Lyon vs Benfica: Complica-se...


Quando o sorteio da Liga dos Campeões anunciou o Benfica num grupo sem, os ditos, tubarões, ao contrário de muita gente, não fiquei nada contente. Desde cedo disse que o grupo era bastante homogéneo e que os principais adversários: Lyon e Schalke eram equipa recheadas de excelentes jogadores. Para mim, nunca foi um grupo fácil! Contudo, nem o Lyon e muito menos o Schalke teriam muitas hipóteses a defrontar o Benfica do ano passado, facto que sempre me fez acreditar piamente na qualificação.

Problema? Este, não é o Benfica do ano passado.

As contas do grupo estão longe de estarem concluídas, e continuo a acreditar na qualificação para os oitavos de final. Contudo, esquecendo o dinheiro, pergunto-me: valerá a pena? Penso que sim, mas o jogo de ontem deixou-me de pé atrás.

O Benfica encontrou um Lyon fortíssimo, forte tacticamente e com excelentes jogadores. Contudo, os momentos iniciais do jogo (até ao golo do Lyon) foram bastante disputados, e evidenciaram um Benfica consciente da dificuldade e da importância do jogo. Infelizmente, um erro individual do Carlos Martins comprometeu o jogo, e após o golo de Briand o Benfica nunca mais se encontrou.

A ajudar à festa, Gaitan foi expulso ainda na primeira parte e hipotecou quase por completo as hipóteses do Benfica neste jogo.


Até ao fim do jogo, pouco mais à a destacar do que o domínio do Lyon (e mais um golo) e o show de Roberto que salvou o Benfica de um resultado ainda mais constrangedor.

Vou agora expor alguns pontos que me deixaram mais irritado do que o resultado em si:

  • Declarações de Jorge Jesus antes do jogo. Bem sei que o senhor não é muito inteligente, embora perceba muito de futebol, mas não se pode esquecer que o Mourinho só pode ser arrogante porque ganha tudo. Se não ganhasse, para além de arrogante era ignorante e perdedor...Como ganha, é um herói com estilo. Não se esqueça disso, Sr. Treinador.
  • A constituição inicial da equipa do Benfica. Tirando os jogos no estádio da Luz, contra equipas que não os grandes, o Benfica não pode jogar com o Aimar, Carlos Martins e Gaitan atrás de dois pontas de lança. Será assim muito complicado perceber isso? Para além de perdermos consistência na ala, perdemos capacidade de pressão e explosão pelas alas? Só eu é que vejo isso? Ou alguém se esqueceu de estudar o Lyon?
  • Jorge Jesus ao intervalo. Qual foi a ideia Mister? Nem parece seu...
Agora resta-nos, à boa maneira Portuguesa, fazer contas. Contas que para mim são muito fáceis: Se não passarmos a fase de grupos com 12 pontos e precisarmos da "sorte" para nos qualificarmos, prefiro ir à Liga Europa e fazer uma boa campanha.

Às vezes é preciso levar umas lições para se crescer. O Benfica e Jorge Jesus talvez precisem de um balde de água fria que os traga de volta à realidade.

Força Benfica!

E PLURIBUS UNUM!

9 comentários:

Anónimo disse...

António,

Primeiro gostava de dizer que concordo completamente contigo em relação ao grupo do SLB. Na altura do sorteio, o q pensei foi q tinha saído o cabeça de série teoricamente mais fraco, mas q tinha saído também (embora confesse que não conhecia assim mto a fundo as equipas) a equipa mais complicada do pot 3. Para mim, facilita sempre mais sair uma equipa fácil do pot 3 do q um cabeça de série mais fácil, até pq imaginava q o SLB teria sempre bastantes dificuldades com qq um dos cabeças de série.

Em relação ao jogo, como não o vi, abstenho-me de comentários. Agora, em relação aos comentários do JJ, já tinha dito aqui q achava q tinha um discurso marcado pela prepotência... Na altura fui aqui um bocado atacado, mas sinceramente, se na altura vim criticá-lo, nem foi tanto por ser treinador de um rival, mas mais pq é uma atitude que me irrita bastante, venha de quem for. E acho tb q essa atitude não é boa para o SLB, pq embora moralize qdo tudo corre bem, não é nada bom qdo as coisas correm mal... E já a época passada tinha dúvidas se o JJ seria um treinador tão bom cmo o pintavam, pq (e embora tb em grande parte pelo seu próprio mérito) o SLB o ano passado não passou por grandes adversidades...

Cumps,
Mookie

Anónimo disse...

Já agora, gostava também de acrescentar q, para além de achar q o SLB n teve sorte com o sorteio do grupo, há ainda outro aspecto em q acho q não teve grande sorte: no calendário dos jogos. Embora o calendário por norma não tenha assim tanta influência como isso, neste caso acho que é claramente desfavorável ao SLB.

Sapo Cocas disse...

Eu não percebo o teu raciocínio final e acho que devias pensar melhor nisso... primeiro ponto é que não importa o número de pontos com que passas para a próxima fase, desde que passes para a fase onde é jogos a eliminar e não tens nada a perder, quase só a ganhar. Aliás, a partir do momento em que um clube português passa da fase de grupos só têm que ter orgulho nisso. Além do facto óbvio que ninguém liga á LE por ser muito fraca em termos de competitividade. Dessa prova só se lembram de quem disputa a final enquanto que a champions é outra coisa.

Segundo ponto é que 12 pontos só se o Benfica tirar um grande coelho da cartola - implica ganharem TODOS os jogos que restam, sendo que já jogaram com o mais "acessível" em casa.


Falando do jogo em si: foi estranho ver o Benfica a jogar fora e com tanto buraco e assistências na defesa e do meio-campo para a frente não havia bola. Precisam de fazer muito melhor do que ontem para pontuar fora e ganhar ao Lyon e Shalke em casa, tanto na defesa como no ataque.

Em relação ao Gaitán, castiguem-no. Façam ver ao resto da equipa que alguém ser expulso por estupidez não é desculpável, pode dar jeito os jogadores terem isso em mente mais á frente.

Antonio disse...

@Sapo Cocas, ninguém mais do que eu quer ver o Benfica a ganhar. Contudo, por estar sempre no estádio, por pagar cotas desde 1993, por ser accionista da Benfica SAD, e por outra infindável lista de razões, sou exigente.

A imagem que o clube passa para o exterior, ou os pontos que dá a Portugal no ranking, para mim, é treta.

Exijo que o Benfica não dependa da sorte (faz lá as contas com atenção para perceber a minha exigência em relação aos 12 pontos) ... mas claro, se o Benfica cair eu vou lá estar sempre, para ajudar a levantar... é por isso que exijo!

Estamos a falar do Benfica, não estamos a falar de ganhar a qualquer custo.

Opiniões...

Vasco Matos disse...

Tenho umas coisinhas a dizer...

- Acho que o David Luis neste momento está a jogar ao seu nível normal (ou seja mau)...o David Luiz do ano passado tava numa forma incrivel e certos benfiquistas babavam-se por completo a vê-lo jogar... pra mim sinceramente não passa dum sarrafeirozito (atençao: não tanto como o bruno alves! =p)

- falta la o queniano Ramires que parecia que andava em todo o lado do campo para apoiar tanto no ataque como na defesa...

- Quantos destes jogadores do benfica têm experiencia de Champions e do nível destes jogos? Nem o próprio treinador tem...qto mais a maioria dos jogadores...

- Acho que o guito da champions é sempre bem vindo para qualquer clube...mas para o bem de portugal acho que o benfica devia ir para a Taça UEFA para assim ter mais possibilidades de amealhar uns pontinhos para Portugal! Quem acredita que mesmo que o slb passe esta fase (que se passar passa em 2º lugar no grupo) consiga ganhar a um 1º classificado de qualquer outro grupo da champions?? (talvez so mesmo o JJ)

NOTA: desculpem o extremismo mas admito que não apoio o benfica nas competições europeias! podem-me insultar a vontade, dizerem o que quiserem...mas é mais forte que eu...

Já agora queria só deixar uma nota de apoio ao grande SPORTE que vai jogar hoje com o objectivo de carimbar a passagem à proxima fase da Taça UEFA! Já que à 10ª jornada já não podemos ser campeões ao menos que façam boa figura lá fora!

Cmps

Antonio disse...

Vasco Matos,

O David Luiz é o melhor central a jogar em Portugal. Se tu dizes que o ano passado foi excepção, eu rebato que o problema é que este ano "está a demorar a atingir o seu nível normal". Contudo, tem melhorado de jogo para jogo e vai voltar à forma do ano passado, não duvides disso.

Quanto ao resto, não é só a falta de Ramires. Porque para além dele, falta a sua alternativa do ano passado (que fez quase tantos minutos quantos o Queniano).

Uma última nota a juntar aos teus dois últimos parágrafos:
- Compreendo o ódio ao Benfica e... Boa sorte ao Sporting, que tem tudo para carimbar a passagem à próxima fase hoje.

Abraço!

Anónimo disse...

David Luiz não é claramente o problema, agora o Luisão .. o Lisandro no golo tem tempo de rematar de cabeça, cair, levantar-se e marcar golo, enquanto o Luisão está a 1 metro a ver

Antonio disse...

A defesa do Benfica esteve longe de ser o problema...

Anónimo disse...

única equipa da Liga dos Campeões nesta jornada que não rematou à baliza adversária

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul