Dia dos Namorados com muita Paixão matosinhense

























Liga Sagres 18ª Jornada
Estádio do Mar, Matosinhos
Hora: 21.15 (RTP)
Equipas:
Leixões: Diego; Nuno Silva, Joel, Fernando Cardozo e Nelson; Fernando Alexandre, Seabra e Paulo Tavares e Hugo Morais; Zé manuel e Pouga
FCP: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Belluschi e Ruben Micael; Mariano, Falcao e Varela.
Arbitragem: Bruno Paixão (A.F Setúbal)
O Porto desloca-se esta noite à cidade vizinha de Matosinhos para disputar um derbi com história e de muitas estórias para contar. Estas equipas já se encontraram por 2 vezes esta época, resultando em duas vitórias para os tetra-campeões nacionais (4-1 e 1-0 para a Liga e para a Taça da Liga respectivamente).
Curiosidade para a estreia do novo técnico da equipa matosinhense, o espanhol Castro Santos. Do lado portista, as ausências de Alvaro Pereira por castigo, Rodriguez e Farías por lesão e Raul Meireles por opção. Em contraciclo o regresso do capitão Bruno Alves é esperado, ele que estava em dúvida para esta partida depois de ter abandonado mais cedo o jogo da meia final da Taça da Liga frente à Académica na passada 4ª feira.

Resultado final: 0-0
Destaques positivos:
+ Intensidade de jogo
+ Guarda-redes
Destaques negativos:
- Anti-jogo permanente do Leixões
- Silvestre Varela
- Falta de golos
- Buno Paixão
O FCP perde a vantagem que tinha conquistado na jornada anterior e pode agora ver o Braga elevar a distância para 8 pontos. Enquanto portista, fiquei desiludido por não termos contornado a muralha leixonense e continuado no trilho de bons resultados e qualidade exibicional. Julgo que faltou algum discernimento no último terço do terreno onde as ausências de Álvaro Pereira e de Hulk (12º jogo de "suspensão preventiva") se fizeram notar.
Quem viu o jogo aceita que na 1ª parte tivemos uma partida dividida com o resultado a poder pender para cada um dos lados mas na 2ª metade, única e exclusivamente, só deu Porto!
O campeonato fica agora muito longe e só uma hecatombe bracarense e um benfica a continuar com a qualidade exibicional de ontem, poderá abrir novas perspectivas.
Por fim, há mais um penalti sonegado ostensivamente com o árbitro a metros da jogada. Não se trata de um lance passível de qualquer discussão sobre as leis da física, é limpinho como a água (o tribunal do jornal OJOGO é unanime). Mas o Cupido Paixão, decide entrar na discussão do resultado final, jamais seria capaz de partir o coração da equipa vermelha e branca e estragar o fim de semana. Seria o desbloquear do jogo, seria uma oportunidade soberana de o Porto continuar com as aspirações vivas no campeonato.
Mas no coração de Paixão só há um amor e esse é vermelho e branco, das cores do Leixões!
Das duas uma, ou apita falta e marca o penalti ou dá o 2º amarelo ao Ruben Micael e o Porto joga com 10 durante 30 minutos!
(isso seria o orgasmo, o climax, e isso só é bonito se for realizado depois de um jantar romantico, no próprio dia, nunca como prenda antecipada para não estragar a surpresa)
Para os pequenos de espírito que continuam a clamar aos céus que o FCP é corrupto, pois ontem tinha sido um bom jogo para usar da fruta, dos chocolates e do café com leite, tudo boas ideias para a quadra festiva de hoje e que seguramente não trariam o amargo na boca de ver o campeonato fugir por entre os dedos, não inteiramente por erros de arbitragem e ciladas montadas em locais obscuros sem luz visível por inoperância ou consentimento das entidades reguladores (de excelência dizia o taberneiro ainda esta semana, que vontade de rir!), mas também por erros próprios que podem e devem ser analisados de modo a não se tornarem a repetir.
Uma última nota, jogo às 21.15 num Sábado. Que disparate pegado!
Next target: Sporting de Braga (o Porto "ganhou" uma legião de adeptos para a próxima jornada)

13 comentários:

Jóia disse...

Desde que elevaram o Micael a Deus na terra, tem vindo a decair que é coisa bruta...
Hoje não foi expulso porque o Paixão não estava para aí virado..

Jose Pedro disse...

O seu comentário é uma pérola autentica, caro Joia! O autêntico e verdadeiro anti-portista primário..

Pedro Fonseca disse...

Caro José Pedro,

Por acaso não me parece que Jóia esteja a dizer alguma mentira. Rubén Micael, se seguirmos as leis, deveria ter sido expulso ainda na primeira parte.

1º Empurra Fernando Alexandre num lance sem bola (a segunda vez em dois jogos). Ficou um amarelo por mostrar.

2º Depois de uma falta inexistente Ruben protesta e vê o Cartão amarelo.

3º Num lance de contra ataque Ruben Micael agarra ostensivamente um jogador do Leixões. Amarelo por mostrar.

Penso que são estes lances a que Joia se refere...e tem toda a razão!

Destaco ainda o que disse Bruno Alves no flash interview: " Os arbitros não nos têm favorecido"
Pois é Bruno...Andavas mal habituado!

Cumprimentos

Jóia disse...

Era exactamente a esses lances que fazia referência..
Já no último jogo, acabado de entrar toca a empurrar. Conclusão desse lance? Amarelo para quem foi empurrado.

Markus disse...

Caro José Pedro,

Há algumas coisas com as quais não concordo no seu comentário:

1º O Benfica ontem não jogou como de costume, mas fez coisas que ainda não vi o Porto fazer este ano! Mas compreendo que nesses lances deva ter estado desatento. Qual foi a diferença entre o jogo do Benfica e do Porto de ontem? Houve um Penalti por assinalar para o Porto que poderia ter mudado o desfecho do jogo, mas… é aquele Porto que vai assustar o Benfica ou o Braga?

2º Pelas razões que disse o Jóia e o Pedro Fonseca, Ruben Micael devia ter sido expulso. Não reparou nos lances?

3º Não sei de que “nova legião de fãs” está a falar. Não conte com o apoio de adeptos do Benfica. Nós dependemos só de nós, para quê apoiar outro clube. O próximo fim-de-semana servirá exclusivamente para recarregar baterias…E apoiar o Porto? Não brinques connosco!

Por fim, concordo com o que diz sobre o anti-jogo da equipa do Leixões! É uma vergonha que presenciei no estádio da Luz este ano, com duas ligeiras diferenças: Ficaram dois penaltis por marcar a favor do Benfica e… só ganhámos 5-0!

Cumprimentos e boa sorte com o Arsenal!

Jose Pedro disse...

@ Markus

1º Ontem o Porto esteve a bom nível na 2ª parte, não ganhou por manifesta falta de sorte, engenho e por falta de discernimento. Mas há dias em que tudo isso falta e ganha-se na mesma, basta que sejam cumpridas as regras e corrija-me se estou errado, mas julgo não merecer qualquer discussão que o lance sobre Ruben Micael ao minuto 57 é evidentemente para penalti.

2º Os lances de que fala não consigo encontrá-los em lado nenhum, não mereceram análise dos paineis de arbitragem.. É o Eagle Eye a falar mais alto!

3º Falo obviamente dos adeptos vimaranenses. Ou talvez dos sportinguistas.. Compreendo que possa não partilhar da minha perspectiva mas há outro tipo de "adeptos" que irão apoiar os vermelho-e-brancos do Minho.

A táctica do ganhamos por 5-0 e logo não merece contestação é o prato da época 2009/10. O modo como lá chegaram, isso são águas passadas. Baseio a minha análise em quem percebe de arbitragem e não me deixo toldar pelo raciocínio de adepto de sofá quando falo de arbitragens alheias.

Obrigado pelos votos de boa sorte para o confronto europeu, espero que tenham sucesso contra o débil Hertha, onde o maior adversário do benfica para esse jogo chama-se FRIO

Markus disse...

"A táctica do ganhamos por 5-0 e logo não merece contestação é o prato da época 2009/10. O modo como lá chegaram, isso são águas passadas. Baseio a minha análise em quem percebe de arbitragem e não me deixo toldar pelo raciocínio de adepto de sofá quando falo de arbitragens alheias."

Quer explicar?

Ou vai dizer que se baseia no "tribunal d'ojogo"?

Se não se lembra das situações é porque só vê o que lhe interessa! Pelos vistos, muita gente viu!

Markus disse...

Releia o seu 3º ponto.

Jose Pedro disse...

Baseio-me em quem percebe de futebol, sem deixar manchar a minha opinião toldada de cor mas com sentido crítico.

Foi um jogo em que o Porto fez tudo para ganhar em 45 minutos, o que foi manifestamente insuficiente. Podia ter saído com outro resultado se as leis do jogo fossem cumpridas? Possivelmente, e é nestes jogos em que a falta de sorte impera que o factor arbitragem muitas vezes desempenha uma importância capital. Há mais para a semana, num escaldante Porto-Braga

Jose Pedro disse...

Minuto 57 Joel trava Ruben Micael dentro da grande área. É motivo para grande-penalidade?

"A falta é efectiva. Joel, com a perna direita, contribuiu para a queda de Rúben Micael, ficando uma grande penalidade por assinalar. Talvez o árbitro não tenha apontado para os 11 metros por se encontrar demasiado próximo. O critério alterou de uma jornada para a outra [na anterior esteve no Belenenses-Braga]."
Jorge Coroado

Pedro Fonseca disse...

José Pedro, Não li por aqui ninguem a dizer que não era penalti...

Jose Pedro disse...

Mas também não li ninguém a dizer que devia ter sido marcado! Eu só estou a documentar as minhas afirmações porque não é meu apanágio fazer juízos de arbitragem não devidamente justificados.

Pedro Fonseca disse...

Markus diz: "houve um penalti por assinalar a favor do Porto que poderia ter mudado o desfecho do jogo."

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul