FC porto: A vencer desde 1893... Curiosidades!


Para aqueles que têm o gosto especial em mandar a baixo o FC Porto e para aqueles que amam, como eu este clube...

Seguem agora algumas curiosidades a nível mundial:

Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo!

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 21º do Mundo !

O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 16 títulos só no século 21, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos!

Segundo um estudo recente, o FC Porto contém cerca de 2,6 milhões de adeptos em Portugal (29º a nível mundial)!

É o clube da Europa que mais títulos conquistou nos últimos 25 anos. Os portistas ultrapassaram o Dínamo de Kiev neste ranking, totalizando 31 títulos. E não estão contabilizadas as supertaças portuguesas - que são quinze -, porque muitos países não têm uma competição semelhante!

Em toda a Europa só há três equipas com melhor currículo em provas internacionais do que o FC Porto, nos últimos 25 anos. Os italianos do Milan são os grande dominadores, com doze títulos, cinco dos quais na Liga dos Campeões. Juventus com 9 e Real Madrid com 8 são as restantes equipas à frente dos dragões!

É o clube português com mais participações em competições internacionais oficiais, totalizando 52 participações: 2 presenças na Taça Intercontinental; 24 presenças na Taça e Liga dos Campeões.,15 presenças na Taça Uefa; 8 presenças na Taça das Taças e 3 presenças na Supertaça Europeia!

O FC Porto e o Manchester United são os clubes da Europa com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual (15)!

O FC Porto é o único clube nacional que participou em todas as finais europeias e mundias de clubes e só não venceu a extinta Taça das Taças (em 1984)!

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem o dobro dos troféus que todos os outros clubes portugueses juntos!

O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um!

Vítor Baía é o guarda-redes da história do futebol nacional, que esteve mais tempo sem sofrer golos (1192 minutos) na época de 91-92..É o 11º melhor registo de invencibilidade em todo o mundo!!

E agora algumas curiosidades a nível nacional:

O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 116 títulos (Internacionais + Nacionais) oficiais!

É o clube português que tem mais títulos de campeão nacional em termos absolutos: 76 títulos! Nestas contas estão somados os títulos de todos os escalões: seniores, juniores, juvenis, iniciados e infantis!

É o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003)!

O FC Porto é o único clube português pentacampeão nacional de seniores e o único com dois tetracampeonatos!

É o clube com mais Supertaças conquistadas, disputando 24 das 30 finais e arrecadou 15 troféus!

Até hoje, o FC Porto conseguiu fazer a " Dobradinha " ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal na mesma época, por 6 ocasiões (1955/56, 1987/88, 1997/98, 2002/03, 2005/06, 2008/2009)!

Desde 1939 que o FCP não vencia as primeiras 8 jornadas do Campeonato (época 2007-2008)!

O presidente Pinto da Costa já conquistou 17campeonatos! Não existe ninguém em todo o mundo com melhor palmarés!

O FC Porto esteve no comando do campeonato durante 1007 dias seguidos:de Novembro de 2005 até 31 de Agosto de 2008.!

Nos últimos 20 anos o FC Porto foi campeão 14 vezes e encontra-se a 7 títulos do SL Benfica - Está Quase!!



Posso igualmente acrescentar: há quantos anos seguidos participa o FC Porto na Liga dos Campeões ?


Isto só falando de Futebol, podiamos sempre acrescentar as restantes modalidades desportivas!

Cumprimentos

13 comentários:

Rui Pedro disse...

Pooooooooooooooooorto :D

só uma coisa, é o melhor clube português lá fora mas cá dentro ainda vamos tirar o topo ao clube dos 6 milhões, se é que tem 6 milhões.

Markus disse...

Bom artigo feito por portistas dirigido para Portistas, para Portistas! Há muitas incoerências e leituras "entre linhas", mas não deixam de ser curiosidades das quais se possam orgulhar.

Há frases fora de contexto e conceitos ambiguos, mas como este artigo não diz respeito ao Benfica, não vamos entrar por esse caminho.

Raul disse...

Bem fundamentado o artigo. Parabens.

Acho que o Porto é um clube manchado pela corrupção e isso já todos sabem.. por isso não digo mais nada.

Cumprimentos

Markus disse...

Três pedidos, diogotx:

1º Podes mostrar o link que contenha esse ranking?

2º E quais são os números com os quais são comparados os 76 titulos nacionais?

3ºO que é um titulo Internacional?

Cumprimentos e obrigado por futuro esclarecimento

Pirlo disse...

Quem escreveu este artigo?

Unknown disse...

O diogo tx ?

Pirlo disse...

Acreditas no Pai Natal Fox?

Jose Pedro disse...

Simply the best..
Podemos não ser os maiores de Portugal, pode não ser do interesse nacional que o FCP seja campeão mas isso só enriquece e agiganta as nossas conquistas.

A corrupção caberá como argumento nas mentes pequenas mas parafraseando o Il Speciale "o Porto é muito melhor, e em condições normais vencerá e vencerá porque é muito melhor (...)!"

Bom artigo Tx (I am back in the game)

Pirlo disse...

Podias enquadrar essa frase de Mourinho num contexto, José Pedro?

Raul disse...

Jose Pedro acreditas mesmo que não existe corrupção e que o Porto não é a face disso? lol Por favor! sejam razoaveis pelo menos... talvez 1 dia abram os olhos.. já faltou mais, a verdade já anda pelo youtube e talvez um dia chegue a outro lado.. cumprimentos

Jose Pedro disse...

@ Pirlo

As declarações foram feitas no 1º ano de FCP, onde Mourinho se apercebeu do quanto é mais difícil ao Porto ganhar não tendo as benesses de ser um clube da capital. Disse isto e concluiu com um murro na mesa exclamando que mesmo em condições anormais o Porto iria ser campeão com ele.. O mourinho guerreiro de outros tempos!

@ Raul

Afirmo e repito que só nas mentes pequenas caberá que o Porto conquistou o seu lugar na história do futebol à custa da corrupção. O teu clube foi durante décadas levado ao colo por Salazar mas sem me querer alongar muito por aí, e porque falo do Porto se julgas que o Porto vencedor da Taça UEFA precisava de subornar um árbitro para ganhar ao Beira-Mar,estás no teu direito. o futebol nem sempre se escreve por linhas rectas e move muito poder e influênncias. TODOS os clubes de uma maneira ou de outra fazem valer o seu poder ao jeito que mais lhe convém. Já agora questiono-te porque nunca foram investigadas as escutas ao teu presidente e ao José Veiga quando estava ao serviço do Benfica? Porque foi tudo abafado e não se deixou que nada transparecesse? Não sejas ingénuo e redutor.

Um bom fim de semana

Alvas disse...

Um artigo interessante:

http://www.ionline.pt/conteudo/46556-joao-manuel-pinto-o-paulinho-santos-detestava-o-joao-vieira-pinto-alias-detestava-o-benfica

Anónimo disse...

A todos os benfiquistas, so tenho uma coisa a dizer voçes são uma trampa.... mentalizem se disso...
Se algum benfiquista me souber dizer como é que o porto ou o pinto da costa consegue "pagar" fora de portugal para ser o mnelhor clhube portugues a nivel internacional k me diga, gostava mt de saber...
ja que voces so sabem falar de corrupção que nem foi provada

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul