Uma primeira volta dos Diabos...

No fim de semana passado ficou concluída a primeira volta da Liga ZON Sagres 2010/2011. Com as quinas no braço, o Benfica partiu para este campeonato com responsabilidades acrescidas, por ser campeão e pelas ambições da direcção e equipa técnica. Contudo, foi o Porto quem sobressaiu e nesta fase do campeonato vai na frente com uma vantagem confortável relativamente ao Campeão Nacional em título.

Tudo começou a 15 de Agosto de 2010. Na primeira jornada do Campeonato o Benfica recebeu em casa a Académica e perdeu por 1-2. Num jogo inteiramente dominado pelo Benfica, a ineficácia dos avançados encarnados, aliado a uma exibição desastrosa Cosme Machado (não viu 2 penaltis sofridos por Saviola e anulou um golo erradamente), conduziu à primeira derrota do Benfica na defesa do titulo.

Na segunda jornada, o Benfica deslocou-se à Madeira para defrontar o Nacional e o resultado repetiu-se - derrota por 2-1 do campeão nacional. Neste jogo, após uma primeira parte de bom nível (com um penalti por assinalar para o Benfica), dois erros defensivos (e dois erros de Roberto) ditaram a derrota do Benfica na segunda parte. Nota para outro penalti por assinalar na segunda parte sobre Fábio Coentrão e para a inexistência do livre que deu o primeiro golo ao Nacional.

Na terceira jornada, o Benfica recebeu o Setúbal e venceu por 3-0, num jogo em que o Benfica jogou com 10 a partir dos 22 minutos. Neste jogo os jogadores do Benfica uniram-se e jogaram pela primeira vez como uma equipa. Sem erros de arbitragem...a primeira vitória.

Na jornada seguinte, o Benfica visitou o Vitória de Guimarães e perdeu por 2-1. O Benfica não jogou bem, mas o Vitória também não, num jogo em que o protagonista foi mesmo o árbitro, Olegário Benquerença. O árbitro de leiria deixou passar em claro 2 penaltis a favor do Benfica e os seus auxiliares assinalaram 2 fora de jogo contra o ataque encarnado (um deles deu golo e no outro Saviola seguia isolado na cara de Nilson).


Na quinta jornada, realizou-se o derbie Lisboeta, com o Benfica a realizar a melhor exibição até então e a bater o Sporting por 2-0. Neste jogo realce para o esquema táctico apresentado por JJ que anulou por completo o Sporting. Segundo jogo sem erros de arbitragem, segunda vitória do Benfica.

Na sexta jornada, o Benfica foi à Madeira vencer o Marítimo por 0-1. Uma boa exibição de Fábio Coentrão resultou na primeira vitória do Benfica num jogo em que foi (mais uma vez) prejudicado, por ter ficado um penalti por assinalar sobre Saviola.

À sétima jornada, o Benfica recebeu e venceu o Braga por 1-0. Uma boa exibição do Benfica que anulou o ataque arsenalista e culminou com um excelente golo de Carlos Martins a dar a terceira vitória consecutiva para os encarnados.

Na jornada seguinte, o Benfica deslocou-se a Portimão e venceu por 1-0 o recém promovido Portimonense. Ficou outro penalti por assinalar sobre Gaitan e mais dois foras de jogo mal assinalados que poderiam dar em golo.

Na 9ª jornada, o Benfica venceu calmamente o Paços de Ferreira na Luz, num jogo bem disputado e sem incidências de maior.

De seguida, deu-se o pior momento da época com a visita ao estádio do Dragão e derrota por 5-0. Neste jogo o Porto foi claramente superior e as alterações tácticas promovidas por JJ prejudicaram a equipa.

Na 11ª jornada, na ressaca da goleada sofrida no Dragão, o Benfica recebeu e goleou a Naval por 4-0. Neste jogo, o Benfica só acordou na 2ª parte e acabou por realizar uma boa segunda parte, num jogo que ficou marcado pela emocionada dedicatória de Nuno Gomes ao seu Pai.

Na 12ª jornada, o Benfica realizou uma excelente exibição em Aveiro, derrotando o Beira Mar por 3-1. Embora Bruno Paixão não tenha visto mais um penalti a favorecer o Benfica, Cardozo foi matador e ofereceu numa bandeja os 3 pontos aos adeptos.

Na 13ª Jornada, a recepção ao Olhanense resultou numa vitória, conseguida através de uma exibição miserável do Benfica.

Na 14ª jornada, vitória por 5-2 sobre o Rio Ave, numa exibição de gala do Benfica. A inspiração dos atacantes do Benfica, não deu hipóteses à inspiração de João Tomás, nem à vontade de Hugo Miguel que não viu mais um penalti sobre Coentrão.

Na última jornada da primeira volta, o Benfica visitou um terreno tradicionalmente difícil, onde vive um Leiria que fez uma brilhante primeira volta. Contudo, a melhor exibição do Benfica fora de casa, resultou num 3-0 contundente, ao ritmo de Salvio e Saviola.

--

Confesso que as exibições iniciais do Benfica me desiludiram, pois não há dúvidas nenhumas que o Benfica não fez o suficiente nas primeiras 4 jornadas do Campeonato. Contudo, aliado à má forma do Benfica, não podemos deixar de falar em factores extra-futebol que em muito têm contribuído para esta desvantagem do Benfica.

O Benfica não preparou bem a época, os reforços tardaram em afirmar-se, a equipa começou mal, o Porto esteve muito forte...mas estes factos não podem implicar que seja proibido marcar penaltis a favor do Benfica. Nas primeiras 4 jornadas, o Benfica fez 3 pontos e tiraram-nos pelo menos 6. Ora... 8 - 6 = 2 (o que seria muito diferente)...E isto sem falar de pontos que poderiam ter sido retirados a outra equipa.

--

Melhor Jogador:
Sem sombra de dúvidas, Hulk. Fantástica primeira volta do incrível, apesar do decréscimo exibicional nas últimas jornadas...


Revelações:

No Porto, destaco Bellushi que para mim é o verdadeiro segredo deste Porto (para além de Hulk).
No Benfica destaco Salvio, que fez um final de primeira volta de grande nível.
No Sporting destaco André Santos, um excelente jogador que tem realizado um excelente campeonato.


Desilusões:
O Braga, que fez uma primeira volta miserável.
A exibição do Benfica no Dragão.

Piores da primeira volta:
Equipas de arbitragem.
--

Para a segunda volta do campeonato, desejo 15 vitórias do Benfica, jogos mais disputados, mais disputa pelos lugares cimeiros, arbitragens isentas e bom futebol.

Para a segunda volta do campeonato, prevejo a continuação da palhaçada, um Porto mais fraco, um Benfica e um Sporting mais fortes e um fosso entre o terceiro e o quarto classificado.
--
Aguardo, expectante, pelos pontos de vista dos meus companheiros de blog. :)

Dêem as vossas opiniões sobre a primeira volta, façam as vossas escolhas para melhores da primeira volta e exponham as vossas ideias!


Cumprimentos e FORÇA BENFICA!

(alguém quer ir a Coimbra no Domingo?)

4 comentários:

Pedro Fonseca disse...

Excelente post.

cumprimentos

Markus disse...

Eu disse-te que ia dar jeito apontar!

9 Penaltis em 15 jogos...

O Anónimo disse...

Obrigado por estes momentos de puro facciosismo e de pura isenção futebolística, companheiro António!

Ao menos, mesmo nos momentos mais difíceis eu consigo rir com o que escreves.

O meu sincero obrigado!

Antonio disse...

Saiu da toca...

Assina os posts (último aviso).

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul