinho entra com os pitons no tornozelo de Ramires. João Ferreira viu e mandou seguir, dando lei da vantagem
4º Miguel Veloso entra com os pitons nas costas de KardecJoão Ferreira viu mas nem falta marcou -> http://www.youtube.com/watch?v=AHx-O6kBuWM

Viu os dois lances. Viu ele e vi eu! Mas devemos ter sido os únicos... ;)

Cumps

Alvas disse...

Em 1º lugar o Luisão não agrediu ninguém (não inventem), foi um carrinho mais forte porque ele claramente deslizou demais devido ao campo estar muito molhado. Não estou a dizer que fosse para vermelho ou para amarelo, mas dizer que foi agressão enfim... Na minha opinião ele nem queria sequer fazer aquilo e o aparato da jogada deveu-se ao campo estar molhado. Mas percebo que queiram desculpar a derrota com essa jogada, e que 11 pa 11 é muito complicado bater este benfica...

Quanto ao jogo foi dominado pelo sporting na 1ª parte, mas já se percebeu que se não fôr liedson a resolver o resto da equipa mto dificilmente o fará.

Na 2ª parte entrou o MVP de seu nome pablo césar aimar. Adoro as teorias feitas pela Comunicação Social para passar a ideia que este homem está velho ou que vem passar férias ou que não está motivado, blah blah blah... Ainda no domingo passado o nosso querido Rui Santos veio dizer que o Aimar não estava motivado porque já sabia que não ia ao mundial...enfim... deu o show que todos vimos ontem...imaginem se ele estivesse motivado, se ainda fosse novo e se não tivesse vindo para Portugal passar férias.

Faltam 7 pontos e estou com um feeling que os últimos 3 vão ser conquistados no dragão...

Por fim relativamente a esse lance com o miguel veloso e kardec...é como diz o Domingos o àrbitro não deve ter visto porque estava muito perto do lance e não se pode crucificar ninguém...

Cumps,
Alvas

Diogo Marinho disse...

pois a relva molhada...deviam parar o campeonato quando chove!
nao e possivel justificar a derrota com nada que nao a absoluta e evidente falta de qualidade do scp, mas tapar o sol com uma pneira e negar o que acontece tambem nao fica bem a ninguem!
nenhum dos lances a que te refers antonio, tem a gravidade do carrinho do luisao, da mesma maneira que o "murro" que ele da nao a tem, esses sao lances mal ajuizados mas que acontecem em todos os jogos, umas vezes sao punidos outras nao.
de resto, insisto, o benfica e claramente melhor e nao ha nenhum lance que possa levantar duvidas sobre isso.

Alvas disse...

Diogo a minha opinião é essa, se achas que o facto de o campo estar molhado não tem qualquer influência no carrinho do Luisão estás no teu direito. Agora achares que aquilo é uma agressão é que já acho que não faz sentido...Quanto ao murro a que te referes não vi porque estava no estádio e, não vi nenhuma repetição desse lance portanto não posso comentar. Quanto ao lance do Miguel Veloso, para mim esse é claramente para expulsão.

Cumps,
Alvas

Antonio disse...

Diogo...O primeiro lance do Miguel Veloso é normal, mas não é em campos de futebol.

Sabes algum filme na net que mostre a entrada do Luisao?

Cumps

Diogo Marinho disse...

nao sei...mas duvido que haja! ele joga no benfica ;)
o lance do veloso e pa vermelho, mas nao e nem de perto nem de longe tao escandaloso como o do luisao, pk pelo menos o jogo n ta parado

Sr. Arbitro disse...

Luisão pior em campo? Para mim foi a melhor exibição dele contra o Sporting. Não levou rabetas do Liedson e ainda lhe aviou um pouco :D
Ahh e pelos vistos também deu uma pera no Tonel que é um gajo que merece... o que querem mais?

Ele apenas quis sentir o que o Bruno Alves sente em todos os jogos... aviar nos gajos todos e não ser expulso... também quereria experimentar :D

É verdade que o Veloso também curtiu da ideia e seguiu o mesmo caminho... mas isso já não interessa :)

Antonio disse...

Sr.Arbitro, não o considerei o pior em campo pelo que futebol que praticou, mas pelas atitudes que teve. De um capitão exige-se mais!

@Diogo Marinho

O jogo não está parado(parado estava quando Carriço rasteirou Carlos Martins)! No lance do Luisão, o carrinho é feito em simultâneo com o apito do arbitro a indicar falta de Ramires sobre Djaló.

Cumps

Raul disse...

Boa noite,

Não tenho tido tempo de vir aqui comentar mas faço-o agora que tenho disponibilidade e com um enorme prazer!

Este foi provavelmente o jogo do titulo, é um facto que o Benfica está agora muito perto de se tornar campeão e apenas um milagre daria o titulo ao Braga. Não é de esperar que a melhor equipa do campeonato, a mais constante e a que mais joga perca agora 6 pontos. Dificilmente irá perder mais algum, mas ainda vamos visitar o Porto que está a um nível abaixo do Benfica e um derby é sempre um derby!

Quanto ao jogo, o Benfica entrou um pouco mal no jogo. O Sporting entrou sem nada a perder e sem qualquer pressão, quem se iria importar se em vez de 2 tivessem levado 4? Ninguem.
Houve polémica a mais para um jogo que não teve assim tantos casos. Luisão e o Veloso podiam ter sido expulsos, Cardozo sofre um penalti, Carriço mandou um pontapé com o jogo parado e ainda meteu a mão na área.. Enfim! Nada de especial para um derby, muito menos se viram hoje o Inter - Juventus. Talvez o Benfica tivesse sido mais prejudicado mas no geral até gostei da arbitragem.
Na primeira parte acho que foi um jogo muito equilibrado mas sem grandes ocasiões de golo.

Na segunda parte entrou Aimar, aquele que eu sugeri como um candidato ao melhor do campeonato mostrou por que é que o é. Jogou, fez jogar e marcou. Não teve praticamente oposição por parte dos jogadores do Sporting (talvez por não o conseguirem marcar? ou talvez por acharem que não valia a pela?lol) o que é certo é que este jogador desequilibrou completamente o jogo.
2-0 pareceu-me um resultado justo para a segunda parte que o Benfica fez.

Bom post!Parabéns!


Cumprimentos

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul