Uma crença, uma fé...


Escrevi eu, a 30 de Agosto de 2009 :

Ao contrário de muitos tenho a certeza que o Sporting tem equipa (e treinador !) para cumprir com os objectivos da época: Ser campeão e chegar bastante longe (quartos de final?) na Taça Uefa (Liga Europa, que nome mais terrivel).

(...)
Capaz de muito e de muito pouco, o único problema com a equipa do Sporting esta epoca é a falta de opções. Como exemplo, no 2º jogo da época (contra a Académica) as opções no banco eram: Tiago, Abel, Tonel, Marco Caneira, Adrien, Saleiro, Vukcevic(porquê no banco?). É escusado dizer mais alguma coisa.


Foi assim que começou a época anterior. De lá para cá, crises múltiplas, duas mudanças de treinador, algumas entradas e saídas no plantel e... muito pouco futebol.

Mas esta época será melhor ! Afinal, à 4ª jornada, temos... exactamente os mesmos pontos que no ano anterior. Pois. Mas valha-nos, ao menos, a consolação de não estamos tão mal como os nossos vizinhos da 2ª circular.

Comecemos então uma análise do plantel, porque não pelo treinador

Paulo Sérgio, portador de uma barriga capaz de fazer inveja a muito bom taberneiro (vá lá que já lhe disseram que o fato ajuda a disfarçar melhor que as camisolas do Moutinho que ele usou na pré-época) cumpre até agora o meu requisito mínimo de aprovação : ser melhor que o Carlos Carvalhal. Sei que está bastante longe de ser uma meta difícil de alcançar por quem tenha mais do que um par de neurónios e tenha visto um par de jogos do Mourinho, mas do mal o menos.

Um dos grandes problemas de Carvalhal, para além de ser estúpido, era não utilizar o (já curto) plantel que tinha. Mais especificamente, Matias Fernandez. Disse-o na ante visão da época passada e mantenho-o, Matigol é um jogador de classe acima da média e se o Paulo Sérgio o puser na equipa base desta época (e ele conseguir jogar mais do que os 65 minutos da época anterior...) o Sporting só tem a ganhar e acredito que será um dos (senão O) jogador em destaque da época 2010/2011.

Agora que já me enterrei, os destaques para cada uma das secções da equipa leonina :

Baliza

Rui Patrício será o titular de Portugal no Mundial de 2014 (o Eduardo vai desaparecer no Génova), pelo que acho que, entre os postes, não há muito por onde inventar. Tem de melhorar na comunicação, mas, ajudado por uma defesa minimamente em condições, tem todas as condições para fazer uma grande época.


Defesa
Ainda nos falta um central para acompanhar o Carriço (será o Nuno André Coelho ?), mas olhando para as alas o Sporting está claramente mais forte da defesa que na época anterior. Evaldo, substituindo Grimi, ainda tem aquele cheirinho de jogador vindo do Braga (o que quer dizer que ainda deve jogar bem esta época) e o João Pereira, que mesmo que lhe amputassem uma perna fazia melhor figura que o Abel (por desmérito deste último, importa acrescentar).

Meio Campo
Só é pena não termos extremos em condições (tirando talvez o Vuk, quando acorda bem disposto e com vontade de jogar à bola), porque com Maniche e Pedro Mendes (e Matias atrás dos avançados) temos um meio campo com qualidade de passe, compensando ambos a falta de frescura física com experiência. A recuperação (física e não só) de Izmailov é, no entanto, essencial para a equipa.

Avançados
É aqui que poderá estar o calcanhar de Aquiles da equipa do Sporting. Porque Liedson, uma vez que claramente já não vai sair do Sporting e também não tem que se mostrar para ir à selecção, vai jogar sem qualquer incentivo. E não me digam que ele joga por amor ao clube, porque ao longo dos anos mostrou repetidamente que o seu verde preferido não tinha listas brancas. Para além disso emprestámos, assim como quem não quer a coisa, a nossa contratação mais cara de sempre ao Zaragoza, o que faz todo o sentido, ou não.
Espero que o Saleiro consiga safar a coisa, visto que o Djaló claramente não vai melhorar e o Postiga já fez o jogo da época.



Quanto às contratações, ainda não vi jogos suficientes para os conhecer, pelo que lhes dou o benefício da dúvida. Menos ao Torsiglieri, que é de tal maneira mau que nem sequer deve tirar sono ao Polga.

Quanto a expectativas... depois da sofrivelmente má temporada passada, e a menos que no mercado de inverno apareça um novo Liedson, o Sporting esta época deve apontar ao 2º lugar (para garantir os milhões da Champions) na Liga, uma boa prestação na Europa (oitavos de final) e uma vitória na Taça da Liga (já que somos a única equipa que se interessa por ela) e/ou na Taça de Portugal.

Esforço, Devoção, Dedicação...

6 comentários:

Antonio disse...

Vamos ver se ninguém me bate...

Na minha opinião, quem vai desaparecer é o Rui Patrício e para isso basta que Hildebrand volte a ser o que foi antes de se lesionar com gravidade no Valência... Rui Patrício tem potencial, mas nada de especial...

Na defesa, o Sporting tem uma boa primeira linha: João Pereira com uma garra e vontade acima da média. Evaldo com qualidade, mas ainda em busca do seu melhor. Carriço que cumpre os requisitos e Nuno André Coelho (para mim melhor que Carriço) com condições para ser o patrão daquela defesa.

No meio campo: Gosto muito do André Santos e para mim tem sido dos melhores do Sporting. Não me parece que o meio campo de que falas possa trazer bons resultados ao Sporting por duas razões: Maniche e Pedro Mendes são muito experientes, mas são muito parecidos e lentos. O Sporting joga num 4x4x2 clássico, estratégia onde não cabe o Matias a número 10. Ah...e retirar o André Santos do 11 é crime!

Quanto ao ataque, concordo com o que dizes, tirando a teoria sobre o Liedson, porque ser jogador do SCP tem de ser motivação suficiente para um jogador no nível do Levezinho.

Umas notas soltas:

-O Sporting tem de ambicionar mais do que os oitavos da Liga Europa;
-O 2º lugar não garante milhões;
-Estou muito, mas mesmo muito curioso para ver o que vai fazer hoje o Sporting na estreia na Liga Europa. Não vou perder 1 segundo desse jogo...

Unknown disse...

Eu não disse que Maniche e Pedro deviam jogar em simultâneo :p

Quanto ao André Santos ainda não o vi jogar o suficiente para ter uma opinião e, infelizmente, concordo quando dizes que não há espaço para o Matias a 10 na táctica actual do Sporting. Mas não seria possível adaptar a táctica ? Sei que é proibido mencionar figuras geométricas com 4 lados em Alvalade, mas...

Quanto ao Liedson... infelizmente tenho a certeza que ser o único ponta de lança de jeito no Sporting não o motiva, e já o demonstrou vezes sem conta desde que chegou. Lembras-te quando o Paulo Bento o deixou de fora de um jogo na Luz ? Dos aumentos brutais de produtividade na altura de discutir novos contratos e das quebras que se seguiram ao seu fecho ? A melhor qualidade do Liedson, ser um jogador inconformado, não fica no relvado, infelizmente para nós.

O Sporting tem de ambicionar mais que o 2º lugar é certo, mas o Benfica também tinha de fazer mais que 3 pontos em 4 jogos... realisticamente, embora gostasse de ser campeão, acho que é a meta que o Sporting tem de alcançar este ano.

Sapo Cocas disse...

A minha opinião, claramente influenciada pelo jogo de hoje onde jogaram 9 jogadores habitualmente suplentes e ganharam a uma equipa que não perdia em casa na europa desde 2006, contra o MU, bem como os jogos que até agora se fizeram.

Patrício - De época para época melhora. Já não treme nas bolas altas, e parece bastante seguro com umas defesas bastante boas. Só têm um aspecto que sempre o compromete - é capaz de fazer uma óptima exibição, e no jogo a seguir manchar a imagem como já fez esta época.

Torsiglieri - Provou hoje que não é o monstro que dizem que era, inventaram (?) que ele era tosco e provou hoje que não é nada disso. Tem muita técnica para a estatura e a posição, para além de nem estar a joga na posição original. Foi ele que iniciou a jogada do 2º golo, muito bem nisso, só é pena falhar alguns cortes e ser demasiado agressivo. E isto tudo a jogar numa posição que não lhe é tão familiar. Com treino e adaptação (anda distribui demasiada fruta) será um grande jogador.

Abel - Mostrou não ser tão mau como o pintaste, foram deles os dois cruzsmentos para golo. JP não vai ter problemas, mas o Abel não é assim tão mau.

Zapater - Não o mencionaste, mas ele em conjunto com o Torsi é capaz de mostrar o porquê de ter sido envolvido na troca com a Velosa. Muito inteligente, é bom a defender e faz umas recuperações de bola espantosas. No ataque não brilha tanto, mas vamos esperar. Maniche no banco e ele no banco é desperdício.

Saleiro - Grande desilusão este homem. Só não tem nota negativa porque é do Sporting e se calhar é a razão pela qual vários gostam dele. Com quase 25 anos, não mostra argumentos técnicos para ser titular, com um jogo de cabeça mau e finalização assim-assim e acima de tudo ... muito pouco killer-instinct.

Djaló - Bom jogo de cabeça, óptimo remate. Problema que a sua irregularidade e pormenores técnicos defeituosos como a recepção de bola que tem estragem tudo. Já mostrou o pior e o melhor esta época, mas com uma certeza fiquei, a de que ele rende muito mais como avançado do que como ala ou no meio-campo (uma invenção do PBento).

Valdez/Matiás - A maior incógnita do Sporting passa por estes dois chilenos. Conseguirão impor o seu futebol, jogar bonito e contribuir para o sucesso da equipa?

O Sporting parte assim para uma época onde pode fazer muito ou pode não fazer nada de especial. Têm bom jogadores e bons suplentes. O treinador, apesar de saber falar muito bem aos média já mostrou que consegue corrigir erros da equipa pouco a pouco. Só é pena ás vezes fazer umas substituições tardias e mal-feitas ás vezes.

Finalização - Vai ser esta a grande incógnita esta época. A equipa já mostrou que tem dias em que a bola não entra mesmo com muito esforço, e equipas dessas morrem na praia sempre. Se a equipa, os avançados e o treinador conseguirem resolver esse capítulo, farão com certeza uma boa época.

Unknown disse...

Só vi os 30 minutos iniciais do jogo, mas quando li o teu comentário iam-me dando 30 ataques cardíacos...

O Abel "mostrou não ser tão mau como o pintaste". A sério ? Tu viste o jogo todo ? Viste que 5 minutos depois do primeiro cruzamento (que optimo, porque calhou) ele sozinho na ala e com tempo para fazer o que quisesse fez um cruzamento para a linha lateral ? Tu viste-o jogar nas últimas épocas no Sporting ? É que para além de NÃO saber defender (não é uma questão de velocidade, posicionamento ou conhecimento táctico... é tudo isto e muito mais) se há coisa que ele certamente NÃO sabe fazer é cruzar. O Abel é um cancro no Sporting, e já o venho dizendo desde a sua 2ª época no Sporting (porque, como todas as contratações vindas do Braga, até disfarçou bem na 1ª época). Podes dizer o que quiseres sobre o Sporting, mas que o Abel "não é assim tão mau"... pois não, é só péssimo.

Quanto ao resto das tuas opiniões, concordo em geral com o que disseste sobre o Patrício, Saleiro, Djaló e os Chilenos... quanto ao Zapater não o vi jogar o suficiente para dar a minha opinião.

Quanto às substituições tardias do Paulo Sérgio... este jogo julgo que foram oportunas, visto que o objectivo em jogar com a equipa B era poupar jogadores para o jogo contra a equipa da América do Sul do outro lado da 2ª circular. Por muito mau que ele seja, ganhou um jogo da UEFA (mesmo que seja contra o Lille) com uma equipa de suplentes (e sem Liedson !), e isso é sempre algo de louvar.

Antonio disse...

Estás a ficar obcecado Fox... Nem quando estamos em baixo.

Já dizia o outro... "Deixa-os pousar..."

Vasco Matos disse...

Bom artigo FOX!! Pena é seres uma gota num oceano de benfiquistas...só desejo que a churrasqueira da luz também ofereça uns franguinhos aos sportinguistas que a visitarem! ;)

Força Sportem

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul