Sporting [1-1] Olhanense - Carlos Xistra não é de Olhão...



Primeiro que tudo, queria pedir desculpa a todos os que lêem o blogue mas da minha parte (e claro, do meu irmão) vamos ter maiores dificuldades em acompanhar os jogos do nosso clube neste mês de Agosto, devido ás férias de família. Pelo mesmo motivo não fiz o post sobre o jogo com a Udinese.

Indo ao que interessa... mesmo após um decepcionante jogo de apresentação aos sócios e uma apagada prestação no Troféu Ramon Carranza, os adeptos voltaram a comparecer ao serviço e novamente "encheram" o estádio José (de) Alvalade, pelo menos enquanto a ideia do naming não pairar a cabeça do presidente.

Vamos lá então á análise das 3 equipas em campo:

Sporting

Domingos Paciência decidiu alinhar com um 4-3-3, com um médio de cobertura (Rinaudo), um de transição (Schaars, que se pronuncia Scaars ao contrário do que gritava o speaker) e André Santos a apoiar o jogo do meio-campo. A tarefa de desequilibrar estava entregue a Yannick, Postiga e Jeffrén.

Sobre o onze titular...

- Polga? Então contratam-se dois centrais para quê?

Uma equipa que quer ser campeã têm de ter centrais capazes de atacarem bem a bola ou aproveitarem os ressaltos na área nas bolas paradas. Polga têm ZERO golos na liga, uns bons anos nas pernas e fraca impulsão...

- Eu gosto muito de Rinaudo, Schaars e André Santos. São jogadores de qualidade mas... são todos iguais.

- Rubio e Capel entraram com um atraso de 60+ minutos. Rídicula a prestação de Yannick Djaló hoje. Para quem disse que ia fazer a melhor época de sempre no Sporting, foi uma nulidade em campo.

Jogo...

Os jogadores tiveram uma entrada á leão. Com Jeffrén e João na ala direita, muito do jogo passava por esse lado, com a equipa bem organizada, os jogadores estavam soltos e o Olhanense com dificuldade em suster a pressão. Depois... sofrem um golo e desligam.

Um dos problemas da equipa na época passada era ser psicologicamente muito fraca. Um golo sofrido significava que os jogadores paravam de jogar futebol e a bola passava a ser quadrada para eles, na maior parte das vezes era preciso um golo marcado para a equipa se soltar. Tal como os jogos de preparação anteriores mostraram, esta equipa sofre golos facilmente. Uma equipa que quer ser campeã não pode ter esse problema. Este Sporting parece ter a extrema dificuldade em acabar os jogos a ganhar 1-0...

A correr atrás do resultado, a equipa fazia por isso, mas se na defesa há uma dificuldade enorme em manter a baliza segura, nos movimentos ofensivos há problemas em criar desmarcações ou situações de perigo. Muita bola para o lado, para trás, cruzamentos... o Sporting teve 22 remates e 1 golo. Uma equipa que quer ser candidata ao título têm de ter avançados e extremos que façam golos, assistências, remates perigosos.


Olhanense

Wilson Eduardo foi o melhor jogador da equipa algarvia. Se Luís Duque vai dizer para a televisão que o Sporting têm de acabar com casos como Moutinho, Quaresma e etc, porque é que eu tenho de ver um jogador formado no meu clube marcar um grande golo... contra a equipa que lhe paga os ordenados. Não festejou, e fez mais em campo que os avançados da equipa contrária.

Só foi pena foi o anti-jogo nojento que esta equipa fez. Sempre que havia um lance mais duro, os jogadores faziam de propósito para perder o máximo de tempo possível. O guarda-redes Fabiano teve uma actuação em cheio: saiu sem levar um amarelo por demorar a cobrar o pontapé de baliza, tirou 5 minutos ao jogo quando foi tocado por Rubio ao agarrar a bola...


Equipa de Arbitragem

O que eu posso dizer?

Um penalti óbvio por marcar aos 12 minutos de jogo, em que o defesa do Olhanense toca com a bola na mão e ela sai para canto... o fiscal de linha marca canto, ignora a mão na bola - o braço não se mexeu durante e após o contacto - e Carlos Xistra marca... pontapé de baliza.

Um golo limpo anulado aos 69 minutos de jogo... o fiscal de linha está bem-colocado, em linha com os jogadores envolvidos e marca fora-de-jogo.

Jeffrén merecia ser expulso. Seria hipócrita se dissesse o contrário.

Caué devia ter sido expulso por acumulação de amarelos a 5m do final da partida.


Notas Finais

Este jogo foi uma falsa partida. Os jogadores ainda têm de apresentar-se aos adeptos. Como disse até aqui, se esta equipa quer ser candidata a um título que se decide em 30 jornadas de campeonato, não pode sofrer golos facilmente e ser obrigada a marcar dois ou três golos para ganhar. Também têm de ter avançados e extremos que marquem golos, e muitos, e se não é pedir muito, um aproveitamento decente das bolas paradas.

Mas... a equipa de arbitragem influenciou claramente o resultado. Não há discussão. Só com sorte é que o Olhanense sai de Alvalade com um ponto, e isto até foi reconhecido pelo treinador adversário. Não só sorte, mas também penaltis por marcar e golos mal anulados, acrescento eu.

1 comentários:

Antonio disse...

Só consegui ver os últimos minutos do jogo... mas percebeu-se o domínio do Sporting, o anti jogo do Olhanense e a categoria de Carlos Xistra.

Contudo, parece-me estranho que Domingos tenha começado um jogo em casa contra o Olhanense com: André Santos, Rinaudo e Schaars no meio campo. No mínimo é incompreensível.

Quanto aos centrais, neste jogo o problema não foi esse, mas... estando o Americano em más condições físicas... será Carriço assim tão mau? Eu não vejo nele nenhuma qualidade vincada, mas não é pior que o Polga!

Outra coisa que não percebo...é o capitão! João Pereira? Mas será que alguém acha que o rapaz tem qualidades/personalidade para ser capitão de uma equipa como o Sporting? Enfim...

Concluindo, parece-me que o resultado foi injusto e marcado por algumas polémicas, mas... no futebol não há justiça não é?

Nota: Foi brilhante o trabalho da Comunicação Social ao longo da semana para retirar a pressão do Sporting e do Benfica, afim de colocá-la toda no Porto... LOL

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul