Vitória importante...mas fruto de mais uma péssima arbitragem!


Pela primeira vez no presente campeonato, assisti a um jogo completo do meu F.C Porto, e por isso decidi hoje fazer um pequeno post sobre o jogo e sobre aquilo que assisti e observei.

Sobre a Vitória:

Uma vitória deveras importante para o porto, num campo sempre difícil, onde os 3 grandes sempre sentiram grandes dificuldades. Porto mantém com esta vitória a mesma distância para o Braga e afasta-se do Sporting. Já não acredito no título, (algo que já por várias vezes aqui mencionei!) mas ainda acredito que possamos chegar pelo menos ao 2º Lugar para atingir a Champions League. Vamos esperar para ver!

Sobre a arbitragem:

Fraca, como seria de esperar na nossa liga. Arbitro tem influência no resultado porque:

1- Penalti a favor do Nacional nos minutos iniciais não marcado
2- Amarelo ao Fucille por mostrar
3 - Amarelo ao Fernando por mostrar devido uma sucessão de 3 faltas que quebraram ataques do Nacional
4- Penalti a favor do porto, não me parece penaltie, foi algo muito forçado e a expulsão igualmente.
5- Vermelho directo por mostrar aos 52 minutos a Nuno Pinto por agressão a Fucille.

Sobre o Jogo:

Dados os erros de arbitragem, o jogo acabou por perder a graça e acabou por ser um jogo de um só sentido após o 1º Golo do F.C Porto. Grande afluência do ataque do porto garantindo dessa forma um resultado gordo.
Os minutos iniciais foram bastantes disputados, sendo que até à expulsão/penalti estava a gostar bastante do jogo dada a entrega das duas equipas.
Fico com a sensação que o porto chegaria à vitória mesmo não tendo ocorrido o penalti e a suspensão, no entanto são apenas suposições minhas.

Concluindo, não posso afirmar se foi um resultado justo ou não!

Destaques:

+ Maicon, grande central!
+ Rúben Micael, encaixa que nem uma Luva! (chegas-te tão tarde!)
+ Falcão, que prazer ver este senhor jogar!
+ Varela pela garra, força, velocidade, atitude!
- Banco do porto sem soluções, sempre as mesmas substituições (Mariano, Tomás Costa, Guarín) que não dão garantias nenhumas. (Sim o Guaín não entrou neste jogo, mas entrava caso o porto estivesse a ganhar apenas por um zero, ou se estivesse a perder!)
- Jesualdo Ferreira (porque sim!)
- Mariano (mais do mesmo!)
- Fernando!!! Mais um jogo muito negativo, muito faltoso, muitos passes errados, mau posicionamento...! Precisas de uns jogos no banco!
- Má forma dos principais jogadores do porto esta epoca (Meireles, Fucille, Hulk, CR10, Fernando) Mas afinal o que se passa?

Sobre as transferências desta semana:

Não tenho opinião sobre Kléber! Não o conheço nem nunca o vi jogar! Mas espero que valha o grande investimento! 5.5M + Farias perfaz quase 10M, dado que Farias foi adquirido por pouco mais que 4M. É certo que Kléber é um jogador que não vingou na Europa, mas é preciso não esquecer que também foi para a Ucrânia, uma país com Língua e clima difíceis para jogadores Brasileiros. Pode ser que se adapte. No entanto mantenho a opinião que talvez não valha o grande investimento que foi feito! Vamos esperar para ver! Espero estar enganado! Sobre a saída de Farías, é um jogador que até simpatizava, e achava uma boa alternativa no banco de suplentes, no entanto era um jogador que queria ser titular, e no porto nunca poderia ter lugar no 11, era um jogador acima dos 30 anos, era um jogador em final de contrato e com um ordenado nada baixo.
Relativamente ao Prediger, pode ser que tenha a mesma sorte do Bolatti e que o Maradona o chame para a selecção, como já o fez, e o porto o possa vender e ter o retorno do investimento, ou então que regresse para o ano ao porto com o mais que anunciado novo treinador do F.C Porto.
Muitos parabéns ao Sporting pela aquisição de Pedro Mendes. Vai melhorar muito a qualidade de jogo do Sporting. Pena não ter ido para o meu FC Porto.

Sobre Hulk:

Via com bons olhos a cedência ao Inter até final da época (empréstimo!) em troca com Quaresma! Está mais que visto que em Portugal não poderá jogar mais esta época, e como tal seria uma forma de continuar a jogar, poder ser chamado ao Brasil e continuar a ser valorizado. Da mesma forma que digo Inter, digo um clube inglês, Francês ou Italiano, talvez e pensando melhor no Inter não ia ter muitas chances com a recém chegada de Pandev. Porque não pensar emprestar ao Lyon? No Man Utd, também encaixava bem, no entanto duvido que Hulk conseguisse a licença de trabalho!

Sobre o Braga:

Quero aproveitar a ocasião para aplaudir de pé este Braga. Quer sejam ou não campeões, estão de parabéns, têm sido enormes. Chapada bem dada a dirigentes de FC Porto e Benfica, a provar que não é preciso milhões e milhões para se construir uma grande equipa e que basta por vezes jogar com os dispensados dos grandes!

Um Abraço,

Tx

5 comentários:

Antonio disse...

Só consegui ver os primeiros 45 minutos e concordo na integra com o que disseste.

Concordo também com o que dizes em relação ao Hulk, já que para além de ser bom para o jogar, seria uma boa estratégia do Porto. Não concordo que o Inter fosse o destino melhor porque lá não ia jogar, mas...

Bom post Tx!

Abraço

Pedro Fonseca disse...

Assim é fácil vencer e recuperar vantagens!

Jose Pedro disse...

Queria saudar o cronista, é bom saber que tenho companhia clubística aqui pelo espaço. Vinha agora escrever a minha crónica ao jogo de hoje mas antecipou-se. Agradeço porque a agenda não tem dado muita margem de manobra e assim cabe-me a mim apenas dissertar sobre o que aqui foi exposto.

Uma vitória fundamental para manter a chama do dragão acesa. Dobramos um verdadeiro cabo das tormentas, sem 2 dos titulares indiscutíveis do FCP e da nossa Selecção (Bruno Alves e Raúl Meireles).

Entramos em campo algo pressionados e desconcentrados e a prematura lesão de CR10 cedo veio abalar o meu optimismo num bom resultado. É certo que tem andado em baixo de forma mas este é um estádio talismã para ele e encarava a partida de hoje como o momento ideal para o ponto de viragem.

Em relação à arbitragem, considero penalti. Acho um piadão aos comentadores que mesmo após ver as imagens uma série de vezes ainda encontram argumentos que defendam as 2 hipóteses. É esta também a dificuldade de se ser árbitro que tem que confiar no que vê, na sua intuição e experiência. Confesso que fiquei manifestamente surpreso por Xistra marcar um penalti a favo do Porto. É um árbitro por quem não nutro particular simpatia (na memória o jogo na Mata Real e o ano passado em Guimarães), e que rubricou uma exibição mediocre mas com atitudes que prejudicaram ambas as equipas.

Falando dos intervenientes do jogo jogado, estou manifestamente encantado com Alvaroo Pereira. O Porto ganhou a luta por este lateral que é o abono de família de qualquer PL de área como é Falcão. Do outro lado, um Varela a rubricr uma exibição de qualidade e Ruben a segurar a batuta naquele meio-campo deixam qualquer adepto com água na boca para o que resta da época. Se a tudo isto juntarmos a capacidade de explosão de Kleber no lugar do Rodriguez, o Porto fica com um onze electrizante.

Por isso, rejeito liminarmente que estejamos afastados do título, e temo muito mais o futebol pragmático do Braga do que o folclórico encarnado do Sul do País. Acreditar no 2º lugar mas não no 1º quando estão à mesma distância, jogando com os 2 da frente em casa e aguardar que um, senão os 2 percam pontos quando se defrontarem não encaro como utopia chegar ao topo da classificação. Claro que isso requer acima de tudo que não hajam mais borlas e que não se falhe em momentos capitais. Um desafio deveras aliciante ao platel do FCP..

Uma nota para o negócio de kleber que se encontra em stand-by porque parece que o Tecla não achou lá muita piada à proposta de contrato do Cruzeiro.

Jogo agora muito importante na 3ª feira com o Sporting, com menos 24h de descanso que os rivais e com uma deslocação à ilha da Madeira pelo meio. A DesLiga/FPF no seu melhor!

Raul disse...

Gostava que os portistas me explicassem porque é que quando o Benfica tem algum lance duvidoso a seu favor é beneficiado e é levado ao colo. Quando o Porto é beneficiado os arbitros são os piores do mundo e são inocentes. Curioso no minimo.

Cumprimentos

Jose Pedro disse...

Que afirmação estranha caro Raul, mas terei todo o gosto em responder-lhe quando responder a esta:

porque é que quando o PORTO tem algum lance duvidoso a seu favor é beneficiado e é levado ao colo e sai tudo da cova a clamar justiça. Quando o Benfica é beneficiado os arbitros são os piores do mundo e são inocentes.. e são coisas que acontecem!

Com os melhores cumprimentos

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul