Mundial 2010: Portugal vs Coreia do Sul


La vai uma, lá vão duas... e a partir daí foi quantos quisemos. Raul Meireles, para mim o melhor em campo por ter aberto a muralha Coreana com o 1º golo e a assistência para o 2º. Destaques também muito positivos para Coentrão e Ronaldo, que finalmente percebeu que jogar para a equipa recompensa.

Espera-se agora a tradicional falta de memória Portuguesa, desprezando as contribuições dos jogadores naturalizados nos deram no último Europeu, Mundial e na qualificação para esta participação na África do Sul...



1-0

Ricardo | Vídeo do MySpace



2-0

Ricardo | Vídeo do MySpace



3-0

Ricardo | Vídeo do MySpace



4-0

Ricardo | Vídeo do MySpace



5-0

Ricardo | Vídeo do MySpace



6-0

Ricardo | Vídeo do MySpace



7-0

Ricardo | Vídeo do MySpace

13 comentários:

Antonio disse...

Até ao 2-0, Portugal esteve melhor ofensivamente, mas pior defensivamente, o que causou alguns calafrios a Eduardo (A Coreia podia mesmo ter marcado).

Eu vi o jogo todo e antes do primeiro golo vi o meio campo de Portugal coeso e muito activo, com destaque para Raul Meireles e Tiago. Por outro lado, vi em Ronaldo e Simão verdadeiras NULIDADES!

Depois do 2-0 tudo ficou fácil e fica ainda mais fácil elogiar as exibições individuais e colectiva. A Coreia deixou de marcar e abriu na defesa...a partir daí até o Sporting dava 7-0.

Contudo, não deixou de ser um bom treino em que deu para ver o que valem os jogadores portugueses quando jogam sem marcação.

Atenção! Isto não desvaloriza a exibição da equipa, que conseguiu "quebrar o gelo" e chegar ao 2-0 com justiça. Porém não há qualquer razão para endeusar esta exibição ao extremo, como fez o comentador da RTP que chegou a dizer: "A Melhor exibição de sempre de um Mundial", "O Brasil só conseguiu marcar 2-0 golos e nós marcamos 7", etc, etc. Enfim... Bom resultado, que garante praticamente a qualificação, mas... "nem tudo ao mar, nem tudo à terra."

Quanto à provocação, para mim há valores muito mais importantes do que vencer, quando falo da Selecção Nacional! E mais...Com ou sem naturalizados...ganhaste o mesmo!

Hoje soube-me muito bem ver Portugal a entrar em campo com 11 Portugueses, nascidos em Portugal. Tinha saudades de ver jogar uma selecção verdadeiramente portuguesa!

Não me podes dizer que "me esqueço do que deram à selecção os Naturalizados", porque a mim nunca me deram nada...nem vais ter o prazer de me ver a torcer pela selecção com brasileiros no 11, nem a comemorar um golo de um naturalizado...por muito que esperes!

Por ser excesso de patriotismo, mas é a minha forma de pensar...e ninguém gosta mais da SELECÇÃO do que eu!

Unknown disse...

A ti nunca te deram nada... é possivel. Mas e às pessoas deste vídeo ?

http://www.youtube.com/watch?v=VTuaFc_ffGI

É evidente que o Deco não está no topo da sua forma. Quantos desses irão agora esquecer a contribuição que o Deco deu para que esse momento fosse possível ?

Antonio disse...

Sim...porque foi graças ao Deco que ultrapassaste a Espanha, a Holanda e a Inglaterra. E também deve ter sido graças a ele que perdeste contra a Grécia na final...já que foi por causa do Rui Costa que perdeste com a Grécia na fase de Grupos.

...memória curta...

Pedro disse...

Também não concordo com a utilização de naturalizados.
Quem parece ter memória curta és tu António, qualquer pessoa que veja regularmente futebol consegue perceber que Portugal só chegou onde chegou em 2004 graças ao meio campo do Porto(Costinha, Maniche e DECO)que jogavam quase de olhos fechados.
Embora o Deco possa não ter estado nas jogadas dos golos(sinceramente não me lembro se fez alguma assistência nesses jogos que referiste), a sua presença foi fundamental nem q seja para abrir espaços para o Maniche (esse sim marcou).

Atenção, volto a dizer que não concordo com a sua utilização, mas não lhe podemos deixar de lhe dar mérito =/.

Quanto ao jogo em si, só vi a partir dos 30 minutos e, como tal, só me vou referir ao que vi.
Após o 2-0 a Coreia abriu muitos espaços e como o António disse, qualquer equipa goleava-a.

Gostaria de destacar a exibição de 3 jogadores:

- Raúl Meireles - Fez um grande jogo, marcou o 1º golo e mostrou que combina bem com o Tiago(quando um subia o outro ficava atrás para compensar, baralhando assim o meio campo e defesa da Coreia) mas a qualidade do meio campo da Coreia é baixa;

- Tiago - 2 golos e pelos motivos do Raúl;

- Fábio Coentrão - É o jogador que mostra mais Querer e "Raça" na selecção. Farta-se de correr.

Por fim, gostaria apenas de dizer que acho irónico o facto de toda a gente ter ficado eufórica com uma vitória frente à Coreia.
A ver vamos se no jogo com o Brazil não voltam ao pessimismo.(espero que não).

Manuel disse...

A partir do 2-0 tudo se tornou mais fácil e só aí Ronaldo explodiu. Estou de acordo. Contudo creio que, antes do 2-0, o Ronaldo foi vítima de marcação cerrada que deixou de existir a partir desse resultado, altura em que os coreanos desistiram, de vez. Aí Ronaldo ficou mais solto e fez aquilo que melhor sabe fazer.

A meu ver o Ronaldo paga caro por ser um (e o único) super jogador de Portugal. Todos reparam num passe falhado ou numa finta que saiu mal a CR7. A responsabilidade que suporta nos ombros é muito grande. Porém, e apesar de tudo isto, vai conseguindo ser sempre um dos melhores de Portugal.

Apesar de ser o bronco que é e de eu não ter grande empatia por ele, como jogador, é dos meus preferidos a nível mundial e tiro o chapéu à disponibilidade que sempre demonstrou em servir Portugal.

Quanto às naturalizações...

Obviamente que prefiro um Portugal 100% Português. Ficaria triste se a Selecção começasse a ter 4,5,6,7, ou mais jogadores naturalizados. De certo que não seria um factor muito motivante, contudo não deixaria de torcer pela única Selecção que está a representar o meu país. É o nome de Portugal (do nosso País) que está em causa. É inegável que dos três naturalizados até agora, dois deram um excelente contributo à selecção, mas eu cá ficava-me por aqui. (Preferencialmente....)

.... Mas, independentemente do que vier a acontecer daqui para a frente, torcerei sempre pelo Nome de Portugal.

abrazooos

raul disse...

Não percebo como dizem que o Ronaldo e o Simão foram uma nulidade durante a primeira parte. Abriram o jogo, não conseguiram desequilibrar individualmente mas tiveram bem a nível táctico.. Enfim opiniões. Quanto às naturalizações é um assunto que podíamos ficar aqui mil e um dias a discutir.. mas que Deco já muito deu à selecção Portuguesa isso é indiscutível.

Quanto ao jogo, o Brasil não ganhou fácil a esta selecção, tal como nós não ganhámos à costa do marfim e eles ganharam.. Para mim a costa do marfim é mais forte que esta equipa mas hoje Portugal fez uma super exibição. Assim podemos ir longe! Só temos de acreditar!
Quanto ao Queiroz, que eu sempre critiquei, hoje dou-lhe os parabéns!

Grande vitória.

Abraço!

Antonio disse...

O apoio cego, irracional e sem contestação só pode transformar a selecção nacional numa França ou numa Alemanha.

Deixo os meus desejos de querer ganhar incondicionalmente para o Benfica...da selecção exijo diferente.

Muitos dizem que sem os Brasileiros a equipa portuguesa seria mais fraca...eu não concordo e tenho um reforço de peso do meu lado: http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=15944

Mas este...também deve de "não perceber nada disto"...

raul disse...

Qualquer pessoa que seja naturalizada é tão portuguesa como qualquer um de nós. É um direita que lhes é dado pelo estado. O Mourinho defende que não devem ser chamados, outros defendem que sim... Eu não disse que defendia, apenas disse que naturalmente o Deco já deu muito à nossa selecção. Isso acho que é claro. Como disse poderíamos ficar aqui muito tempo a discutir isso..

Antonio disse...

Se for declarado "interesse nacional" para naturalizar uma pessoa...começa a ser parvo! Mas folgo em saber que achas que o Deco e o Liedson são tão portugueses como tu...

Onde é que este país vai parar?

raul disse...

Não nasceram no nosso país, nem têm cá família.. sim é verdade. Porém quando o nosso país reconhece a nacionalidade a alguém essa pessoa passa a ter os mesmos direitos que tu, eu ou qualquer português. Acho que não assim o reconhecer é um acto de xenofobia. Se são tão portugueses como eu? São, pois também são portugueses. Se gostam tanto de Portugal como eu? possivelmente não, mas não os conheço..
No entanto este não é um problema de futebol. Se à selecção devem ir os melhores e o objectivo é ganhar então o Deco deve ir e o Liedson também.. É a minha opinião e a de todos os treinadores que por lá passaram..

Este País se não reconhecer os direitos a pessoas que damos dupla nacionalidade não vai por bons caminhos. No entanto, volto a lembrar que o problema pode não ser a chamada ou não de um jogador com dupla nacionalidade à selecção. Talvez o principal problema seja um País declarar "interesse nacional" para atribuir uma dupla nacionalidade.. Aí concordo completamente contigo..

Antonio disse...

Em primeiro lugar, é bom que fique bem claro que ninguém está a por em causa os direitos e os deveres de um naturalizado. Eu não disse tal coisa, disse sim que não concordo com a sua chamada à selecção.

É verdade que têm os mesmos direitos e deveres que eu (nem sei onde leste o contrário), mas não sentem Portugal como eu sinto. Não sabem a nossa história, não têm os mesmos valores que eu, não são ensinados da mesma forma que eu e não fazem a menor ideia do que é Portugal. Para eles, Portugal representa ganhar dinheiro e fama, para mim representa valores bem mais altos.

Há provas em todos os países, cujo objectivo é vencer, contratando os melhores jogadores de várias nacionalidades.... e depois há provas das selecções cujo objectivo é competir com os melhores jogadores de uma dada nacionalidade. Seguindo o rumo que a maior parte das selecções está a seguir, deixa de fazer sentido haver selecções...

Eu compreendo que Portugal queira ganhar competições para trazer prestigio ao país, mas não concordo que seja a qualquer custo...

(e quando nem vencem a qualquer custo, torna-se embaraçoso...)

Dizes que a selecção representa o país? Achas que o objectivo do Deco e do Liedson foi representar Portugual? Defender Portugal? Não sejam ingénuos...

Raul, os treinadores que por lá passaram foram o Scolari (que é Brasileiro) e o Queiroz (a quem chamas nomes todos os dias).

É certo que o Mourinho é bem pior do que esses grandes treinadores, mas é Português...e compreende o que quero dizer. (E DISCORDA DE TI COMPLETAMENTE)

Já dizia o Mauzão do Rugby " Estamos em Portugal, falamos Português..."

Ricky Silver disse...

acho que quando um jogador, diz abertamente que não se sente português deveria ser impedido de jogar mais um jogo que fosse pela nossa selecção,quanto mais tenho adquirido esse direito após nascença ou quando atingiu a maioridade, não interessando o quão importante seja na estratégia da selecção portuguesa. eu quero ver jogar aqueles que tem orgulho de ter a nacionalidade portuguesa. Sejam nascidos em Portugal, sejam aqueles que adquiriram a nacionalidade portuguesa porque passaram a amar o pais onde passaram a residir. Tirando isso gostei bastante do jogo, e aplaudo a atitude da selecçao coreana nos primeiros 45 minutos. que tenham melhor sorte contra a costa do marfim.

Raul disse...

Concordo ctg mas não é por eu o criticar que o Queiroz é melhor ou pior treinador. Temos de reconhecer que certamente o senhor sabe mais de futebol do que alguma vez nós iremos sonhar na vida. O Mourinho igual, e não sei se é melhor ou pior que os outros dois até porque um desses até já foi campeão do mundo.
Não é pelo Mourinho dizes isto ou aquilo que tens ou não tens razão..
Mais, como já te disse anteriormente acho que e defendo que há pessoas com dupla nacionalidade que podem sentir tanto o nosso pais como nós. Muitos deles já deram mais ao nosso País do que alguma vez iremos dar..

Quanto ao Deco por acaso uma vez falei com ele e ele disse-me:

"Portugal deu-me tudo o que tenho, se são Portugueses eu ajudo".

Quantos Portugueses conheces que dizem isto? Muitos de certeza, mas todos?

Não concordo contigo quando dizes que a selecção tem como objectivo jogar com os melhores dessa nacionalidade. Eu gostava e tinha orgulho que assim fosse! Acredita!Mas tal como disseste, não sejas ingénuo.. O objectivo é ganhar a todo o custo, senão não "contratavas" jogadores para a selecção e lhes pagávamos com uma dupla nacionalidade. Eles não têm culpa, pois apenas fazem o que sempre fizeram.. jogam futebol. Se criticares a nossa federação apoio-te completamente. Os jogadores não têm culpa de certeza e muito menos devem ser criticados por um direito que lhes reconhecemos: Ser Português.

Talvez até aceite o teu ponto de vista que começa a deixar de fazer sentido haver selecções, mas parece-me óbvio que a selecção é apenas um grande clube profissional ou não recebesse o treinador uns 150 mil euros por mês.. No desporto também já lá vai o tempo onde o fair play existia..

Outra coisa é que não me parece que seja justo impedir aquele ou outro jogador de jogar ou ter a nacionalidade Portuguesa, tal como tem sido dito nos últimos dias.

Ricky, concordo contigo! isso dava-me um enorme orgulho. No entanto de certeza que sabes que isso não é o que se passa.. Ninguém é escolhido pelo seu amor ou a forma como o revelam, até porque isto não é nenhuma paixão para nenhum jogador. É um emprego... Acho que muitas vezes nos esquecemos disso..

Abraço

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul