Quem tramou Paulo Bento ?


Depois de 4 anos (e meio) no Sporting e com a demissão à 9 ª jornada, há uma pergunta que não me sai da cabeça... quem tramou Paulo Bento ?

Para responder a esta pergunta temos de voltar atrás... até à 1ª época de Bento em Alvalade: 2004/2005

Curiosamente à 8ª jornada desse ano, Paulo Bento substitui Peseiro, que tinha posto a equipa a jogar o melhor futebol que havia memória e foi, como certamente todos se lembram, quase-campeão e quase-vencedor da UEFA.

Peseiro saiu na altura sobre forte contestação, não directamente por causa dos resultados mas pela total falta de controlo que tinha sobre o plantel. É verdade que esse início de época esteve longe de ser brilhante, o Sporting não conseguiu entrar na Champions e foi eliminado da UEFA pelo Halmstads, mas quem viu esses jogos com alguma atenção certamente que viu que Peseiro estava impotente, face a uma equipa que não queria ser mais treinada por ele. Eu ainda me lembro do Liedson a fazer jogos inteiros a passo.

Assim, antes de qualquer outra coisa, Paulo Bento, que na altura ainda não era o treinador oficial do Sporting porque ainda estava a tirar o último nível do curso de treinador tinha de por ordem no balneário.

E foi o que fez. Liedson, que tinha sido o "líder" (a par de Rochemback, mas esse não fazia tanta mossa jogar mal) foi posto na ordem, com Paulo Bento a não hesitar em o deixar de fora num jogo com o Benfica. Stojkovic, o auto-intitulado melhor guarda redes da europa (que ninguém quer nem dado) também o testou e o resultado ficou (e ainda está) à vista.

A partir daí, com equipas que tinham estrelas como Silva, Koke, Pinilla, Bueno, Deivid, Farnerud, Paéz, Purovic, Marian Had (já nem me lembrava desta pérola) e outros que tal, Paulo Bento tentou sempre alcançar os seus 2 objectivos: ser campeão e chegar longe na Europa.

E foi essa a primeira estaca no ex-treinador. É conhecido o estado financeiro do Sporting, mas alguém (Pedro Barbosa, Ribeiro Telles ?) falhou redonda e repetidamente ao longo destas últimas 4 épocas. Comparando com o Braga desta época e com o Leixões da anterior, é fácil ver que para além de recursos limitados, Paulo Bento sofreu ainda mais com estas "estrelas".

Mesmo assim, os resultados não reflectiam as equipas que tinha.

2005/2006
2º lugar a 7 pontos do Porto (um feito, depois do arranque de Peseiro)

2006/2007
2º lugar, a 1 (um) ponto do Porto
Taça de Portugal
Supertaça
Sporting 1-0 Inter, infelizmente e mesmo segurando o Bayern em casa com um empate a 0 as derrotas com o Spartak de Moscovo ditaram o afastamento das competições europeias.

2007/2008
2º lugar, a 14 pontos do Porto
Taça de Portugal
Supertaça
Sporting 2-2 Roma, com um autogolo de Polga aos 89 min a por o Sporting fora da Liga dos Campeões

2008/2009
2º lugar, a 4 pontos do Porto
1ª participação do Sporting nos 8ºs de final da Champions

Como alcançou estes resultados, com equipas sofríveis ? Paulo Bento desde sempre defendeu que o resultado era mais importante que a exibição. "Para assistir a grandes espectáculos vou ao cinema", disse. E, se com isso conseguiu estes resultados por outro lado, e por comparação directa com Peseiro, isso afastou muita gente do estádio.

Para além disso ainda há o 4-4-2 losango. Se por um lado Paulo Bento (especialmente esta época) teve de inventar e adaptar jogadores às mais variadas posições por falta de opções a verdade é que a partir da 2ª época a maneira de jogar do Sporting não era segredo para ninguém.

É importante não esquecer, no entanto, o melhor do Sporting de Paulo Bento. O final de época em que o Sporting fazia 10 primeiros minutos infernais e as palestras ao intervalo que mudavam a equipa em campo. Não sendo um génio táctico Paulo Bento muitas vezes conseguiu por a equipa a jogar melhor do que os jogadores e o 4-4-2 losango.

Voltemos agora à presente época.

Devido às eleições no Sporting, esta época foi pior do que mal preparada. Logo aí Paulo Bento teve, mais uma vez, um mau plantel para conseguir os seus objectivos.

Até aí não há grande diferença desta época para as anteriores. A diferença desta época para as outras foi o facto de Paulo Bento se querer demitir desde a pré-época.

Há quem tenha dito (inclusive neste blog) que a direcção do Sporting teve uma atitude digna e transparente. Não podia discordar mais. Bettencourt baseou a sua campanha na ideia de continuidade, garantindo "Paulo Bento 4Ever", o que na prática significou que Paulo Bento não podia ser despedido, ou seja, por pior que ficasse PB, melhor ficava Bettencourt, que estava a "defender" o seu treinador.

Assim, e para mais com o excelente começo de época dos do outro lado da 2ª circular a pressão sobre Paulo Bento cresceu até que o próprio teve de se demitir.

Rui Patrício, Daniel Carriço, Bruno Pereirinha, Adrien e Nani. A contribuição de Paulo Bento para o Sporting e o futebol português, com uma ligação inédita entre as camadas jovens e a equipa principal perdurará por muito tempo. Para além disso fica a figura de um Treinador, como poucos, com valores definidos e vontade férrea de os defender.

Como despedida, aquele que considero ser o melhor jogo que vi com Paulo Bento.



Até logo, Paulo Bento.

2 comentários:

Pedro Fonseca disse...

Execelente artigo!
Sublinho completamente...

Antonio disse...

Eu gosto do Paulo Bento. E ao contrário do que muitos pensam, não gosto dele por achar que fez mal ao Sporting. Gosto dele porque conseguiu fazer de um conjunto mediocre e escasso de meninos mimados, uma equipa!

"Bla Bla Bla...Esteve lá 4 anos e nunca jogaram nada." Discordo completamente.
Paulo Bento incutiu à equipa um espirito lutador e capacidade de acreditar. Jogavam mal? Quem diz isso não deve ter visto o Benfica nos ultimos anos.

Vamos ver quando voltarão os sportinguistas a chorar...quem sabe se não irão chorar por Paulo Bento, quando esteve estiver de faixa ao peito.

Ainda vamos ouvir falar muito dele.
Outro treinador capaz de fazer pelo Sporting o que fez? Desconheço tal virtuoso!

Nota: 5 dias é muito Fox

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul