Derby é Derby...

Nos dias que antecederam o Sporting vs. Benfica para o campeonato, um diário desportivo lançou um artigo que mostra que a teoria do "quem está pior ganha", é completamente falsa, revelando que raramente isso aconteceu.

Há quem diga que para estes jogos as equipas se transformam, ultrapassam os limites físicos com a honra e a vontade de não perder para o eterno rival. Há quem diga que não há favoritos, mas admite que a forma de cada equipa conta bastante.

Se atendermos à forma de cada equipa, facilmente chegamos a um favorito. Se olharmos para o palco do espectáculo, o mesmo favorito é identificado. Contudo, derby ou derby e certezas são poucas.

Se por um lado o Benfica vem da sua melhor serie de jogos de todos os tempos, a perder, o Sporting alcançará a sua pior serie de todos os tempos. Podemos dizer, que em termos de moral, os opostos tocar-se-ão esta noite. Resta saber, os efeitos negativos e positivos que essa moral pode trazer ao jogo.

Jorge Jesus e Couceiro já admitiram que nos seus principais objectivos não figura a taça da liga. Contudo, alguém acredita que, quer o Benfica, quer o Sporting não se importa de ficar fora da final?

Tenho a certeza que para o Sporting e para os seus adeptos será um jogo que pode mudar muita coisa, podendo inclusive, transformar uma época péssima, numa época menos má. Por outro lado, o Benfica encontra-se nas 4 frentes e sabendo as dificuldades que está a sentir no campeonato, parece-me prematuro prescindir desta competição... o próprio treinador já admitiu que mantém a esperança na conquista dos 4 troféus. Poderá ser perigoso arriscar desta forma, mas por ele, se cairmos, será a tentar!

Contudo, apesar do desejo de ambas as equipas, surge um factor que, pelo menos do lado do Benfica, pode balancear as coisas: o cansaço. Neste momento, há pelo menos 2 ou 3 jogadores do Benfica que estão muito cansados e que precisam de estar a 100% no próximo fim de semana. Haverá substitutos à altura?

Perante toda a envolvente deste jogo, deixo aqui os meus desejos (no caso do Benfica) e previsão (no caso do Sporting) para os 11's de logo à noite:

Benfica: Moreira, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Ceontrão; Javi Garcia, Carlos Martins, Jara e Felipe Menezes; Nuno Gomes e Weldon; (Bem sei que não vai ser esta a equipa, mas pronto...)

Sporting: Rui Patricio; João Pereira, Evaldo, Torsi e Carriço; André Santos, Zapater e Matias; Vuckcevic, Djaló e Postiga;

Independentemente da equipa do Benfica que jogar, a única coisa que peço é humildade e respeito pelo adversário. Se formos humildes e respeitarmos o adversário, será meio caminho andado para vencer o jogo... Se subestimarmos o Sporting, será como dar um tiro na cabeça.

Espero que seja um excelente espectáculo, com festa nas bancadas, sem problemas dentro e fora do campo, e que Jorge Sousa passe despercebido.

Força BENFICA!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul