Antevisao final taça da liga


Antes de mais gostaria de agradecer a oportunidade de escrever aqui, defendendo assim a perspectiva, usualmente esquecida pelos media, portista do futebol português.

Espero poder dar um bom contributo e não ferir demasiadas susceptibilidades com as minhas talvez um pouco tendenciosas, mas sempre verdadeiras opiniões sobre futebol, e porque não, desporto em geral.

Quanto ao assunto em questão, a taça da liga, importa antes de qualquer antevisão/previsão lembrar a história curta e duvidosa da competição. Uma competição á qual desde cedo o fcp virou costas assumindo, e cumprindo desde então, o compromisso de não utilizar a equipa principal em nenhum jogo para a mesma (espero que continue a cumprir).

Esta competição com três anos, e tutelada pela liga de clubes de forma independente, teve o Benfica na final por uma vez (duas com a desta época). O fcp nunca lá esteve.

Depois da vitória bonita e sofrida do Setúbal na primeira época tivemos uma final em grande, desde os intervenientes ao árbitro. Quem não se lembra do cómico lance chave do encontro! Quem não se lembra daquele penalti assinalado quase tão perto do meio campo como da área?

Este ano não sei o que esperar quando o árbitro nomeado, o senhor Jorge Sousa, para não ir mais longe, esteve presente no jogo do braga com o Benfica com todos os tristes episódios de túnel ali acontecidos, no jogo com o Leiria (um dos poucos jogos do Benfica a que assisti este ano), em que não fosse o penalti absolutamente inacreditável assinalado contra o Leiria por uma jogada limpa em que não só estão fora da área como o jogador do Leiria só toca na bola (a haver falta teria que ser livre indirecto), e o Benfica não teria ganho, no jogo com o Setúbal, alem do golo mal anulado ao vitória existe um penalti aos 91 min a favor do Benfica e todo um jogo com o Setúbal a ser empurrado para trás não pelo adversário, pese embora a enorme superioridade do Benfica, mas sim pelo árbitro.

Ainda assim e porque é de futebol que se trata, gostaria que o porto apresentasse a reserva, mas a melhor reserva, e não um monte de argentinos incompetentes que nunca ninguém percebeu como vieram cá parar.

Nuno na baliza, Miguel Lopes, Nuno André Coelho, maicon e addy na defesa, Fernando (porque precisa de minutos), Sérgio oliveira e belluschi no meio, e no ataque Varela, Farias (se recuperar) e Rodriguez seriam suficiente para sem grande desgaste levar de vencido o Benfica (que vai estar na máxima força). Porém, e se bem conheço o treinador do porto, a equipa será a mesma com que temos sido derrotados e humilhados nos últimos tempos, por sorte do Mariano já nos livrámos, mas não acredito que na mesma semana o Tomás Costa, o Guarin, o Valeri, etc…, também se lesionem. Assim tirando o Helton, todos os habituais titulares, independentemente da sua forma e aptidão, deverão continuar no onze inicial.

Quanto a previsões, é de esperar um mau espectáculo (á imagem do que aconteceu no jogo do campeonato na luz) , um estádio cheio de benfiquistas (porque inacreditavelmente as finais continuam a ser todas jogadas a sul quanto a grande maioria dos clubes da liga estão sediados a norte), uma cobertura exagerada e totalmente facciosa da comunicação social e no fim se o Benfica vencer, uma festa nacional em que todas as crises económicas serão momentaneamente esquecidas, se o fcp vencer será certamente de forma injusta, porque teve sorte, porque o árbitro roubou e porque se trata duma competição secundaria de mínima importância.

Ou seja, como em sucedido nos últimos anos, e continuará certamente a acontecer nos próximos os dados já foram lançados e estão um pouco viciados...

7 comentários:

Unknown disse...

Desde já deixo as minhas boas vindas a este nosso modesto estabelecimento, espero que consigas colmatar a relativa falta de comentários portistas por aqui. (quem sabe, motivados pela época que a vossa equipa tem vindo a fazer ?) :D

Cumps

Antonio disse...

Antes de mais, bem vindo ao Trio Galáctico. Espero que possamos manter várias discussões saudáveis ao longo dos tempos.

Quanto à tua antevisão... Vamos por partes:

1º Esta competição é uma treta. Era esta a minha opinião quando foi criada, foi esta a minha opinião quando o Setúbal levantou o caneco, continuou a ser essa a minha opinião quando venceu o Benfica e continuará a ser essa a minha opinião Domingo à noite, independentemente do resultado.

2º O Árbitro. Jorge Sousa. Acho curioso que todos os Benfiquistas odeiem esse homem e que tu digas que ele "ajuda" o Benfica. Falas do jogo do Braga no qual o Benfica foi completamente roubado (dentro e fora do túnel). Falas do jogo com o Setubal, em que Jorge Sousa teve a nota mais baixa atribuída pelo CD a um arbitro esta época "por dois penaltis por assinalar a favorecer o Benfica". Nesse jogo o Setúbal viu um golo ser-lhe mal anulado...mas não foi Jorge Sousa que anulou. Ou foi? Concluindo...só tens razão no jogo com o Leiria,quando JS marcou penalti num lance em que seria, segundo as leis, livre indirecto.

Três questões: Sabes qual é o arbitro com o qual o Benfica tem menos jogos ganhos? Sabes porque chamam ao JS o "super-dragão"? Sabes quem é que Pinto da Costa quer a arbitrar todos os jogos do Porto?

Quanto ao jogo em si, independentemente do 11 do Porto, espero que o Benfica jogue com o seguinte 11:
Moreira, Luís Filipe, Sidnei, Miguel Vitor, David Luiz; Airton, Ruben Amorin, Felipe Menezes e Aimar; Nuno Gomes e Weldon;

Por fim, independentemente do desfecho do jogo, espero que seja um bom espectáculo...e podes ter a certeza que quando o jogo acabar, não farei nenhuma festa porque...(sublinhado) Esta prova é secundária e, como disse no inicio, UMA TRETA!

Cumprimentos!

Raul disse...

Bem vindo ao Blog!

Antes de mais gostaria de lembrar que, ao contrário do que é dito neste post, Jorge de Sousa é Portista. Pertence à associação de futebol do Porto e até é indicado por Pinto da Costa nas escutas telefónicas.
Como se não bastasse, devemos lembrar que este senhor Roubou o Benfica escandalosamente em Braga, onde expulsou Cardozo por nada fazer e anulou um golo limpo ao Benfica. Este senhor também roubou 2 penaltis em Setúbal.

Falando agora de futebol, o Benfica deverá apresentar a equipa mínima para levar de vencida o Porto. Não é complicado e devemos lembrar que na Luz o Benfica até meteu o Luís Filipe a jogar ou o Urreta a titular. Jogou com uma equipa muito desfalcada e podia ter ganho por muitos mais. O Porto tem neste jogo a única oportunidade de salvar a época. Obviamente Pinto da Costa bem precisa de ganhar esta competição, pois o Porto tem feito uma época fraca, ao nível do que merece pois a justiça acabou por se fazer a nível desportivo e não nos tribunais. O Porto está onde merece.

Prevejo que Jesualdo comece a fazer pressão no Arbitro, desde já.

Gostava de lembrar aos jogadores do Benfica para não entrarem no jogo do Porto, ou seja, provocações e casos de túneis.

O Benfica precisa de ganhar o Campeonato e não perder jogadores com as habituais agressões e provocação de jogadores como Bruno Alves.

Engraçado é que esta competição é realmente desprezada pelo Porto. Vamos ver a personalidade que a equipa Azul e Branca vai apresentar em campo. Eu diria que vai ser um tudo ou nada.

Felicidades ainda a Pinto da Costa que começou recentemente a ser julgado por ter roubado quase 1 Milhão de euros ao Porto, distribuindo-os pela SAD Portista. Por outras palavras, por si e por Reinaldo Teles.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

fox:um bom portista apoia mais a sua equipa quando algo corre mal e torna-se tambem mais acerrimo nas criticas.porem nao se pode dizer que esta seja uma ma epoca para o porto.julgo que um post futuro sobre isso sera pertinente.
antonio:nao faço ideia quem e o arbitro mas isso deve ser pergunta retorica, e se e nao percebo o que prova...disse no post e insisto, que o arbitro apitou tres jogos do benfica e nos tres esteve mal(tanto a favorecer o benfica como os adversarios, mas nao me peçam para vir para aqui escrever sobre erros que prejudicam o benfica).em relaçao ao "super dragao", parece-me mais uma das tao conhecidas jogadas utilizadas pelo benfica nos jornais para desviar atençoes atacando o fcp.e em relaçao ao arbitro que o pc mais gosta nao sei, mas julgo que sera o bruno paixao ou outro desse genero(dos que se fartam de favorecer o porto)
raul:devias seguir direito para perceber que alguem que e acusado nao e sinonimo de ser culpado.dou a mao a palmatoria, de datas e numeros de processos percebes tu (se nao quiseres direito escriva nao te ficava mal)mas de bola nao deves perceber muito.agressoes???epoca fraca???quem e que pode precisar de ganhar esta competiçao para salvar a epoca??salvou a epoca do benfica o ano passado??
Diogo marinho

Raul disse...

Diogo,

Sim poderia seguir mil e uma coisas. Tu poderias seguir cómico, pois sabes que algumas coisas que disseste não fazem sentido.

Sabes minimamente como funciona o desporto e sabes que a Carlsberg Cup é uma taça que, embora tenha menos prestigio que a taça ou o campeonato, é um trofeu que até tem um prémio de cerca de 1 Milhão de euros. Pode não salvar a época tendo em conta as ambições do Porto, mas é sem dúvida nesta altura o refugio que mais ambicionam. Não só pela competição mas sim porque é contra o Benfica, ou vais-me dizer que o Porto não vai tentar combater a todo o custo uma época tão vermelha?

Quanto às agressões e provocações já todos sabem o que vem dos lados do Porto quando não há corrupção fora do campo, por isso apenas peço inteligência aos jogadores do Benfica. Dentro de campo apenas peço para fazerem o que sabem e têm feito. Goleada.

Cumprimentos

Anónimo disse...

uma epoca tao vermelha?ja ganharam alguma coisa?mesmo que ganhem o campeonato o que nao e certo, ficaram por ganhar muitos outros titulos...uma epoca colorida e quando se ganham campeonato champions supertaça(porto do mourinho), campeonato taça e supertaça(porto do jesualdo), se o benfica ganhar o campeonato e a taça europa sim sera uma epoca "vermelha", mas ate ver nao tem nada.mas esse e o erro constante dos benfiquistas...e 8 ou 80!
em relaçao ao premio de que falas, nao creio que mude a realidade, e a realidade e que a taça da liga independentemente dos intervenientes e uma treta(usando as palavras do antonio), que so veio sobrecarregar mais ainda os clubes e os jogadores diminuindo mais ainda a qualidade do noso futebol.
Diogo Marinho

Anónimo disse...

Marinho carregaaa !!! a taça da liga eh uma ganda taça !!!!! todos os clubes têm como principal objetivo da epoca tentar a conquista da mesma sem duvida

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul