F.C. Porto vs Nacional da Madeira: "Finalmente!", dizem eles!

E aí está a tão esperada derrota. Ao fim de 37 jogos o Porto voltou a perder.

Não vou fazer uma análise muito alargada ao jogo, uma vez que apenas vi a segunda parte.

Do que vi pareceu-me que Porto, apesar de ter mais posse, nunca mostrou o poderio ofensivo de outros jogos. Os jogadores andaram sempre muito longe da baliza e Bracalli nunca fez uma defesa verdadeiramente apertada (exceptuando um remate, de longe, de Hulk).

O meio campo esteve pouco dinâmico e tanto Rúben Micael, como Moutinho nunca conseguiram impôr o ritmo de jogo nem definir os tempos de posse da equipa. Na verdade, as ideias não surgiram e toda a equipa esteve demasiado "presa".

O primeiro golo surgiu de na conversão de uma grande penalidade a castigar falta sobre Walter. Hulk, converteu, fazendo o 1-0 e dando a ideia que o Porto iria continuar na senda vitoriosa.

O Nacional estava bem organizado, mas também não criava grandes situações até que, depois de alguma atrapalhação da defesa que não conseguiu cortar o lance, permitindo um cruzamento para a are, Kieszek decidiu dar uma prenda de Natal atrasada e ofereceu, verdadeiramente, o golo a Anselmo que tinha entrado poucos minutos antes. Era o 1-1 e o jogo tornava-se perigoso …

Passados mais alguns minutos, apanhando a defesa do Porto em contrapé, surge o cruzamento para o 1-2, outra vez por Anselmo (substituição inspirada, de Jokanovic).

Até ao fim, foi mais coração que cabeça, por parte dos azuis-e-brancos, que tentavam pelo menos o empate. Fica ainda, em registo, um lance em que me parece haver pénalti de Sereno sobre Pecnic.

O Porto perdia, assim, o primeiro jogo da época.

Não começou bem o ano, mas esta derrota não é nenhuma catástrofe. É penalizadora mas não é, nem pode ser, justificação para que a moral da equipa caia e para que se esqueça tudo o que de bom tem sido feito desde o início da época.

E é uma derrota que poderia ser normal (jogo em rodou a equipa, contra uma equipa que é tradicionalmente difícil) mas que ganha outra dimensão apenas pelo facto de que a equipa ainda não tinha qualquer derrota desde o início do ano.

Espera-se que a equipa responda com personalidade e com garra no regresso do campeonato, não só para não aumentar desnecessariamente a pressão, mas também para mostrar que foi uma derrota ocasional e que os niveis de concentração, de vontade e de querer se mantêm altos ... como se deseja.

Até breve!

13 comentários:

Unknown disse...

Haverá melhor forma de começar 2011? Esse Kieszek deve ter visto muitos vídeos do Roberto :p

Boa nota para o Villas-Boas, que finalmente conseguiu permanecer os 90 minutos no banco sem ganhar o jogo. Apesar de o Porto não querer saber da Taça da Liga, a cara dele dizia tudo no final do jogo :D

Daniel disse...

Realmente ... nem se o Sporting ganhasse o início do ano te sabia tão bem =P

Antonio disse...

Eu bem me parecia que o POST Nº300 do Trio Galático iria ser bastante interessante. É verdade, finalmente o Porto perdeu, e apesar de não ter acontecido quando dava jeito...gostei muito!

É verdade. Gostei muito de ver o Porto perder e fiquei contente por tal ter acontecido. Não pela derrota em si, mas porque nos últimos três jogos que vi do Porto, a equipa foi completamente banal e a única qualidade a registar foi a sorte que teve!

Espero que os jogadores do Porto sintam a derrota e não consigam responder com vitórias à mesma. Espero também que continuem a jogar como nos últimos jogos.

O sr.Olarápio ainda tentou dar o presente de natal (atrasado), mas desta vez não conseguiu... Aleluia Irmão!


Cumprimentos e acredito que o dia de hoje foi um bom tónico para o que resta deste ano...

Bom ano a Todos!

Unknown disse...

Daniel depois de na época passada um dos grandes assuntos deste blog ter sido o anti-benfiquismo... não comeces agora com anti-portismo por favor! :p

Se bem que, parece que um dos grandes defensores da luta contra os antis se converteu!

(...fica para reflexão também o facto de esta época não haver anti-benfiquistas... :D)

Antonio disse...

Oh Fox...Para o Benfica ser campeão o Porto tem de perder seis pontos contra outros clubes e três contra o Benfica. As contas são fáceis e o Benfica depende das derrotas do Porto.

Não me parece que ficar contente com a derrota do Porto, porque esta os pode fragilizar e ficar contente por nos últimos jogos terem jogado mal, porque isso mais tarde ou mais cedo pode resultar em perca de pontos.... seja ser anti-portista.

Se achares que isso é ser Anti-Portista, sou sócio desse clube...mas ANTES(palavra muito importante) penso primeiro no Benfica e desejo primeiro as suas vitórias, pois sem elas de nada valerá a perda de pontos do Porto.

Na noite da passagem de Ano, a todos os Sportinguistas doentes que desejei presencialmente um Feliz Ano Novo, todos me responderam: "Bom Ano! E que o Porto seja campeão..." E isso é uma coisa que nunca me ouvirás desejar para outro clube que não o Benfica! ;)

Unknown disse...

Mas isso é gente da tua terra, o sol faz-lhes mal à cabeça :P

Unknown disse...

Mas gosto de teres feito a distinção, vou imprimir umas 10 cópias (não vá perder 1 ou 2) deste post para referência futura :D

Antonio disse...

Sabes que quando o pessoal está fortemente alcoolizado tem tendência para dizer o que realmente sente...

Antonio disse...

Guarda à vontade...

Quando na segunda volta o Sporting estiver na luta com o Guimarães pelo 3º lugar, e o Guimarães for jogar contra o Benfica na Luz, eu compro-te um bilhete e vens comigo para o Terceiro anel torcer pelo Benfica :)

Unknown disse...

Olha que se achas que a colossal diferença de 5 pontos já vos garantiu o 2º lugar... à 4 anos vocês estavam 4 à frente do... Guimarães, e viu-se como é que isso acabou ;)

Se bem que sim, se estivessem 5 à frente ganhavam no confronto directo :p

Antonio disse...

Muita coisa pode mudar...mas pelo que vi até agora, a continuar assim, o Sporting tem ZERO hipóteses de recuperar os 5 pontos de atraso para o Benfica...

Mas claro, o futuro a Deus pertence...e muita coisa pode mudar até ao fim do Campeonato. Não sei se percebeste, mas só o treinador do Benfica é que acredita que o Campeonato ainda é uma "luta a três"

Unknown disse...

Isso é para me pores a dizer que o Sporting joga para o 2º lugar? :p

Daniel disse...

Fox, não é uma questão de Anti-Portismo ... é a constatação de um facto. Aquilo que a grande maioria dos adeptos dos outros clubes ansiava era, se calhar tanto como a vitória dos seus clubes - ou mais, a primeira derrota do Porto.

Aí está ela! Espero que a próxima demore muito ...

Abraço

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul