Assim dá gosto....

Tenho seguido com bastante interesse o Campeonato do Mundo de sub-20, com particular interesse pela nossa selecção, mas também para ver o futuro do futebol Mundial que tem estado bem representado.



É uma pena que a comunicação social Portuguesa esteja a dar tão pouca cobertura a esta competição. Talvez seja por acharem que a nossa selecção não tem nenhuma estrela, nem pratica futebol espectáculo. Talvez por não gostarem do treinador, dos jogadores. Talvez por não serem jogadores extravagantes ou mediáticos... Talvez pensassem que Portugal viria para casa "rapidinho"... mas enganaram-se...e ontem viram-se forçados a transmitir o jogo da selecção na RTP 1.

Para os mais desatentos, é verdade! Portugal está no lote das 4 melhores selecções do Mundo de sub 20. Feito notável, numa competição em que temos um bonito historial!

Ontem, nos quartos de final, defrontámos a forte selecção da Argentina, que joga sobre a batuta de um jogador fantástico chamado Eric Lamela. Vencemos nos penaltis... e soube muito bem!



Depois de um empate a zero, num jogo bastante dividido...Portugal chegou ao terceiro penalti a perder 3-1 (Danilo e Roderick falharam)...e só um milagre poderia salvar Portugal... E o milagre aconteceu...Primeiro a barra, depois Mika (que se lesionou para segurar um penalti que daria a vitória à Argentina)...e novamente Mika a defender o último penalti e a levar a selecção para as meias finais, onde irá defrontar o vencedor do jogo entre a França e a Nigéria.

Destaques:

  1. Defesa: É fantástico que num Mundial, Portugal tenha ZERO golos sofridos em 5 jogos realizados. Brilhante. É trabalho de equipa, não é por a defesa ser do outro mundo.
  2. Meio Campo: Falta um virtuoso... mas quando 3 jogadores do meio campo correm os 90 minutos, suam, lutam e mostram o orgulho que sentem em vestir aquela camisola... não se nota a sua falta.
  3. Ataque: Os portugueses estão habituados a ter um ataque desconcertante, com alas desequilibradores e ... futebol espectáculo. Nada disso! Esta selecção é uma verdadeira equipa e, não tendo um ataque brilhante (longe disso), mostra coesão em todos os sectores. Estes avançados (que por norma são "de malabarismos" e de "brilhantismos"), nesta equipa vestem a pele de operários e trabalham o jogo inteiro pela equipa.
Jogadores em Destaque:

  1. Mika: Guarda redes contratado ao Leiria pelo Benfica, tem mostrado que Portugal pode estar tranquilo quanto aos guarda redes para o futuro. Não é exuberante, mas para a idade demonstra uma maturidade incrível e já sabe liderar muito bem a defesa. É seguro entre os postes, não tem medo de sair da baliza (tem de melhorar este ponto) e dá muita confiança ao sector defensivo. Ontem defendeu 2 penaltis, fez mais uma ou duas grandes intervenções...e no fim chorou de orgulho. Ambiciona ser o melhor deste Mundial!

  2. Nuno Reis: Um verdadeiro capitão. Formado no Sporting e emprestado pelo segundo ano consecutivo ao Cercle Brugge, têm-se surpreendido pela maturidade e pela qualidade. É um líder em campo e não é fácil ser ultrapassado (quer pelo chão, quer pelo ar -apesar de ser baixinho-). Ontem, no fim do jogo, uniu a equipa, falou como capitão, comemorou o seu penalti como se da conquista do campeonato se tratasse... no fim portou-se muito mal (e espero que não seja castigado)!

  3. Roderick: Tem características para ser fantástico... mas não é. Precisa de jogar a tempo inteiro, precisa de ganhar massa e precisa de melhorar os seus índices de concentração. Quando conseguir isso, voltará ao Benfica e será um líder. No meio dos outros miúdos raramente errou, mas tem de mostrar mais, pela qualidade que tem.

  4. Danilo, Júlio Alves e Péle: Os três formam um meio campo de combate. Rápidos, fortes, possantes e muito, mas mesmo muito bons jogadores. Curioso o facto de nenhum deles continuar a jogar em Portugal (Danilo foi formado no Benfica, mas recebeu uma grande proposta do Parma, Pelé saiu do Belenenses para o Genoa e Júlio Alves - irmão de Geraldo e Bruno Alves - vai jogar no Atlético de Madrid). São os três, mas principalmente Danilo, fantásticos!
  5. Caetano: Do alto do seu 1.62m e dos seus 55Kg... tem sido um autêntico quebra cabeças para as defesas contrárias. É rapidíssimo, luta até ao fim e é muito importante na manobra ofensiva da selecção. É produto das escolas do Porto, mas foi dispensado e actualmente joga no Paços de Ferreira (onde já no ano passado se mostrou).
  6. Sérgio Oliveira: É óbvio que há ali muita qualidade...mas parece que falta alguma coisa, ou pelo menos tem faltado. Apesar de tudo, parece-me que se melhorar alguns aspectos tácticos e o seu mau feitio, tem tudo para ser um jogador de 1ª Liga!
  7. Nelson Oliveira: É o ponta de lança da Selecção (marcou 2 golos, que valeram duas vitórias) e têm-no comparado a Cantona (no torneio de Toulon era o Rivaldo). Comparações à parte, Nelson Oliveira é Nelson Oliveira. Não sendo um Ponta de Lança virtuoso, matador, nem brilhante... é um bom ponta de lança, que trabalha muito, joga e faz jogar, tenta rematar muitas vezes, massacra as defesas contrárias. É exímio a guardar a bola e muito forte fisicamente... tem de melhorar alguns aspectos, tais como: libertar mais rapidamente a bola, cabeceamento, etc... mas vai ser um grande jogador. Não é a estrela da selecção, porque neste selecção não há esse estatuto... e ainda bem!
Equipa: Tinha saudades de ver uma selecção portuguesa jogar sem "meninos bonitos". Estes jogam com garra e notam-se que estão ali com o maior gosto da vida. Quando Roderick falhou o 3º penalti no jogo de ontem...só parou de chorar no balneário, o que demonstra a ambição e a vontade destes miúdos. Esta é uma verdadeira selecção e devia ser um orgulho para todos os Portugueses, independentemente do resultado final deste Mundial, independentemente do futebol que praticam... São uns heróis!

Força PORTUGAL!

8 comentários:

António Rêgo disse...

Também vi ontem o jogo, até porque começou na hora em que cheguei a casa. Foi um fim dos diabos, quando o roderick marca o penalti pensei logo que pronto, já eramos. Mas então aquela bola bate na barra e depois o outro argentino falha...

Mas sim, já tinha estranhado o facto de darem tão pouca cobertura a este torneio lol.

Anónimo disse...

dás tanto destaque à selecção que te esqueces de ver o Benfica, ou melhor o Gil Vicente.

Markus disse...

Anónimo, tu preocupaste tanto com este blog e com o Benfica que te esqueces sempre de por o nome.

A análise ao jogo do Gil com o Benfica é da minha responsabilidade. Ainda não saiu porque nem todos temos vidas de anónimos...

Anónimo disse...

Markus Markus ... o heterónimo!

Antonio disse...

Por acaso dava um belo convívio: o Ortónimo, o Heterónimo e o Anónimo...

Só é pena ninguém (lol) saber quem és, caso contrário marcava-se o encontro :)

Markus, és a minha personalidade ponderada e violenta!

Anónimo disse...

O danilo jogou tanto neste jogo, para mim foi o melhor nos 120 minutos.

Cascais

Anónimo disse...

"Danilo foi formado no Benfica, mas recebeu uma grande proposta do Parma ..."

Forma elegante de evitar dizer que o Benfica o Dispensou. Porque não lhe quis renovar contrato.

Boa tentativa, mas não andamos a dormir.

Antonio disse...

Anónimo, estás completamente enganado...e andas mesmo a dormir! Renovar contrato? Qual contrato? Ai ai...

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul