Análise ao Sporting 2011/2012


Boas, devido ao facto do Fox (meu irmão) andar ocupado com várias coisas ultimamente, pediram-me para fazer eu desta vez o post sobre o que se anda a passar esta época no leão...

Vou então tentar cobrir os vários aspectos sobre o que se viu do Sporting 2011/2012 até agora:

1. Novas contratações deste defeso;
2. Análise ao plantel inteiro e algumas... incógnitas que têm;
3. Táctica para esta temporada;
4. Análise dos dois últimos jogos de preparação.


Vamos começar pelo básico: o Plantel.


Nesta pré-temporada foi feito um esforço significativo em trazer qualidade ao plantel. Por isso, após 12 contratações, e 15 milhões gastos sem incluir o passe do Marcelo Boeck (não foi anunciado), aí estão as novas adições!
Do meio-campo para trás, contamos agora com:

- um guarda-redes com créditos confirmados na Liga, Marcelo Boeck.
- um defesa direito jovem e titular da selecção sub-20 colombiana, Santiago Árias.
- um defesa esquerdo jovem com presenças nas selecções de formação gaulesas, Atila Turan.
- um defesa central eficaz e de impulsão invejável, Alberto Rodríguez.
- um defesa central alto e forte, Oguchi Onyewu.

Destaco também a presença do júnior Ilori e do regresso de Pereirinha após empréstimo.

Do meio-campo para a frente, contamos agora com:

- um médio destruidor, Fito Rinaudo.
- um médio que gosta de fazer rolar a bola, Stijn Schaars.
- um médio criativo e consistente, Luís Aguiar.
- um ala com técnica acima da média, Diego Capel.
- um ala/atacante que faz uso da sua velocidade, Carrilo Diaz.
- um atacante para as costas do ponta de lança/segundo avançado, Diego Rubio.
- um ponta-de-lança mais posicional, Ricky Van Wolfswinkel.
- um ponta-de-lança explosivo, Valeri Bojinov.

Destaque também para o júnior André Martins, que agarrou o seu lugar após uma boa pré-época.


Plantel Sporting 2011/2012 ( dia 31-07-2011)


Nota: No lugar de João Gonçalves estará Pereirinha.


O que eu ainda não percebo / Análise ao plantel actual:

  • Aposta em Evaldo para o lado esquerdo da defesa.
Após uma má temporada do Evaldo, eu esperava que contratassem alguém que conseguisse entrar de caras para aquela posição. Na época passada, toda a equipa se ressentia porque Evaldo tinha problemas a defender e tinha uma dificuldade tremenda em cruzar ou produzir algo que fosse no processo ofensivo da equipa. Em resumo, parecia que tinha sido contaminado pelo Abel.
Contudo, o novo treinador já o conhecia do Braga e resolveu apostar nele como titular da posição e foi contratada uma jovem promessa francesa para evoluir. Espero sinceramente que a equipa não se ressinta desta posição... outra vez.
  • Santiago Arías e Atila Turan são mistérios por decifrar.
Ambos são jovens promessas e marcaram presença nas selecções de formação do seu país. Mas até ao momento, é impossível saber se vão acrescentar qualidade á equipa mesmo sendo promessas de futuro, como disse Carlos Freitas. Completas incógnitas até ao momento.
  • Adeus Abel, olá Pereirinha!
Bruno Pereirinha deve ocupar um lugar de bombeiro no lado direito do ataque e da defesa. Não tenho boas memórias do jogador, pois estagnou completamente na sua evolução após algumas temporadas em que dava boas indicações. Veremos...
  • Yannick Djaló e Helder Postiga.
Djaló têm o estatuto de eterna promessa / jogador inconsistente. Prometeu a melhor época de sempre mas pelos dois últimos jogos parece destinado a mais uma época de altos e baixos.
Postiga... será Domingos capaz de retirar finalmente algum proveito dele? A época passada marcou 6 (!) golos, a sua melhor marca desde que chegou ao Sporting, e foi campeão dos... foras-de-jogos, remates á baliza e vice-campeão das faltas cometidas. Será a última época para os dois se não justificarem serem uma mais-valia para o plantel.


A Táctica


Ainda é muito cedo para se apontar para um modelo de jogo definitivo, mas deverá ser um 4-3-2-1 e o 4-1-3-2 como modelo alternativo, tendo em conta as características dos jogadores, os reforços e os princípios de jogos aplicados nos jogos de preparação.

4-3-2-1



4-1-3-2 (modelo alternativo)


  • Na frente de ataque é onde há mais incógnitas... ou se joga com um avançado mais recuado, entre a linha defensiva e o meio campo adversário, e um com cariz mais fixo, ou então só com um ponta-de-lança apoiado por dois extremos. Wolfswinkel já mostrou que não é jogador para ir buscar bolas ou ir á linha cruzar, Bojinov e Rubio fazem bem o papel de avançado recuado e Postiga... espero que não jogue!
  • O meio-campo têm várias opções, deve ficar mais equilibrado com a chegada de Matías. O papel de médio de cobertura ficará entregue a Rinaudo, com Schaars a jogar na sua frente como médio de transição. Não se consegue perceber se Domingos quer jogar com dois médios de transição ou com um mais criativo.
  • A defesa, pelo o que se percebeu, jogará com uma linha defensiva alta, junto ao meio campo adversário. Ao contrário do que se esperava, ainda ninguém parte com vantagem aqui, e os que fizerem as melhores exibições dentro do trio Onyewu-Carriço-Rodriguez preencherão os lugares.

Análise dos dois últimos jogos de preparação

Antes demais, como já disse Domingos, não é por terem ganho á Juventus que os jogadores eram bestiais, nem é por terem perdido com o Valência que são umas bestas. São jogos de preparação, nem a táctica nem a equipa titular estão definidas ainda - terá de se esperar pelos próximos jogos.
A verdade é que gerou-se um hype enorme á volta da equipa após a 1º parte com a Juventus, em que se viu uma linha defensiva alta e uma pressão alta a funcionar, com trocas de bolas rápidas no meio-campo.

Já o jogo com o Valência parecia o Titanic, com os jogadores rápidos do Valência a furar a linha defensiva alta sem problemas, a pressionarem em cima os laterais e defesas de modo que a bola não chegava á frente. A equipa atacava mal, e defendia ainda pior.
Schaars parecia estar a dormir, Izmailov também e o Djaló não conseguia andar em linha recta.
Evaldo, mesmo que Capel corresse por metade do meio-campo e lhe entregasse a bola, não conseguia fazer algo de jeito, e entretanto obrigava os defesas centrais a dobrar para compensar o lado dele.
Wolfswinkel esforçava-se, mas a bola não lhe chegava em condições para que ele pudesse fazer alguma coisa, pois sempre que recebia tinha 4 jogadores adversários em cima e estava a 30 metros da baliza.
Onyewu e o Carriço estiveram... horríveis.
De positivo tira-se a entrada de Capel e Carrilo, que mostraram técnica acima da média. E os 48 mil que foram...

Obviamente que o jogo de ontem foi péssimo. Contudo, era um jogo de preparação, e ainda por cima contra a terceira melhor equipa de Espanha, que já está apurada para a Champions e ficou em terceiro lugar na liga a época passada, atrás de um clube chamado Real Madrid. Mas pelo menos ficaram desde já óbvios os erros que podiam ter passado ao lado. No ano passado, o Sporting ganhou 2-1 ao Lyon no jogo de apresentação e depois quase foi eliminado por Nordsjaelland/Brondby e perdeu o 1º jogo da liga. É caso para dizer que o treinador vai ter de ter muita... Paciência.



12 comentários:

Pedro Fonseca disse...

Brilhante análise! Concordo completamente com esta tua análise, muito bem.

Parabéns e continua!

Ricardo disse...

Muito bem. Concordo com a generalidade da tua análise. Discordando apenas quando dizes que não queres que o Helder jogue. Para mim neste momento é o melhor avançado do sporting... o que não quer dizer que isso seja bom.

Foi muito má a contratação do holandes!

cumps

Antonio disse...

Gostei muito do teu primeiro artigo. Haja alguém na família que perceba de futebol :P

Concordo com quase tudo o que disseste, pelo que vou apenas comentar alguns tópicos:

Por isso, após 12 contratações, e 15 milhões gastos
Foram só 15 Milhões? Na campanha eleitoral, Godinho Lopes disse:"Vamos investir 30 milhões de euros na aquisição de jogadores. É um valor fundamental para que o Sporting seja competitivo na próxima época. Não faz sentido ter um treinador novo e não lhe dar um plantel com o qual se sinta bem"
Prometendo 30 milhões para o reforço do plantel. Antes da contratação de Capel o presidente do Sporting disse o seguinte:"Quando se fala no valor de contratação nós temos que pensar na soma de várias parcelas, não deveríamos pensar exclusivamente no valor correspondente ao passe. Se somarmos as várias parcelas [valor do passe, cláusula de rescisão, comissões de agentes], posso dizer que o valor já investido é superior a 20 milhões de euros".

Ou seja, se o Capel custou 4 milhões, o sporting tinha investido na compra de passes 11 Milhões... o que significa que mais de 10 Milhões foram usados em comissões? Interessante...

Ainda é muito cedo para se apontar para um modelo de jogo definitivo, mas deverá ser um 4-3-2-1 e o 4-1-3-2 como modelo alternativo

A verdade é que nunca vi o Domingos a orientar uma equipa que tem por obrigação vencer todos os jogos, por isso o meu comentário pode estar fora de contexto. Contudo, é conhecido que Domingos tem preferência pelo 4-1-3-2, e pareceu-me ser essa a táctica a usar quando investiram muito em avançados (Rubio, Riky, Carrillo e Bojinov). Não me parece coerente ter 5 avançados para uma posição...

Contudo, por outro lado, o plantel do Sporting parece que foi formado para jogar em 4-2-3-1. Com bons médios e transição, dois médios defensivos, e jogadores com capacidade para a posição de 10.

Domingos tem três hipóteses: Sacrifica Schraaz e joga "à Benfica", com Matias a fazer de Aimar; Joga com Schraaz a interior direito e sacrifica um extremo; Joga sem um nº 10 (mantendo a aposta naquela dupla de médios) e corre o risco de jogar "sem ideias".

Ou então... Assume que os pontas de lança que contratou não são bons, adapta-os a outras posições...e joga só com um avançado... A questão é: Qual? Em forma, Bojinov é o melhor. Mas ele tem forma? Ricky é uma incógnita... Rubio um miudo (gosto muito)... e sobra Postiga (que apesar de tudo parece ser o que dá mais garantias...).

Não faltará um ponta de lança a sério? Ou o Ricky vai subir assim tanto de forma?


Os Centrais
Mais do que o problema à esquerda...parece-me que falta qualquer coisa ali no meio da defesa. Se Onyew ganhar ritmo de jogo tem tudo para fazer uma dupla boa com Rodriguez...mas para mim as alternativas a esta dupla são fracas...muito fracas. Não seria melhor ficar um miúdo da Academia como 4º central em vez de Polga? Nuno Reis por exemplo? Ou acabou a aposta na academia?

Por falar em Portugueses:

O Sporting vai ficar com: João Pereira, Carriço, Patrício, André Santos, Postiga e Yannick como opções... e Tiago, Martins e Pereirinha para o "número"? é isso? 9 Portugueses!

Conclusão: Parece-me que a época foi bem planeada, contudo...continuam a faltar 2 ou 3 jogadores para fazer um grande plantel.
Na minha opinião, continua a falta um avançado a sério, para ser titular de caras, um extremo (dependendo da táctica) e um defesa (esquerdo ou central.

Parabéns pelo post! Continua!

Antonio disse...

Outra coisa. Quanto custou Rubio? De quem é o Rubio?

António Rêgo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Rêgo disse...

(Codes do tipo [img][/img] não funcionam aqui)

Sobre Rubio...

Custou 1M e foi contratado ao Colo-colo após fazer 11 jogos e 8 golos na sua primeira temporada segundo sénior. Em Fevereiro ele marcou um golo contra o Santos nas eliminatórias da Libertadores, e desde aí deve ter atraído a atenção dos olheiros. Depois em Abril marcou dois golos e foi nomeado homem do jogo num jogo da liga, e depois marcou outros dois noutro jogo da libertadores. O pai dele foi um bom avançado, e o padrinho dele é o Ivan Zamorano.


O "milagre" da divisão dos milhões...

Como já percebeste pelo título, toda a história sobre o orçamento para o plantel de 2011/2012 é confusa, porque cada vez que o presidente abriu a boca sobre o orçamento do plantel, saiu uma coisa diferente. Primeiro eram 40, depois afinal eram 10 + 30 (***!), sendo que a primeira parte era para as rescisões de contrato e a segunda para investir. Mas se bem me lembro da campanha eleitoral, ele tinha prometido 100... A história das comissões não agradou nada a quem não gostou também daquela história da "afinação" dos resultados.


Avançados...

O Holandês vai precisar de ter tempo para se adaptar, porque não só a nova equipa dele provavelmente joga de uma forma diferente do Utrecht, que era uma equipa do meio da tabela, e na liga holandesa há muitos golos, os avançados têm muito mais espaço. Aqui em Portugal não há nada disso. Espero que os adeptos não o vaiem logo ao início porque ele têm qualidade...
Bojinov, pelo o que leio, veio "pesadão" das férias, mas prefiro esperar por mais jogos para comentar. Postiga já é o habitual, decide mal o que fazer com a bola nos pés, ou prende-se á bola e atrasa ou decide rematar. Rubio não, joga curto, tenta tabelas... espero que não esteja a sobrevalorizar o tipo, mas gosto mesmo dele. Pena foi aquela bola a poste depois de passar pelo guarda-redes.
Carrilo, no único jogo que vi dele até agora entrou para o lado direito, a jogar como extremo.


Defesas...

Antes demais, eu meti em letras pequenas que o júnior Ilori vai fazer a temporada com o plantel principal. Têm 193, recorde dos 30m da academia e pelos vistos o treinador gostou dele. Nuno Reis estava no Cercle Brugge emprestado, deve ter ficado lá outra vez. Juntando Carriço e Polga, completa a defesa.


Ultimo comentário sobre o plantel - como já disse, o modelo usado deve mesmo ser o 4-2-3-1. Ele deve apostar em Matías e Schaars ao mesmo tempo, com os dois extremos também. Algo do gênero:

http://this11.com/boards/1312211081873453.jpg[/img

Antonio disse...

Eu sei quem é o Rubio e já o conhecia há algum tempo. Acho que tem muito potencial. Não percebeste bem a minha questão.

Antes de assinar pelo Sporting o presidente do Colo Colo disse o seguinte: "Existe uma proposta incrivelmente atrativa pelo Diego. Por isso, não posso garantir que ele fique... É difícil de recusar"

Parece-me estranho que a proposta tenha sido de 1 Milhão. Mostra lá a declaração da CMVM... Será que o Sporting ficou com a totalidade do passe?
---

Quanto ao milagre de que falas... eu continuo sem perceber como é possível gastar em comissões o mesmo valor que se gasta na compra de passes? Não percebo... e ainda percebo menos como é que os Sportinguistas não têm curiosidade...

Quanto a tácticas... já falamos! ;)

António Rêgo disse...

Pelo o que li, o pai detinha 70% do passe e aceitou um valor de 1.5M de dólares($). Declarações á CMVM não encontrei.

Sobre o orçamento... está tudo ás escuras.

Anónimo disse...

LOL tinha de ver isto. Realmente, não és uma besta a falar de bola como o teu irmão. Melhoria significativa.

Toni, existe um threshold abaixo do qual não é necessário comunicar o valor das transferências à CMVM. Salvo erro ronda os 3 milhões.

Mookie

Anónimo disse...

LOL, tudo em português, envio um comentário e aparece-me "Il tuo commento è stato pubblicato." :D

Antonio disse...

Mookie, não estava a colocar em causa o valor que o Sporting tinha pago. Estava a colocar em causa o valor que o Colo Colo recebeu. Mas parece que o Pai do jogador é que tinha grande percentagem do passe do jogador, como tal fiquei esclarecido.

Quanto às declarações à CMVM, são obrigatórias apenas se o valor for superior a 5% do capital social da SAD de cada clube. Não sei qual é o capital do Sporting... Do Benfica é 381 Milhões de Euros, sendo que o clube tem apenas de comunicar transferências acima de 19,5M. Acho mal... todos os clubes deviam comunicar todas as transferências... Assim obrigam-me a ir às assembleias gerais. Lol

"Il tuo commento è stato pubblicato." é muito forte!

Anónimo disse...

força ganhei ao city

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul