Obrigado Capitão Mariano!


FICHA DE JOGO

Taça da Liga, meias-finais
10 de Fevereiro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 22.702 espectadores

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e André Campos
4º Árbitro: Vasco Santos

FC PORTO: Nuno; Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Tomás Costa, Belluschi, Guarín e Valeri; Mariano e Orlando Sá
Substituições: Belluschi por Varela (46m), Bruno Alves por Maicon (60m) e Valeri por Ruben Micael (64m)
Não utilizados: Beto, Falcao, Addy e Claro
Treinador: Jesualdo Ferreira

ACADÉMICA: Ricardo; Pedrinho, Berger, Orlando «cap» e Emídio Rafael; Nuno Coelho, Tiero e Diogo Gomes; Sougou, Vouho e João Ribeiro
Substituições: Sougou por Lito (69m), Berger por Cris (84m)
Não utilizados: Rui Nereu, Amoreirinha, Bru e Helder Cabral
Treinador: André Villas Boas

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Mariano (81m)
Disciplina: cartão amarelo a Alvaro Pereira (26m), Vouho (45m), Guarín (56m), João Ribeiro (80m), Ricardo (90m), Pedrinho (90m)

Alguma notas sobre o jogo:

O FC Porto, entra em campo com um 11 titular muito diferente dos últimos 4 jogos, sendo que apenas entrou com 3 jogadores habitualmente titulares: Belluchi, Bruno Alves e Álvaro Pereira.

Um jogo onde o Sr. Jesualdo e bem teve que poupar jogadores dado o ciclo infernal de jogos que o FC Porto está a atravessar! Onde não se pode dar ao luxo de antecipar jogos como um dos seus principais concorrentes ao título de campeão nacional por ainda se encontrar em 5 frentes distintas: Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga dos Campeões e Intercalar.

Nos minutos iniciais, observamos um FC Porto forte, sendo que chegou ao golo de forma legal por Bruno Alves, no entanto o fiscal de linha assinala fora de jogo... elevando para 5 golos anulados ao FC Porto esta época! É obra!

Após o golo mal anulado, assistiu-se a um jogo muito táctico entre as duas equipas. Um jogo sem espectáculo e com pouco interesse! No geral não gostei do jogo! No entanto dado o 11 do FC Porto já sabia que dali magia e espectáculo não podia sair, ainda para mais contra uma Académica moralizada, batalhadora, "manhosa", bem treinada, muito defensiva, muito fechada, bem organizada, muito humilde e muito trabalhadora.

Foi essencialmente um FC Porto sem rotinas de jogo dado serem jogadores que não estão habituados a jogar e muito menos habituados a jogar juntos.

No entanto principalmente na 2ª parte várias foram as oportunidades para marcar golo que os jogadores mais ofensivos do FC Porto falharam redondamente. As principais oportunidades de golo pertenceram ao FC Porto, foi anulado mal um golo ao FC Porto nos minutos iniciais, por isso acho que no geral o resultado acaba por ser justo. No entanto não quero igualmente de deixar de frisar que a Académica teve em todo o jogo duas ou três oportunidades de golo que podiam ter causado problemas.

FC Porto chega à vitória já nos últimos 10 minutos finais, num golaço espectáculo do "capitão" Mariano Gonzalez.

A destacar que foi apenas com as entradas de Varela e de Rúben Micael que o FC Porto se conseguiu soltar mais e fluir o seu futebol!

Gosto muito desde André Vilas Boas e está a fazer desta "fraca" académica uma bela equipa! Afinal é possível fazer omeletes sem ovos. Ainda bem que este jovem promissor treinador não assinou pelo SCP, deixando-me na esperança que venha a assinar pelo FC Porto no final da época independentemente se o Sr. Jesualdo seja ou não campeão!

Destaques:

+ Mariano: golaço! É certo que neste jogo falhou redondamente pelo menos 2 golos certos e teve imensos passes e cruzamentos falhados, no entanto este golão merece mais uma vez rasgados elogios! Que dois golões este rapaz marcou! A braçadeira parece-te fazer bem! Vou pedir ao Bruno Alves para te dar a braçadeira! Mais um golaço desses e eu juro que escrevo um "artigo" a pedir as minhas sinceras desculpas por tudo o que mal de disse! Atenção que não é só pelos golos, contra SCP e agora contra a Académica houverem pormenores técnicos e tácticos de tirar o chapéu a este rapaz que outrora eu chamei "cepo"!
+ Rúben Micael : "É um jogador do Caral....." Dá gosto ver este rapaz a jogar!
+ 5ª vitória consecutiva do FC Porto: Estoril, Nacional, Scp, Naval e Académica !
+ Académica: por tudo o que já disse.
+ André Vilas Boas: óptimo treinador
+ João Ribeiro: este menino causou serias dificuldades ao FC Porto e já tinha criado igualmente ao Scp bem como ao longo da época tem mostrado grande qualidade. Devo relembrar que este óptimo jogador pertenceu ás escolas do FC Porto e fez toda a sua carreira no FC Porto, sendo que jogou variadíssimas vezes na extinta equipa B do FC Porto. O FC Porto apesar de não ter aproveitado na altura este talento, espero que abra os olhos e que esteja atento. Vejo neste rapaz imensas qualidades, já quando estava na Naval mostrava grande qualidade. É apenas mais um dos extremos que o FC Porto não soube aproveitar. Somos conhecidos pelos grandes centrais que ao longo da história tivemos e fizemos crescer: Aloisio, Jorge Costa, Fernando Couto, Jorge Andrade, Pepe, Ricardo Carvalho e mais recentemente Bruno Alves e Rolando, isto para não falar de centrais de um outro passado do qual não vivi e não presenciei, mas devíamos igualmente ser conhecidos pelos extremos que projectamos e não aproveitamos: Ivanildo, Hélder Barbosa, Diogo Viana, João Ribeiro, Bruno Gama, Ukra, Candeias, Vieirinha, Diogo Valente, entre outros... Terei-me esquecido de alguém ?
- Guarín: irrita-me este jogador! Começo-me a fartar! Consegue fazer de tudo o que há de mau no futebol. O fraco desempenho deste jogador obrigou Jesualdo a meter Ruben e Varela e a fazer com que Bellushi jogasse mal pois não se sentiu solto como quando tem Ruben a seu lado. Sr. Jesualdo explique-me o porquê de não dar oportunidades à jovem promessa Sérgio Oliveira que tanta classe já mostrou ?
- Valeri: já começa a ter muitas oportunidades e não está a saber aproveita-las! Não mostra nada! Muito fraco! Acho que Castro merece muito mais estar no plantel! Vendemos Ibson e Paulo Machado para termos Valeri ? Começo a ficar farto destes negócios!
- Orlando Sá: começo a achar que este jogador é mais um Hugo Almeida. Alto, estatura forte mas muito fraco em vários níveis que o tornam num fraco PL. Orlando denota ser um jogador muito fraco nos seguintes aspectos: Força de Remate, Fraco Posicionamento, lento, falta de técnica!
- Jesualdo: Sr. Jesualdo, devia ter dado oportunidade de jogar David Addy até porque se há jogador que merece descanso e que tem sido fundamental no FC Porto é Álvaro Pereira. Quantos quilómetros corre Álvaro por jogo ?
- Lesão Bruno Alves: é só o melhor central desta liga! Obviamente que capitão faz falta!

Final da taça da liga está agendada para o próximo dia 20 de Março contra os grandes rivais SL Benfica. Uma final em grande!

Espero duas equipas na final a não jogar na máxima força! Pois acho que ambas vão fazer muitas poupanças. Mas até lá ainda falta bastante e em altura própria haverá tempo e espaço para o debate.

Permitam-me uma pequena alfinetada:

Será que a empresa de Segurança contratada para o túnel do Algarve será contratada pelo SL Benfica ?

Cumprimentos,

Tx


7 comentários:

Rui Pedro disse...

o mariano tem marcado quando é capitão.

curiosidade :D

Markus disse...

Acima de tudo, foi um resultado injusto para a Académica.

Cumprimentos

Raul disse...

O Mariano é um jogador normalissimo. Contra a Acadécima estava a fazer um jogo miserável e depois lá mandou um pontapé sem olhar e a bola entrar. É um grande golo claro, ninguem diz que não. Eu apenas espero que ele jogue com o Benfica :D

Abr

G disse...

Não vi o jogo, por isso não comento essa parte.

Respondendo à alfinetada:

Será que os jogadores do Porto já tomaram os comprimidos para a azia, ou vão continuar a fazer figuras nos túneis?

Esta confusão dos túneis cheira muito mal. Não compreendo a necessidade de tentar desviar a confusão toda para o Benfica, quando se deve é culpabilizar os jogadores que fizeram MERDA. É isso, acho que fazem bem, desculpem-nos a todos... que o Benfica é que provocou.

São umas criancinhas... assumam a vossa culpa, embora isso seja muito difícil neste país. Temos escutas de tudo e mais alguma coisa, e são todos inocentes na mesma.


Para quem quer desvalorizar o percurso do Benfica até ao momento, eu acho que há um cântico adequado:

"Joguem à bola! Palhaços Joguem à bola! Joguem à bolaaaa....." porque o Benfica está a fazê-lo, e melhor que qualquer equipa da Liga.

Podemos não ser campeões, pois ainda há muito para jogar, mas estamos no topo por mérito próprio.

Abraços

Jose Pedro disse...

@ G

"Ainda há igrejas de bem crenças Batistas e Paixões sempre a roubar ... Em prol dos mesmos cabrões!!!"

"E NINGUÉM PÁRA ESTA ROUBALHEIRA, ROUBA O LUCÍLIO, ROUBA O OLEGÁRIO, PARA O VIEIRA!"

Julgo que estes 2 canticos se adequam muito mais e assentam que nem uma luva ao seu comentário.

O seu comentário não me merece qualquer tipo de reflexão, e despejar tamanha quantidade de azia sem fazer qualquer tipo de referência a um belíssimo jogo de futebol que culminou com a vitória do Porto como podia ter caído para o lado da Avadémica.

G disse...

O teu último parágrafo não faz sentido, se tiveres lido o meu primeiro. Não vi o jogo. Mas posso comentar se fizeres questão. Foi um jogo muito bonito.

Exacto, nós é que somos os ladrões. Curioso que no Youtube não encontrei nada disso. Mas encontrei outros vídeos. E engraçado, vocês não o recriminam.. está tudo bem, o Pinto da Costa e restantes dirigentes são os maiores. Não têm moral para atacar o Benfica, se não atacaram a vossa direcção. Hipocrisia. Para além disso, contra o Benfica têm apenas suposições. Tão fundamentadas, como por exemplo, eu já ter ouvido dizer que o golo do Benfica contra o Porto foi ilegal. Essa foi das que teve mais piada.

Tal como já disse.. falta-vos olhar para vocês próprios. Já vi por aqui muitos comentários que tencionam tirar o mérito ao Benfica, mas nós temos esse mérito. Foi o meu último comentário no que diz respeito a este assunto.

Abraços

Jose Pedro disse...

Para quem aprecia a opinião do melhor treinador do Mundo fica aqui um excerto duma entrevista publicada no site do clube milanês:

"Nella mia storia come allenatore c'è un pochino di tutto questo: ho sempre avuto bisogno di trovare squadre con un'empatia tra la storia del club e la mia personalità di allenatore. Decisi di allenare il Porto perchè, in Portogallo, Lisbona significa potere, capitale, Benfica e Sporting, mentre Oporto è 400 kilometri più a nord e lì è più difficile vincere. Le persone di Oporto sono note in Portogallo per la loro mentalità nella quale io sono riuscito a entrare e dalla quale ho cercato di estrapolare tutto quello che potevo per costruire una squadra e un club più forte, con una maggiore empatia tra giocatori, allenatore e società."

Em suma o que Mourinho diz que os clubes da capitais representam o poder central, ao passo que vencer pelo Porto seria muito mais difícil e foi esse um dos motivos que o motivou assim como o modo de estar do povo do Norte. Mourinho passou pelo Benfica antes de rumar a Leiria para fazer história pelo FCP por isso deverá ter algum conhecimento de causa

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul