Sem ritmo, para o bem e para o mal...


Resumo do Jogo

Com uma equipa de suplentes e com poucas rotinas de jogo, o Benfica entrou a dominar o jogo, mas cedo se percebeu que era um domínio consentido e pouco qualitativo. O Portimonense jogou no erro e na incapacidade demonstrada pelo Benfica em criar perigo... e foi feliz.

Roderick Miranda fez um penalti (infeliz e de difícil análise - pelo menos para alguns, há outros que não têm dúvidas que foi dentro da área-) e permitiu que o Portimonense se resguardasse ainda mais na defesa, criando instabilidade no Benfica.

Com algumas substituições ao intervalo, o Benfica melhorou, mas esteve sempre longe de ser a equipa acutilante que se tem exibido ultimamente. O Portimonense jogava em contra ataque e criou inclusive duas situações claras de golo na segunda parte.

O Benfica lutou, conseguiu empatar por Nuno Gomes, mas apesar de muitas ocasiões para vencer o jogo, não conseguiu nova reviravolta. Reviravolta essa que seria injusta para o Portimonense (que jogou o que sabe, e com vontade) e seria também injusta para o Benfica, ao quem se exige muito mais... eu pelo menos exijo.


Prós e contras da rotatividade radical

Jorge Jesus que tem fama de desgastar/usar os jogadores até ao limite físico, ontem deu um claro sinal de "mudança de objectivos" e poupou 10 titulares. Esta gestão, um pouco radical, do plantel traria à partida pontos positivos e alguns negativos. A derrota em Braga parece ter remetido para segundo plano o campeonato (compreende-se) e permitiu a Jorge Jesus, entre outras coisas, o seguinte:
  • Ver os jogadores menos utilizados em acção (espero sinceramente que tenha tirado conclusões);
  • Criar rotinas de jogo, num nível competitivo, aos jogadores menos utilizados. Este ponto pode ser bastante útil, porque até ao fim da época, alguns desses jogadores precisam de estar em forma e com conhecimento táctico daquilo que é o estilo de jogo da equipa;
  • Ritmo. Os jogadores menos utilizados, apesar de treinarem como os outros, não têm ritmo competitivo... ritmo esse que será útil no futuro;
  • Descansar os titulares. Com um jogo importantíssimo na 5a feira, Jorge Jesus pode descansar os principais titulares (pena o desgaste a que Jara foi submetido);
Contudo, a utilização dos jogadores menos utilizados também trouxe aspectos negativos:

  • As reservas não mostraram (pelo menos ontem) qualidade suficiente e que é exigida;
  • O Benfica é o Benfica, e os adeptos não gostam que se prescinda de 3 pontos seja em que circunstância for;
  • Perdemos 2 pontos;
  • Os adeptos foram obrigados a ver Luís Filipe com uma bola;
  • Etc.;
Os Jogadores

Como foi dia de "estreias", vou fazer a minha análise aos jogadores do Benfica:
Moreira: Esteve seguro, funcionando muitas vezes como libero. Não esboçou qualquer reacção nos dois remates ao ferro, do Portimonense. Fez uma boa defesa no fim do jogo.
Luís Filipe: Graças a Deus que os contractos têm uma data de fim. Santa tristeza. Que desgraça de jogador.

Jardel: Nota-se claramente que é um bom central quando está de frente para a bola, mas também se nota que é muito lento para uma equipa que joga muitas vezes com os centrais na linha de meio campo. É uma questão de cultura táctica que pode ser corrigida.

Roderick: É uma criança com bastante futuro. Precisa de um ano a rodar numa equipa de primeira divisão. Esteve muito mal no lance do penalti.

Carole: Estreia do Francês, que tem apenas 19 anos. Sobe bem, tem boa técnica, bom passe e bom controlo de bola. Gostei muito, porque tem tempo para crescer em termos tácticos.

Airton: O melhor do meio campo.

Felipe Menezes: Emprestem-no, vendam-no ou dispensem-no. Para já, não pode ser jogador do Benfica.

Peixoto: Boa exibição. Foi dos melhores na segunda parte.

Aimar: Quando tudo corre mal, nem Aimar joga bem. Esteve péssimo.

Jara: Agarra-se muito à bola. Tarda em fazer o passe. Mastiga muito o jogo. Mas tem tudo para ser um fora de série. A entrega que dá a cada lance, a técnica, capacidade de remate e explosão fazem dele uma grande esperança.

Kardec: Exibição ridícula. Tem de ser emprestado.

Nuno Gomes: Joga com a raça e com a vontade de poucos. No jogo de ontem, para ganhar ao Portimonense, bastavam os mesmos jogadores, com metade da vontade do Capitão do Benfica. Na minha opinião, a par de Weldon tem sido dos maiores injustiçados do plantel... mas não sou eu quem os vê treinar todos os dias.

Arbitragem

Vi o jogo no estádio, como tal a minha análise ao trabalho do Paulo Costa não pode ser muito exaustiva. Pareceu-me que depois do penalti que assinalou, sentiu um peso na consciência e cada vez que um jogador do Benfica caía era falta, o que muitas vezes não se justificava.

Pareceu-me sempre muito lento a tirar as notas e nunca permitiu uma marcação rápida de um livre. Talvez precise de ver uns jogos de outros campeonatos, nos quais os árbitros tiram as notas a correr, literalmente a correr.

Quanto a mim, errou em dois lances nos últimos 20 minutos do jogo. Lances esses que foram por demais evidentes para quem estava no estádio, mas que feliz, ou infelizmente não foram mostrados na televisão.

O penalti é de difícil análise, principalmente sendo este marcado pelo fiscal de linha, mas lá está... em caso de dúvida deve de se beneficiar o ataque... SEMPRE.

Paris

Exige-se uma exibição no mínimo idêntica à feita na Alemanha contra o Estugarda. Rumo aos quartos de final! Força Benfica (como mais de 50% de Portugueses no estádio :P).

À Parte (ainda o jogo com o Braga)

Numa semana em que saiu o relatório do observador do árbitro do jogo Braga vs Benfica, tive a felicidade de ver um novo conjunto de imagens sobre os lances polémicos desse jogo. Perante esse conjunto de imagens, muitas delas bem trabalhadas e com a ajuda de um especialista de arbitragem (quem nem é português), foram tiradas as seguintes conclusões:
  1. Amarelo mal mostrado a Luisão;
  2. Jara não está fora de jogo (finalmente uma câmara a direito);
  3. Vermelho por mostrar a Kaká (uma vez por agressão e outra vez por duplo amarelo);
  4. Vermelho por mostrar a Hugo Viana (duplo amarelo);
  5. Vermelho por mostrar a Mossoro (duplo amarelo);
  6. O primeiro golo do Braga surge de uma falta marcada ao contrário;
  7. O segundo golo do Braga é precedido de uma falta;
  8. Javi Garcia é bem expulso. Neste lance faço mea culpa, mas pela primeira vez vi imagens que mostram, não uma agressão, mas uma tentativa de agressão de Javi Garcia que, como tal, merece expulsão.
  9. Contudo, para finalizar, o especialista de arbitragem, deixou uma pergunta no ar: "Imaginem que Javi Garcia era o Saviola... e pensem no que aconteceria a Saviola se fosse ele o alvo daquela entrada de Alan...". Segundo este comentador, Alan também deveria ter sido expulso.
Cumprimentos

E PLURIBUS UNUM

28 comentários:

Markus disse...

Não foi em 20 minutos. Foi em 5, o espaço de tempo em que Gaitan foi agredido duas vezes.

Empate justo.

Unknown disse...

E (ainda sobre o jogo do Braga), não achas que ficaram por mostrar cartões amarelos a ninguém do Benfica?

Vi por aí um vídeo com umas entradas...

Antonio disse...

Os lances que referi foram os lances discutidos no programa. As entradas que referes seriam passiveis de cartão amarelo, pelo que a sua interferência no desfecho do jogo é praticamente nulo.

Unknown disse...

E sobre este jogo... até quando é que achas que o Benfica devia manter o Nuno Gomes como mascote?

Percebo que ele já deve estar a ser integrado na estrutura técnica, pa fazer tabelas com o Rui Costa como nos tempos idos, mas pagar um jogador profissional para fazer 9 jogos durante a época (3 deles na pré-epoca) não me parece um investimento por aí além...

Antonio disse...

1º Sabes quanto ganha o Nuno Gomes? Eu ajudo: Menos de um terço do Hildebrand, menos de um terço do Maniche, menos do que o Polga...

2º Nuno Gomes desempenha o papel de capitão na perfeição. Tenta descobrir a opinião que o resto do plantel tem sobre ele...

3º Duvido que fique na estrutura do Benfica. Infelizmente vai sair...

4º Compreendo porque chamas mascote ao Nuno Gomes... basta ver os ex-capitães/actuais capitães do Scp ;)

Unknown disse...

Não me parece estranho que o Nuno Gomes ganhe menos que 2 titulares do Sporting... quanto ao Hildebrand, tu próprio dizes que é uma máquina :p

Para ser capitão é preciso a braçadeira. Se não entra em campo não tem braçadeira...

Chamo-lhe mascote porque é aquilo que é, tal como foi o Mantorras até finalmente o convencerem que aquele joelho não dava para jogar à bola.

Antonio disse...

LOL.

Talvez seja por isso que a tua equipa está na situação em que está. Se todos os adeptos do Sporting pensarem como tu e disseram que o capitão é quem usa a braçadeira...lol.

Eu ia jurar que tu estavas contra a utilização de Polga e de Maniche como titulares...mas devo estar enganado.

Quanto ao GR... eu não me lembro de ter dito isso. Posso ter dito que é melhor do que o Patrício e do que o Tiago juntos (o que não é muito complicado). Explica lá porque nem é convocado!

Quanto a essa da mascote, é simplesmente ridículo o que estás a dizer. Nem vale a pena continuarmos a falar sobre esse tema, porque já percebi que eu estou a falar a sério e tu estás a gozar (aliás, como tens feito nos últimos tempos quando se fala do Sporting e de assuntos que deviam ser do teu interesse).

Unknown disse...

Uma equipa de futebol tem como objectivo... jogar futebol. Por muito bom que ele seja a manter o espírito no balneário, para mim um capitão fazer 6 jogos durante uma época não faz muito sentido.

Posso estar (e estou) contra a utilização deles... o que não tem qualquer influência nos ordenados que recebem, uma vez que são pagos com esse estatuto.

O Hildebrand não é convocado porque o Sporting prefere continuar a investir no Patrício. E se todos no Sporting tivessem jogado ao nível deles, podes ter a certeza que não estávamos agora só com 37 pontos.

Mesmo assim garanto-te, já que para ti o unico guarda redes bom do mundo é o Roberto, que muitos desses 37 pontos foram garantidos pelo Patrício. Já em termos de pontos perdidos... estarão assim tão distantes um do outro?

Ele não é da estrutura, ele não joga à bola. Tu chamas-lhe capitão, eu chamo mascote.

Antonio disse...

Há aqui umas coisas que não fazem qualquer sentido:

Uma equipa de futebol tem como objectivo... jogar futebol. Por muito bom que ele seja a manter o espírito no balneário, para mim um capitão fazer 6 jogos durante uma época não faz muito sentido.
Uma equipa sem um líder, não é uma equipa. O Nuno Gomes está no clube há muitos anos, sabe o que é a mística do clube, conhece como poucos o clube. Ele sabe qual é o seu papel e há dois anos que o desempenha muito bem. Talvez seja uma das grandes falhas do Sporting - a falta de liderança, mas pelos vistos para os Sportinguistas não é importante.

Posso estar (e estou) contra a utilização deles... o que não tem qualquer influência nos ordenados que recebem, uma vez que são pagos com esse estatuto.
Tens razão... eu esqueço-me que os jogadores do Sporting vêm logo com estatuto... E há uns, que mesmo sem qualidade, lhes é aumentado o estatuto.LOL.

Hildebrand não é convocado porque o Sporting prefere continuar a investir no Patrício. E se todos no Sporting tivessem jogado ao nível deles, podes ter a certeza que não estávamos agora só com 37 pontos.
Volto a perguntar: Porque é que não é convocado?

Mesmo assim garanto-te, já que para ti o unico guarda redes bom do mundo é o Roberto, que muitos desses 37 pontos foram garantidos pelo Patrício. Já em termos de pontos perdidos... estarão assim tão distantes um do outro?
Eu nunca disse isso...muito gostas tu de inventar coisas que eu supostamente disse. Diz-me lá, já agora, quantos pontos perdeu para o campeonato/liga europa/champions o Roberto e quantos perdeu o Patrício. Era sem dúvida uma análise interessante já que os queres comparar.

Ele não é da estrutura, ele não joga à bola. Tu chamas-lhe capitão, eu chamo mascote.
Já percebemos Fox. É por isso que és do Sporting. Estás habituado a que todos os jogadores do teu clube sejam gozados e achas que, por não teres a mínima noção do que estás a dizer, podes tratar os jogadores dos outros clubes da mesma forma...

Unknown disse...

O Nuno Gomes lidera a equipa do banco?

O Polga está no Sporting à 8 anos, durante os quais foi sempre titular. Quanto ao Maniche, foi titular durante pelo menos metade da época... se fores por aí, foi titular até pelo menos o número mínimo de jogos que estavam acordados na clausula para a renovação de contrato. E se está no contrato, não há grande volta a dar, digo eu.

Já te disse. O Sporting decidiu investir em Patrício... e imagino que o Hildebrand não esteja disposto a tirar o lugar ao Tiago como 2º guarda redes. Provavelmente teve falta de oportunidades para se mostrar, mas o futebol raramente é justo.

Tu é que sabes os jogos de cor, não sou eu :p

É se calhar um termo um bocado derrogatório, mas acho que o Nuno Gomes não costuma passar por aqui.

Antonio disse...

Tu acreditas mesmo que a equipa de futebol só existe ao fim de semana? Achas que o papel do capitão é só usar a braçadeira em campo? Achas que não assume liderança no balneário? Oh Fox...

Exactamente... o Polga está no Sporting há 8 anos. Já tiveram tempo suficiente para perceberem que não vale nada! Se não o conseguem dispensar, já tinham tido oportunidade de reduzir o que ganha...quando assinou como campeão do mundo (lol).

Tu criticaste o Benfica por pagar um ordenado a um jogador que não joga... eu dei-te exemplos de jogadores ou que não jogam e ganham muito mais do que ele e que jogam, mas se não jogassem seria muito melhor. Os contratos foram assinados pelos dirigentes do Sporting... Não têm culpa?

Unknown disse...

Claro que assume, mas para todos os efeitos o futebol joga-se dentro das 4 linhas e durante 90 minutos. Quantas vezes não vês jogadores e equipas a ter reacções completamente contrárias ao que fazem nos treinos? É o que te digo, para mim, um capitão tem de estar em campo.

Sei que és um rapaz de memória curta (lol), mas o Polga foi sempre titular indiscutível na nossa equipa durante pelo menos 6 anos. Ou tás a dizer que foram o Hugo, o Tonel e o Caneira que nos deram 4 segundos lugares consecutivos e as respectivas presenças na Champions?

Para mais, para alguém que defende que a longevidade no clube é um posto, e feitas as devidas distinções entre um e outro, parece-me que estás a menosprezar um bocado um jogador que fez par com o Beto (!)

Onde estão os dirigentes que assinaram esses contratos? Pois.

Antonio disse...

Sei que és um rapaz de memória curta (lol), mas o Polga foi sempre titular indiscutível na nossa equipa durante pelo menos 6 anos. Ou tás a dizer que foram o Hugo, o Tonel e o Caneira que nos deram 4 segundos lugares consecutivos e as respectivas presenças na Champions?

Até podia fazer uma piada com isso, mas era fácil de mais! ;)

Ainda bem que estás contente com o Polga e com os ordenados dos jogadores do Sporting.

Unknown disse...

Ah, é verdade, esqueci-me de referir que durante essas 6 épocas o Sporting também chegou à final da Taça Uefa.

hihihi

Onde é que eu disse que estava contente com o Polga e os ordenados dos jogadores do Sporting?

Antonio disse...

Estás a tentar justificar o injustificável porquê então?

Unknown disse...

Apenas concordei que fazia sentido ganharem mais que alguém que não joga.

Daniel disse...

"Os lances que referi foram os lances discutidos no programa. As entradas que referes seriam passiveis de cartão amarelo, pelo que a sua interferência no desfecho do jogo é praticamente nulo."

O Maxi ia para a rua, por exemplo.

"Javi Garcia é bem expulso. Neste lance faço mea culpa, mas pela primeira vez vi imagens que mostram, não uma agressão, mas uma tentativa de agressão de Javi Garcia que, como tal, merece expulsão."

Parabéns António. Só precisaste de uma semana e qualquer coisa ;)

E, curioso, vais contra a opinião do próprio observador (que até deu capa de jornal).

"Jara: Agarra-se muito à bola. Tarda em fazer o passe. Mastiga muito o jogo. Mas tem tudo para ser um fora de série. A entrega que dá a cada lance, a técnica, capacidade de remate e explosão fazem dele uma grande esperança."

A Leonor Pinhão também disse, em tempos, que o Jara era um grande jogador e que ainda íamos assistir à Luz a aplaudir de pé este jogador. Mas ela de futebol percebe pouco. Qual é a tua desculpa?

Potencialidade para ser um bom jogador? Está lá. Falta trabalho, mas está lá. Fora de série? Nem que jogue 40 anos.

Quanto ao jogo propriamente dito, não me atreveria a dizer que o Portimonense merecia ganhar, porque apenas vi algumas partes do jogo, mas certamente merecia melhor sorte com aquelas duas (grandes) bolas ao poste e à trave.

Do lado do Benfica, foi o abdicar do campeonato. Rotatividade (demasiada?) para poupar jogadores especialmente para a liga europa. De qualquer maneira, para além da perda de pontos escusada, arrisco-me a dizer que mesmo com a equipa que jogou o Benfica tinha mais do que obrigação de ganhar o jogo. Não o fez porque me parece que não mostrou o suficiente (talvez a equipa seja um pouco curta? O banco claramente não está ao nível da equipa titular).

Já agora, o penalty é muito, muito, muuuitoooo discutível. Para mim é mal marcado. Se calhar sou faccioso, não sei ...

E com estas contas, existe a possibilidade do Porto se sagrar campeão na Luz. Obviamente que é difícil (não só por ser contra uma excelente equipa, mas porque obviamente ninguém no Benfica deseja que tal aconteça - o ano passado também se viu perfeitamente o empenho do Porto para evitar que o maior rival se sagrasse campeão no seu estádio) mas não deixará de ser mais um extra para o clássico que se aproxima a passos largos.

Abraço

Antonio disse...

Parabéns António. Só precisaste de uma semana e qualquer coisa ;)

Foi a primeira vez que vi aquelas imagens. Qualquer ilação que se tira sem aquelas imagens é pura imaginação das pessoas. Uns acertaram (por parecer qualquer coisa), outros erraram.

Eu não sou vidente.


Potencialidade para ser um bom jogador? Está lá. Falta trabalho, mas está lá. Fora de série? Nem que jogue 40 anos.

Estaremos cá para ver. Lisandro? Lembraste da primeira época? Sabes quantos anos tem o Jara? Para mim tá a fazer muito melhor (mas mesmo muito) do que o Lisandro fez na primeira época...

Vamos ver...

Antonio disse...

Quanto à possibilidade do Porto se sagrar campeão na Luz... tenho a certeza que será um grande jogo. Espero sinceramente que os Benfiquistas não deixam ao nível de muitos andrades, se não o jogo não vai acabar nada bem...

Daniel disse...

Em todas as imagens que vi fiquei com a ideia que o Javi tinha agredido o Alan. As de trás, as de frente (que a SportTV queria esconder numa clara cabala contra o Benfica) e as de lado e até as das estrelas.

Tu não és vidente, mas o teu presidente sabe ler nas estrelas. Tens de lhe pedir umas dicas ;)

Em relação ao Jara e ao Lisandro. Veremos, mas o tempo tirar-te-à a razão. Vais ver.

Em relação ao Benfica x Porto, também espero que não. Apesar de já ter visto coisas muito más na Luz (e os ânimos andarem quentes), o comportamento lá para cima tem sido muito mais "deplorável" do que cá em baixo. Aguardemos.

Abraço

Antonio disse...

Frase tua: "Ele faz o gesto, não podes negar. Se é agressão ou não ... talvez o vermelho seja exagerado, agora achar que é roubar descaradamente."

Essa do vidente, vinda de um portista, é linda de ser ver... Queres que te recorde de uns assuntos do passado? Não é preciso pois não? LOL

Daniel disse...

Outra frase minha: "Em relação ao meu ponto sobre a expulsão é muito simples e o meu facciosismo é tão presente como o teu. O árbitro errou porque a falta era do Alan, mas o Javi Garcia é, na minha opinião, bem expulso. Para mim ele quis acertar no Alan ... e acertou. E se fosse ao contrário aposto que não tinhas dúvidas."

A do vidente é bem recente pá. Não precisas de me recordar de assuntos do passado ;)

Mas se te esqueceste, fica aí o teu presidente astrólogo:

"Estava escrito nas estrelas o que iria acontecer. É difícil o Benfica chegar cá acima".

Mas já estamos habituados a este grande discurso. Sempre que não ganham é porque "o Benfica incomoda muita gente", LOLOL. :)

Abraço ;)

Antonio disse...

http://comunidade.xl.pt/Record/blogs/bolanaarea/archive/2011/03/11/o-bruxo-de-pinto-da-costa.aspx

Maior LOL que isto?

--

Um dia fizeram-te um conjunto de perguntas interessantes às quais não respondeste...

1º O Benfica foi ou não prejudicado pelo árbitro, em casa, contra a Académica. Essa arbitragem teve, ou não, influência no resultado?

2º O Benfica foi ou não prejudicado pelo árbitro, fora, contra o Nacional? Essa arbitragem teve, ou não, influência no resultado?

3º O Benfica foi ou não prejudicado pelo árbitro, fora, contra o Guimarães? Essa arbitragem teve, ou não, influência no resultado?

4º O Benfica foi ou não prejudicado pelo árbitro, fora, contra o Braga? Essa arbitragem teve, ou não, influência no resultado?

Deve ser das estrelas...

Anónimo disse...

Parabens para esse jogador Soares joga muito bem Soares to de olho em Vc.!
Abraço a todos.

Daniel disse...

Ontem ficaram 2 penalties por marcar, no mesmo jogo, a favor do Porto por faltas sobre o Belluschi. Ganhamos o jogo por 2-0.

Nesses jogos, o árbitro teve decisões erradas ... e vocês tiveram falta de futebol para os ganhar, ao contrário do que aconteceu noutros jogos.

Sacudir a água do capote para pôr todas as culpas dos resultados na equipa de arbitragem é querer tapar o sol com a peneira. Nem todos vão nessa conversa.

Abraço.

Antonio disse...

Foram 8 perguntas que exigiam respostas do género "sim"/"não".

Infelizmente não conseguiste responder a nenhuma.

Quanto a esses lances dos penaltis sobre o Bellushi, no primeiro caso o defesa corta a bola. Na segunda é falta...mas como tu dizes "o bellushi nem protestou..."... o que deve significar alguma coisa ;)

Markus disse...

Andas a copiar as perguntas oh Antonio!

Markus disse...

...e não responde mesmo.

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul