Benfica vs Porto vs Consagração


O Antes

Benfica e Porto encontravam-se no Estádio da Luz num jogo que poderia entregar definitivamente o titulo ao Porto. Se de um lado estava a motivação de ser campeão na Luz, no outro lado falava-se de honra e de impedir a festa do titulo na Luz.

Na minha perspectiva, esperava um Porto motivado pelos motivos acima mencionados...e esperava um Benfica igualmente motivado porque é assim que tem de ser, sempre. Quanto à honra e a impedir a festa do rival na Luz...para mim é treta e conversa de quem quer falar disso no pós jogo.

Se o jogo decidisse alguma coisa, ainda podia pensar assim, mas como só valia três pontos... o que o adversário pode fazer pouco me interessava.

O Durante

O Porto tinha todos os jogadores disponíveis para o jogo, sendo que Villas Boas apresentou na Luz a melhor equipa possível. Contudo, lançou Guarin para o lugar de Bellushi dando maior músculo e meia distância ao meio campo do Porto.

Do outro lado, o Benfica tinha algumas ausências de peso e jogadores condicionados. Essas ausências viriam a ser bastante sentidas no desenrolar do jogo. Maxi Pereira e Ruben Amorin, ambos lesionados, desfalcaram completamente a posição de defesa direito. Carlos Martins, também lesionado, deixou Jorge Jesus obrigado a lançar Aimar (não costuma jogar estes jogos) e Cardozo condicionado foi também uma ausência no 11 inicial.

Quanto a mim, Jorge Jesus voltou a cometer um erro que já havia cometido na deslocação do Benfica ao Dragão, deixando no banco um jogador capaz de fazer uma dupla mais defensiva com Javi Garcia, como o César fez muito bem no jogo da taça. Sem o César, Javi Garcia (sem apoio de Aimar) teve bastantes dificuldades em equilibrar o meio campo do Benfica.

O jogo começou e o Porto entrou muito forte no meio campo, deixando o Benfica sem espaços para construir (como tanto gosta) jogadas de ataque. Normalmente, quando a primeira fase de transição do Benfica é anulada, o Benfica aposta num futebol mais directo para Cardozo....mas desta vez não havia Cardozo...

Apesar de um maior domínio no meio campo (pela superior
idade numérica), o jogo estava equilibrado e o Porto chegou ao golo sem fazer qualquer remate à baliza (num frango de Roberto). Na resposta, o arbitro assinalou um penalti por falta sobre Jara e o Benfica igualou a partida.

Na contra resposta o arbitro assinalou um penalti a favor do Porto e Hulk fez o 1-2 para o Porto, resultado que permaneceria intacto até ao intervalo.

Na segunda parte, Jorge Jesus percebeu qual era o problema e colocou em campo, excepção feita a Airton, a equipa que jogará na 2ª mão da meia final da Taça. Com a entrada de Peixoto, o Benfica conseguiu equilibrar o meio campo e jogar à bola.

As oportunidades de golo foram praticamente as mesmas para ambas as equipas, sendo que o Benfica teve a sua melhor fase após a expulsão de Ottamendi.

Em suma, face ao jogo de merda que vi, penso que o resultado mais justo seria o empate.

O Depois

O Porto cumpriu o seu objectivo e conseguiu (para gáud
io) de muitos adeptos ser campeão na Luz. Como o campeonato (do segundo lugar para a frente) está resolvido, resta-me felicitar o FCP pelo 25º titulo da sua história e alguns Portistas a quem dei os parabéns.
O desfecho do campeonato acabou por ser justo porque o Porto foi a equipa mais consistente de um campeonato que acabou antes de tempo. Sem tirar qualquer justiça ao titulo conquistado pelo Porto, resta-me ficar triste por alguns factores extra-futebol terem tirado o Benfica da corrida tão cedo... Tenho a certeza que se as arbitragens tivessem sido equilibradas ao longo de todo o campeonato... o Campeão decidir-se-ia na última jornada... como tão bonito é!

Para que não haja dúvidas, é óbvio que fiquei chateado com o desfecho do jogo e que não sou insensível ao facto do Porto ter sido campeão na minha casa. Posso até dizer que a única coisa que me fez rir depois do jogo foi a quantidade de mensagens que recebi de sportinguistas em êxtase completo e até alguns comentários de Sportinguistas no Facebook a viver de forma intensa o titulo do Porto. Obrigado pessoal ... estão sempre lá quando é preciso! :)

O Resto

Quanto aos incidentes extra jogo, gostaria de deixar aqui duas visões distintas: a minha e a de outros.

Eu não me meto nessas confusões. Não me revejo minimamente nas atitudes da claque do Benfica, não me revejo nas atitudes do electricistas da Luz, nem me revejo na atitude do tratador da relva.

Quando o jogo acabou, levantei-me, estiquei o cachecol e gritei pela minha equipa, como vi 80% do estádio a fazer. Foi bonito, aplaudi os meus jogadores e passado 20 minutos estava no carro a caminho de casa. A gentinha que estava no topo norte do estádio não merece qualquer respeito da minha parte, merece sim desprezo... e foi isso que eu fiz.

Contudo, compreendo que há pessoas que não pensam como eu. Eu não andei a dormir nos últimos 4 anos e sei como as claques do Benfica são tratadas nas deslocações ao Porto. Tenho visto como os jogadores e comitiva do Benfica são tratados nas deslocações ao Porto. Vi jogadores e dirigentes do Benfica serem apedrejados... e não tenho memória curta. Também vejo como funciona a polícia no Porto e vejo como funciona a policia em Lisboa quando há uma recepção a uma claque. Vi o ano inteiro o que disseram o ministro da administração interna, a direcção do Porto, a PSP, a PJ... e vejo e continuo a ver que ninguém faz nada para mudar... Não adianta criar leis novas, basta cumprir as que existem.

Aos adeptos do Benfica que estiveram envolvidos em batalhas com a Polícia, em arremessos de objectos contra os jogadores do Porto e aos responsáveis que apagaram as luzes e pela rega do estádio, resta-me dizer que não concordo com o que fizeram e que não dignificaram o nome do Benfica com essas atitudes ... mas percebo perfeitamente porque o fizeram.

Contudo, a esses adeptos e benfiquistas, deixo-vos um conselho. Apesar de não vermos nada a acontecer para que a justiça seja feita...Não respondam na mesma moeda, nem tentem fazer justiça com as próprias mãos. Quando descemos ao nível deles, entramos numa batalha com um idiota, e aí aplica-se o ditado: "Se descermos ao nível deles, eles ganham-nos em experiência".

Força Benfica e Parabéns ao Porto pelo campeonato conquistado.


‎"É assim a vida de quem é Grande e se levanta quando cai! Era isto que dizia o meu bisavô, o meu avô e o meu pai, que à nascença me transmitiram esta doença infinita, do gene já não posso fugir! BENDITA A SORTE DE SER BENFICA"

28 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem !

Raul disse...

Boa análise.. concordo com tudo.. Vamos apoiar e esperar que para o ano o campeonato comece de forma diferente!

Em resposta ao anónimo(e para não fazer um post apenas com este assunto) deixo a resposta ao seu antigo comentário do Shalke - Benfica Anónimo disse...

Mas não estavam a espera de ganhar ao ultimo classificado do campeonato alemao ou estavam?
4 de Outubro de 2010 16:26


Inter 2 - 5 Shalke.

Cumprimentos e parabéns ao anónimo pelas imensas baboseiras com disse todo o ano(Não é fácil!)

Raul disse...

que*

Pedro Fonseca disse...

Excelente artigo!

cumos

Anónimo disse...

Interessante...

Único artigo em que não falas de arbitragem em toda a época.

Eu dou-te um ajuda:

http://www.youtube.com/watch?v=_T9JxxGBFms&feature=player_embedded

Aqui tens a prova, quando uma equipa joga melhor, e marca golos, mesmo prejudicados vence o jogo!

Antonio disse...

Aqui tens a prova, quando uma equipa joga melhor, e marca golos, mesmo prejudicados vence o jogo!
Isto não vai contra o que eu costumo dizer... O Benfica foi prejudicado em muitos jogos e conseguiu vencer. Contudo, houve 4 jogos em que foi muito prejudicado e perdeu...

Contudo, isso não é prova nenhuma. Queres quantas contra-provas?

Quanto a esse vídeo é sem dúvida uma selecção interessante para um Portista, pois há muitos mais lances passíveis de discussão, incluindo alguns desse vídeo que não são assim tão óbvios...

Quanto ao "Único artigo em que não falas de arbitragem em toda a época.", estás enganado. Em muitos artigos não falei do árbitro...e neste caso concreto, não falei do árbitro porque vi o jogo no estádio e só ontem é que vi algumas repetições de alguns lances do jogo.

Anónimo disse...

Único lance que falta aí é o lance do Moutinho, que deveria levar vermelho directo!

Mas é um lance a 3 segundos (!) do fim.

Todos os lances nesse vídeo discutidos, estão todos eles bem analisados. Sem excepção! É que nem vale a pena tentares argumentar se não sujeitas-te a cair no ridículo em que caiu o Sr. do programa "Dia Seguinte" que defende as cores encarnadas.

Escusas de tentar branquear o evidente. E sujeita-te à verdade nua e crua, de que o clube que defendes foi ajudado mas que nem isso lhe valeu.

Poderias eventualmente também acrescentar o "agarrão" de Coentrão a Hulk logo aos 5 min do jogo, que para mim é penaltie.

Mas sou sensível ao ponto de dizer que é um lance muito discutível. E aceito quem diz que não é.

Como também aceito quem diz que o amarelo mostrado a Roberto no lance do penaltie sobre Falcão ao contrário do vermelho foi bem ajuizado.

Poderia igualmente acrescentar, as inúmeras simulações que Coentrão fez durante todo o jogo, ou as inúmeras vezes em que Jara durante os primeiros 45min da partida, decide constantemente jogar a bola com a mão.

Mas isto são detalhes, pormenores.

Fico-me por aqui, aproveitando a oportunidade de desejar sorte ao teu clube logo à noite, bem como aos restantes 2 clubes nacionais.

Raul disse...

anónimo queres mesmo que eu comente esse video? achas mesmo que isso tem algum sentido ? lol

Anónimo disse...

Raul,

Tinha muito prazer ver-te comentar o vídeo.

Antonio disse...

"Fico-me por aqui, aproveitando a oportunidade de desejar sorte ao teu clube logo à noite, bem como aos restantes 2 clubes nacionais."

Deixa de ser cínico... Estás em pulgas para que algo corra mal ao Benfica para ires logo ao Facebook dizer que o Benfica é a vergonha de Portugal.

Quanto aos lances, discordo de alguns e faltam outros em que considero que o Porto foi o beneficiado... como as simulações de Hulk, os gestos para as bancadas, o amarelo no primeiro lance de jogo a Ottamendi, os amarelos a Helton por retardar a reposição de bola em jogo... Mas não me apetece discutir isso com alguém como tu.

Não percebeste o ditado?

"Numa discussão com um idiota... Se eu descer ao teu nível, ganhas-me em experiência".

Fica bem e que o Benfica ganhe logo à noite.

Anónimo disse...

António,

Soubeste ler nas estrelas quem sou ?

Espero que tenhas lido bem.

Assim, escuso de me apresentar. :)

Espero que o Benfica ganhe. Não me importo que penses erradamente a meu respeito.

Desculpa mas tenho que voltar a tocar no assunto...

"...o amarelo no primeiro lance de jogo a Ottamendi..."

Rapaz! Nem falta foi! O homem nem lhe tocou. Se foste ao estádio e na altura pensaste que era justo o amarelo, eu aceito porque eu teria pensado o mesmo. Agora após teres tido o tempo necessário para rever o lance em casa com calma, dizeres isso acho que é grave.

A azia está-te a afectar ainda. Eu compreendo. No teu lugar estaria ainda mais aziado.

Não tens argumento para este jogo em questão, der por onde der não consegues encontrar nada no que toca a arbitragem que tenha tido influência no jogo a favor do FC Porto. Muito antes pelo contrário. Se o tentares fazer, corres risco de cair no ridículo.

**

"Numa discussão com um idiota... Se eu descer ao teu nível, ganhas-me em experiência".

Estas enganado a meu respeito e a teu próprio também. :)

Anónimo disse...

"Apenas as grandes almas podem julgar as grandes coisas." :)

Antonio disse...

minuto 0:57. Ombro de Ottamendi, joelho de Saviola... http://www.myvideo.de/watch/8074973/Highlights

Não lhe toca? LOL.


Não me interessa quem tu és... apenas tenho a certeza que tenho ZERO consideração por ti. Desprezo...sabes o que é?

Anónimo disse...

Lance Otamendi vs Saviola...

Não é falta! Ponto Final!

----

Lição para a vida:

Desprezo é um intenso sentimento de desrespeito e antipatia.

Sim... estas a senti-lo. :)

É semelhante ao ódio, mas implica um sentimento de superioridade.

Sim... estas a senti-lo. :)

Desprezo é um sentimento pelo qual se julga uma pessoa ou uma coisa indigna de valor, de estima ou de atenção...

Sim... estas a senti-lo. :)

Fernando Pessoa dizia:

"Despreza tudo, mas de modo que o desprezar não te incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso."

Eu incomodo-te! :)

O mesmo Fernando Pessoa dizia:

"Falar é ter demasiada consideração pelos outros."

Sugiro então que te cales... se dizes ter ZERO consideração por mim, sem me conheceres. :)

Mais ...

"Apenas quem é desprezível pode ter medo de ser desprezado."

Já os brasileiros costumam muito usar a expressão:

"A consideração é que nem a consulta, só se tem quando as pessoas precisam". :)

Eu tenho uma filosofia muito própria (segundo Albert Einstein):

"Não tento ser bem sucedido, tento antes ser um homem de valor."

---

GameOver!

Raul disse...

ok, eu comento para ficares contente.

1º lance é para amarelo, só falta dizer que o Aimar não devia ter levado o 1º amarelo pois se o arbitro assinala a falta tem de mostrar amarelo ao Otamendi ou então prejudica o ataque. Se omitires este facto, demasiado importante para ser ignorado estás a ser faccioso.

2. lance é penalti. Sugiro que pares o video no segundo 47. O Otamendi cai com o braço em cima do Jara quando ele está a rodar e vai disputar a bola de frente para a baliza. Devia ser o 2º amarelo ao Otamendi e não o 1º.

3º lance não percebo porque não há um angulo do video que mostre o contacto, será porque não houve ou porque vai lá o fucile com a perna dele? não importa, se é falta tem de ser amarelo. Concordo mas devia ter sido seguido o mesmo critério na falta do inicio do jogo em que o aimar leva o amarelo por protestos.

4º lance tem de ser amarelo.

5º lance tem de ser vermelho.

6º lance é 2º amarelo ao Otamendi. Mete no minuto 3.14 e ves que a trajectória dele não é para a bola mas sim para o cardozo... só podes proteger a bola quando a tens ou então quando vais direito à bola, ele vai 1º contra o cardozo! lol onde ta a dúvida?

Tens razão nuns lances e noutros não tens.. acho que a arbitragem deixou a desejar mas era o jogo mais dificil da epoca de apitar! Se não concordas com alguma das minhas avaliações diz, mas 1º tens de ir jogar à bola pelo menos uma vez sem ser no tagus!

Abraço.

PS: Penaltie não existe! se escreveres o mesmo erro ortográfico aqui e no teu facebook fica demasiado fácil sabermos quem és, afinal não eras anónimo?

Anónimo disse...

Raul,

Caiste no ridiculo!

Nao consigo contra-argumentar contra os teus argumentos.

Ganhas-te. Hoje fico esclarecido de uma coisa: És pouco inteligente. Para nao ser um pouco mais grosseiro.

Quanto á suspeita que levantas sobre a minha pseudo-entidade:

"Ainda bem que ha mais gente a cometer os mesmos erros que eu".

Assim torna-se fácil salvaguardar a minha entidade e manter-me no meu anonimato. Espero que nao estejam a acusar ninguém injustamente!

Tens que ler nas estrelas. :)

Há muita estrela no facebook Raul, mas não é aí que tens que ler, que aí poderás ser induzido em erro... As estrelas são traiçoeiras.

Já agora, obrigado por teres comentado o video! Fizeste aquilo que eu cria que fizesses... E disseste aquilo que estava á espera que dissesses.

E eu ri-me até me doer a barriga com as tuas palermices. O meu sincero Obrigado! Conseguiste através de um video mostrar o tipo de pessoa e adepto que és sem nunca me ter cruzado contigo. :-)

Anónimo disse...

" (...) mas 1º tens de ir jogar à bola pelo menos uma vez (...) "


Obrigado pelo convite. Muito amável e afável da tua parte. :)

Mas dispenso o recurso à violência... que nisso parece, pelo que demonstras ser, que tens mais experiência que eu.

A violência sempre foi e será o último refúgio do incompetente. :)

Goza a vitória do teu clube hoje e não venhas para aqui dar ouvidos ao que eu digo nem ceder às minhas provocações.

Raul disse...

Boa contra argumentação!

Raul disse...

"Ganhas-te" ou "ganhaste"?

Anónimo disse...

"Ganhaste". :)

Obrigado pela correcção.

Tenho que aprender a escrever e já agora a argumentar também.

Escrever no telemóvel tem destas coisas.

Abraço e parabéns pela vitória do teu clube.

Antonio disse...

Game Over...diz ele! LOL

Markus disse...

Este anónimo... LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Anónimo disse...

Boa Tarde a todos. :)

Cedam a mais algumas provocações, comentem os seguintes vídeos:

http://vimeo.com/19402958

http://vimeo.com/19432698

Assim se fazem campeões. :)

Pela verdade desportiva.

Daniel disse...

Incrível como, quando passaste uma época inteira a chorar as arbitragens, foste capaz de fazer um artigo sem fazeres uma análise ao "muito bom" (de acordo com o relatório da arbitragem) Duarte Gomes. Mas percebo que não dê jeito.

Também percebo, depois de ter visto alguns comentários a alguns lances do jogo, que tanto reclamem dos árbitros.

Só mais uma nota em relação a uma afirmação tua:

"Quando descemos ao nível deles, entramos numa batalha com um idiota". Quando descem ao nível "deles" são igualmente idiotas ... e não se sintam superiores quando já mostraram mais do que uma vez que não o são. Não basta dizer que se é ... é preciso sê-lo (e aqui não me estou a referir a ti em particular, estou a falar do universo Benfiquista ... da mesma maneira que me demarco das atitudes da claque Portista).

Já agora, 11 dias de castigo para o Jesus. Volta na véspera ... do clássico da Taça. A indignação fica no bolso? ;)

Abraço a todos

Anónimo disse...

É a verdade desportiva! :)

AVB diz um palavrao ao arbitro e leva 10 jogos, JJ agride um jogador leva apenas 11 jogos.

Já para nao falar do tempo absurdo que demorou o processo. Há quanto tempo foi mesmo o jogo Benfica vs Nacional?

Quanto á nota atribuída a Duarte Gomes já estava escrita nas estrelas. :)

Antonio disse...

Daniel,

Penso que já discutimos esses assuntos ontem, com cedências de ambas as partes. :)

Quanto ao castigo de Jorge Jesus, custa-vos assim tanto perceber a relação entre "relatório do árbitro" e a "celeridade de um processo"?

O castigo nunca poderia ser maior do que este porque não há nenhuma imagem onde se veja nitidamente uma agressão do Jorge Jesus. Para além disso, as declarações do jogador do Nacional não ajudaram em nada a acusação.

E, já agora, deixo outra questão: Porque é que o jogador do Nacional não foi castigado?

...e outra... Porque é que a um "senhor" adepto do Porto que acertou com um isqueiro em Jorge Jesus nunca foi instaurado um processo?

E mais...penso que por muito maior que fosse a suspensão de Jorge Jesus, o castigo não se aplicaria no jogo da taça, por ter sido aplicado pela comissão disciplinar da Liga...

---

Anónimo,

Lê lá a tua segunda frase, relembra o que aconteceu...e pensa melhor no que dizes.

Anónimo disse...

António,

Percebo que me queiras corrigir para eu transcrever a frase para:

"AVB diz um palavrão ao arbitro e leva 10 jogos, JJ tenta agredir um jogador leva apenas 11 jogos."

O problema de coerência, mantêm-se. É ridículo. Não acho justo.

Obrigado por me responderes e mostrares-te disponível para trocar impressões comigo. É sinal que já tens um pouco mais de consideração por mim. :)

Sinceramente, ainda bem que JJ pode estar no banco contra o FC Porto. Pois caso não pudesse, a choradeira invertia-se.

"Penso que já discutimos esses assuntos ontem, com cedências de ambas as partes. "

A falar é que as pessoas se entendem. :)

Estou curioso para ver a conferência marcada pelo FC Porto para as 16h da tarde. :)

Cumps.

Antonio disse...

Eu corrijo por ti, já que tu não sabes...

"AVB insulta o arbitro e leva 10 DIAS POR REINCIDÊNCIA, JJ tenta agredir um jogador leva apenas 11 DIAS."

Quanto à conferência... foi um MUST. Que ridículo...

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul