Era mesmo o Benfica?


Na antevisão deste jogo pedi um “Benfica equilibrado, concentrado e consistente”. Jorge Jesus não me ouviu e a equipa optou por demonstrar: “cansaço, excesso de confiança e pouca vontade. Resultado? Um empate no Bonfim!

Este era daqueles jogos que poucos ou nenhuns acreditavam num possível deslize do Benfica, e são exactamente estes jogos que me deixam com um pé atrás! Já no inicio da semana, o treinador do Setúbal decidiu dizer que a sua equipa não tinha qualquer hipótese… todos percebemos que o objectivo era “dar excesso de confiança” ao adversário…e todos pensámos que os jogadores do Benfica tinham percebido isso…Não!

O jogo começou numa toada morna, com as duas equipas a praticarem um péssimo futebol no batatal de Setúbal.

De um lado, Manuel Fernandes optou por uma estratégia semelhante à usada pelo Leiria quando este ainda comandava a equipa do lis: 3 centrais, dois médios defensivos, e dois laterais muito recuados. Voltou a funcionar: O Benfica não mostrou o que pode fazer.

Jorge Jesus apostou na mesma equipa que defrontou a União de Leiria, excepção feita à troca de Ramires por Carlos Martins. O objectivo era jogar “o normal”. E o normal é óptimo! Mas os jogadores nunca mostraram disponibilidade física e mental para mostrar o melhor Benfica. Pressão de estar em primeiro? Não me pareceu!

O inicio de jogo fazia prever um daqueles jogos em que é preciso a “estrelinha”, e nada fazia prever que o Benfica se adiantasse no marcador aos 15 minutos de jogos. Se antes do golo se esperava uma vitória complicada, depois do auto-golo de Ricardo Silva ninguém imaginou um resultado que não a vitória. Puro engano!

O Setúbal reagiu bem, mostrando-se uma equipa muito perigosa no contra-ataque, sendo que do outro lado se encontrava uma equipa apática, desleixada e sem ambição para marcar mais golos. O empate surgiu através de um alívio desastroso de David Luiz (que minutos antes tinha evitado o golo em cima da linha) … acontece aos melhores!

Na segunda parte pouco ou nada mudou, e o Benfica voltou a não mostrar o BENFICA…limitando-se a jogar com o coração, sem garra e sem qualquer consistência táctica.

Nos últimos minutos, depois de muitas alterações (erradas) tácticas, apareceu Di Maria, que num par de lances poderia ter dado a vitória ao Benfica. No término do jogo Jorge Sousa marcou (FINALMENTE) um penalti a favor do Benfica…em que Cardozo não mostrou os “Tomates” necessários para dar os três pontos à equipa.

Destaques pela negativa:
- Cardozo: Nos últimos jogos tem variado entre o “óptimo” no jogo de equipa e o “péssimo” na finalização. Ontem foi simplesmente PÉSSIMO durante todo o jogo!
- Carlos Martins: Exibição miserável!
- Adeptos do Vitória: Onde é que têm andado? Ou não seriam adeptos do Vitória!
- Equipa de arbitragem: A pior das três equipas.
- Jorge Jesus: Ontem o treinador do Benfica esteve muito mal. Em primeiro lugar deveria ter percebido que a equipa estava cansada. Em segundo lugar, este mal nas substituições. Em terceiro lugar… o que fez Cardozo em campo 90 minutos?

Destaques pela positiva:

- Manuel Fernandes: A raiva que o move em jogos contra o Benfica ultrapassa muita coisa, mas o que é certo é que fez o Vitória de Setúbal jogar à bola.
- Javi Garcia: O melhor em campo do Benfica.
- Zoro: É muito bom jogador…e ontem fez uma exibição de raiva.

Arbitragem:

Jorge Sousa, o melhor (lol) árbitro Português nos últimos 2 anos, mostrou a razão pela qual é odiado pelos Benfiquistas! É simplesmente péssimo árbitro e em jogos contra o Benfica costuma exceder-se.

-----------------------
Um aparte:
PC: Não! Esse não! Eu quero é o Jorge Sousa, que esse é que é bom!
-----------------------

Para além dos erros casuais inerentes a uma arbitragem Portuguesa, quem neste em caso de dúvida, a decisão era contra o Benfica, destaco os seguintes lances:
- Penalti por mão de Zoro: Depois de um canto, Zoro corta “DELIBERADAMENTE” (como diz a regra) com a mão um remate de Javi Garcia. Ficou um penalti claríssimo por assinalar! (o jornal oJogo não viu…)
- Golo mal anulado ao Vitória de Setúbal: Erro grave do auxiliar de Jorge Sousa que marcou fora de jogo ao jogador do Setúbal. É um lance muito, mas mesmo muito, rápido, mas foi mal ajuizado, pelo simples facto de que se deve beneficiar o ataque.
- Penalti sobre Di Maria: Mais escandaloso não há!

Em suma, o Árbitro e a sua equipa fizeram uma péssima exibição e prejudicaram claramente o Benfica. Ou então fui eu que vi mal. Contudo, não quero justificar este empate com a arbitragem. O Benfica foi o principal culpado neste empate, pela falta de atitude e excesso de confiança.
Enfim, melhores dias virão, e o Benfica vai mostrar o que vale daqui para a frente. O que importa nos próximos dias será recuperar os jogadores para o jogo com o Belenenses para atacar em força a competição mais importante desta época.
Infelizmente, Jorge Jesus não me vai ouvir e vai colocar a melhor equipa contra o Sporting.
Cumprimentos e FORÇA BENFICA!

23 comentários:

Raul disse...

Mais que uma paixão, Mais que uma religião, SLB ÉS A MINHA RAZÃO!!! FORÇA BENFICA!!!

Próximo jogo em casa tou la a gritar!!!

Vasco Matos disse...

Por acaso vi este este jogo!

António esqueceste-te de referir o fora de jogo mal assinalado ao Neca que o deixava isolado para a baliza só com o Joaquim pela frente...

"Em suma, o Árbitro e a sua equipa fizeram uma péssima exibição e prejudicaram claramente o Benfica."
- Estás a ver as coisas outra vez só para o teu lado!! O golo limpo não validado ao Vitoria foi prejudicar o benfica??
Acho que devias ter antes dito que a equipa de arbitragem fez um péssimo trabalho prejudicando ambas as equipas...mas se calhar sou eu que tou a ser faccioso...

Outra coisa: o penalti do Zorro que falas vem mais uma vez trazer a baila aquela estoria do jogadores terem de cortar os braços porque vê-se claramente pelas imagens que o braço do zorro estava intacto e fez parte do movimento inerente ao salto do jogador...

Mas prontUS...isto é so a minha opinião e neste momento ter uma opinião é meio caminho para levar umas boas murraças e pontapés! LOL

Carlos Queiroz: Mais um aluno inscrito na escola de artes marciais do Sá Pinto!
Escola de artes marciais Sá Pinto, a esmurraçar pessoal desde 1999 =)

triogalatico disse...

Vasco, antes de dizer que tinha prejudicado o Benfica (FACTO), eu disse que tinha sido uma péssima arbitragem no geral.

Quanto ao penalti do Zoro, essa discussão só existe mediante uma interpretação errada das regras. Já viste o que seria os defesas saltarem todos com os braços no ar? Era muito mais facil defender.

Nas imagens vê-se que o Zoro utiliza o braço para aumentar a área do corpo. Não havia outra decisão possível, que não a falta.

Só levas "murraças e pontapés" quando utilizas opiniões não fundamentadas.

António

Unknown disse...

A razão para este desaire inesperado é bastante clara para mim. Já no jogo que precedeu o Sporting-Benfica para a Liga o Benfica perdeu... inesperadamente (?).

Jorge Jesus simplesmente leva mesmo a sério a "tradição" de nos derbies da 2ª circular ganhar a equipa que joga pior e como tal faz exibições terríveis para se precaver !

Na 1ª jornada da Liga não resultou, porque o Sporting claramente estava a jogar pior logo o Benfica teve alguma sorte em segurar o empate. Mas depois dos recentes resultados do Sporting... prevê-se goleada dia 9 !

triogalatico disse...

Fox,

FCP vs SCP
SCP VS AAC

Nada a dizer?

António

Unknown disse...

Manuel Fernandes festeja Penalty do Benfica

LOOL

Tx disse...

Estava a ver que este jogo não iria merecer qualquer comentário, e pensava eu erradamente que seria mais um jogo tipo o da Olhanense, que estranhamente foi o único jogo do Benfica esta epoca que não mereceu qualquer artigo e onde o Benfica empatou, empatou mal e foi beneficiado!

Mas o artigo saiu, e ainda bem...

Antes de mais, Alveirinho?! Secalhar não estava bebado como fizeste questão de frisar! Ah? Eu quando fiz aqueles prognosticos foram todos eles fundamentados! Apesar de não ter apresentado os meus argumentos!

Eu sempre acreditei num deslize do Benfica neste jogo por diversos motivos:

1º - Manuel Fernandes tem um prazer especial em "foder" o Benfica! Benfica viu-se à rasca para vencer o Leiria esta epoca treinado por esta velha raposa!

2º - Setubal tinha uma imagem a defender após 1º jogo da 1ª volta!

3º - Benfica teve um jogo dificil poucos dias antes, numa jornada anticipada sem qualquer justificação! Será a única forma de conseguirem ser líderes ?

4º - Sempre pensei que fosse haver falta de humildade e falta de respeito por esta equipa do Setubal por parte do Benfica! Parece que aconteceu...

5º - Campo do Setubal, é pequeno e dificulta o jogo rápido e de transições rápidas que o Benfica é exímio.

Posto isto vamos ao jogo...

Tx disse...

Resultado JUSTO!!!! Justíssimo!

Destaques:

+ Helder Barbosa!
+ Setubal!
+ Manuel Fernandes!
- Arbitragem!
- Benfica!
- Jorge Jesus!
- Zoro! Zoro! Zoro!
- David Luiz
- Falta de humildade, respeito e cansaço dos jogadores do Benfica!

Um aparte:

António, quanto à tua teoria sobre os adeptos do Setúbal, queres mesmo falar nisso ? Fica-te tão mal essa tua "suspeição!"... ainda falas tu no mau jornalismo... estas a fazer exactamente o mesmo que tanto (e bem!) criticas-te à semanas atrás! Sê Coerente e tem atenção às saídas infelizes...

Quanto ao excerto que fazes às escutas do Pinto da Costa, só vem reflectir mais uma vez que tu deitas e acordas a pensar no PC! Mais um saída infeliz... Não merece comentários!

Valerá mesmo a pena comentar isto:

"Em suma, o Árbitro e a sua equipa fizeram uma péssima exibição e prejudicaram claramente o Benfica."

Prejudicou ambos... não tentes salientar só um lado! Não te fica bem!

Tx disse...

Aproveito também, para elogiar a tua crítica ao Benfica, aos seus jogadores e em especial ao teu treinador. Exceptuando a parte da arbitragem, parece-me que fizeste uma boa análise ao jogo, análise cuidada e focas-te com excelência que te faz parte as falhas do Benfica neste jogo!

Ora bem...

Vamos falar de arbitragem:

António, não tentes arranjar desculpas para o árbitro ter anulado o golo ao setubal! A anulação daquele golo é um escandalo, e ponto final! Acontece...

Agora:

Justifiquem-me os 2 foras de jogos tirados a 2 jogadores do Setubal que ficavam isolados, que foram muito mal tirados ? Parece que não li nada no teu comentario a isto... No total 3 foras de jogo escandalosos...

Justifiquem-me o porquê, de Zoro, jogador que recebe um ordenado dos mais altos que há no futebol português, e que é pago na íntegra pelo SLB, ter DELIBERADAMENTE posto a mão na bola para dessa forma beneficiar o Benfica com um penaltie? Teve azar o coitado, o árbitro não viu! E como não viu, "vamos" fazer um falta sem sentido nenhum no último minuto para beneficiar o Benfica com um penaltie. Coitado do rapaz, que viu o Cardozo acertar nos postes! Noite de Azar, irá receber o ordenado ? Merece! Ele tentou...

Tx disse...

Eu sou a favor dos emprestimos de jogadores a equipas da mesma divisão, no entanto sou apologista que os mesmos não devem jogar contra a equipa à qual pertence! Isto porque irá sempre levantar estas suspeitas...! Daí ter sempre defendido o que o FC Porto fazia! O porto (à margem da lei!) fazia "acordos de cavalheiros" para que os seus jogadores não joguem contra si! Para nunca mais levantar estas suspeitas. Se isso enfranquece as equipas (?), decerta forma sim! Mas ao menos não levantas suspeitas como aconteceu no passado! Devo relembrar que o porto adoptou esta estrategia quando à uns aninhos valentes estava o central Jorge Costa emprestado ao Marítimo e o mesmo comenteu um penaltie beneficiando o Porto, esse acto apesar de nunca ter sido provado, sempre se pensou que foi deliberado e gerou muita mas muita polémica e levantou imensas suspeitas!

Por fim, apesar de axar que ficou efectivamente mais um penaltie por marcar a favor do Benfica, pois Di Maria sofre mesmo falta, entendo a decisão do árbitro porque o jogador do Setubal toca 1º na Bola!

Vasco, segundo as leis, sempre que se toca com a mão na bola, é penaltie! A não ser que seja provada a "não intenção" mas como será que se consegue provar isso ?

Paremos de falar de arbitragens!

Tx disse...

O meu comentário fica por aqui sobre o jogo em questão! Benfica desliza, ainda bem (!), no entanto continua a depender unicamente só de si para ser campeão (o que é de salientar!) e custa me ver o Benfica perder mais pontos! Espero que faça um empate em casa com o Braga e perca em no Dragão! Mas sem dúvida continua a ser o principal candidato ao título! Aguardo também para ver a disponibilidade física do Benfica quando tiver 2 jogos por semana com taça Europa, taça da liga e campeonato!

Uma nota também negativa de destaque para David Luiz neste jogo! É um bom jogador! É um bom central! É humilde! Gosto muito dele! Terá decerto um enorme futuro! No entanto acho exagerado dizer-se como leio em todo o lado que está entre os 10 melhores centrais do Mundo! Epá rídiculo, e a prova disso está neste jogo! Mas é típico dos Benfiquistas elogiarem em demasia os seus jogadores! Percebo perfeitamente! No entanto, não quis deixar de passar este assunto em destaque!

Tx disse...

Quero também não deixar passar em claro o seguinte, que em tempo oportuno não tive oportunidade de comentar:

Com que base, é que os jogadores do Braga foram castigados ? Dado que as imagens não podem ser utilizadas pelo CD da liga e no relatório do árbitro não estava nada?

Porquê o Sr. Oscar Cardozo levou dois jogos ?! Mas afinal o que o rapaz fez ?! Será não foi nenhum santo... Em que base é que este Sr. foi castiga? Esta suspeita dá para os dois lados...

O timing da decisão é claramente suspeito! No dia a seguir à época de contratações ? o Mossoró leva 3 jogos, e conincidências das coicidências o 1º jogo que vai poder jogar é contra o FC Porto! Esta CD da liga é muito suspeita!

Tx disse...

Aproveito a oportunidade para falar no jogo do SCP, dado que não mereceu estranhamento nenhum artigo no Blogue!

O SCP teve muitas oportunidades de golo! Falhou muita na eficácia!

O problema do SCP é claramente anímico e psicológico! Carvalhal tem um tarefa árdua pela frente! Espero ver o SCP em força na UEFA e que nao desista da taça de liga como o fez do campeonato e taça de portugal.

Outra crítica ao SCP:

- Na era Paulo Bento não há dinheiro e entra Pongolle por 6.5M ?

- Não quiseram pagar 1.5M á Académica pelo Vilas Boas ?! Não valia mais o investimento num treinador.... digo eu!

Tenho pena de neste campeonato haver um SCP fraco!

Ainda sobre o SCP:

- Não Há coincidências! SCP atinge o equilibrio! tem 27 pontos e já perdeu 27 pontos!
Outro destaque para:

-----------

Mais logo, irei colocar um artigo sobre o Jogo de hoje do FC Porto!

- Falta artigos para falar do grupo de Portugal para o Euro-2012!

- Artigo para opinar sobre a atitude do Sr. Queirós!

Se estes 2 artigos não forem lançados pelo António ou pelo Fox, eu mesmo os lanço após a minha análise ao FC Porto vs Naval.

Cumprimentos,

Tx

triogalatico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
triogalatico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vasco Matos disse...

Tx em tempos de crise é preciso estimular a economia nacional! Nada melhor que dar um campeonatozinho ao benfica. O consumo irá aumentar e a taxa de natalidade também, já para não falar dum muito provavel decrescimo da violencia domestica!

-A historia dos tuneis e dos castigos já xeira mal por todos os lados!

-No caso da actuação do jogador Zorro frente ao benfica não vou exprimir a minha opinião publica neste blog para não me xamarem de faccioso e tendo em conta que 90% dos frequentadores assiduos deste blog são do benfica a minha obrigação é de estar calado em relação a este assunto...

-David Luis considero um bom central mas claro que não é um central de classe mundial (só mesmo para os benfiquistas...)

-Também não percebo como ainda não postaram aqui a situação que se passou no aeroporto

-Quanto ao meu Sport....ing também não há muito a dizer. Pior época dos ultimos 10 anos, graves erros estruturais, directivos e associativos...Precisamos de caras novas na estrutura do Sporting (finalmente admito isto)

apesar de tudo isto é o meu sporting...ontem, hoje, agora e sempre!

Alvas disse...

"Antes de mais, Alveirinho?! Secalhar não estava bebado como fizeste questão de frisar!"

Calúnias! Nunca disse isso :P (podes ir procurar)

Quanto ao jogo, não há muito a dizer, para os anti-benfica de certeza que o benfica foi levado ao colo neste jogo devido ao golo mal anulado ao setúbal (e também para aqueles que antes de ver os lances já tão a chamar nomes aos àrbitros sempre que é uma decisão favorável ao benfica :P).

Para alguns benfiquistas, o benfica foi mais prejudicado pela arbitragem que o setúbal, porque o lance do primeiro penalti (mão do zoro) precede o golo anulado ao setúbal, e há ainda um penalti clarissímo (mas este é ridiculamente claro, mesmo sem espinhas) sobre o di maria.

Eu pessoalmente penso que foi ela por ela, e o benfica não ganhou porque não esteve ao nível de outros jogos e porque o cardozo cada vez me dá menos garantias da marca dos 11m (meti a boina sim tx :P).

Em suma, foi um jogo não muito conseguido do benfica que ainda assim podia ter dado em vitória não fosse alguma azelhice, nomeadamente do cardozo e do david luiz... mas são coisas que acontecem e não é por isso que se vai tirar o mérito ao que bom se tem feito esta época...

Para concluir, o campeonato ainda agora começou para os 3 da frente e ainda falta muito para alguma coisa estar decidida. Enquanto outros rezam para que o campeonato acabe depressa senão...

Cumps,
Alvas

Manny disse...

Vasco Matos e Tx,

É estranho como vocês ignoraram o artigo (excelente artigo) do António: "...e ao Sétimo dia a CD descansou..".

É aceitável que cada um leia o que lhe apetece...mas torna-se deprimente quando se fala sem saber, por dá cá aquela palha, só com o objectivo de dizer mal!

Cumprimentos

Pedro Fonseca disse...

Concordo com o Manny. Não percebo qual a vossa ideia.

Outra questão pertinente é a participação de Tx neste blog. Não compreendo se é uma questão de estratégia mas acho deprimente alguém comentar aqui sempre com o objectivo de atacar outra pessoa. Ficou ofendido quando comentei um artigo dele e disse "curto e grosso" (que significa conciso) mas faz questão de atacar tudo e todos que se opoem as suas ideias. e o pior é que os argumentos que sustentam essas ideias sao do arco da velha.

cumprimentos a todos!

(não posso enviar um artigo um dia?)

diogotx disse...

Pedro,

Enquanto admin deste blogue...

Respondo-te apenas para te dizer:

Sim! Podes escrever quando quiseres aqui! Basta que envies o teu post para o email indicado na Homepage!

Os teus posts serão bem-vindos.

Ficamos a aguardar.

Raul disse...

Tx,

Os teus argumentos para o empate do Benfica não têm qualquer sentido prático. O Benfica tem muito mais qualidade que o Setúbal. O arbitro pertence à Associação de Futebol do Porto como todos sabem e sempre prejudicou o Benfica, neste jogo prejudicou as duas equipas.
Porque é que os teus argumentos não têm qualquer sentido prático? Passo a explicar..
A atitude do treinador do Setúbal é igual em todos os jogos, ele quer vencer todos os jogos e se achas que ele não é profissional a esse ponto estás completamente enganado. O jogo díficil que falas o Benfica ganhou 3x0 e podia ter sido mais, pena não teres reparado que nesse jogo o Benfica foi prejudicado. Não me parece que o cansaço tivesse sido a causa do empate, pois o Benfica teve muito mais o comando do jogo do que o Setubal, e muito mais oportunidades. Devia ter havido um vencedor e devia ter sido o Benfica.
Não fico preocupado com um empate onde o Benfica foi claramente superior.
Quanto aos castigos dos jogadores do Braga vejo que não percebes muito bem as regras da Liga, por isso não vou comentar. O que disseste não tem qualquer sentido.
O Benfica antecipou o jogo porque vai ter os jogos da Liga Europa e possivelmente a equipa quer estar mais "descansada" nessa altura. Se achas isto suspeito ou que isto influencia qualquer coisa na classificação, estás errado..
Quanto às criticas ao David Luiz gostava de te lembrar o golo que o Bruno Alves "deu" ao Ronney.

Quando ao Zoro gostava de primeiro te dizer uma coisa. Para mim nem é penalti claro. O jogador salta para cabecear a bola e não para a interceptar, por isso o movimento dos braços está ai explicado. Ele não mete os braço à bola e muito menos deliberadamente. Se não achas isso tens de jogar mais vezes futebol. Se quiseres eu convido-te.

Curioso e concordo com o Manny so virem comentar este artigo do Antonio. Além disso acho que a análise dele é bastante boa e nem vou comentar sobre o que disseste sobre o que ele disse da arbitragem. Foi a opinião dele e há muitas formas de comentar, a tua foi a incorrecta.

Cumprimentos

Raul disse...

Gostava de dizer mais uma coisa, é muito interessante ver que apenas agora os Portistas aparecem a comentar e a por em causa o Benfica. è engraçado ver como um adepto do Porto consegue ter a falta de senso para meter o "profissionalismo" de alguns jogadores ou arbitros em causa quando o seu clube tem a fama e o proveito que tem nestes campos..
É por estas e por outras que cada vez é mais claro que o Maior clube do Mundo é mesmo o Benfica, em Portugal o resto é paisagem...

Respirem enquanto podem..

Abraço

Unknown disse...

Vasco Matos said:
"Outra coisa: o penalti do Zorro que falas vem mais uma vez trazer a baila aquela estoria do jogadores terem de cortar os braços porque vê-se claramente pelas imagens que o braço do zorro estava intacto e fez parte do movimento inerente ao salto do jogador..."

@Vasco Matos: Se o braço estava intacto e fez parte do movimento inerente ao salto do jogador pode considerar-se que foi causal?

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul