A importância de um bom líbero..


No futebol, o líbero é o último defesa central de uma equipa. Tem a difícil missão de equilibrar a equipa quando esta se lança em ataca e perde a bola, prevenindo as investidas de contra-ataque do adversário. Habita geralmente entre o guarda-redes e a linha de defesas centrais e requer uma grande cultura táctica, um bom posicionamento e a capacidade de agir rápida e eficazmente em situações de inferioridade numérica.

É uma posição em vias de extinção que ganhou expressão com jogadores do calibre de Baresi e Scirea que fizeram história em Itália na década de 80.

Actualmente, no nosso campeonato essa posição ganha um novo significado. Podem não ter a postura italiana, nem um lugar na história do clube, mas são as suas acções e o modo como equilibram a equipa que ficam na retina dos apreciadores do futebol de ataque.

Eis alguns exemplos de brilhantes intervenções e como a história se escreve por linhas tortas, mas sempre com a destreza de chegar ao final feliz:




Sporting-Benfica (Taça da Liga, meias finais)



- Luisão coloca Pongolle em posição regular, quando o avançado recebe um passe que o isolava para a baliza adversária (resultado em 2-1 favorável aos encarnados à altura)

Benfica-Nacional (Liga Sagres)

- Golo anulado à equipa do Nacional por suposto fora-de-jogo (o resultado é de 0-0 como a imagem em anexo indica)
















Vitória de Setúbal - Benfica (Liga Sagres)

Aos 52' um fora-de-jogo tirado a Bruno Ribeiro quando se isolava para a baliza, aos 53' anulou um golo aos sadinos e aos 72' novo fora-de-jogo a Neca quando seguia isolado novamente. Nome do ilustre: José Ramalho, o mesmo que desde que levou o "calduço" no Benfica-FCP da época 2008/09, nunca mais ficou o mesmo!

FCP - União de Leiria (Liga Sagres)
2 golos anulados ao FCP por fora de jogo e um golo validado à equipa leiriense em condições em tudo semelhantes. Resultado final em 3-2 favorável ao Porto.

FCP - Paços de Ferreira (Liga Sagres)
Golo anulado a Falcao com o resultado em 0-0 na 1ª parte com o avançado colombiano a partir atrás do penúltimo defesa. Curiosamente ou não, o fiscal é o mesmo que validou o golo o ano passado do Sporting em Vila do Conde em fora de jogo de kilómetro.
Benfica - FCP (Liga Sagres)

Jogada do golo do Benfica iniciada com um fora de jogo de metro à frente do fiscal de linha, branqueado. Resultado em 0-0 á altura como imagem em anexo documenta.














FCP-Belenenses (Liga Sagres)

Golo anulado a Farías em posição legal com o resultado em 0-0. Não confundir com um lance de golo anulado, e bem, por fora de jogo anteriormente. são 2 lances distintos.

Benfica - Belenenses (Liga Sagres)

36' : No momento do passe para Fajardo há 2 (!) jogadores do Benfica a colocarem o atacante da equipa azul do Restelo em posição regular. nova "precipitação" do fiscal de linha que acompanhava o ataque do Belenenses.
_____________________________________


Por muito bom futebol de ataque continuado que haja, é essencial manter os equilibrios cá atrás! E se contra as equipas em modo autocarro se anulam golos, nada como asfixiar os pobres coitados quando afiam as unhas e metem a bola atrás da linha defensiva sempre subida; uma bandeira em riste se erguerá em nome do interesse nacional!
Também destas "nuances" se conta a história do campeonato.
Adaptação: Blog Reflexão Portista

13 comentários:

Raul disse...

Jose Pedro,
Vais continuar a chorar? Ou vais passar a telefonar para os arbitros e oferecer fruta? Já nem vou argumentar que o Benfica este ano tem sido muito prejudicado, com vários foras de jogo e golos anulados ou penaltis por assinalar. Assim que me lembre no Benfica x Maritimo na primeira jornada, perdemos 2 pontos e fica um penalti por assinalar. Braga x Benfica o Jorse de Sousa anulou mais um golo limpo ao Benfica que fazia o empate no marcador e ainda expulsou o Cardozo por levar 1 murro. Podemos ir a Setubal e até os jornais dizem que ficaram 2 penaltis por assinalar.

O Porto ainda no outro dia marcou um golo com a mão e não me lembro de te ver a falar sobre isso. Enfim esse clube manhoso ontem quando não se ganha dentro de campo vão comprar arbitros está mal habituado. Temos pena! A fruta e as viagens já não funcionam! Agora só quero ver quando o corrupto e vergonhoso PInto da Costa de lá sair o buraco financeiro que aquilo vai vai lol.

Mas ok! continua a chorar e a pensar que este post absurdo e extremamente faccioso serve como justificação para a fruta e viagens terem deixado de funcionar!

Durante anos disseram que nunca compraram ninguem, agora até já nem isso desmentem. A verdade está no youtube... e a vossa vergonha é cada vez maior...
É por apoiantes da corrupção como estes que temos um pais neste estado, neste momento perdeste todo o crédito que tinhas com este post irónico, mal fundamentado e descontextualizado.
Sobre futebol dizes pouco, sobre corrupção e aribitros já vi que esta é a tua especialidade pois como é natural és do Porto.

Cumprimentos

Raul disse...

Só mais uma coisa:

JOGUEM À BOLAA!! PALHAÇOS JOGUEM Á BOLAAAAAAAAAAA!! PALHAÇOS JOGUEM À BOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Alvas disse...

Só queria fazer um à parte. Não confundir Futebol Clube do Porto com Pinto da Costa!

Eu como benfiquista envergonho-me de ter tido um presidente como vale e azevedo e dou graças ele já não lá estar e ter se descoberto (pelo menos algumas) das barbaridades que esse homem cometeu. Não só roubou dinheiro do Benfica como também manchou e muito a imagem do clube com cheques carecas e outras histórias que tais.

Tal como o Benfica não pode ser reduzido a esse período negro da sua história o FC Porto também não deve ser reduzido ao que se passou durante o reinado de Pinto da Costa. Acredito que há portistas que se sentem envergonhados e revoltados por tudo o que esse home fez, que subornou àrbitros, que manipulou notícias, etc... ninguém duvida e, o que saiu no youtube foram apenas as escutas de uma época. Parece-me óbvio que muito mais fica por saber.

Quanto a este artigo, comento com 3 letras que transmitem bem a minha reacção ao lê-lo:
LOL

cumps,
Alvas

Jose Pedro disse...

@ Raul

"Não ganham nada, é só choradeira.. Chora o Chalana, chora o Rui Costa, chora o Vieira!" - não sei se está familiarizado mas este cantico da claque portista é bem recente e foi elaborado em jeito de crítica às afirmações infundadas do seu presidente e do director desportivo do seu clube.

Quanto ao resto da diarreia verbal que continuamente despeja todas as cavidades anatómicas, confesso que já perdi a paciência. Não tenho a obrigação de adquirir imunidade contra a sua falta de argumentos. Elaborei um artigo fundamentado, com imagens para os lances que consegui encontrar, exigiu trabalho e fi-lo em jeito de ironia para aquilo que se tem passado semana após semana. Como é evidente, não seleccionei lances em que o seu clube possa ter sido prejudicado, não me compete e abri esse espaço para discussão dentro do fórum. Lá verbalizou um ou outro exemplo, discutíveis conforme poderá confirmar pela leitura das opiniões à data dos factos. O que aqui trago são exemplos sem margem para dúvida, onde a opinião de qualquer pessoa que saiba as regras é constante.
Particularizando e porque falou do golo do Falcao, já vi a repetição por inúmeras vezes e não dá para ter a certeza do lance. O Eagle-eye não falha e você sabe que foi com a mão. Impugne-se o jogo, dêm os 3 pontos ao Paços e suspendam o colombiano por tempo indeterminado.

Continua a verborreia agora insultando o presidente portista. Tenha 2 dedos de testa e faça uma introspecção sobre quem é o único clube dos 3 grandes que teve um presidente julgado e condenado na barra dos tribunais. Insulto gratuito, sem ponta clarividência e com visão detorpada pelo ódio. No melhor Benfica das últimas décadas, é maior o gozo que lhe dá por ver o Porto menos bem do que as alegrias do seu clube. É triste, é lamentável mas o melhor conselho que lhe posso dar é que utilize todas essas energias para incentivar o seu clube porque a ladaínha que vocifera, esperneando-se de raiva a mim pouco ou nada me sugere além da honesta pena que por si sinto.

Acho curioso falar de saúde financeira, já consultou os passivos dos clubes nos últimos anos?

Este post é faccioso mas reforço o que argumentei há pouco, tratam-se de coisas inatacáveis que só a cegueira toldade a pode branquear.

Pergunto-lhe sinceramente, se tem alguma intolerância alimentar à fruta ou se nunca saiu do país? É parágrafo sim, parágrafo sim a falar nisso.

Aproveito a ocasião para lhe dizer o seguinte: após um espectáculo deprimente de lesões, simulações, um entra e sai do relvado frenético da equipa médica do leixões, após o apito final os leprosos, os entorpecidos, os esgotados, qual milagre de JESUS correm para o centro do relvado em delírio. É MILAGRE, ALELUIA.. qual terá sido a vitamina que tomaram? Nenhum fármaco consegue actuar tão rápida e eficazmente..
Mas ok! continua a chorar e a pensar que este post absurdo e extremamente faccioso serve como justificação para a fruta e viagens terem deixado de funcionar!

Nunca me ouviu a dizer que o meu clube comprou quem quer que fosse e seria o 1º a querer a estrutura administrativa do clube porta fora se fosse dado como provado alguma das acusações de que o presidente foi culpado. Digo-lhe mais: se algum dia se soubesse que o Pinto da Costa tinha sequer dado uma peça de cristal a um árbitro, seriam os adeptos a porem o dirigente com mais títulos conquistados no mundo fora!

Finalmente, e porque honestamente me fez perder as estribeiras digo-lhe que você não é decente, é incoerente e desprezível. Vá tecer acusações e juízos de moral para quem conhece, não lhe admito que me acuse da forma que o fez. Considero-o pequeno demais como ser humano. Sou uma pessoa com responsabilidades na sociedade e acho inadmissível acusar-me de ser condescendente com a corrupção.

Concluo portanto fazendo uma chamada de atenção a quem gere este espaço que jamais irei tolerar este tipo de comportamento. Já aqui avisei que mudem o layout do site para vermelho, eu vou pregar a outra freguesia.

Raul disse...

Jose Pedro,

"se algum dia se soubesse que o Pinto da Costa tinha sequer dado uma peça de cristar a um arbitro, seriam os adeptos a porem o dirigente com mais títulos conquistados no mundo fora!"

Esta afirmação acho que é clara sobre quem não quer ver as coisas. O único clube que compra arbitros em Portugal é o seu lol qual é a duvida? Não compare o LFV com o pacóvio do seu presidente réles. São pessoas de estatutos diferentes, se não sabe devia saber.

Voce pode ir para onde quiser, apenas lhe disse a verdade. Não sei se é pequeno ou grande, sinceramente não me interessa. Pelo contrario mais uma vez os adeptos portistas preocupam-se mais com os benfiquistas. Não se preocupe comigo nem o que sou ou deixe de ser. Preocupe-se em não escrever baboseiras como esta que acabou de escrever.

Voce passa mais tempo a atacar pessoalmente alguns comentadores do que a falar de futebol. Sobre os canticos da claque do criminoso madureira, vá voce ouvi-los pois são absurdos.

Se voce tivesse feito algum tipo de desporto ou fosse ao futebol iria perceber melhor como são muito dificeis de tirar alguns foras de jogo. Mas prefere ficar em casa a arranjar argumentos que vêem nos livros das regras.

Sobre o seu artigo o Alveirinho já o caracterizou e eu repito: LOL

Sobre si não preciso de o atacar para o remeter ao ridiculo pois você consegue faze-lo sozinho.

Cumprimentos

Pedro disse...

Este texto é um insulto ao Beckenbauer... utilizar a sua imagem para fazer um ataque ao Benfica baseado num texto de culpabilização é simplesmente ABSURDO.

Cumprimentos

Jose Pedro disse...

Beckenbauer é dos clássicos jogadores um dos meus preferidos e utilizei a sua imagem porque assim como ele era um pilar fundamental na selecção germânica, aqui no nosso país à beira-mar plantado há também aqueles que não tendo o mesmo mediatismo (merecidíssimo), decidi louvar o belo trabalho que têm desempenhado este ano. Decidi culpabilizar os fiscais de linha, mas seguramente não faltarão exemplos onde o árbitro principal também desempenha a sua arte. A seu tempo..

Unknown disse...

Não percebo, o Sporting é que está em 4º mas aqui no Trio vai uma azia gigante entre águias e dragões... será por estar o Braga em 1º ?

Gosto também da forma como o post começa por analisar a praticamente extinta posição de libero mas depois passa para um ataque directo ao Benfica. Suponho que seja uma "resposta" ao post do Braga, mas... e discutirem futebol para variar um bocado ?

Pirlo disse...

@José Pedro
Podes continuar a inventar o que quiseres, a desculpar-te com o que te apetecer...já ninguem te liga!

@Fox
O Braga não está em 1º!
Por falar em discutir futebol...o Sporting jogou ontem?

Cumps

Unknown disse...

É um facto Pirlo. Há outros que tu também conheces e que validam o que eu disse :)

(estou a falar de terem menos um jogo, só)

Jose Pedro disse...

@ Pirlo

Se em vez de optar pela via do desprezo por um artigo que me deu trabalho a realizar,exposesse os seus argumentos sob a forma de um artigo dentro dos mesmos moldes, este espaço só teria a ganhar com isso.. o que aqui demonstrei é que o Benfica foi beneficiado aqui e ali.

Mas para mim e mais importante que isso, é o facto de ao Porto terem sido "limpos" 4 pontos (2 contra o Paços e mais 2 com o Leixões) recentemente.

cumprimentos

Jose Pedro disse...

@ Fox

Isto também é discutir futebol Fox. Pena que este factor extrínseco de quem sempre esperamos não se fazer notar vai marcando o nosso campeonato a cada jornada que passa!

JoniGuerrero disse...

Quando comecei a ler pensei ser um artigo interessante, e preparava-me a responder sobre isso (líberos)... mas depois vi que foi apenas uma desculpa para atacar o benfica (e toda a desculpa serve). A parte dos líberos poderia sair do artigo, pois só está mesmo para enganar.

Quanto aos lances que falas, é memória selectiva, só apresentas o que te interessa. Se o Benfica tiver sido beneficiado em 5 lances e prejudicado em 10.. não interessa, porque só contas os 5 em que foi beneficiado. E com o Porto só contas o contrário... só quando foi prejudicado.

Está bem.. isso prova que o Porto foi prejudicado aqui e ali, e o benfica beneficiado aqui e ali... e depois? O mesmo acontece com TODAS as equipas da liga. Foram beneficiadas e prejudicadas.

Apenas uma sugestão, façam mesmo artigos como o que este aparentava ser (e infelizmente foi desviado)... sobre o Futebol em si, e não sobre casos e arbitragem e a mesma coisa de sempre.

Abraços

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul