JJ decide... Trio Galático ajuda!

Acabou o estágio na Suíça e a equipa do Benfica voltou a Portugal. Agora é hora de Jorge Jesus e da sua equipa técnica escolherem o plantel de 27 + 1 jogadores que irá lutar em 4 frentes.



Posto isto, serve este post para dar uma ajudinha a Jorge Jesus.

A táctica base de JJ é mais complexa do que muitos querem fazer parecer e só é suicida para quem não quiser entender. Com as contratações de Witsel e Enzo podemos jogar como jogámos quando fomos campeões em termos tácticos...que é bem diferente da táctica do ano passado.

Ao contrário do que vejo muitos de vós a dizer por aqui, JJ não é doente pelo 4-1-3-2. A táctica do Benfica campeão foi muito mais complexa do que isso, porque havia jogadores em campo que permitiam uma grande versatilidade táctica. Em especial Ramires.

Nesta época, com a contratação de Witsel e com o baixo rendimento de Saviola, espero que JJ aposte no seguinte organização táctica. E muita atenção, porque isto não se traduz em 4-1-3-2, nem 4-3-3, é sim, uma equipa!



Como podem ver, considero essenciais as contratações de mais dois jogadores: Ansaldi (ou Canella) e Mangala (penso que este está contratado).

No desenho podemos ver que o vértice direito do losango se encontra mais recuado e mais interior. Para quem não sabe, chama-se equilíbrio, coisa que era impossível fazer com Salvio. Neste momento temos quatro jogadores no plantel que podem dar esse equilíbrio: Witsel, Ruben Amorim, Enzo Perez e David Simão.

O que acontece é que, defensivamente, a equipa organiza-se num 4-2-3-1, sendo da responsabilidade de Gaitan (espero que seja o titular naquela posição) a contenção do lateral esquerdo da equipa adversária.

Nos movimentos ofensivos, ao contrário do ano passado vamos ter mais hipóteses de primeira transição:

1º O nº10 recua e recebe a bola, o interior direito abre na linha e avançado desce pelo meio.
2º O nº10 sobe, o interior direito aproxima-se de Javi e recebe a bola com o avançado aberto na linha.
3º Interior direito recua, lateral direito sobe com a bola e Avançado abre na linha;
4º Bola longa no Ponta de Lança;
5º Interior direito recua, trinco fecha à esquerda, avançado abre na direita e bola no lateral esquerdo;

Esta versatilidade dificulta a marcação dos adversários e permite muita coesão ofensiva, é óptimo.

Quanto a mim, este plantel apresenta um único problema - o facto de Rúben Pinto estar um ano a jogar na Liga Primavera...

Nota 1: Porque tirei Matic? Em primeiro lugar porque não me parece uma boa solução para médio defensivo. Em segundo lugar porque para médio interior há opções melhores. Em terceiro lugar porque a contratação de Mangala daria outra opção para médio defensivo, que o francês desempenha com grande eficácia. Em quarto lugar, porque Matic tem mercado. Em sexto lugar, porque a alternativa seria sair Urreta, que é extremo puro, posição em défice no plantel.

Nota 2: Há jogadores no Benfica que apresentam uma polivalência tremenda. Gaitan, Urreta, Nolito, Witsel, Rubén Amorim, Bruno César, Jara, Enzo e até Rodrigo fazem pelo menos duas posições com igual eficácia. E isso é óptimo!

Nota 3: JJ tem de mudar a sua própria maneira de pensar relativamente às opções. Tem de se lembrar e perceber que já não está no Belenenses, nem no Braga e que tem 27 jogadores fantásticos e que qualquer um irá desempenhar o papel muito bem. Como tal, os lugares cativos têm de acabar e tem de jogar quem está melhor, sem olhar a nomes. Exige-se uma gestão adequada!

Nota 4: Rezo todos os dias para que seja Hugo Oliveira a escolher o GR titular para cada jogo!


Força Benfica!

Cumprimentos

5 comentários:

Anónimo disse...

ultimos 6 artigos neste blog são do benfica.

AntónioR disse...

Ter Javi e Ramires a defender e depois a passar a bola dava muita qualidade ao vosso jogo há 2 anos. Para bem do meu clube, espero que não consigam repetir isso agora com o Witsel... :p

Anónimo disse...

comparar witsel a ramires é errado.

não têm nada a ver um com o outro.

Antonio disse...

Concordo Anónimo. O Witsel é muito mais completo que o Ramires e é mais fraco no desarme.

Raul disse...

Não tenho a certeza quanto à inclusão de carlos martins no plantel pois parece que ficou fora da champs... Vamos aguardar pelos próximos dias que devem ser mais esclarecedores. Na minha opinião o plantel está claramente mais forte com mais e melhores soluções.

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul