Parabéns Porto: A vencer desde 1893!




A vencer desde 1893!

28 de Setembro de 1893 ... Porto ... nascia o FC Porto e iniciava-se um percurso de sucesso.

Pioneiro em muitas coisas (teve o primeiro campo relvado em Portugal, foi a primeira equipa a receber uma equipa estrangeira e a primeira a deslocar-se ao estrangeiro, a primeira a conquistar um tetra e depois um penta campeonato), conquista o seu primeiro título em 1912 - o Campeonato do Norte de Portugal.

Muda-se para o Campo da Constituíção e cresce significativamente vencendo em 1922 o Campeonato de Futebol.



Inaugurado o novo estádio (Antas) em 1952, depressa se quebra um jejum de 15 anos sem títulos (entre 1941 e 1955), conquista a sua primeira dobradinha em 1956 e o útlimo título em 1959 antes de iniciar uma nova e longa travessia no deserto: 18 anos sem vencer o campeonato.



Em 1978 José Maria Pedroto (o Mestre) devolve o título aos dragões e em 1982 Jorge Nuno Pinto da Costa sobe à presidência e incute no clube uma mentalidade ganhadora marcando, até agora, a época mais vitoriosa da história do Porto.

Durante a sua presidência (57 anos) ganharam-se (muitos) campeonatos, taças, supertaças, mas ganharam-se também troféus muito mais importantes e que conferem ao FC Porto uma dimensão europeia reconhecida e respeitada:

- 2 Ligas dos Campeões (1986/1987, 2003/2004)
- 1 Taça Uefa (2002/2003)
- 1 Supertaça Europeia (1987)
- 2 Taças Intercontinentais (1987, 2004)

Na época de 1986/1987, surge a primeira época de glória internacional do Porto. Com Artur Jorge no comando da equipa acontece a conquista da 1ª Liga dos Campeões (na altura ainda chamada Taçã dos Clubes Campeões Europeus) ganha ao Bayern de Munique, em Viena, com o famoso golo de calcanhar de Madjer. Nessa época conquista-se também a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental.





É o culminar de uma época de sonho e que se previa dificil de repetir até que, em 2002, chega ao Clube um senhor de nome José Mourinho.

Depois de ter auxiliado Bobby Robson na caminhada para o primeiro penta conseguido por uma equipa em Portugal, José Mourinho volta anos mais tarde, com experiência consolidada pelo seu trabalho no Barcelona com o mesmo Bobby Robson e com Louis Van Gaal, para levar o Porto novamente à glória europeia.



Embalado, não pelo teatro dos sonhos que é Old Trafford, mas pelo entretanto inaugurado Estádio do Dragão (2003) e dono de um carisma e com uma postura particular, Mourinho levou um Porto poderoso, com nomes como Baía, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Costinha, Maniche, Derlei, Alenitchev, McCarthy, Postiga e, especialmente, um fabuloso "mágico" de seu nome Deco, a vencer a Taça Uefa em 2002/2003 e a Liga dos Campeões no ano seguinte (2003/2004).





Mas não só de futebol vive o clube. Vencedor regular em modalidades com o Basquetebol, o Andebol e especialmente o Hóquei onde é considerada uma das melhores equipas do mundo e onde já leva 9 campeonatos consecutivos, tem ainda uma enorme reputação em modalidades mais "desconhecidas" como o bilhar, tendo na sua equipa, por exemplo, Daniel Sánchez reconhecido como um dos melhores jogadores de bilhar às 3 tabelas (ou carambola) e 2 vezes campeão do mundo.

Os jogadores passam, os presidentes passam, os adeptos passam, mas o clube fica e ficará, tal como os títulos ... os que já se ganharam e os que ainda se ganharão.

Por todas as alegrias que me deu e todas as que ainda dará, tenho hoje o prazer de dar os parabéns ao FC Porto, pelos seus 117 anos.

Parabéns PORTO!

6 comentários:

Antonio disse...

Vou tentar comentar este tema abstraindo-me da suposta data de fundação e do verbo enganador que lhe está associado.

Realmente o FC Porto é um grande clube, tendo alcançado na ultima vintena de anos um patamar muito elevado no nosso futebol, patamar esse que se deve a muitas coisas extra-futebol, mas também a muitas coisas que deveriam estar sempre associadas ao futebol, tais como a estabilidade e a organização.

As vitórias e conquistas deste clube devem ser sempre recordadas por todos os adeptos. Essas vitórias, por fazerem parte do passado, não devem ser alvo de qualquer inveja ou suspeição.

Contudo, tal como as vitórias nunca serão esquecidas, tal como os títulos permanecerão por muitos anos no "museu", tal como os vídeos e imagens serão relembradas por muitos e bons anos, ninguém vai esquecer todo o "mal" que está associado ao clube. Ninguém vai esquecer a vergonha, a desonra e a falta de carácter a que este clube estará sempre associado.

Pelas vitórias justas, pelos títulos conquistados, pelas prestações na europa, pelos meus amigos portistas e pela instituição que é o Futebol Clube do Porto,mas nunca por aqueles que representam a podridão do futebol Português, os meus Parabéns por este aniversário.

Deixo ainda um comentário final, ao brilhante discurso do nojo, vulgo presidente, do Porto durante as comemorações. Num discurso em que evidenciou na perfeição que sofre de alzeimer, mostrou ser impossível, num momento tão importante para o clube e para os adeptos, esquecer o MAIOR E MELHOR DE PORTUGAL!

Parabéns pelos 104 anos de estória.

Abraço!

mwm disse...

parabéns porto.

Anónimo disse...

O maior clube português!!!

Parabéns ao Futebol Clube do Porto!!!!

zefil

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio disse...

@Zefil

Mal vi que tinhas feito "like" no facebook, pensei logo: "já temos resposta no blog".

Aparece mais vezes rapaz, mas da próxima vez traz juízo... :P

Abraço

Anónimo disse...

Antonio......










































VAI PO CARALHO

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul