Sporting - Benfica : O Sporting e os Sportinguistas



Tanto ou menos tempo do que esta faixa de dimensões consideráveis demorou a fazer foi o tempo que Carlos Carvalhal teve para preparar o derby.

Antes do jogo, e eu era o primeiro a admiti-lo, esperava-se a supremacia do Benfica. Depois da derrota na Taça para o Guimarães o Benfica deslocava-se ao Alvalade XXI com o objectivo claro de vencer, manter-se na luta pelo título e afastar (ainda mais) o Sporting desse objectivo.

Mas em campo a história foi diferente. CC arriscou, com um 4-2-3-1, usando Vukcevic na direita e alinhando com 2 trincos, Veloso e Adrien.

Ao ver entrar em campo este Sporting tive medo. Porque estava visto que Liedson não joga bem sozinho, Adrien não costuma brilhar nos jogos difíceis e caso o Sporting recuasse seriam 90 minutos de massacre benfiquista. Mas, e noutra (maior) surpresa, o Sporting entrou (Muito) bem em campo, encostando o Benfica ao seu meio campo. Nem os adeptos, nem o Benfica esperavam (julgo eu) um inicio destes, mas a verdade é que aconteceu.

Certo é que era visível a diferença de qualidade entre os planteis. Enquanto que no Sporting as jogadas eram sempre simples, com os jogadores a rodarem bastante (!), no Benfica os jogadores recorriam mais à jogada individual para tentarem lançar contra ataques rápidos. Um Polga de regresso aos bons dias (sim, obviamente era mão, mas fora da área) e com o resto da defesa a esforçar-se (até Abel estava a jogar bem !, até ter de sair) garantiram que o Benfica não conseguiu criar perigo na baliza grande.



Na 2ª parte mais do mesmo, com Miguel Veloso a fazer um grande remate (video em cima) aos 58 min a que Quim correspondeu com uma defesa de levantar o estádio. Dizem que em Janeiro vai (mais um) novo guarda-redes para a Luz...

...até por volta dos 70 minutos. Aí a equipa do Sporting, especialmente Adrien, começou a quebrar em termos físicos e o Benfica conseguiu pegar no jogo nos últimos minutos, embora não tenha feito muito deles, se descontarmos remates à figura de Rui Patrício.

Em resumo, um bom derby onde só faltaram os golos para dar mais emoção.

No final do jogo dizia o treinador do Sporting: "Em primeiro lugar quero destacar a grande atitude da equipa, demonstrámos muita bravura. Reconheço alguma frustração, pois penso que poderíamos ter ganho. Destaco o sinal mais do Sporting, com uma boa organização em termos tácticos, a prometer melhores dias"

Esperemos que sim !

Por outro lado, dizia isto o treinador Sportinguista: "Em função da diferença pontual, este empate é melhor para o Benfica, uma vez que o Sporting praticamente despediu-se da oportunidade de sonhar com o título. Nós mantivemos os 11 pontos de vantagem e, por isso, o resultado foi muito mais positivo para nós"

Completamente verdade. Jesus descobre que o Sporting com um início de época miserável não está a lutar pelo título, algo que, para todos os efeitos, uma vitória contra o Benfica tinha tornado um nada menos impossível.

"É muito difícil jogar neste campo, que estava impraticável. Agora percebo o Sporting quando tem de jogar aqui com equipas que se defendem muito..."

Mais uma vez, verdade. O relvado esta época anda com umas variações muito imprevistas na sua qualidade, num jogo está optimo, noutro seguinte bastante pior. Agradece-se a preocupação deste Sportinguista.

Agora esperem lá. Jesus não treina o Benfica ? Sei que em momentos de emoção o coração fala mais alto, mas para todos os efeitos o que se viu em Alvalade foi um Benfica com intenções claras de ser campeão a marcar o passo. Tirando o 2º jogo contra o Everton, o Benfica esta época ainda não mostrou (para mim) que tem algo mais do que vontade de golear equipas do meio da tabela.

Infelizmente o Porto conseguiu mais uma vitória e isso é, para mim, um grande aviso para Jesus, o Benfica, e toda a restante liga. Ou muito me engano ou o Porto, correndo por trás de toda a polémica da crise do Sporting e das goleadas do Benfica, arrisca-se, mais uma vez, a ser campeão.

39 comentários:

Antonio disse...

Vimos jogos um bocadinho diferentes…

Há alguns dias atrás, tinha dito que estava ansioso por ver este jogo com o Sporting. Porquê? Porque tinha, e tenho, saudades de os adversários do Benfica a jogar ao ataque. Achava que o Sporting, a jogar em casa e a 11 pontos de distância do Benfica, iria jogar o jogo pelo jogo e dar tudo naquele que é o jogo da época para aqueles lados. Não podia estar mais enganado.
Carlos Carvalhal (CC) montou uma estratégia própria de 8º classificado. Aliás jogou exactamente com a mesma estratégia com a qual o Vitória foi ganhar à Luz! A táctica de CC tinha 3 princípios (por ordem):

1º Anular Aimar;
2º Anular o ataque do Benfica;
3º Chutar a bola para o Liedson;

E tu dizes que esta estratégia surpreendeu o Benfica. É claro. O treinador, jogadores e adeptos do Benfica continuam a achar que o Sporting é um clube grande. Nunca pensaram que o Sporting iria jogar à Vitória de Guimarães.

Depois, tu dizes que o “Benfica jogou no seu meio campo”. Concordo…durante os primeiros 10 minutos, até perceber qual era o objectivo do Sporting para este jogo, e até equilibrar o número de jogadores no meio campo. A partir daí o jogo foi completamente equilibrado com o Sporting a jogar, mais uma vez, à Vitória de Guimarães…com o Liedson a vestir a pele de Targino!

Segundo o jogo que tu viste o Benfica só equilibrou o jogo aos 70 minutos … depois desse comentário só posso pensar que viste o jogo nos lugares destinados a cegos, que fazem parte da excelente arquitectura do estádio Alvalade xxi.

Dizes ainda que o Benfica não criou perigo… que os remates iam todos à figura! Realmente o Quim teve muito mais trabalho ao fazer defesas quase impossíveis a remates de Liedson (LOL), Vuck (LOOOOL) e Polga (LOOOOOOOOOOOOOL).

Quanto à arbitragem…fazes referência ao lance do Polga. Dizes que é fora da área (pelas repetições fico na dúvida), mas esqueces-te que era amarelo, o segundo, e consecutiva expulsão. Não te lembraste de referir ainda a entrada de Adrien sobre Saviola que é para Vermelho claríssimo.

Em suma, o resultado é justo. O Benfica desiludiu-me por não ter ganho o jogo, já que me pareceu que bastava acelerar minimamente para criar perigo. Noutras épocas, um empate em Alvalade seria um bom resultado, contudo, e vestindo o Sporting a pele de 8º classificado, parece-me que o Benfica deveria ter feito muito mais.
O Sporting também me desiludiu pelas razões que já referi… e os adeptos do Sporting também me desiludiram… Eu não percebo como é que é possível terem gostado da prestação da equipa, da táctica e da exibição da equipa. Parece que os níveis de exigência estão a decrescer…

Quanto ao facto de não teres visto nada do Benfica…justifica-se claramente pelo efeito dos benurons. As melhoras Fox.

LOL Da semana vai para o amarelo a Javi Garcia, que poderia merecer outra cor mediante os comentadores da Sport Tv.

Pirlo disse...

O resultado é justo, mas a tua análise é muito caseira.

Toda a gente deveria exigir mais ao Benfica, já que ao Sporting nem os próprios padeptos exigem.

abraço

Pedro Fonseca disse...

Pirlo e Antonio,

Estão enganados. Eu nao gostei da forma como Carvalhal montou a equipa. Foi a confirmação da incapacidade da equipa para lutar por maiores e melhres objectivos.

cmps

tx disse...

Caro Fox,

Infelizmente, acho que tanto SCP como SLB não se devem preocupar com o Porto.

O Porto campeão este ano ? Impossível! Tinha que mudar muita coisa tanto no porto (para melhor!) como nos seus actuais concorrentes, Braga e Benfica (para pior!). O que eu não acredito!

Ontem o porto voltou a não brilhar apesar de não ter feito uma exibição tão má como as que tem feito! O resultado parece-me justo!

Algumas notas do jogo do Porto: O banco e porque não a bancada iriam fazer muito bem a Hulk! Varela merece estar no 11 titular. Já Bellushi a desiludir também.

Guarín, Tomás Costa, Bellushi e Valeri -> 4 sul americanos claramente a mais no FCPorto.

Gostava de ver Castro, Ukra e Pélé regressarem ao Porto e darem mais oportunidades a uma estrela em ascensão chamada Sergio Oliveira!

Infelizmente não vejo o porto a ir contratar ninguém na abertura do mercado, mas tenho a confessar que o Rúben Micael encaixava na perfeição naquele 11 portista!

Acho que estas a menosprezar o braga! Porque não pensar num Braga Campeão ? E não referi-lo ?

Braga fica hoje líder e por lá vai ficar até depois de Janeiro! È que o Braga ao contrário do ano passado do Leixões, tem uma excelente equipa, um bom treinador, um bom 11, um bom banco, uma boa estrutura! São candidatos e têm estofo!

O Braga tem 1 empate onde foram claramente prejudicados (contra o Rio Ave, equipa surpresa deste campeonato!) e uma "boa" derrota num sempre díficil derby minhoto contra o Guimarães.

Não vejo o Braga a perder pontos a não ser no reduto do Nacional, nos Barreiros frente ao Marítimo, na luz e no Dragão!

Vamos esperar para ver!

Anónimo disse...

Para os que dizem que o sporting usou a táctica do autocarro, só vos tenho a dizer uma coisa: aprendam a ver e a perceber futebol.

Ponto 1: a táctica. Para os "lampiones" que indicam o facto do sporting ter jogado com 5 homens no meio-campo, ESSA É A TÁCTICA QUE O CARVALHAL QUER IMPLEMENTAR. Vocês não são o centro do universo!
(E gostava só de vos lembrar que a única vez que foram campeões nos últimos 15 anos, jogavam em 4-5-1)

Ponto 2: Preocupações defensivas. Caso não se lembrem, o sporting mudou de treinador há 10 dias, e está a jogar com uma táctica muito diferente. Dos poucos chavões do futebol, um dos únicos que fazem sentido é aquele que diz que as equipas se constroem a partir de trás. Assim que os jogadores começam a saber interpretar o papel que o treinador lhes exige, aí é possível ser-se mais ousado. Mais uma vez, o mundo não gira à vossa volta, e o Sporting tem que CONSTRUIR UMA EQUIPA DE RAÍZ: essa tem que ser a prioridade de Carvalhal, acima até dos resultados imediatos.

Ponto 3: "Los lampiones" dominaram a partida? Ai sim? Eu era capaz de jurar que a posse de bola foi 53%-47% para "los lampiones" (não significativo), que o sporting teve mais um remate (não significativo) e que as equipas tiveram um número igual de oportunidades de golo (para mim, sinceramente, não houve nenhuma oportunidade FLAGRANTE, digna desse nome). Então porque é que se diz que o Sporting jogou defensivamente?

Porque é a única maneira de justificar que o MELHOR BENFICA dos últimos dez anos EMPATE com o PIOR SPORTING dos últimos dez anos, que sofreu CHICOTADA PSICOLÓGICA há menos de 2 semanas e que anda a implementar NOVO ESQUEMA TÁCTIVO. Porque é a única defesa de quem dizia que ia GOLEAR o Sporting, que mais valia não ir ao jogo. Porque é a única saída airosa para quem andava a cantar de galo DESDE A PRÉ-ÉPOCA.

E o resto é tanga. Sou sportinguista, e portanto suspeito de facciosismo, mas acho que não escrevi nada que não seja um facto.

Em relação a queixas de arbitragem, mais uma vez são desculpas. Polga não levaria o segundo amarelo (fora as dúvidas que tenho nesse lance) porque não faz falta no primeiro amarelo: Aimar poderia ter provocado facilmente o contacto nessa entrada despropositada de Polga, mas ESCOLHEU O TEATRO COMPLETO E ATIROU-SE SEM QUALQUER CONTACTO. (Mais uma vez, podem questionar o tom em que falo, mas não podem contestar esse facto). E ainda há um possível penalty de David Luiz sobre o Liedson (para mim, deveria ter sido assinalado).

Não compreendo quem possa achar que o resultado não foi justo. E acho que nem "los lampiones" acreditam nisso... custa é dar o braço a torcer depois de MESES a dizerem que iam golear. Não jogaram melhor, não ganharam, e eu fico contente com o meu Sporting, não pelo resultado, mas porque acho que já se nota o trabalho de Carvalhal. O que em tão pouco tempo, é de louvar.

Mookie

Antonio disse...

Oh Mookie...

1º A questão não é ter 5 homens no meio campo, mas sim jogar com Adrian (a marcar homem a homem Aimar) e Miguel Veloso juntos.
2º A táctica de Carvalhal não é 4-5-1. É 4x3x3. E no jogo com o Benfica Vuck e Matias jogaram muito recuados (vais ter oportunidade de constatar isso nos próximos jogos).
3º Não viste ninguém dizer que o Benfica tinha dominado a partida... Viste sim o Fox dizer que o Sporting o tinha feito.
4ºQuanto a andar a "cantar desde a pré-época" deves tar a falar dos adeptos do teu clube...Não te esqueças do complexo de inferioridade de que tanto falam no teu clube. Se reparares, todos os adeptos do Benfica que vêm a este blog, continuam a dizer que o Porto é o principal candidato ao titulo.
5ºEm relação às queixas de arbitragem...não são queixas...são factos. Não vale a pena comentar o que disseste porque, para além de ter de respeitar a tua opinião, esta foi bem justificada quando dizes "...suspeito de facciosismo..."
Mas não posso deixar de dizer que me ri um bocado, quando dizes que o David Luiz fez Penalti sobre o Liedson...e que o Aimar fez teatro... (quando o Liedson teve o jogo inteiro a atirar-se para o chão ao minimo contacto).

Por fim, quanto ao trabalho de Carvalhal, acho que os Sportinguistas/lagartos ou lagartones têm tudo para estar satisfeitos. Será dificil um equipa como o Sporting baixar ainda mais o nível... e já se viu que os niveis de exigência baixaram bastante...Como diz o paquito...ficaram com a "tusa do mijo"... mas qual mijo?

abraço à distância (de 11 pontos) :P

Anónimo disse...

Toni,

1º O Miguel Veloso jogou no lado esquerdo, defendendo cmo qualquer jogador nessa posição defende. Por um jogador jogar a trinco, não quer dizer que jogue mais defensivamente noutra posição.
2º A táctica do Carvalhal para o Sporting deverá ser o 4-5-1. O 4-5-1 nem é muito diferente do 4-3-3 (difere fundamentalmente na forma como os extremos/médios-ala jogam) e devido às características dos jogadores do Sporting é provável que se aproxime mais desse sistema (se bem que por vezes torna-se até difícil de distinguir).
Para além disso, disseste e bem que o Vuk e o Matías irão jogar mais adiantados. Mas, tal como disse, quando tens um treinador novo, e um esquema táctico novo, é normal começares com mais preocupações defensivas e a equipa ir-se soltando à medida que vai ganhando entrosamento.
3º Tu disseste que o Sporting jogou como o Vitória de Guimarães, táctica apropriada para o oitavo classificado... Isso diz-se quando uma equipa joga para empatar, abdicando do ataque. Mas se achas que o Sporting jogou de forma excessivamente defensiva, abdicando do ataque e nem assim o teu Benfica dominou o jogo, acho que isso é mais pejorativo para o Benfica do que para o Sporting.
4º Quando eu falo de "cantar de galo desde a pré-época" falo de adeptos do teu clube. E não venhas com tretas. Acredito que tu não o faças, mas não acredito que não conheças uma boa dezena de gajos que o tenham feito desde a pré-época (e lagartos não viste, porque não podiam ter moral para o fazer).
5º Facto foi o que eu te disse. O Polga não toca no Aimar. Eu até fui explicíto em dizer que o corte foi despropositado, e o Aimar podia ter procurado o contacto e ganho falta, mas escolheu atirar-se ao chão. SEM CONTACTO. É diferente ir ao chão ao mínimo contacto (que tu dizes que o Liedson fez) e ir ao chão SEM CONTACTO. E isto foi só para explicar porque é que o Polga não devia ter sido expulso. Se responderes a este comentário, gostava que me dissesses se tenho razão ou não quando digo que não há falta porque não há contacto.
Em relação ao alegado penalty do David Luiz, eu disse que era um lance susceptível de dúvidas que para mim era penalty. Este tipo de lance (na minha opinião) deve ser punido porque não é preciso empurrares o jogador. A partir do momento que tens o braço na frente do corpo do outro jogador, podes simplesmente fazer a força necessária para que ele não chegue à bola. E note-se que aqui fui claro em dizer que é a minha opinião do lance, porque acho DUVIDOSO. Não vejo razão para que te risses, nem esse tal bocado que tu dizes.

Em relação ao que disseste anteriormente há coisas que não percebo. Dizes que te pareceu que o Benfica só precisava de acelerar um bocadinho para criar perigo. Sendo isso verdade, e visto que não o fez, talvez tenha sido o Benfica a ter demasiado zelo defensivo.
Dizes que o Sporting te desiludiu, mas que os lagartos têm TUDO para ficar satisfeitos com o trabalho do Carvalhal. Não percebo.
Em relação à exigência dos adeptos, é a exigência que se pode ter com um treinador que chegou há 2 semanas, a meio de um campeonato, com uma táctica diferente (lamento ter que estar a insistir nisso, mas parece que ninguém liga muito a isso, deve ser um factor menor). Nós não dizemos que vamos ganhar a Champions sempre que mudamos de treinador e vêm mais 2 sul americanos, temos expectativas realistas.

abraço à distância (de pelo menos um ano até te apanhar na taça) :P

Mookie

Antonio disse...

1º O Sporting jogou exactamente da mesma forma que o Vitória de Guimarães. Isso não significa que jogue para empatar (o vitória até ganhou). Significa que a táctica usada é a única que não levaria a uma derrota. No caso do Sporting, é obvio que o jogo foi mais equilibrado do que com o Vitória, visto que os jogadores do Sporting são muito melhores do que os do Vitória.

2º Jogar defensivamente é completamente diferente de entregar o controlo do jogo ao adversário. O Sporting não entregou o controlo de jogo ao Benfica, mas jogou com as linhas muito próximas e recuadas.

3º Em relação à táctica ser nova. Como diria o Jaime Pacheco, é uma faca de dois legumes. Pode ser mau para o Sporting porque não estão habituados e pode ser mau para o Benfica porque não sabe que táctica esperar.
Não vi até à 10ª Jornada nenhuma equipa jogar contra o Benfica com a sua táctica habitual. Todas as equipas utilizaram uma táctica meno "rodada" para parar o impeto do adversário. Por isso, esque a desculpa da táctica ser nova e de os jogadores não estarem habituados.

E ainda em relação à táctica: achas normal que o Sporting a jogar em casa, a 11 pontos do Benfica, coloque em prática uma táctica de contenção (2 MÉDIOS DEFENSIVOS LADO A LADO, UM DE MARCAÇÃO E OUTRO POSICIONAL SÓ SE USA COM ESSE PROPÓSITO)? É essa a exigência dos adeptos do Sporting? Eu ficava chateado...

Voltando à arbitragem, o lance de Polga é um lance claro de jogo perigoso, em que não necessário haver contacto para ser marcada falta. Ninguém obriga Aimar a levar porrada quando pode evitar uma lesão. São as regras do jogo. É um lance de jogo perigoso, punido com livre indirecto e consequente amostragem de cartão amarelo ao jogador.

Quanto ao David Luiz concordo que seja uma questão de critérios. Mas para mim não devem ser marcadas faltas naqueles lances. E repara que nem o Liedson (que tá sempre a queixar-se) se queixou naquele lance... Se marcavas penalti naquela jogada...qual a cor dos cartões para Veloso e Adrian nas entradas sobre Di Maria e Saviola respectivamente???

Quando eu disse que bastava acelerar um bocadinho, referia-me às jogadas de Ramires que nunca foram acompanhadas pelos jogadores do Sporting (por mera incapacidade). Bastava um Di Maria ao nível do jogo do Everton, ou um Fábio Coentrão mais cedo, para fazer estragos. Mas isto são tudo suposições...foi uma mera observação.

Ah...esqueci-me de referir a oportunidade que Ramires falhou de baliza aberta. Parece-me a ocasião mais clara de golo...

Quanto à provacação relativamente à Taça, é obvio que a eliminação do Benfica me deixou desiludido!

Contudo, considero que é melhor estar fora da taça ao fim da 4ª eliminatória, do que arredado da luta pelo titulo à 9ª jornada. Mas claro está...é uma questão de niveis de exigência.

Abraço!

Anónimo disse...

AI AI AI AI

Anónimo disse...

Não percebo porque é que dizes que o Sporting jogou da mesma forma que o Guimarães, e essa da "táctica usada é a única que não levaria a uma derrota" é mesmo só especulação, não merecendo por isso comentários.

Se a questão de o Sporting ter jogado defensivamente é só o facto de ter jogado com as linhas mais próximas, não acho que isso implique ser-se excessivamente defensivo, é uma questão estratégica. Com PB, os jogadores do sporting não trocavam de posições e trocavam pouco a bola: neste jogo, pareceu-me ver uma diferença nestes aspectos. E achas que o facto de jogar com linhas mais juntas não pode também estar relacionado com este facto?

As equipas têm que defender e atacar, e quando digo que não acho que o Sporting tenha sido excessivamente defensivo, é porque acho que o Sporting, tendo defendido bem, não atacou menos que o Benfica. O Sporting atacou o suficiente, só não atacou com a qualidade suficiente para marcar (como aliás o Benfica).

Essa da táctica ser nova não servir de desculpa parece-me ridícula. Se achas que uma táctica não tem que ser ensaiada, que não têm que ser criadas rotinas, que cada jogador não tem que saber qual o seu papel em cada instante do jogo ou que, porventura, isto não exige trabalho, lamento dizer-te que não me parece possível discutir futebol contigo. E continuo a achar normal que uma equipa se preocupe prioritariamente com os processos defensivos na fase de definição de uma táctica.

Essa questão dos dois médios defensivos, presumo que estejas a falar do adrien e do moutinho, que jogaram lado a lado no meio campo. O moutinho não é um jogador esclusivamente defensivo e o papel que lhe cabe nesta táctica é o de médio box-to-box. Muitas equipas jogam com um médio defensivo e um box-to-box, como a selecção o fazia antes do Queirós. Não acho que seja um esquema "de contenção" por causa disso. Talvez o Moutinho tenha subido pouco no terreno, mas por causa das circunstâncias do jogo.

Lance claro de jogo perigoso? Não acho que tenha sido, é uma entrada de carrinho mal temporizada como muitas por jogo, e não me lembro de ver sanção sem contacto para entradas em carrinho (se bem que aqui até acho que a tua posição é legítima). E quando dizes que ninguém obriga o Aimar a levar porrada, essa é ridícula! Tal como evitou o carrinho atirando-se para o chão, poderia evitá-lo sem se atirar para o chão. Não justifiques o que não é justificável, nem venhas com a conversa que os outros também fazem que não tem nada a ver para o caso: foi uma completa simulação.

A ocasião do Ramires, para mim, é relativamente comparável com a do Polga: Ramires tinha o guarda-redes batido, mas Polga tinha a bola segura na sua posse. E, francamente, não acho que esse tipo de oportunidades sejam tão difíceis de falhar como muitas vezes as pessoas dizem, tanto num caso, como no outro: no caso do Polga pelo ângulo que o GR corta, no caso do Ramires, porque não acho que seja uma bola tão fácil de interceptar em condições como possa parecer (não que isto tenha alguma coisa a ver com a discussão).

Em relação a essa da exigência, torno a repetir que só posso ficar contente pelo facto do Carvalhal estar a definir desde já a nova forma de jogar de Sporting. Isso para mim é FUNDAMENTAL, e mais importante que os resultados imediatos. Além disso, pode-se dizer que o Sporting não tentou ganhar o jogo? Acho que o Sporting, aliás, tal como o Benfica, poderia ter ganho o jogo. E enquanto que o JJ tirou jogadores ofensivos e meteu jogadores mais defensivos (possivelmente na fase em que o Benfica tinha um maior ascendente, e em que era de esperar que o tivesse) o Carvalhal ainda meteu o Postiga (que pode não ser grande merda, mas é um avançado) sendo o resto das subs. troca-por-troca. No fundo, continuo sem perceber em que é que o Sporting NA PRÁTICA foi mais defensivo que o Benfica.

Anónimo disse...

Tu insistes na história da exigência, este ano por exemplo os adeptos exigiram a saída do PB e acabou por se concretizar.
Essa insistência na exigência, essa história de que os sportinguistas ficam contentes só por ficarem à frente do Benfica, esse tipo de tanga irrita-me um pouco. Nós últimos anos, qual foi então a exigência dos adeptos do Benfica? Nunca vi grande contestação no Benfica nestes últimos anos em que ficaram em 3º e 4º... Quem é que se contenta com pouco? Dizem que os sportinguistas se contentavam com o 2º lugar só por ser à frente do Benfica... e os benfiquistas deram sinais de não se contentarem com o 3º ou 4º lugar? De EXIGIREM mais?

Abraco[]

Mookie

(peço desculpa aos leitores pela extensão, às vezes entusiasmo-me um pouco :S nem sabia que havia limite de tamanho no controlo :D)

Anónimo disse...

Força Mookie !

Ès o Maior!

Abaixo o facciosismo do António!!!

Antonio disse...

Oh Anónimo...respondo-te quando conseguires argumentar alguma coisa...

Mookie,
Viste algum benfiquista contente com o 3º ou 4º lugar? Eu nesta semana tenho visto muitos sportinguistas contentes por uma pseudo boa exibição! Tenho visto muito sportinguistas contentes com um empate em casa! Tenho visto muito sportinguistas felizes da vida! Na parte que me toca, nunca me vais ver feliz por essas razões.

No que diz respeito aos outros assuntos... Gostei do dialogo, mas a partir de agora vamos começar a discutir o sexo dos anjos. As nossas opiniões, mais ou menos sustentadas, são diferentes e não há grande volta a dar a isso.

A ver vamos se o Sporting vai jogar em 4x5x1 ou em 4x3x3 o resto da época (tácticas completamente diferentes)...

Ah...e a dupla de médios defensivos era claramente o Adrian e o Miguel que jogaram atrás do Moutinho (pelo menos na minha tv rasca :P)

Abraço Mookie

Joao disse...

Tanta discussão para quê?
agora so vai dar porto! PENTA PORTO!

Jony

Pedro Fonseca disse...

Tenho estado muito atento à discussão e estou de acordo com partes dos dois discursos.

Antonio: O Sporting não jogou à defesa. Jogou em contenção investindo no contra ataque.

Mookie: Não gosto daquela táctica e não é táctica de clube grande. Em itália talvez fosse.

Antonio: Dúvido que adeptos do Sporting estejam contentes com a exibição do Sporting. Não ha razao.

Mookie: O Antonio tem razao quanto à arbitragem.

Antonio: As equipas têm de rutinar a tactica. É um factor importante.

Mookie: Não podemos ficar contentes por empatar com o Benfica em casa. Este jogo era decisivo para nos. nao para eles.

Abraço a todos

Vasco Matos disse...

Um derby é sempre um jogo de 1X2 por isso qualquer resultado que saísse dali era um resultado justo...é certo que o Sportem precisava mais do resultado mas não deixa de ser um resultado satisfatório tendo em conta que jogámos contra os tri-campeões da pré-epoca, contra o melhor ataque do mundo e contra jogadores de clausulas de rescisão altamente inflacionadas (mas isso é outra conversa)...
Outra coisa não vejo qual é o mal de ter o Aimar com marcação cerrada pois este ao ver-se altamente pressionado teve de virar o seu jogo para a modalidade de mergulho (coisa que melhor faz). Ou seja, o mágico criador de jogo não foi mais do que uma mediocridade com muito mérito do Adrien (espero que o Carvalhal aposte mais nele pois é mais um diamante da mina de Alcochete que precisa de ser lapidado)...
Quanto ao JJ acho que tem razão em dizer que estamos afastados do título mas apesar disso ainda poderemos ter uma palavra a dizer quanto à atribuição do título quando os novos 3 grandes jogarem contra nós...

Abraços a todos e FORÇA SPORT!!!
ESFORÇO DEDICAÇÃO DEVOÇÃO E GLÓRIA
NOS BONS E MAUS MOMENTOS SPORTING ATÉ MORRER

PS: Em vez de terem apedrejado o autocarro das avestruzes deviam era ter queimado aquela merda! sempre dava para fazer uma fogueira e aquecer os adeptos leoninos naquela noite fria de inverno =)

Antonio disse...

Vasco, pensei responder-te até ver o PS.

Obrigado por demonstrares a opinião e mentalidade da minoria dos adeptos do Sporting. É sempre bom conhecer o lado mau do mais comum adepto de futebol.

E é sempre bom perceber, pela voz dos adeptos, o que quiseram José Eduardo Bettencourt e Paulo Bento dizer com a expressão "complexo de inferioridade".

Abraço

mwm disse...

Só passados vários posts é que vejo alguém (o Toni) a falar no primeiro lance que poderia ter dado em golo:
Cardozo vai para a área, tem Ramires sozinho na direita que, caso a bola lhe fosse parar aos pés, tinha a baliza aberta para fazer o primeiro da noite.

Unknown disse...

Se a bola lhe fosse parar aos pés e se rematasse e se fosse golo... tá bem mike :p

Muito boa a troca de argumentos entre o António e o Mookie. A falar é que a gente se entende, ou não !

Por minha parte uma última nota:

Gosto de empatar com o Benfica em casa ?

Não

Gosto de empatar com o Benfica que está lançado para o título e a jogar o melhor futebol das últimas epocas enquanto que o Sporting jogava pior que mal há umas semanas e trocou de treinador, com um só jogo de adaptação contra os pescadores ?

Podem querer que sim !

mwm disse...

Futebol, para além de táctico é muito psicológico. Estamos a falar de um clássico! Não é um Sporting ou Benfica - Leixões. As equipas são rivais há muitos muitos anos, ainda nós não éramos nascidos.

Se estavam mal, passam a estar bem só para o derby. Perder com o Benfica em casa está fora! Orgulho a cima de tudo.

Antonio disse...

Epah...essa conversa do jogo de adaptação já cheira mal!

1º A defesa é a mesma. Há adaptação? Sim! Há 4 anos que se andam a adaptar uns aos outros.
- O Benfica jogou com um Defesa esquerdo com poucos minutos de Benfica e com um defesa central pouco rodado e raramente utilizado com David Luiz.

2º No meio campo jogaram: Matias, Adrien, Moutinho, Veloso e Vuck. Desses jogadores, 4 faziam o losango de Paulo Bento. Desses jogadores, 4 estão há 3 anos no clube e jogam juntos há 3 anos. Qual adaptação? Há tactica nova? O Miguel jogou onde costuma jogar, o Adrien jogou em marcação, Moutinho jogou onde gosta e Vuck jogou junto à linha como de costume. Adaptação do quê?
- O Benfica jogou com: Di Maria, Javi, Aimar e Ramires. Destes, só um é que foi titular a época passada (e numa posição diferente). Javi e Ramires vieram esta época. O Meio campo do Benfica começou este ano, com novos jogadores a jogar em losango.

No ataque jogou Liedson. Não sabe jogar sozinho é verdade. Mas têm de admitir que "antes só que mal acompanhado"...

Desde que Carvalhal veio para o Sporting que eu disse que ele não iria incutir uma táctica nova em poucos dias. Vocês acham que as movimentações dos jogadores do Sporting são novas? Ou são aquelas que usam há 4 anos.

Não percebo essa da adaptação...porque se essa desculpa é suportada por uma simples mudança de treinador (com 2 semanas de trabalho), leva-me a crer que de futebol vocês não percebem nada!

Mas acredito que não é assim...estão só ceguinhos...

Unknown disse...

Mas tu viste o Sporting a jogar contra o Ventspils ?

É que se achas que o Sporting não mudou com a saída de PB e a entrada de CC então o cego és tu !

E mesmo que a táctica não mudasse, que mudou (não radicalmente óbvio), demora algum tempo a passar de exibições dessas a ter uma equipa que tenha obrigação de ganhar ao Benfica em casa !

Pode parecer que foi há muito, mas entre esse jogo com o Ventspils e jogo com o Benfica passaram 2 (dois) jogos, contra o Rio Ave (PB demite-se) e contra os Pescadores.

Antonio disse...

Exactamente o que eu disse!
O que tu disseste não tem NADA, mas mesmo NADA a ver com adaptação.

Uma mudança de treinador pode, a curto prazo, trazer várias coisas: mudança de mentalidade, vontade de mostrar trabalho ao treinador e vontade. Agora, podes ter a certeza que entre essas coisas, A CURTO PRAZO, não existe "PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO".

Unknown disse...

Pronto não gostas que lhe chame adaptação.

Chama o que quiseres, não muda o facto que o Benfica em Alvalade não conseguiu melhor que a equipa semi-profissional do Ventspils.

(aliás eles ainda marcaram 1 golo)

Antonio disse...

É verdade Fox... Vou ali ao Oeiras Parque mandar fazer uma taça para entregar à equipa do Sporting. Antes o campeonato era ganhar ao Benfica...agora, em caso de empate, já são campeões ;)

Parabéns Fox, vai pôr um caxcol enrolado à Cabeça do Marquês!

Unknown disse...

Não vás já fazer a taça, espera pelo menos pela 2ª volta !

Anónimo disse...

António, só para tirar as dúvidas:

No Record:
«(...) diante do Benfica, Carvalhal lançou mais novidades. Adrien apareceu a titular (...), jogando ao lado de Moutinho e libertando Veloso para o lado esquerdo do meio-campo - outra novidade (...)»
(eu copiava o link, mas não consigo copiar texto para esta text-area)

Das três uma: ou como começaste por dizer, viste DE FACTO um jogo um bocado diferente, ou a tua televisão rasca é pior que o streaming rasca que eu vi (pá, deita-a fora) ou então a tua televisão é Grundig, daquela altura em que o slogan era Made For You. Televisão tão feita para ti, que até o esquema táctico das equipas rivais é diferente da realidade.
(Por momentos, pensei que tinha sido eu a sonhar com o esquema táctico do sporting... espero que acabe a conversa dos 2 trincos)

Depois tens barbaridades como dizer que uma mudança de treinador apenas poder trazer mudança de mentalidade e vontade de mostrar trabalho ao treinador. O treinador não define a forma como uma equipa joga? Não é por isso que recebe o valor do seu peso em ouro mensalmente? Uma forma de jogar não demora tempo a implementar? Qual é então o trabalho de um treinador? Suponho que para ti futebol seja 11 contra 11 e um gajo que se limita a dizer em que posição joga cada um. Para mim, mesmo que a táctica se mantivesse, se o treinador quiser alterar a maneira de jogar, isso é suficiente para ter que haver adaptação da equipa.

Dizes que entre 4-4-2 losango e 4-5-1 não é necessária adaptação, porque os jogadores jogaram mais ou menos nas mesmas posições (e é óbvio que uma táctica se limita a isso[!]), mas 4-5-1 e 4-3-3 são esquemas RADICALMENTE diferentes.

Tal como tinha dito, acho que não vale a pena discutir futebol contigo. Lamento informar-te, não percebes nada disto.

Ah, e ainda gostava de saber em que é que o Sporting foi ultra-defensivo. Já que atacámos tanto como o Benfica, tivemos tantas oportunidades como o Benfica, a posse de bola foi dividida... Mas tou a falar de factos, não de retórica.

Abraço
Mookie

Raul disse...

Boas, ainda não comentei este artigo porque tinha de ter tempo para o ler bem.

Nao vou intervir nas opiniões do Antonio e do Mookie.

Quanto ao jogo..
Para mim o Benfica fez um bom resultado pelas seguintes razões:
1 - O Sporting vai mudar para melhor com o CC, vai deixar de perder pontos e lógicamente não irá perder muitos mais pontos em casa. A chicotada psicológica fez efeito e a equipa vai reagir bem. É bom para o campeonato e não acredito que vá perder a Braga ou que perca em casa com o Porto.
2 - O Benfica jogou sem Luisão, o patrão da defesa, e Sidnei tem jogado pouco esta época. Como se não bastasse Sidnei aleija-se e entra o Miguel Vitor que apenas tem minutos de pré-epoca nas pernas. JJ teve de se conter nessa altura e jogar pelo seguro. Recordo que os ultimos 20 minutos são por habito o periodo mais forte do Benfica e onde a equipa se consegue superiorizar a nivel fisico.

Na análise ao jogo, o Sporting surpreendeu-me pela forte atitude, entrou em campo para tentar ganhar e marcar cedo, uma vez que o Benfica ainda não consegiu dar a volta ao marcador a contar para a Liga, era de esperar.. Houve algumas oportunidades, o Sporting não consegue trabalhr a bola tão bem como o Benfica até perto da baliza e o tiro de Miguel Veloso mostrou que o Sporting tem outros argumentos que o Benfica não tem, tal como o Benfica mostrou que tecnica individual e lances na area são a sua especialidade. De referenciar as quatro melhores oportunidades do jogo, Ramires e Di Maria contra Polga e Miguel Vaidoso(veloso, desculpem).

As equipas podiam ter arriscado mais? Na minha opinião sim.
Deveriam ter arriscado mais? O Benfica, como disse acima, acho que não. O Sporting? CLARO QUE SIM!Como também já disse, disputou e tentou ganhar o jogo, mas.. podiam ter feito mais..

Melhor em campo: Miguel Vaidoso.

Antonio disse...

Gostei Raul! Disseste tudo ;)

Mookie, não vejo como uma citação do record pode tirar qualquer tipo de dúvidas.
Independentemente da credibilidade, OU NÃO, do Record, não me parece que num meio campo com 3 elementos a jogar no meio (um em marcação, um à zona e outro a fazer box-to-box)seja coerente dizer que um dos elementos jogou à esquerda, um à direita e outro no centro. Mas claro! Já vi que percebes muito de futebol, e quando te referias "à esquerda" estavas a falar da zona 12 numa táctica de 4-5-2 (DIFERENTE DE 4-2-3-1, QUE ESSA SIM É PRÓXIMA DE 4-3-3, e COMPLETAMENTE DIFERENTE DO 4-3-3 preferido do Carlos Carvalhal...mas compreendo que para ti seja uma questão posicional de números separados por tracinhos).

Mas pronto...é a tua opinião! Eu aceito-a.
Não sei se percebes muito ou pouco de futebol, mas tenho a certeza absoluta que percebes muito menos do que eu (o que não quer dizer que eu perceba alguma coisa).

Enquanto quiseres argumentar com dados e factos crediveis, estamos cá para discutir, se passares a basear as tuas ideias em sonhos, suspeitas e no Record, passo a falar contigo de outra maneira.
[ou podes conversar com o Vasco sobre o Vermelhices...]

Quanto à tua opinião em relação ao impacto que um treinador trás à equipa a curto prazo...só posso concluir que não fazes ideia o que é uma mudança de táctica e muito menos o que é dar um pontapé numa bola! E sim...Às vezes é preciso ter dado alguns!

Fica bem e não te esqueças de ires com o Fox pendurar o caxcol ao pescoço do Marquês.

Já agora, lanço-te um desafio, vê o jogo de amanhã do Sporting e faz uma análise ao jogo (se tiveres tempo, é claro). Os últimos dias têm sido cansativos e estou a precisar seriamente de um artigo que me faça rir!

Faz como o Pedro Ribeiro diz. Começa o artigo assim:

"Vamos falar de comédia...O Sporting jogou esta noite..."

Abraço

Pirlo disse...

LOLOLOL. Zona 12! Lindo.

Anónimo Mokie
Qualquer pessoa que tenha jogado qualquer desporto colectivo compreende que a entrada de um novo treinador não tem impacto no funcionamento tactico da equipa.E não falo só em futebol isto acontece em qualquer desporto de equipa.

cumps

Antonio disse...

A curto prazo Pirlo, a curto prazo. [Tens de detalhar se não és apedrejado em praça pública. Aqui não entram proverbios populares :P]

G disse...

"Eu é q percebo mais de futebol"

"não, não.. eu é que percebo mais"

deixem-se disso :)

Anónimo disse...

António,

"não me parece que num meio campo com 3 elementos a jogar no meio (...) seja coerente dizer que um jogou à esquerda, um à direita e outra no centro."
APRENDE A LER. Não é isso que está escrito. No meio jogou adrien (trinco), moutinho (box-to-box) e matías (10), jogando o veloso na esquerda e o vuk na direita. Espero que assim percebas FINALMENTE como é que o Sporting jogou.

Sim, se calhar os jornalistas desportivos PROFISSIONAIS não têm credibilidade quando dizem as posições dos jogadores em campo. Tu é que tens. Os leitores do blog (se não tiverem visto o jogo) vão ter dificuldades em escolher em quem acreditar.

Como de resto só disseste merda, não tenho mais nada a comentar. Ah, tirando o "de certeza que percebo mais de bola do que tu". Como não me conheces de lado nenhum, isso só tem um nome: arrogância pacóvia.

Mookie

Anónimo disse...

Se mesmo assim não tiveres percebido, vê esta notícia que fala de como o Sporting deverá jogar hoje em relação a como jogou com o Benfica.

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=e1e0955a-faa5-41e6-a3ef-8eea23230dc2&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024&h=2

Antonio disse...

Agora temos virgens ofendidas...

Ora veja lá bem:

António diz: "Gostei do dialogo, mas a partir de agora vamos começar a discutir o sexo dos anjos. As nossas opiniões, mais ou menos sustentadas, são diferentes e não há grande volta a dar a isso."

António diz (NUMA CONVERSA COM O FOX): "Não percebo essa da adaptação...porque se essa desculpa é suportada por uma simples mudança de treinador (com 2 semanas de trabalho), leva-me a crer que de futebol vocês não percebem nada!
Mas acredito que não é assim...estão só ceguinhos.."

Mookie aparece e diz: "Tal como tinha dito, acho que não vale a pena discutir futebol contigo. Lamento informar-te, não percebes nada disto."

António:"Mas pronto...é a tua opinião! Eu aceito-a.
Não sei se percebes muito ou pouco de futebol, mas tenho a certeza absoluta que percebes muito menos do que eu (o que não quer dizer que eu perceba alguma coisa)."


Mookie:"Como de resto só disseste merda, não tenho mais nada a comentar. Ah, tirando o "de certeza que percebo mais de bola do que tu". Como não me conheces de lado nenhum, isso só tem um nome: arrogância pacóvia."


Nas conversas contigo, fui sempre correcto. Tentei fundamentar sempre a minha opinião. Não fui eu quem te disse que não percebias nada de futebol...
Agora não te venhas fazer de virgem ofendida...se eu tenho "arrogância pacóvia" pelo que disse (lê lá outra vez...). Tu tens o quê? Azia democrática?

Não me vou chatear com ninguem neste blog. O objectivo do blog não é esse... Tens razão G! Por mim a conversa acabou aqui (e já tinha acabado há muito tempo).

Fica bem Mookie

SCPForever disse...

Caro Arruaças (AKA Raul):
- Fiquei espantado com a tua análise ao jogo! Por momentos pareceu-me que não eras do SLMerda! =)
Estou espantado! Parabéns!

PS: QUERO MAIS FIGHT =)

Anónimo disse...

António,

Não fiquei ofendido com o que disseste. Quando disse que não percebias nada de bola, era no sentido de que não acho o teu ponto de vista válido. Como tu por exemplo disseste "leva-me a crer que de futebol vocês não percebem nada", pelas mesmas razões. Talvez não o devesse ter dito, mas não era com intenção de ofender.

Tal como não te queria ofender com o último comentário. No entanto, mantenho o que disse porque é o que penso: alguém que diz que tem a certeza que sabe mais seja do que for do que outra pessoa, não sabendo o que a outra pessoa sabe ou deixa de saber, padece dessa falha. Mas não fiquei ofendido com o que disseste, nem acho que alguém tenha que ficar ofendido com o que quer que seja no meio desta discussão.

Quando se fala de bola, e se GOSTA de bola é normal que haja estes excessos. Se te sentiste lesado com a deixa de não perceberes nada de bola, lamento. Também estava um bocado frustrado por estar a tentar fazer ver um ponto de vista e tu responderes-me como se eu estivesse a dizer outra coisa (sobre a posição do Veloso), até porque nem sequer é uma questão subjectiva.

Em relação a isso de haver chatices, não estou chateado com nada nem acho tão pouco que haja razões para isso. Por mim, estamos finos.

Abraço,
Mookie

Anónimo disse...

acabou ???

Logo agora que isto estava a ser giro !

Anónimo disse...

AI AI AI AI

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul