Falemos do que é Bonito no Futebol


Antes demais gostaria de lembrar que este Blog deve ser para falar de Futebol e não apenas de "casos" e "túneis". Foi por isso que aceitei e fiquei muito grato pelo convite para escrever alguns posts por aqui, foi por isso que sempre acompanhei este Blog.

Podemos falar de casos e conspirações? Sim podemos. Eu já fiz um post sobre isso, e até posso dizer que faltam 5 pontos para estar certo. No entanto, gosto muito mais do desporto mais bonito do Mundo.


Hoje falo apenas de Futebol. Acho que todos o devemos fazer e este é o primeiro passo para o nosso campeonato dar um passo em frente.

Proponho então a eleição do melhor jogador do Campeonato, dou a minha opinião e peço a vossa.


Eis as minhas sugestões.


Braga

Foi a equipa que mais surpreendeu este ano. Ainda ninguém sabe se vai conseguir o titulo ou nem a champions vai garantir. Teve na minha opinião dois super jogadores, Mossoró e Alan.

Mossoró é dono de uma técnica, rapidez e inteligência tremendas. Conhece o futebol Português, é novo e tem uma grande margem de progressão. O Benfica procura um número 10 (segundo a imprensa), porque não este? Porque não apostar em quem joga bem no nosso Campeonato?


Alan, que até Cajuda o considerou o melhor jogador do Campeonato (talvez por já ter sido seu jogador?), é a principal figura do Braga. Pelo que fez até esta altura o seu destaque é mais que merecido.




Sporting

Aqui temos o inevitável Liedson e o incansável Moutinho. Acho que o Sporting fez muito pouco este Ano. No entanto e embora estes dois jogadores sejam os menos candidatos a serem eleitos, nunca poderiam estar fora do grupo dos "melhores".

Liedson é uma das grandes figuras dos últimos anos no futebol Português. Grande matador, o "Levezinho" faz sempre das suas quando há golos.



Moutinho é um polivalente. Na minha opinião já não vai dar o salto para fora, o Sporting nunca abriu mão do "capitão". Por cá, é incontornavelmente dos melhores no Campeonato.



Porto

O Clube que tem dominado o nosso Futebol nos últimos anos e por isso tem inevitavelmente e habitualmente os melhores jogadores. Aqui há que destacar três grandes jogadores e os mais constantes da época. Bruno Alves, Álvaro Pereira e Falcão.

Bruno Alves é o jogador que qualquer treinador quer na sua equipa. Não gosto dele por ser do Porto. Porém, sei que é um super jogador. Lá atrás muito dificilmente alguém passa por ele, é forte, é intimidador e quando a equipa não corresponde ele vai lá a frente e mete golos. Gosto de jogadores assim.


Álvaro Pereira é para mim o melhor lateral a jogar em Portugal. Muito rápido, muito forte a defender, ataca bem e é canhoto. Há poucos canhotos no futebol Português e um lateral destes não há em mais nenhum sitio, pelo menos por cá. Maxi Pereira é bom mas a lesão do principio da época deixou-o alguns furos abaixo.



Falcão que hoje alcançou a melhor marca de Lisandro em golos é a grande aquisição deste ano do Porto. Pergunto-me o que seria este jogador no Benfica. Não só como estaria o Benfica mas onde estaria o Porto. O seu golo hoje (que ele próprio considerou o mais bonito da sua carreira) é a perfeita imagem deste jogador. Lutador, finalizador, forte no 1 para 1.. em que é que este jogador não é forte?




Benfica

Sou do Benfica e tenho orgulho nestes jogadores. Esta é provavelmente a melhor equipa do Benfica que já vi jogar. É o Benfica que o meu pai me falava. Grandes jogadores? Acho que todos concordam comigo que aqui podia meter 5 ou 6 que todos seriam candidatos. Não só pelo que fizeram no campeonato, mas também pelo que fizeram na Liga Europa.

Destaco os meus favoritos:

David Luiz é para mim o melhor defesa do Benfica. Ainda na 5ª Feira "abafou" quase por completo um dos melhores avançados do Mundo (Fernando Torres). Não é um defesa normal, é provavelmente um dos defesas que mais constrói futebol pela Europa. Muito forte na antecipação e muito inteligente. Precisa de crescer mais um pouco em algumas situações, mas acho que quando chegar a esse nível já não vai estar por cá.


Aimar é um génio da bola. Cria espaços onde não há, é super inteligente e quando está inspirado o Benfica vai golear. Maradona disse um dia que este era o "único jogador pelo qual pagava um bilhete para ver jogar". Tem muito que agradecer a Jorge Jesus por o ter trazido de volta.


Saviola é o meu escolhido para melhor jogador do campeonato. Desequilibrador e um grande finalizador, é muito provavelmente o jogador mais inteligente deste campeonato. Diz-se que já ofereceram bem mais do que o Benfica pagou por ele e são jogadores como este que fazem o nosso campeonato crescer.


Ps: Neste Benfica sei que deixei Ramires e Javi Garcia de fora. Ramires fez uma época demasiado cansado e Javi Garcia acho que não se destaca tanto como os jogadores que escolhi.
No Porto Varela fez poucos jogos e no Sporting acho que Veloso podia ter feito muito mais esta época.


Digam o que acham, comentem as minhas opiniões e dêem as vossas!

Cumprimentos

12 comentários:

Anónimo disse...

O melhor jogador é o Raul

Manuel disse...

Vou falar apenas aqui do que discordo do que foi dito neste post. Tudo o que não referir é porque, obviamente, concordo.

Sporting: Não concordo, em absoluto, com o João Moutinho. Não pecou apenas pela regularidade. Foi um jogador constante, dos melhores do Sporting desta época como tem vindo a ser hábito, todavia não concordo que tenha sido dos dois melhores jogadores do Sporting. Posto isto, introduzo já o meu segundo ponto de discórdia: O Miguel Veloso, pelo que fez este ano, foi dos melhores se não o melhor jogador do Sporting. Jogou, deu a jogar e marcou. Um Miguel Veloso assim gostava eu muito de ter no Benfica.


Benfica: Não vou pôr em causa a genialidade do Aimar (Não há quem se atreva a tal.....), contudo acho que ao longo de toda esta época houve mais jogadores que, apesar de não terem o mesmo talento reconhecido do Aimar, foram mais influentes e úteis. Casos de Javi Garcia e Ramires (A minha preferência pessoal vai para o segundo). Aimar é bom, muito bom. Um génio à parte no nosso campeonato, mas não é regular...porém também não sabe jogar mal. Como diz o Pedro Ribeiro, a escolha entre Carlos Martins e Aimar já não é assim tão óbvia quanto isso.

Apesar de concordar com o que disseste do Saviola, a meu ver, a grande Figura do campeonato, até ao momento, só tem um nome: Cardozo.

Abrazzoooos

Unknown disse...

Raul a dizer que gosta do Bruno Alves xD

Até o Materazzi se ri xD

Alvas disse...

Já agora voto na melhor equipa completa :P

GR: Quim (Este é fácil, acho que não deixa grandes dúvidas)

DE: Álvaro Pereira (Apesar de o Fábio Coentrão estar a fazer uma grande época, o Álvaro é para mim o melhor a jogar em Portugal, este foi bem roubado ao Benfica)

DC: David Luiz (Um dos melhores do Mundo da actualidade que o digam Fernando Torres, Nyang e companhia)

DC: Luisão/Bruno Alves (Os 2 melhores a seguir ao David Luiz, penso que estão ao mesmo nível, apesar de terem estilos diferentes)

DD: Maxi Pereira (Que grande época está a fazer o Maxi para mim sem dúvida o melhor DD deste ano)

MDC: Javi Garcia (Essencial, o fernando (FCP) e o Miguel Veloso(SCP) também estiveram a bom nível, mas o javi tem outra presença, faz-me lembrar Patrick Vieira)

MAE: Di Maria (Esta época merece, o ano passado gostava mais do Reyes do que dele mas esta é a época do Di Maria.)

MAD: Varela/Ramires (Acho que estiveram ambos em grande nível, o varela foi pena não ter jogado com tanta regularidade e agora ter-se lesionado, porque enquanto esteve bem foi dos melhores)

MAC(nº10): Rúben Micael/Carlos Martins/Pablo Aimar (Esta é talvez a posição mais díficil, o Pablo Aimar começou mto bem a época mas tem vindo a perder gás, depois veio o carlos martins que ultimamente tem estado muito bem, por fim o Rúben Micael esteve muito bem enquanto esteve no Nacional e no Porto apesar de eu achar que não está tão produtivo também não se tem safado mal)

Avançado(Forward): Saviola (O melhor jogador do campeonato português.)

Ponte de Lança: Falcão (O Falcão é para mim um jogador mais completo que o Cardozo apesar de o Cardozo estar a fazer uma grande época também. Por fim Liedson continua a fazer golos mas ainda assim penso que não esteve ao nível destes 2's)

Eu sei que muitos comentadores acham sempre que fica bem escolher jogadores que não actuam nos grandes, mas a minha opinião sincera é esta, não vejo em nenhuma outra equipa (nem Braga, nem Guimarães,...) jogadores com o nível exibicional dos que aqui nomeei. É verdade que Alan, Mossoró, Fábio Faria e Nuno Assis (entre outros) fizeram boas épocas mas penso que não o suficiente.

Cumps,
Alvas

Diogo Marinho disse...

alan e mossoro sao de facto os melhores do braga e têm em muitos jogos "resolvido" sozinhos, por isso concordo.

liedson continua, apesar do cemiterio em que se tornou a equipa do sporting, a mostrar que e o melhor ponta de lança em portugal. ele marca golos que o falcao e o cardoso nao marcariam se ali estivessem, tem o dom... moutinho nao me parece que este ano tenha feito nada para estar entre os melhores.

no porto e porque sou portista, meteria tambem o varela entre os candidatos (merece mais que moutinho), pelo que mostrou nos poucos jogos em que participou, dinamizou a equipa e fez esquecer tanto o rodrigues como o hulk, finalmente e depois de tantos anos a "rodar", afirmou-se como um grande jogador(basta lembrar o que fez na champions).
bruno alves e o melhor central portugues da actualidade, e apesar de ter estado pior que o ano passado, em portugal tem sempre que ser nomeavel. falcao e um avançado extraordinario, nao fica atras do lisandro e isso por si so ja diz muito, tem força, caracter e "pezinhos" que fazem dele um jogador perigoso em qualquer parte do campo.
o alvaro pereira e extraordinario, tem sobretudo a capacidade de atacra e defender sempre(os 90 minutos) no maximo e sempre com qualidade, nao sei as estatisticas mas deve ser dos que tem mais assistencia no porto.
fernando e ruben micael tiveram periodos optimos, mas devido a intermitencia nao os nomearia.
no benfica, em dterminados jogos apetece dizer que os onze sao magnificos, no entanto a regularidade tambem e importante, e nesse aspecto ramires e david luiz foram inigualaveis.poria nesta lista tambem o cardoso porque o avançado esta la para marcar e ele marca!
aimar e saviola sao jogadores fantasticos, ambos trazem muito ao futebol portugues, mas sobretudo o aimar nao tem a regularidade que se exige ao mais alto nivel, por isso e que nao singrou em espanha e por isso e que o benfica nao vive mais as suas custas.nao os nomearia(simplesmente porque o benfica tem melhores)

nao me esqueço dos dois jogadores mais fantasticos do nosso campeonato, que eu nomearia so porque e disso que gosto no futebol, de espetaculo, de magia.
o hulk e o di maria, apesar de por vezes nos porem os nervos em franja, de perderem bola e falharem golos impossiveis, por vezes fazem as jogadas que nos levam a adorar ver futebol, e disso poucos sao capazes.nao entrando por polemicas, foi pena nao ter tido mais hulk como seria nao ter tido tanto di maria.e como o campeonato nao acabou ainda parece-me que hulk esta a fazer por merecer ser nomeado.

o meu onze seria:
Eduardo
alvaro pereira;bruno alves;david luiz;maxi
ramires;mossoro;aimar
hulk;falcao;alan

Ricky Silver disse...

o meu onze seria:
Quim
maxi,luisao,david luiz, evaldo(ou alvaro pereira)
javi, veloso, ramires, varela
saviola, falcao

António disse...

Com o Benfica a jogar maravilhas, será complicado não ser faccioso. Em caso de dúvida vou escolher um jogador de outro clube.

O 11 ideal, em termos de qualidade individual seria:

GR: Eduardo

DD: Maxi Pereira
DC: Luisão
DC: David Luiz
DE: Evaldo

Mdef: Javi Garcia
Mdir: Varela
Mesq: Di Maria
Nº10: Mossóro

Av: Saviola
PL: Falcao

Alguns pontos que vão contra o que alguns de vocês dizem:

1º Bruno Alves, defensivamente, fez das suas piores épocas de sempre.
2º Alvaro Pereira é péssimo posicionalmente. Está farto de o provar...
3º João Moutinho fez uma época banal. Muito abaixo dos outros anos. Veloso foi dos melhores do SCP.
4º Aimar/Carlos Martins/Ruben Micael tiveram periodos FANTÁSTICOS, principalmente o 1º, mas não foram tão constantes como Mossóro.

Por fim, na minha opinião, o MELHOR JOGADOR DO CAMPEONATO (até agora) foi... DAVID LUIZ.

A melhor equipa que melhor futebol jogou nesta época foi:

GR: Quim

DD: Maxi Pereira
DC: Luisão
DC: David Luiz
DE: Fábio Coentrão/César

Mdef: Javi Garcia
Mdir: Ramires
Mesq: Di Maria
Nº10: Aimar

Av: Saviola
PL: Cardozo


O Melhor treinador foi: JORGE JESUS

Jogador Revelação, não consigo escolher um...

JAVI GARCIA
RAMIRES
FÁBIO COENTRÃO


Cumps

António disse...

Raul

Falcao, não tem muitos pontos negativos, mas podemos destacar os seguintes:

1ºNão remata de longe
2ºÉ menos bom na recepção
3ºPé esquerdo parecido ao direito do do Di Maria.

Cumps

Pedro Fonseca disse...

Só para variar...11 para lutar pelo título:

---------------Nilson----------------
J.Pereira---Carriço--Moisés----Veloso

-------------Pedro Mendes------------
------Ramires-----------Nuno Assis---
Alan-------------------------Izmailov
-------------LiedShow----------------

Raul disse...

Antonio

Concordo ctg nesses pontos do Falcao. Porém para mim o Alvaro Pereira é mt bom jogador. Não me parece que vá estar muito tempo por cá e é MUITO melhor que o Cissohko!

Onde estava o Benfica com estes dois senhores? Temos de dar mérito ao Porto por se conseguir adiantar nestes dois jogadores. Muitas vezes contratam toda a porcaria que o Benfica quer mas desta vez fizeram duas grandes contratações.


Em relação ao David Luiz, tive algumas dúvidas entre ele e Saviola. Apenas escolhi Saviola porque acho que foi o que "mais mudou" a equipa do Benfica. O Benfica com Saviola joga um jogo com muita posse de bola, muitas ocasiões de golo e tem Muita qualidade lá na frente. David Luiz é obvio que também tem uma super qualidade, mas este Benfica para mim destaca-se principalmente pela capacidade ofensiva. Saviola tem muita culpa nesta distinção.

Cumprimentos

Raul disse...

Manuel

Como disse no fim do meu post, apenas não escolhi o Javi e o Ramires por causa daquelas razões. Se formos analisar no Benfica ficamos aqui eternamente a discutir quem joga mais e menos. Cardozo da muito nas vistas porque é matador. Não lhe cabe a ele construir jogo para os outros, embora algumas vezes faça passes que nem eu estava a ver o outro jogador desmarcado. Javi Garcia é possivelmente o jogador mais trabalhador neste Benfica, recupera muitas bolas, vai atrás quando David Luiz sobe e apenas faz jogar. Para mim é um super jogador mas, como disse, apenas escolho Saviola por ser o jogador que na minha opinião tem mais qualidade no nosso campeonato e mais desequilibra.

Recordo que é só a minha opinião e possivelmente podíamos ficar aqui muito tempo a discutir isto.

É com agrado que vejo um dos primeiros posts onde todos conseguimos falar apenas de futebol!

Cumprimentos

Antonio disse...

Raul,

Falcao é muito bom, faço a vénia ao Porto que o conseguiu contratar.

Quanto a Álvaro Pereira é um bom jogador, mas não é um grande defesa esquerdo. É muito acutilante no ataque, porque é muito rápido e centra muito bem, mas a defender (é para isso que servem os defesas) deixa muito a desejar.

É pura e simplesmente mau posicionalmente e no um para um não é nada de especial (repara na abordagem dele no lance do golo de Nasri...dá vontade de rir).

Nas equipas grandes, que atacam mais do que defendem é óbvio que laterais como o Fábio ou o Álvaro dão nas vistas, mas se analisarmos globalmente não é bem assim.

Repara em que posição joga Álvaro Pereira na selecção do Uruguai...

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul