


Dia 5 de Agosto de 2011 [Troféu Ramon Carranza]
Este jogo vinha na sequência duma exibição péssima do Sporting no jogo de apresentação perante os seus adeptos, e os jogadores tinham não só a obrigação de dar uma melhor imagem do clube e deles próprios, mas também uma pressão extra, pois para vários jogadores, fossem eles reforços ou do plantel da época passada, era óbvio - ou se "apresentavam" ou perdiam um lugar no onze inicial.
Para além destes problemas todos dentro da cabeça de Domingos e companhia, do outro lado estava um Málaga que investiu muito no reforço do plantel, tendo no onze inicial jogadores de créditos firmados internacionalmente como Nistelrooy, Joaquin, Júlio Baptista, Cazorla, Toulalan, dando-se mesmo ao privilégio de deixar Buonanotte e Monreal no banco.
Táctica
O Sporting alinhou num 4-1-3-2 com um médio de cobertura (André Santos) e um médio de transição (Stijn Schaars), que deve mesmo ser a táctica que mais confiança dá a Domingos, dado contar com 4 avançados e 5 extremos no plantel, depois da chegada de Jéffren a meio da semana.

Alterações:
Carriço - Rodríguez
Fito Rinaudo - André Santos
Izmailov - Diego Capel
Diego Rubio - Wolfswinkel
Sobre as alterações:
Concordo com a saída de Carriço, Rinaudo e Izmailov. Jogaram num nível muito abaixo do que era esperado e os que entraram deram melhores garantias no jogo de Valência, com a excepção de Capel. Aliás, nunca percebi porque Domingos encostou logo o André Santos após a temporada que fez...
Dúvidas por esclarecer...
Se uns saem após terem feito exibições muito apagadas no jogo anterior, então porque ficaram Evaldo, Yannick Djaló e Hélder Postiga no onze?
E mais grave ainda... porque ficou Diego Rubio no banco?
Jogadores
Primeiro que tudo, o melhor em campo foi sem dúvida Diego Rubio, de longe. Marcou um golo á ponta de lança, esteve numa jogada em que recebe a bola de peito e chuta forte para boa defesa do guarda-redes adversário, gosta de jogar curto e simples no seu espaço, boa técnica, instinto matador, garra... aos 18 anos está a pegar de estaca a posição na equipa. Os outros concorrentes que se cuidem.
André Santos mostrou que têm qualidade para dar luta a Rinaudo - para além de defender bem, também aparece bem no ataque a apoiar e a finalizar.
Wolfswinkel... não apareceu muito no jogo, e quando teve uma oportunidade após uma boa jogada de André Santos que o deixou sozinho na área para rematar, dominou mal a bola. Azarado e a procurar ainda a adaptação á equipa e estilo de jogar.
Jogo
O ínicio de jogo foi equilibrado, ambas as equipas tiveram hipóteses para marcar até que numa boa jogada de ataque Eliseu apareceu completamente sozinho no lado direito, bom cruzamento e Júlio Baptista cabeceia sozinho e marca aos 35' .
Poucos depois, o outro lateral (Gámez) desmarcou-se no lado esquerdo, bom passe e movimento para trás de Van Nistelrooy, que com espaço finalizou bem aos 42'.
Na segunda parte houve as habituais substituições. Jéffren entrou para o lugar de Capel (apagado) e mostrou bons pormenores, bem como Carrilo, que voltou a mostrar boa técnica e umas fintas de encher o olho. Ambos merecem oportunidade de ser titulares nos próximos jogos...
Foi então que Rinaudo fez um grande passe para Rubio finalizar, e esse golo agitou a equipa, que começou a atacar com mais garra e vontade de empatar o jogo. Foi então que... Jéffren passa por um jogador e sofre um penalti, que o arbitro decide não marcar mesmo apesar de estar muito perto. Logo a seguir, João Pereira aparece completamente sozinho na área e o fiscal de linha assinala um fora-de-jogo inexistente.
Logo a seguir, no melhor período do Sporting, novo golo do Málaga após uma jogada simples e prática, com Buonanotte a desmarcar Róndon que passou para Júlio Baptista finalizar, num triângulo perfeito feito pelos jogadores do Málaga.
O jogo acabou com o Sporting quase a chegar ao 3-2, após Rúbio receber uma bola de peito e explodir para uma brilhante defesa do guarda-redes adversário, e na jogada seguinte André Martins rematou e um jogador do Málaga cortou em cima da linha.
Notas
- Uma má primeira parte, com muito nervosismo nas bolas paradas defensivas e a sair a jogar;
- Boa pressão em cima da defesa do Málaga que teve dificuldades em sair a jogar, com vários passes falhados e bolas ganhas;
- O trio Evaldo-Djaló-Postiga voltou a ser titular após uma exibição menos conseguida, e depois de hoje não sei se no próximo jogo voltarão os três a ter lugar no onze inicial;
Por último, parabéns ao benfica pela passagem á próxima eliminatória.
5 comentários:
Confesso que estava muito interessado em ver este jogo. Estava interessado em ver o Malaga pelo grande investimento feito e estava interessado em ver o Sporting a ter o 2º teste a sério da época.
Correu como previa. Sem menosprezar o Sporting e o vasto plantel que tem, tenho quase a certeza que a táctica que Domingos quer explanar não funciona com este plantel. Por várias razões:
1º Não tem defesas centrais (tirando Rodriguez) que sejam rápidos o suficiente para jogar com a defesa no meio campo.
2º Os laterais sobem com garra e vontade, mas com pouco jeito.
3º Não há um Javi Garcia nesta equipa...nem um Vandinho! Rinaudo é raçudo, faz faltas, mas tacticamente tem sido péssimo.
4º Quem são os avançados? Agora que tenho a certeza que o Ricky tem umas tábuas no lugar dos pés, sobra-me apenas o menino Rubio... que tem um grande futuro pela frente.
Quanto ao jogo:
Na primeira parte, o Málaga fez o que quis do Sporting. É incompreensível uma equipa profissional é apanhada mais de 10 vezes na mesma jogada do adversário... enfim!
Achei piada o comentador dizer que o jogo estava equilibrado até ao primeiro golo... pois se o Vaan estivesse em forma... não tinha ficado só 2-0 ao intervalo...
Na segunda parte, Domingos percebeu que não tem meio campo para jogar em 4-1-1-2-2 e apostou no "mais realista" 4-3-3.
Agora Domingos tem dois problemas para resolver:
1º Adapta-se à equipa, muda os seus princípios, admite à direcção que as contratações foram mal pensadas e joga em 4-3-3.
2º Ou então fala com o Mr. Godinho para ele cavar mais um pouco de petróleo, dar umas comissões a uns empresários e trazer mais 2 ou 3 jogadores(médio defensivo, central e ponta de lança - já para não falar do defesa esquerdo) a sério...
Penso que ele devia apostar na primeira opção, tem um grande plantel para jogar assim. Vamos ver se se adapta...
Quanto à arbitragem, concordo com o Penalti e com o fora de jogo (eu também deixava passar o do Nistelroy)... mas esqueceste-te de um vermelho que ficou por mostrar ainda quando estava 0-0 a um americano que vem com fama de entradas do género...
Concluindo, continuam a ser testes (hoje à outro), mas já devia ser suficiente para Domingos perceber que assim vai ser complicado. Ele que se adapte... ou precisa que o JJ vá treinar o Sporting antes de ele chegar?
PS: O Rinaudo é louco! lol
Abraço (bom post!)
Começo a ficar desiludido com a teimosia de Domingos, mas não gostei de ver os adeptos do Sporting a cantaram "joguem à bola...". Assim não vamos lá.
Patricio, Pereira, Rodriguez, Onewyeu, Evaldo, Rinaudo, Schraz, Matias, Jeffren, Capel, Rubio.
Diferente de isto é pura estupides
Se o americano é assim em jogos amigaveis imagino como será a sério...
All in no Sporting para esta tarde contra a Udine (odd 2.90). Carrega Rubio... LOL
Enviar um comentário