As virgens e os falsos moralismos!

Surgiu ontem na comunicação social a noticia de que o Benfica iria proibir a entrada no Estádio da Luz de qualquer adereço alusivo ao Futebol Clube do Porto. Entenda-se por adereço: faixas, estandartes, bandeiras, tambores, etc. Cachecóis, camisolas e objectos pessoais são direitos dos adeptos e como tal poderão entrar no estádio.

A Futebol Clube do Porto, SAD, reagiu a esta medida do Benfica com um (mais um) comunicado ridículo, recheado de ironia e digno de uma brincadeira de crianças. Nesse comunicado comparava-se a atitude do Benfica a uma ditadura e acusava-se o clube de estar a fazer algo ilegal.

O Benfica reagiu e disse não fazer mais do que sofrem os adeptos do Benfica quando visitam o estádio do Porto. Deste 2007 que o Porto usa a "ilegalidade" das claques do Benfica, para proibir os adeptos e sócios (mesmo que não façam parte de qualquer claque) de entrar no estádio do Dragão com adereços alusivos ao Benfica. Agora querem rosas?

Em primeiro lugar, importa dizer que não concordo (embora perceba) com esta atitude do Benfica, pois defendo que não devemos baixar ao nível da direcção do Porto.

Em segundo lugar, no que dizer respeito à irregularidade desta acção do Benfica...parece que a direcção do Porto está mesmo completamente a leste da lei...


Em terceiro lugar, não consigo compreender a moral que um clube tem para criticar esta medida (dentro da lei) do Benfica, quando no seu próprio estádio (para além de fazerem o mesmo), têm ainda por hábito:
  • Não dizer o nome do adversário, quando este se trata do Sport Lisboa e Benfica (isto sim é ilegal);
  • Não levar a bandeira do Benfica no início do jogo para dentro do campo (isto sim é ilegal);
  • Permitir a entrada de objectos que colocam em perigo a vida dos jogadores e equipa técnica do Benfica;
  • Permitir que as claques (legais) façam o que lhes apetece durante os jogos sem qualquer chamada de atenção;
Que moral tem esta direcção? Que moral tem André Vilas Boas para falar de medidas anti futebol? Com que moral se fazem de vitimas? Com que moral se lembraram finalmente de pedir PAZ e Fair play? Estarão, finalmente, com receio de retaliações?

Apesar de considerar esta medida por parte da direcção do Benfica, tenho a certeza que a mesma só vai contribuir para que tudo corra pelo melhor, pois será bem mais difícil esconder as bolas de golf e outros objectos proibidos que fazer parte do dia à dia desta "claque legalizada".

Domingo vou estar no Estádio da Luz e para mim será um jogo como os outros, independentemente do desfecho do mesmo. É um jogo em que mais do que impedir o Porto de ser campeão, importa conquistar os 3 pontos. Espero um grande espectáculo dentro e fora das 4 linhas, sem problemas de violência típicas das visitas ao estádio do Dragão.

No fim, se o Porto vencer, podem ter a certeza que não vou para o Marquês comemorar a conquista do 2º lugar...como é prática corrente noutras cidades do país.

E Pluribus Unum!



Nota: Achei piada ao comportamento da comunicação social, nesta semana que antecede o clássico...já que conseguiram garantir a saída de 11 (!) jogadores do Benfica do actual plantel... brilhante.

4 comentários:

AntónioR disse...

Quando derem uma explicação lógica e convincente para o facto de uma galinha ter conseguido entrar no estádio, eu aceito ouvir as reclamações do FCPorto. Até lá, não. Vão gozar com outro lol.

Markus disse...

Já para não falar em três vezes em que visitei o estádio dos andrades, comecei a ver o jogo aos 25 minutos de jogo, e saí do estádio 3 horas depois do jogo acabar.

Sempre que vamos lá, a policia não nos dá 1/5 da protecção que os andrades recebem quando cá vêem! É uma vergonha aquela gente, aquela direcção e aquela polícia... E agora quem bolinhos?

Unknown disse...

Conseguiste sair do estádio? Ouvi dizer que houve problemas com a iluminação é capaz de ter sido complicado :p

Antonio disse...

Quem é vivo sempre aparece...

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul