Desejos de Morte? Saúde a Pinto a Costa!

Uma equipa que se sagra campeã a 5 jornadas do fim do campeonato, tem de ser um justo campeão.

Se isto tivesse acontecido ao meu clube, eu andava todo contente por ser campeão... mas parece que para o Porto ser campeão a 5 jornadas do fim não chega. E não estou a falar das (legítimas) aspirações que o clube tem à conquista de mais dois troféus. Estou sim a falar da extrema necessidade que a direcção do Porto tem em, todos os dias, emitir um comunicado a dizer mal do Benfica.

Graças a Deus, o meu clube já deixou bem claro que não irá responder a qualquer provocação.

Antes de irmos ao tema do último comunicado do FCP, gostaria que respondessem mentalmente a uma questão: "Algum adepto do Benfica quer que o Porto volte a ser campeão?" Já sabem a resposta? Então continuem a ler o artigo...

Ontem, dia 12 de Abril de 2011, o Futebol Clube do Porto SAD emitiu o seguinte comunicado. Neste comunicado podemos retirar as principais ideias:

  • "O Benfica desceu ao nível mais baixo de sempre, através da Benfica TV, ao colocar um comentador do programa Debate, chamado Sérgio L. Bordalo, a desejar a morte do presidente do FC Porto", acusa o comunicado;

  • "um inaceitável e indesculpável mau gosto, ao não ter respeito pelos mortos e ao desejar a morte a outro ser humano";

  • "O FC Porto questiona as autoridades, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Ministério Público e o Governo da República se é para o incitamento ao ódio que se atribuem licenças de televisão?"
Depois de ver esta noticia e como nunca gostei muito do Sérgio Bordalo pensei para os meus botões: "Que grande atrasado mental. Tenho de ver isto com os meus próprios olhos." E procurei o vídeo que apresento de seguida:



Transcrevendo à letra o que este comentador convidado (não remunerado) disse num debate de opinião:
"Eu desejo sinceramente, mas muito sinceramente que o presidente do Futebol Clube do Porto comemore o próximo título junto daqueles a quem dedicou este..."

Claro que a minha primeira reacção a ver este vídeo foi chamar (mentalmente) todos os adjectivos pejorativos que conheço a este adepto do SLB. Fiquei chateado e pensei, com toda a convicção: "Se fosse eu que mandasse, nunca mais metias os pés na Benfica TV."



Passadas algumas horas, decidi ir rever o vídeo de cabeça limpa. Sem pensar no que o Porto disse no comunicado, sem tirar conclusões ou ilações prévias... e cheguei a três conclusões:

  1. O Luís Bordalo deve pouco à inteligência porque não conseguiu expor da melhor forma a sua ideia, deixando asas a quem gosta de inventar...

  2. O Luís Bordalo não desejou a morte a ninguém, ao contrário daquilo que a direcção do Porto quer fazer entender. Pensem na questão que deixei no inicio deste texto a bold. Vocês acreditam mesmo que Luís Bordalo, fanático benfiquista, quer que o Porto seja campeão? A direcção do Porto acredita nisto? É que ele só estaria a desejar a morte ao Pinto da Costa se desejasse também que o Porto fosse Campeão...

  3. A mensagem que me parece que Luís Bordalo quis passar foi a do desejo de Pinto da Costa não voltar a ver o Porto campeão em vida. E para um Benfiquista isso culmina noutro desejo muito profundo: "Que Pinto da Costa viva muitos anos... e em boa saúde."

Eu sou um simples adepto e tirei conclusões precipitadas (influenciado pelo que tinha lido no comunicado do Porto)...eu posso tirar essas conclusões, porque não devo nada a ninguém, nem represento nenhuma instituição... mas a direcção do Porto não pode tirar este tipo de conclusões sem pensar duas vezes...

Depois vêm dizer:

"Já todos sabíamos que a Benfica TV destila ódio ao FC Porto e aos seus adeptos, o que não imaginávamos é que a Direcção de um clube centenário desse cobertura a desmandos deste tipo, isto a pouco mais de uma semana de o nosso clube jogar de novo no Estádio da Luz."

A insinuar que o Benfica está a incentivar a violência, quando foi exactamente isso que fizeram quando emitiram este comunicado precipitado...

Concluindo como a direcção do Porto concluiu:

"O SL Benfica aguarda um pedido de desculpas formal por parte da Direcção do Porto"

Cumprimentos

14 comentários:

Pedro Fonseca disse...

Excelente artigo António. Nem tudo o que parece...é.

Cumprimentos

Unknown disse...

Ambas as partes (Benfica e Porto) têm culpa do clima que há nesta altura entre os adeptos dos seus clubes (e, não, dizer que "foi ele que começou" não é desculpa válida a partir do 5º ano) e declarações como a desse iluminado só pioram a situação.

Mesmo que a tua explicação fosse aquilo que esse gajo queria dizer... quem se põe à chuva molha-se, e esse género de declarações é mergulhar numa piscina olímpica.

Queria era ver que voltas é que tu davas à história se o Porto desligasse a luz e ligasse os aspersores no final de um jogo :p

Antonio disse...

Olha lá Fox,

Cada um pode ser burro ou entender as coisas como quiser, mas que volta é que eu dei a esta história? Vais na conversa do "se disseres muitas vezes uma coisa passas a acreditar nela"?

Claro que cada pessoa pode pensar o que quiser ou tirar as conclusões que mais jeito lhes der, mas isso não significa que haja várias interpretações correctas.

Acreditas que o comentador do debate quer que o Porto seja campeão?

Quanto às luzes apagadas e aos aspersores... se tivesses andado por cá nos últimos tempos sabias a minha opinião...

Unknown disse...

E tu, acreditas mesmo que ele não pensou no 2º significado (óbvio) que essa frase tem? Ou o gajo é atrasado, ou quis fazer um jogo de palavras "hilariante"... aliás, diria mesmo que o próprio Pinto da Costa nas suas declarações de stand-up teria dificuldade em fazer melhor.

Em relação às luzes e aspersores, tu disseste-me que achavas estranho eu estar espantado e que era prática comum noutros sítios... depois deste-me o link do gajo do futsal que é dos SuperDragões.

Se achas que isso não pode ser entendido como uma provocação por parte dos "electricistas e jardineiros"...

Volto a dizer, por muito que dês voltas ao texto, nem Porto nem Benfica têm razão neste assunto. E digo-te já que só vai acabar com um "very light".

Unknown disse...

... e tu agora vais-me dar o link para o site dos SuperDragões, mas, se analisares a declaração de um ponto de vista estatístico, tendo em conta os resultados dos últimos anos... sim, ele está a desejar que o Pinto da Costa morra em breve.

Antonio disse...

Não sei o que o comentador pensou ou deixou de pensar e é ridículo estarmos a supor o que quer que seja. A única hipótese que temos é ouvir o que ele disse e não inventar coisas relacionadas com o que ele possa ter pensado... como o Porto fez.

-----

"Quanto aos incidentes extra jogo, gostaria de deixar aqui duas visões distintas: a minha e a de outros.

Eu não me meto nessas confusões. Não me revejo minimamente nas atitudes da claque do Benfica, não me revejo nas atitudes do electricistas da Luz, nem me revejo na atitude do tratador da relva.

Quando o jogo acabou, levantei-me, estiquei o cachecol e gritei pela minha equipa, como vi 80% do estádio a fazer. Foi bonito, aplaudi os meus jogadores e passado 20 minutos estava no carro a caminho de casa. A gentinha que estava no topo norte do estádio não merece qualquer respeito da minha parte, merece sim desprezo... e foi isso que eu fiz." em: http://triogalatico.blogspot.com/2011/04/benfica-vs-porto-vs-consagracao.html

Unknown disse...

Parece-me só algo incongruente dedicares um post inteiro a uma reacção do Porto a uma frase dúbia e simplesmente "não te reveres" na atitude de "electricistas e jardineiros".

Dizer mal do nosso clube é libertador, tens de experimentar um dia destes :p

Antonio disse...

Desculpa lá Fox, mas tu às vezes parece que não bates bem da cabeça. Lê o meu post do Benfica contra o Porto.

Unknown disse...

Peço desculpa, não vi a 2ª (meia) frase que dedicas ao assunto.

Antonio disse...

Sim Fox, porque as tuas críticas às incidências das eleições do Sporting é que foram extensas e elaboradas...

Anónimo disse...

António,

A tua justificação faz todo o sentido e se fosse realmente isso que ele queria dizer tudo bem. Aceita-se. E a tua análise é muito interessante. E está um bom artigo de defesa. :)

Mas ...

Vê esta justificação:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KndWQgWUy9g

Chega-se à conclusão, que nada do que dizes faz sentido e a desculpa que o comentador em questão utilizou e as imagens manipuladas que esse mesmo senhor utilizou para justificar o que disse, fizeram-no cair ainda mais no ridículo.

Mais areia para os olhos.

Toda a gente sabe, que o Presidente do FC Porto dedicou com especial emoção o título a Pedroto e a Pôncio Monteiro.

Esse senhor é um autêntico palhaço e deve de facto muito pouco à inteligência, após ter-se justificado como se justificou. Ao menos tinha lido a tua análise e conseguia uma desculpa mais inteligente e facilmente aceitável.

AntónioR disse...

Podem dizer o que quiserem, mas só há uma pessoa que sabe o que realmente queria dizer. Podem discutir se foi macabro ou um engano infeliz, mas não vão chegar a lado nenhum.

Antonio disse...

Exactamente AntónioR.

Mas há muita gente que prefere ter a certeza do que ele quis dizer, porque interessa fazer comunicados infamados e facilmente inflamáveis.

Cumps

Anónimo disse...

"Mas há muita gente que prefere ter a certeza do que ele quis dizer, porque interessa fazer comunicados infamados e facilmente inflamáveis."

Passas a vida a fazer isto aqui neste blog! :)

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul