Favores...

Ponto prévio


Muitas vezes as análises aos jogos são feitas a quente, no final do jogo. Nessas situações, a emoção e o coração sobrepõem-se à razão e à consciência, o que muitas vezes resulta em análises injustas. Sou fervoroso nas minhas análises, admito que falo com o coração, mas tento apaziguar a minha alma com traços lógicos, coerentes e opiniões fundamentadas. Mesmo assim, às vezes falho, falhamos todos. Como foi um jogo que me deixou deveras irritado, esperei, respirei fundo, vi uma repetição integral do jogo, analisei momentos críticos deste e aqui estou...

O Jogo


Todos sabíamos que seria um jogo difícil. Todos sabíamos que, ao contrário doutros jogos, o Braga iria dar tudo, como se se tratasse da final da Champions. Nada contra a atitude dos jogadores do Braga...é pena não ser sempre assim.

Para este jogo, face ao cansaço acumulado, Jorge Jesus poupou Salvio e Gaitan. Jara e Felipe Menezes substituíram os Argentinos e a minha confiança para o jogo não se alterava minimamente.

O Braga entrou forte, pressionante e decidido... rematou logo aos três minutos (houve jogos em que só remataram aos 70) e mostrou que seria difícil vencer este jogo. Contudo, Jorge Jesus corrigiu posições (de Coentrão, de Sidnei e de Javi), e o Benfica assumiu o controlo do jogo. Antes do golo de Saviola, Jara e Cardozo apareceram isolados na cara do Guarda Redes do Braga, mas ambos os lances foram anulados pelo fiscal de linha.

Em desvantagem no marcador, o Braga procurou reagir e re-assumiu o domínio (não o controlo) do jogo. Criou uma oportunidade de golo, por Lima, e fez fita...muita fita. Com a expulsão de Javi Garcia (já lá vamos), perto do intervalo, o Benfica viu o Braga empatar e percebeu que jogaria a segunda parte com 10 elementos.

Contra 11 jogadores a darem tudo, com um árbitro a condicionar e com um ambiente hostil, o Benfica entrou para a segunda parte coeso, tentando explorar as subidas do Braga, para fazer o 1-2. Lutou até ao fim, mas não conseguiu o resultado desejado, tendo inclusive sofrido o 2-1, por Mossoró.

--------------

O Árbitro

Ninguém (acho eu) queria...mas Carlos Xistra e os seus auxiliares resolveram o jogo e, muito provavelmente, decidiram em definitivo quem será o Campeão. Vamos por partes:

1º Dualidade de critérios: Começou cedo. Aos 19 minutos, Carloz Xistra mostrou provavelmente o cartão amarelo mais ridículo do Campeonato a Luisão, que ficou desde logo inibido para o resto do jogo... e suspenso no jogo contra o Portimonense. Querem discutir o lance? Jogada a meio campo, Luisão pressiona Lima que simula uma falta. Curiosidade? Luisão nem lhe tocou... Amarelo ridículo.

Por outro lado, Carlos Xistra não demonstrou a mesma vivacidade para mostrar amarelos quando Kaká fez uma falta (para vermelho) sobre Cardozo no início da segunda parte (Kaká já tinha amarelo)...E voltou a perdoar a expulsão ao defesa bracarense minutos depois quando este cortou a bola com a mão num lance perigoso (semelhante ao lance do N'Diaye na noite anterior).

Outra exibição interessante, foi a Hugo Viana, que com Amarelo, cortou dois contra ataques do Benfica (que dava para mais dois amarelos)... e continuou em campo... Carlos Xistra tinha mudado o critério... QUAL CRITÉRIO?

Estes dois lances, que deveriam ter acabado com a expulsão de Kaká e Hugo Viana aconteceram antes dos 65 minutos...Serviria para equilibrar o jogo? Não...Vamos assobiar para o ar!

2º Fora de Jogo

No jogo contra o Sporting, aplaudi o árbitro auxiliar por ter dado o beneficio da dúvida num lance do golo do Postiga, que está fora de jogo! Para além de aplaudir o auxiliar, disse: "pode ser que um dia calhe a favor do Benfica". Pois bem, ainda não foi ontem. Jara marcou ontem um golo, que foi anulado. É possível que esteja fora de jogo, mas não há nenhuma imagem horizontal do lance... Beneficio da dúvida para o árbitro...nunca para o Benfica.

3º O Lance do Jogo

Javi Garcia foi expulso aos 41 minutos. Suposta agressão sobre Alan. Acho que já vi o lance 3456 vezes... e tenho pena de não estar na posição do fiscal de linha para me poder rir mais um pouco.
Então o que se passou foi o seguinte:

- Javi Garcia corta uma bola junto ao banco do Braga. Alan, depois do Espanhol cortar a bola, entrou com o ombro no peito de Javi. Supostamente Javi reagiu à falta do Brasileiro com uma palmada no peito (ou na garganta? É que nem o Alan percebeu onde foi...)... O banco do Braga gemeu...o fiscal de linha ouviu...e surgiu o momento esperado por Carlos Xistra..."Vamos pôr o Benfica a jogar com 10!" Javi na rua! Vermelho directo. Foi uma boa forma de equilibrar o jogo...


Em primeiro lugar, o Javi não faz agressão nenhuma. Nem nos melhores sonhos de qualquer anti-benfiquista, o Javi Garcia pode ser expulso por aquele lance. Depois de ver e rever o lance, o máximo que se consegue ver é um movimento reactivo e provavelmente casual de Javi Garcia a uma falta de Alan. Mesmo que tenha sido propositado, foi em confronto físico e não tem a intensidade propositada que uma expulsão requer... Enfim... Uma vergonha!

...e como uma vergonha nunca vem só...

Em segundo lugar (depois de algum esforço), colocando-me na mente doentia que viu uma agressão de Javi Garcia... o árbitro e o fiscal de linha esqueceram-se de uma coisa: A suposta agressão é posterior à falta de Alan, por isso, mesmo que o árbitro quisesse expulsar Javi Garcia, a falta nunca seria contra o Benfica, mas sim a favor! ... e foi assim que surgiu o golo do Braga.

--------------

Roberto

Esteve mal, muito mal no lance do 1-1 para o Braga. Tem de melhorar muito naquele tipo de cruzamentos. Volta a ser criticado, eu também critico... mas também elogio... porque ao contrario de muita gente, vejo os jogos inteiros... 3 intervenções a roçar o impossível do Guarda Redes Espanhol...que tem muito que melhorar, tendo idade e condições para isso.

A Vergonha

Nem Domingos percebeu de onde apareceu tanta raça... e vontade de vencer o melhor clube Português! Domingos, que (pelo menos) em dois jogos deste campeonato se queixou que "a equipa poderia, e deveria, ter feito muito mais", viu o estádio AXA a trabalhar em peso para a entidade patronal deste clube de merda!

Como já ouvi por aí dizer, nem imitar merda eles conseguem! Ontem, tal como aconteceu na visita ao patrão, jogadores do Benfica foram agredidos. Às vezes tenho pena que os jogadores do Benfica não tenham a mentalidade de outras equipas... bem sei que se Cardozo, Roberto e Carlos Martins permanecessem no chão e mostrassem incapacidade física para continuar os jogos, depois de serem atingidos por vários objectos...o Benfica teria mais 6 pontos do que tem agora... mas isso não faz parte de nós, nem faz parte da nossa mística! Orgulho!

Ontem, foi o jogo do ano para o Braga, que mais uma vez tentou agradar à entidade patronal...e comemorou a vitória como se tivessem ganho o campeonato, fazendo inclusive referências ao adeus ao titulo... como se fossem ganhar alguma coisa...

Até o speaker achou que seria aumentado, se insultasse o Sport Lisboa e Benfica durante o jogo e se provocasse os jogadores no fim deste...

Continuem a abrir as pernas e a serem a puta do vosso chulo! Continuem a achar que vão beneficiar com isso e que vão ganhar alguma coisa... o meu profundo desejo (e o que irá acontecer) é que acabem como as putas antigas... o Boavista, o Belenenses, o Leixões, etc, etc...

Nota: O Porto tem sido a equipa mais equilibrada ao longo de toda a época. Estou convicto que não precisava do que se passou ontem para ser campeão. Os campeões são sempre justos campeões, mas nem sempre os 2ºs classificados merecem ser 2ºs classificados.

Atitude

Obrigado aos jogadores do Benfica que durante 19 jogos lutaram contra tudo e contra todos para tentar fazer o impossível. Desde o inicio que estava escrito que este campeonato não era para nós. Nunca deixem de acreditar, porque as bancadas vão continuar cheias e juntos (equipa e adeptos) teremos a oportunidade de mostrar a esta liga nojenta a nossa força!

E PLURIBUS UNUM!

10 comentários:

Antonio disse...

Video engraçado... http://www.youtube.com/watch?v=iPEfqL4KvFQ

Unknown disse...

Gosto mais deste:
http://www.youtube.com/watch?v=xZ9TYhTwLyk

Daniel disse...

Devido à limitação de caracteres, o meu comentário segue aqui: http://triogalatico.blogspot.com/2011/03/comentario-ao-jogo-braga-x-benfica-e-ao.html ;)

Cumprimentos

Anónimo disse...

Toni,

Gostava de ver a tua análise a quente! :P

Abraço,
Mookie

Antonio disse...

Mookie,

A minha análise a quente, seria em tudo semelhante à análise que fiz a frio. A razão que me fez rever o jogo não foi pela exaltação que poderia evidenciar na escrita, nem pelos assuntos a abordar, mas sim para ter a certeza dos lances relativos à arbitragem.

Ao fazer a análise a frio, tive a certeza do que estava a dizer relativamente aos casos do jogo. É óbvio que as imagens podem ter várias interpretações, como se tem visto nos debates televisivos e análises ao jogo (neste caso com grande tendência a dar-me razão).

Claro que não quero convencer ninguém de que estão errados. Já dei a minha opinião, deixei as imagens (em vários ângulos), agora cada um que tire as suas conclusões.

Para mim é passado, como é o jogo com o Nacional, com a Académica e com o Guimarães...

Abraço

Daniel disse...

O problema não está na análise à arbitragem, nem tão pouco na indignação que possas mostrar relativamente aos lances e ao desfecho do jogo. Certamente nunca foram beneficiados e daí que tens todo o direito em alinhar o teu discurso com o da vossa direcção.

Aqui o problema está em tudo o resto. Nas extrapolações para o que o Braga faz/fez ou deixa/deixou de fazer, para o que joga contra uns e alegadamente não joga contra outros, para a a forma como o exprimiste ... enfim, todos aqueles detalhes que já mencionei e que também já falamos.

Mas é a tua opinião.

Este ano não assobias para o ar. Veremos noutros (porque certamente virão), como vimos no passado.

Abraço

Antonio disse...

Realmente nos últimos 20 anos o que não tem faltado é razões para assobiar para o ar...para os benfiquistas, claro...lol

Antonio disse...

Nas extrapolações para o que o Braga faz/fez ou deixa/deixou de fazer, para o que joga contra uns e alegadamente não joga contra outros...

Ainda não percebeste que foi o Domingos que disse isto?

Sabes quem é o Leonardo Jardim? Eu conheço uma pessoa que o conhece pessoalmente e é amigo dele... Mas claro, é tudo normal! ;)

Daniel disse...

Que tem o Leonardo Jardim? Vai para o Braga? O Porto tem direito de preferência? Ok, então já sei que pelo teu princípio vamos ganhar os 2 jogos contra o Braga da próxima época. Brutal, já temos 6 pontos.

Antonio disse...

LOL...Podes achar o que quiseres, mas eu não disse isso! ;)

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul