Sporting - Leixões: Já jogamos !



Na defesa,
Não passa nada !
Resolve tudo...
à cabeçada !
É o Tonel, É o Tonel !


É certo que foi só aos 89 min que através de Tonel mas, em Alvalade, a opinião que me ficou foi que este Sporting ao menos já joga à bola.

Poderão parecer espectativas demasiado baixas, mas depois do que já vi esta época o facto de o Sporting conseguir passar um jogo a construir jogadas de ataque sucessivas, ainda que não concretizadas.

Esta dificuldade em concretizar resulta de 2 jogadores:

Helder Postiga, que tenha toda a importância que tenha na construção de jogadas (?), isso não compensa as falhas sucessivas acertar na baliza. Para mais com Saleiro em fase de crescimento (se se mantiver há que tê-lo em atenção, mas só aí), Liedson e Djaló recuperados e Pongolle disponível (ou não...), não há lugar na equipa para Postiga. De facto já não havia há algum tempo, mas não havia mais ninguém para jogar.

Adrien, que confirmou a grande fase de Veloso, ao não consistir aliar a consistência defensiva que dá à equipa (?) com a construção de jogo que Veloso consegue. Moutinho também andou algo perdido, sendo que a certa altura era a Tonel a quem a equipa dava a bola para construir jogadas.

Por outro lado quem jogou bem... :

João Pereira, travestido de ex-jovem da Academia (leia-se cabelo escuro curto e uma atitude modesta) nã0 teve grande dificuldade em tirar o lugar a Abel, mas não conseguiu manter o disfarce durante o jogo todo, revelando hábitos antigos quando cavou uma falta ao pé da área do Leixões ou um dos amarelos... mas agora joga por nós, por isso rejubilemos !

Rui Patrício, que fez (apenas e só) 2 defesas. Ambas soberbas, garantindo os 3 pontos ao Sporting... a 2ª a cabeceamento de Pongolle...

Pongolle, não fez grande coisa. Mostrou que é rápido, num sprint contra um defesa do Leixões e que tem algum controlo de bola. Lesionou-se, dizem, o que permitirá a Saleiro jogar com Liedson no próximo jogo... e quando voltar ?



Isto promete !

4 comentários:

Jose Pedro disse...

Um Sporting forte é necessário para acrescentar competitividade a este campeonato e quanto mais não seja porque está aí a chegar um Braga-Sporting, e está na hora de os candidatos ao título dizerem "Presente"!

Pessoalmente sou fã de Tonel, acho que desde a chamada de Carvalhal se deu a machadada final na "vaca sagrada" chamada Polga! Quem ganha com isto é o clube, a massa adepta que sempre acarinhou o central português e o FCP claro, porque foi ensinado por cá..

Antonio disse...

Do pouco que vi...notei uma boa evolução no futebol do Sporting!

Só uma pergunta: O Liedson tem alguma clausula no contrato que diga "O Joga, sempre que fisicamente disponível, tem de fazer parte do 11 inicial"???

Anónimo disse...

Boas,

Por acaso até concordo contigo, António, só discordando num aspecto: o alvo. Sim, o Liedson não tem que jogar sempre e até é de esperar que mais cedo ou mais tarde ele venha a perder espaço na equipa. Ninguém gosta mais do Leve do que eu, mas é evidente que (infelizmente) ele não vai durar para sempre.

Quando digo que discordo do alvo, digo-o por uma simples razão: se tens razão no que dizes (e compreendo que o digas no seguimento do que disse o Fox), acho que merecia bem mais a boca um outro jogador. Não sei se já perceberam, mas falo do João Moutinho.

Custa um pouco falar mal do Moutinho, do João Pequenino, do Capitão. Também eu admirava as proezas do jovem (5 dias mais novo do que eu) jogador, também fiquei orgulhoso com a sua ascensão à capitania da equipa.

Neste momento, a entrega é tudo o que se lhe pode elogiar. Paulo Bento conseguiu matar as qualidades que revelou enquanto jovem (alguém se lembra de ver o Moutinho a fazer um passe a rasgar uma defesa, excluindo as suas 2-3 1as. épocas?) e neste momento ninguém sabe bem que jogador é este. Um nº10-médio-interior-ala-trinco.

Mas pior que esta mudança (que me parece relacionada com o declínio do sporting na fase PB e com o facto de tantas vezes ter sido meia equipa, não sabendo agora jogar como apenas um jogador), é o estatuto que Moutinho tem.

Moutinho marca livres, cantos e até penalties teve de marcar 10 (se não estou em erro) até PB perceber que só metade entravam e que se calhar era melhor tentar outro. Vieram jogadores com competências para as bolas paradas, como Vukcevic (sobre o lado direito) e Matías, nunca tiveram oportunidade de o mostrar.

Quando Matías chegou, enquanto procurava o seu lugar na equipa, pareceu-me sempre que Moutinho tinha medo. Sentia-se ameaçado pelas esperanças que os adeptos depositavam nele. Não lhe passava a bola, não o deixava marcar livres. Não queria deixar de ser o menino querido.

Se acho que alguém tinha de aquecer um pouco o banco, esse alguém era claramente o Moutinho. E gostava que o Fox falasse um pouco disto, para não ser sempre só "não vi bem o jogo pk tava no sofá, mas n perdi nd pk n jogámos um crl".

Mookie

Antonio disse...

Mookie,

Parece-me que o problema de Moutinho vai para lá do Sporting. Moutinho estagnou! A verdade é essa. E cada vez acredito mais que os jogadores precisam de sair de Portugal para evoluir...se não, não passam de eternas esperanças!

É triste, mas por enquanto, parece-me verdade...

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul