…E ao sétimo dia a Comissão Disciplinar da Liga descansou…



A Bíblia diz em Génesis 2:1-2 “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.”

Depois de uma semana atarefada para a Comissão Disciplinar da Liga, prevê-se um dia de descanso para os responsáveis dessa organização. Face a uma goleada e uma vitória contundente no clássico de ontem entre Porto e Sporting, não houve motivos para “guerrilhas” em túneis, nem sumaríssimos em campo…a CD vai descansar.

Ao longo desta semana, foram muitos os que falaram, foram muitos o que especularam e foram muitos os que deram azo à imaginação, delineando uma estratégia sublime que desse a entenderque a CD estaria a dar o titulo a um clube.

Dos que falaram, poucos se dão ao trabalho de conhecer as regras e de ler os regulamentos, limitam-se a idealizar teorias da conspiração e dizer que determinados castigos são injustos, sem qualquer fundamento.

Nesta sexta-feira muitos são os que continuam a torcer o nariz às decisões da Comissão Disciplinar da Liga, e muitos são os que precisam de algumas respostas elucidativas.

Pouca gente sabe, ou diz não saber, que as leis que estão a ser aplicadas pela CD foram leis aprovadas, por larga maioria, por todos os clubes da primeira divisão, sendo que algumas dessas leis foram propostas pelos principais visados.

Vamos então a factos!

1º Foi instaurado um processo sumaríssimo a Javi Garcia na sequência de uma agressão ao jogador Valdomiro durante o jogo SLB vs VSC.
Fez-se justiça e, para variar, com alguma celeridade. Ao que tudo indica, Javi Garcia será castigado 2 jogos e ver-se-á impossibilitado de dar o contributo à equipa nos jogos contra o Vitória de Setúbal e contra o Sporting. Penso que é a medida mais ajustada e deve ser complementada com um castigo interno, que sirva de exemplo.


Curiosidade: Numa semana em que muito se falou de “resposta a provocações”, ninguém fala das provocações de Valdomiro a Javi em todos os cantos e livres, no decorrer do jogo. Não se fala de uma provocação premeditada, fala-se sim de uma agressão (PONTO). A minha opinião é que foi uma agressão (PONTO).

2º A comissão disciplinar da Liga castigou os seguintes jogadores do Braga:

- Mossoró: As imagens mostram o que fez Mossoró. Pouco ou nada há a dizer. A agressão foi consumada e “continuada”. 3 jogos de castigo!
- Nei: Tal como o companheiro foi castigado por uma agressão consumada a Cardozo, de forma não continuada. 2 jogos de castigo!
- Vandinho: Foi suspenso 3 meses por agressão, na forma tentada, ao treinador adjunto do Benfica. Este é talvez o caso que levanta mais questões:

1º Porque é que Vandinho não foi suspenso preventivamente logo a seguir ao jogo, tal como Hulk e Sapunaru, na sequência dos incidentes no Túnel da Luz?
A razão é simples e deve-se a haver(ou não) provas imediatas. No caso de Hulk e Sapunaru, o delegado ao jogo viu as agressões (foi flagrante delito) e escreveu no relatório de jogo o que se tinha passado, sendo que a pena teve efeito imediato. No caso de Vandinho, nada consta no relatório de jogo, pelo que a pena foi efectivada posteriormente a uma queixa da parte do SLB, na pessoa do seu adjunto.

2º Porquê 3 meses?
Fácil. A lei, artº 115º do Regulamento Disciplinar, nº 1, f) e nº 2, aprovada pela grande maioria dos clubes, estabelece o seguinte castigo: “pena de suspensão de 3 meses a um ano e multa entre 1250 e 3750 euros”! O castigo que levou Vandinho é PENA MÍNIMA.

3º Porque razão os castigos foram publicados no dia seguinte ao fecho do mercado de Inverno?
A CD da Liga reúne à terça-feira, e previamente o SCB foi informado de quais os possíveis castigos a aplicar. Não acharam estranho a contratação de Olberdam? Já agora…não acharam estranho o Marítimo EMPRESTAR um jogador titularíssimo ao Braga? Curioso…

Quanto ao túnel da Luz, penso que o tema já foi esmiuçado o suficiente, pelo que aguardo apenas que o Benfica faça queixa de Rodriguez e Helton, para que estes sejam castigados.

…Aguardo ainda que os responsáveis do Jornal oJogo, peçam desculpa aos seus leitores e ao jornal abola, por difamação, em virtude da edição respectiva ao dia seguinte à publicação das imagens do túnel.

Ainda no que ao Jornal OJogo (e ao Maisfutebol) diz respeito, tenho lido com bastante curiosidade o que por lá se escreve e é deveras hilariante! Parabéns pelas tentativas frustradas de manipulação de notícias e pelo pouco rigor apresentado. Os textos e crónicas daqueles jornalistas são meramente incendiários.


Na minha óptica, o que se está a passar neste momento, advém de uma atrasada mudança de mentalidade... Os portugueses, na sua generalidade terão de se habituar a conviver com a justiça e com a aplicação de regras, previamente estabelecidas.





Cumprimentos e estou aberto a qualquer questão,

3 comentários:

Jose Pedro disse...

Hilariante pedires um retratamento ao jornal OJOGO que é o único em Portugal que embora nutra simpatia no seio da comunidade portista, permanece equidistante concedendo a mesma relevância nos temas abordados aos 3 grandes. Basta veres a capa do jornal a ABOLA de hoje para veres como se destila ódio contra ao Porto.

Aqui vai um pequeno excerto de boa literatura:

«O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas considera que o jornalista José Manuel Delgado, não cumpriu com escrupuloso rigor as regras deontológicas do artigo 1º do Código Deontológico do Sindicato dos Jornalistas: (“O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público”).

O autor do artigo ao encapotar as fontes, sem que justifique qualquer motivo que excepcione a sua citação, descredibilizou o seu trabalho, infringindo a primeira parte do preceituado do artigo 6º “o jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das suas fontes” e a última parte do mesmo artigo: “as opiniões devem ser sempre atribuídas”.»

_____

E depois é OJOGO que branqueia (e não me venhas com a história do Pato que isso é uma coluna de opiniao de um jornalista devidamente assinada pelo próprio).

Em relação ao Braga, mostrou que sabe mexer-se por entre os corredores da Liga e actuou prontamente e não se deixou apanhar. Acho apenas intrigante que um jogador que agride um colea de profissão é suspenso de 1 a 5 jogos enquanto se agredir um caramelo de colete ou um tipo qualquer que não seja jogador pode apanhar uma pena que é superior à que a do JVP apanhou por socar no estômago um árbitro num campeonato do Mundo.

Sobre os fait-divers do túnel não me voltarei a pronunciar, por entender que já tudo foi discutido e que quem de direito deve à luz das evidências decidir adequadamente.

Cumprimentos

P.S: Hoje re-inaugurei um espaço aqui no blog spbre a banca dos jornais. Acho que é algo interessante que contribui para a discussão e não custa nada fazer. Podia ser feito em regime de rotatividade entre os membros do blog, o que achas Antonio?

Parabéns pela boa escrita do artigo, que pese o facto de não concordar com este ou aquele ponto acho que está bem estruturado e fundamentado

Antonio disse...

Não me parece que pelo jornal abola, não referir na capa qualquer jogador do Porto, seja razão para dizeres que destila ódio.

Eu sou o primeiro a dizer que abola é pró-benfica! Não tenho duvidas disso...Mas tens de admitir que ojogo é pró-porto!

Aquela capa do jogo, no dia em que foram lançadas as imagens é vergonhosa (para além de mentirosa). E repara hoje...falam de "Arte para antecipar liderança"! Lol...
--

Quanto ao artigo dos jornais do dia, é de louvar a iniciativa! Temos de combinar por mail como podemos fazer para dividir o trabalho.

Abraço

Pirlo disse...

Excelente artigo!

cumps

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul