Eusébio Cup fica na Luz


Desta feita, o convidado de honra foi o Arsenal para homenagear o melhor jogador Português de todos os tempos. À partida para o jogo, o "King" pediu que a taça ficasse em casa e a equipa do Benfica fez a vontade ao Pantera Negra.

Tal como Jorge Jesus tinha dito no dia anterior, o 11 inicial teve muitas alterações, mantendo apenas (e bem) a defesa que precisa de ganhar rotinas de jogo. Assim sendo, JJ escalou o seguinte 11: Eduardo, Rúben Amorim, Emerson, Garay e Luisão; Javi Garcia e Matic, Enzo, Bruno César, Jara e Cardozo.

Quanto ao Arsenal, destaque para as ausências de Fabregas e Nasri, que são dois dos melhores jogadores da equipa. Apesar disso, Wenger escalou a melhor equipa que tem à disposição, e que grande equipa, diga-se...

O jogo começou bastante disputado, com notória preocupação do Benfica em pressionar alto, limitando o espaço dos Ingleses. Contudo, apesar da primeira linha de pressão funcionar relativamente bem, a segunda linha de pressão acabou por ceder e permitiu que o Arsenal explanasse o seu famoso carrossel.

Foi com alguma naturalidade, após uma grande triangulação e um erro de Luisão, que o Arsenal chegou ao 1-0, por Van Pearsi. O jogo foi para intervalo com desilusão nas bancadas pelo resultado, mas com a certeza de que os que jogaram são alternativas viáveis.

Na segunda parte, tudo mudou: o Arsenal que poupou Van Persie, Arshavin e Song e o Benfica que mudou toda a equipa, passando a alinhar da seguinte forma:

football formations

E este parece ser o desenho táctico mais propicio ao plantel do Benfica, pois foi clara a supremacia que a equipa teve frente ao Arsenal ao longo de toda a segunda parte. Como diria JJ, foram 45 minutos diabólicos, com um futebol consistente e bonito.

Com esta táctica, o Benfica ganha em todos os pontos do jogo: pressão, posse de bola, variedade, consistência, ataque, defesa, meio campo. A equipa jogou como um todo... e quando assim é, dá gosto.

Foi com naturalidade que o Benfica fez dois golos, por Aimar e Nolito, e podia ter feito muitos mais, evitados pelo guarda redes arsenalista. Grandes exibições de Javi, Aimar e Witsel (que grande meio campo que pode surgir daqui).

No fim do jogo, alegria nas bancadas, a taça vai para o museu, o King foi devidamente homenageado e certamente ficou feliz, muito feliz com o que viu na segunda parte.

Ganhámos ao Arsenal, num bom teste, mas não nos podemos esquecer que não defrontámos o Arsenal mais forte (apesar de achar que a segunda parte do Benfica, chegava e sobrava para o Arsenal da primeira)... e como tal, de nada nos adianta embandeirar em arco e começar a dizer que somos os maiores... NÃO SOMOS! Podemos vir a ser, mas não somos e estamos longe de ser. Há um longo caminho a percorrer, uma equipa para entrosar e muitos pontos para conquistar.

Nós, adeptos, em conjunto com a equipa devemo-nos guiar pelas palavras: raça, querer e ambição, assentes no nosso glorioso lema: E Pluribus Unum, de todos um! Mas sempre, sempre, sempre, sempre... com Humildade.

Cumprimentos

2 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante segunda parte do Benfica. Não sou do clube, mas fiquei bastante surpreendido.

Aquele afro não engana mesmo. Grande jogador.

Raul André disse...

Grande 2ª parte daquela que deverá ser a equipa base do Benfica este ano.

Concordo que Witsel é jogador(e que jogador que poderá ser!) mas também Gaitan que começou a um nível muito elevado, Aimar(que estará na sua melhor forma física desde que está na Luz?) e Nolito que tem uma atitude e capacidade técnica muito elevada. Estes factores tornam o Benfica mais forte que no ano passado.

A nível defensivo, vi pouco de Capdevila e na 2ª parte não jogou o Enorme Garay. Gostava de ver um outro defesa central no plantel, de preferência um jogador que entrasse nas contas com Luisão e Garay, pois embora goste muito do Roderick e do Miguel Vitor, acho que dificilmente irão entrar nas contas da equipa.

Acho que Cardozo não jogar poderá ser um problema para o jogador, pois é capaz de desmoralizar e desvalorizar-se. Talvez seja necessário encontrar uma solução para esta situação. Vamos ver a capacidade de JJ solucionar o problema, pois com a equipa da 2ª parte, Cardozo dificilmente terá lugar pois este não é o seu futebol.

Quanto À baliza, gostava de depositar a minha confiança em Artur, que é para mim superior a Eduardo. O Benfica pode ter aqui o seu guarda redes para as próximas 3/4 épocas.

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul