Carta aberta a Rui Costa

Caro Rui Costa,

Escrevo-te esta carta para falar um pouco sobre este período do ano, que muito conhecem por defeso, mas ao qual eu prefiro chamar “época de especulação”, o período de transferências. Bem sei que muito dizem que tens pouco, ou nenhum, poder de decisão sobre estes assuntos, mas és o único elemento directivo sobre o qual eu ponho as mãos do fogo sobre o teu benfiquismo… Por isso, a carta é endereçada a ti.

Antes de mais, deixa-me fazer um aparte e agradecer-te pelo título conquistado na época 2009/2010. Muitos dizem que nada tens a ver com esta conquista, mas eu discordo. É verdade que não és tu quem treina a equipa, pode ser verdade que não escolhes as novas contratações, ou que não concordaste com a vinda de Jorge Jesus (eu também não concordava) … mas o teu papel foi tão, ou mais, importante do que estes. A tua tarefa recaiu sobre a mobilização de uma das mais aficionadas massas adeptas do mundo. Conseguiste unir os adeptos do Benfica em torno de uma equipa e transmitir aos jogadores o que é a mística do clube. Conseguiste ser o elo de ligação perfeito entre adeptos e equipa, função que está longe de ser simples. Por isso, obrigado Maestro.

Voltando ao tema desta carta, gostava de te falar de três assuntos sobre transferências: quem devemos manter, quem devemos contratar e quem devemos vender.

Depois de uma época que culminou com a conquista do título de campeão nacional, estava mais do que visto que a comunicação social ia usar e abusar do nome do nosso grande clube. Tem-se falado de saídas de Di Maria, de Cardozo, do David Luiz, do Fábio Coentrão e até tu e o Jorge Jesus já fizeram capas de jornais sobre possíveis transferências (será que querem também o presidente?). Enfim, eu tento abstrair-me de toda esta regurgitação mental e confiar plenamente na direcção e equipa técnica do Benfica. Contudo, tenho as minhas ideias…

Considero imprescindível que o Benfica mantenha, dos nomes que se falam, os seguintes jogadores:

David Luiz: Parece-me de senso comum, que ninguém vai pagar a cláusula de rescisão pelo David. Como tal, a direcção do Benfica deve fazer um esforço para segurar esta jóia. Se o David sair, perdemos o nosso melhor defesa, um líder em campo e um jovem de 23 que demonstra a cada jogo que representa aquilo que exigimos ao longo de toda a época: Raça, Querer e Ambição! Alguém duvida que David Luiz será chamado à selecção Brasileira (e consequentemente valorizado) depois do Mundial?!

Fábio Coentrão: É um jovem de grande valor e tem tudo para crescer no Benfica. Se pagarem a cláusula nada podemos fazer, mas até lá… JJ tem um diamante em bruto para lapidar.

Quanto a Di Maria e a Cardozo, penso que o Benfica poderia realizar, com a sua venda, um importante encaixe financeiro.

Di Maria está no ponto ideal para ser vendido, já que se encontra muito valorizado, é titular da selecção do seu país e se ficar no Benfica, pode ficar chateado. Vendam-no, mas nunca por um valor abaixo da cláusula de rescisão. Negociatas com troca de jogadores, só podem aceitar (se JJ estiver de acordo) 33 milhões + Drenthe. Propostas inferiores, mandem o Valdano ir às compras para outro lado!

Cardozo é um caso diferente. É óbvio que o seu valor não é o valor da sua cláusula de rescisão e mais óbvio é que ninguém vai pagar esse dinheiro pelo Tacuara. Falam-se de propostas na ordem de 25 milhões… Se chegassem aos 30, era óptimo Rui! Se não, vendam-no por 27 Milhões! Se não ... para o ano será outra vez o melhor marcador!

Quanto a contratações, com o plantel actual (sem vendas de jogadores), precisamos apenas de um guarda-redes. Vê lá o que achas dos meus favoritos:

1º Romero

2º Marcos Amélia

3º Igor Akinfeev (talvez seja muito caro)

4º Eduardo

5º De Gea

Caso se concretize a saída de Di Maria (e se Drenthe não for opção), deixo-te aqui 4 opções:

1º Eljero Elia (do Hamburgo): A opção mais cara, mas a melhor!


2º Volta Urreta e aposta-se em David Simão (e ainda temos o Gaitan).

3º Simão: Se vier por 3 Milhões + 25% do Reyes.

4º Reyes: seria muito, muito bem-vindo!

Caso se concretize a saída de Cardozo, deixo-te duas sugestões:

1º Klaas- Jan Huntelaar


2º André Pierre Gignac

Espero que consideres as minhas opiniões e que respondas a esta carta com títulos e alegrias para todos os adeptos do Maior e melhor clube Português!

Atenciosamente, com RAÇA, QUERER e AMBIÇÃO e um desejo profundo de ver no BENFICA, o ETERNO CAMPEÃO!


Fica bem Rui!

3 comentários:

Carlos Fino disse...

Muito bom este artigo. Concordo com as opções que mencionas, porém considero que algumas delas serão bastante complicadas.

As mais viáveis seriam: Eduardo, Simão e Gignac.
Ver um jogador como Elia no Benfica seria um sonho...

Cumprimentos

Antonio disse...

Carlos Fino,

Talvez essas sejam realmente as opções mais viaveis, se bem que Gignac está altamente cotado e parece que o Valencia quer fazer dele o novo Villa.

Entretanto surgem noticias em Espanha que o Atlético espera que o Real faça o negócio do Di Maria incluindo Garay, facto que levaria o Benfica a negociar Luisão para o Atlético...LOL.

Podíamos fazer o seguinte:

Di Maria = 33 milhoes + Garay
Luisão = Reyes ou 15M + Simão - 25%do Reyes

Belo negócio, não?

Rui Costa disse...

António,

Venho agradecer a tua carta.

Tomei nota de tudo.

Tentarei continuar a dar muitas alegrias a toda a nação Benfiquista.

Abraço,

Rui Costa

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul