Paulo Sérgio é o escolhido!


Aos 42 anos, Paulo Sérgio cumpre sonho antigo - treinar um grande do futebol Português. Nasceu no Alentejo, em Estremoz, sendo portanto de boas origens... Foi forcado (Digno e Corajoso) e jogou futebol em clubes como o Olhanense, no qual viria a terminar a sua carreira de jogador e iniciar a de treinador.

Com o Olhanense, subiu à divisão de honra, conseguindo nos anos seguinte uns honrosos 9º e 5º lugar. Treinou ainda, na mesma divisão, o Beira Mar (terminou em 6º lugar) e o Santa Clara (terminou em 4º lugar). A estreia na Liga Maior do nosso futebol começou em 2008/2009 ao leme do Paços de Ferreira e culminou com uma ida ao Jamor, perdendo o troféu com o Porto.

Este ano, após jogos de grande valor do Paços, o Vitória de Guimarães viu em Paulo Sérgio um treinador de futuro e não hesitou em levá-lo para o Berço da Nação. O Vitória melhorou bastante exibicionalmente e parece muito bem posicionado para garantir o 5º lugar, que dará acesso à Liga Europa.

Na época 2010/2011 será o responsável pela reanimação de um dos maiores de Portugal - o Sporting. Em termos tácticos, eis o que podem esperar os leões:

"Importante é não perder os nossos princípios. Não sou um treinador de sistema, não sou um treinador que me agarre única e exclusivamente a um sistema porque entendo que isso limita a minha intervenção, aquilo que pode ser a surpresa para cada jogo. Um estratega tem de tentar surpreender os seus adversários. O que nós não abdicamos é dos princípios. Os princípios e os sub-princípios de jogo não alteramos. Nem andamos a confundir a cabeça aos atletas. Jogando em 4x3x3 ou em 4x4x2, os princípios e sub-princípios são os mesmos. O que acontece quando se altera de um sistema para o outro são mudanças de cosmética, de posicionamento, mas que não mudam os princípios. O trabalho quando temos a bola, por exemplo, o tipo de solução que os nossos homens mais avançados têm que dar aos companheiros mais recuados é sempre igual." Paulo Sérgio

Como a contratação de Paulo Sérgio já foi confirmada à CMVM (o Sporting paga 600 mil euros ao Vitória), resta então saber se este treinador da Nova Geração suportará a pressão e conseguirá fazer alguma coisa de um clube que merece melhor do que tem.

Deixo então algumas perguntas para Sportinguistas e leitores no geral:

1º Paulo Sérgio é uma boa escolha?

2º Não seria melhor apostar num treinador com créditos firmados?

3º O Problema do Sporting será mesmo o Treinador? Ou é mais profundo, assente na pouca competência dos seus dirigentes?

4º Tinham alguma alternativa a esta escolha?

5º Que Sporting esperam ver para o ano?


Cumprimentos

Nota: JEB gosta mesmo de Paulos Bentos...

2 comentários:

Pedro Fonseca disse...

José Eduardo Bettencourt para a rua!
Costinha para a rua!

Isto responde às tuas perguntas?

Alvas disse...

O mínimo que se pode dizer é que JEB é tudo menos prevísivel... Depois de ninguém esperar a vinda de Carlos Carvalhal, JEB voltou a surpreender tudo e todos com a contratação de Paulo Sérgio Bento.

Penso que JEB percebeu que para recuperar a credibilidade, tinha que manter a promessa que fez aos sócios do Sporting "Paulo Bento Forever". Temo no entanto, que se este Paulo Sérgio Bento não pegar no Sporting, não seja fácil arranjar outro Paulo Bento sem voltar ao original...Mas quem sabe...talvez em escalões inferiores haja outros Paulos Bentos.

Quanto a apostar em treinadores com créditos firmados, seria demasiado fácil e JEB gosta de desafios a sério.

Cumps,
Alvas

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul