À procura de um lugar ao Sol




NOTA PRÉVIA: Antes de mais quero apresentar as minhas desculpas por andar arredado deste espaço. Tenho andado com a agenda muito preenchida a nível profissional e pouco ou nenhum tempo tenho tido para ver os jogos do FCPorto.


De ressalvar as 2 vitórias em 2 competições, cumprindo-se a obrigação. Sem deslumbrar é certo, mas com o sentimento do dever cumprido, o Porto ultrapassou o Belenenses a meio da semana após a marcação de 30 g.p e ontem arrumou o Estoril na estreia do novo 28 do FCP, Ruben Micael.




Algumas notas soltas:



> Na 4ª feira o Porto esteve perto de dizer adeus à competição, encontrando-se em desvantagem a 10 minutos do fim da partida e salvou-se nos penaltis. Teve 3 oportunidades para acabar com o jogo e só aproveitou à 3ª.. Falhar 5 penaltis em 15 é preocupante, situação a rever!













> Ontem, o FCP estava arredado das meias-finais ao intervalo, mas acabou como vencedor do grupo e 2º melhor primeiro lugar, permitindo-lhe defrontar o próximo adversário em casa. Boa resposta de Jesualdo que leu muito bem o jogo, equilibrando a equipa com Alvaro Pereira e enconstando o adversário às cordas com Falcao. Nota para o golo de livre de Belluschi e para o 1º do Orlando Sá com a camisola do Porto. Que tenham sido o 1o de muitos golos para os dois, é o meu desejo.











O futebol também é isto, ganhar com coração e dizer "presente!" nas alturas mais conturbadas. Contra pedras, contra agressões, contra armadilhas em tuneis obscuros, contra a morosidade de quem dirige esta Liga, contra a teimosia de Jesualdo até, o Porto segue o seu caminho.


Numa época que se prevê de emoções até final, cabe ao treinador e a esta equipa levar-nos até ao objectivo pretendido. Não há espaço para invenções, acabaram-se as borlas, agora é entrar em velocidade cruzeiro.



RUMO AO PENTA à conquista da Taça de Portugal, da Taça da Liga e da Champions!

P.S: A partir da próxima jornada, terei um pouco mais de tempo para passar por aqui. Tanto havia para debater, mas aguardo pacientemente até a poeira assentar. Entretanto, não percam os próximos episódios da DesLiga porque eu também não!

Pedia aos utilizadores deste espaço afectos ao FCP que tem licença para escrever artigos, que dessem também o seu contributo. Obrigado!

18 comentários:

Antonio disse...

José Pedro,

Acho um piadão à "desLiga". Andam à procura de um novo "Calabote"? Uma mentira muitas vezes dita...

Adiante...
Ontém não vi o jogo do Porto, pelo que li Jesualdo inventou um pouco no inicio, mas mais tarde conseguiu equilibrar a equipa e vencer o jogo.

Quanto ao jogo com o Belenenses, vi o jogo a espaços. Deu-me a ideia que o Porto não estava com muita vontade de jogar... Já que, sempre que acelerava criava perigo.

Foi engraçado ver tantos penaltis tão mal marcados e dois grandes guarda redes (pelo menos a defender penaltis).

Destaco desse jogo o jovem Freddy. Grande promessa... Não queres vir dar uma perninha para o Benfica?

Abraço

Jorge disse...

Sou apologista de uma mudança táctica no nosso Porto!

--------------Beto-----------------
------Rolando--------Alves---------
Fucili-----------------------Alvaro
-------------Meireles--------------
---Micael----------------CR10/Varela
-------------Bellushi---------------
-----Varela/Hulk--------------------
---------------------Falcao---------

Tou farto daquele 4x3x3 da treta! 4X1X3X2 é a melhor solução!

Laterais bem subidos; Força nos flancos;Hulk vagabundo(quando deixarem)! Bellushi e mIcael com a batuta!

O que achas José Pedro?

Cumprimentos

Raul disse...

Jorge,

O Jesualdo sempre jogou em 4x3x3 no Porto, tou errado? (não sei porque sou do Benfica) sendo assim não acredito que ele vá mudar de táctica a meio do campeonato, e obviamente não vai.

Mas é bom saber que como o porto tem imitado o Benfica nas estratégias de markting agora também querem tentar meter a nossa táctica! :)

Mas concordo contigo e acho que era uma opção muito mais acertada para o nosso campeonato.

Cumprimentos

Unknown disse...

Que raio ! O Sporting imita o Benfica no director desportivo, o Porto na táctica ! Acho que vocês deviam começar a cobrar direitos de autor talvez se safassem de vender jogadores :p

Quanto ao Porto.. também não vi os jogos, mas aquele principio da marcação de penaltis fez-me lembrar o Sporting de à uns tempos :p

Só não concordo é com essa da vitória na Taça de Portugal. Relembro que o Sporting é imbatível em 2010 ! :D

Jose Pedro disse...

O trabalho de investigação não é da minha autoria mas deixo aqui alguns pontos para reflectires Antonio nos critérios de quem dirige esta Liga

Faço a ressalva de que estes senhores são exactamente os mesmos a quem o presidente encarnado chegou a repudiar.


1) Caso Lisandro e suposta simulação no empate entre Porto e Benfica: acto pioneiro que jamais até à data foi aplicado.


2) Legalização das claques encarnadas nunca foi efectivdada. São constantes os episódios de tochas lancadas para o relvado tendo varios jogos sido interrompidos (guimaraes-benfica por exemplo). Suspensão? Castigos? Apenas uns trocados e umas palmadinhas nas costas


3) Episódio do túnel do Bessa em 2007/08. Agressão de Rui Costa e cena de empurrões onde também andou envolvido Petit. Desacatos com o árbitro Lucilio Baptista. Processo? Suspensão de 6 meses? Havia de ser bonito...logo ao maestro, transparente e inatacável.


4) Episódio do diabo de Gaia no SLB-Porto do ano passado. Por muito menos se suspendeu o estádio do Dragão em anos passados, aqui passou-se um pano sobre o assunto, "multou-se" o adepto e fez-se vista grossa a um acto de manifesta coacção sobre o fiscal de linha. Siga a Marinha, que o próximo jogo era contra o Sporting e antes seca o Tejo do que o clássico ser à porta fechada.


5) Penalização de 6 pontos ao FCP num caso em que a justiça desportiva actuou 1º que a justiça civil. Os "casos" foram caindo por terra mas os 6 pontos a menos já ninguém nos devolverá. Paladinos da verdade desportiva ainda insultam o FCP de corrupto por não ter recorrido, para gaúdio de muita gente.

____

O Porto diz que esta Liga é tendenciosa e que certas situações não valem a pena serem abordadas. Acho que fazem mal, mesmo que o resultado final já seja conhecido o Porto deverá denunciar o que sabe e não guardar trunfos eternamente como no recente caso das gravações fornecidas à Lusa.

Cumprimentos

Jose Pedro disse...

Caro Jorge, o seu sistema táctico é interessante mas encontramo-nos numa posição onde experiências de laboratório não devem ser feitas. Temos que recuperar com os jogadores que temos e com a equipa técnica de que dispomos.
Sempre achei que Belluschi deveria jogar mais do lado direito, assim como Rodriguez (ambos são número 10 em estilo de jogo). Varela parece-me estar a perder algum gás, e com a chegada de Ruben Micael que julgo que assentará que nem uma luva ao lado de Raul Meireles, fica aberta uma vaga na posição "7" do esquema do Porto que o argentino deve aproveitar, sobretudo agora que Hulk está arredado do resto do campeonato.

Quanto à baliza, estamos muito bem com helton, tão cedo não hei-de esquecer o 1º golo do Belenenses. Beto tem qualidade mas num clube do nível do Porto não são aceitáveis falhas daquele nível.

Cumprimentos desPortistas e obg por comentar

Antonio disse...

Caro José!

Lembraste porque razão o Lisandro foi suspenso? Foi a liga que instaurou um processo de livre vontade? Ou terá sido o Benfica que, conhecendo as regras, fez queixa?

Sempre que algum clube sentir que foi prejudicado, e pode basear uma queixa nessa lei - deve fazê-lo! Se não fizerem...são burros!


Quanto à legalização das claques...O Benfica é o clube que mais multas paga à Liga! E leva uma vantagem dilatada! Qual seria a tua solução? Apresenta uma...E já agora, qual é o problema das tochas? Não gostas de espetáculo?

Quanto ao caso do Túnel, do Rui Costa, sinceramente não me lembro...mas entendo que deve ser entendido como ironia quando se lê um adepto do Porto a criticar "comportamentos em tuneis". Tunel das Antas! Relembra-te alguma coisa?

Quanto ao caso do Diabo...não conheço as leis que foram aplicadas. Se conheces e achas que tens razão...sim senhor! O Benfica devia jogar à Porta fechada...

Por fim, "6 pontos foram tirados ao Porto". Deves estar a brincar novamente. Foi nessa situação que Pinto da Costa se assumiu como culpado?! Para tirarem os 6 pontos ao Porto num campeonato em que a margem era muito superior...para que os tais pontos não fossem retirados na época seguinte. Sinceramente...
Queres mesmo falar em corrupção? Ainda estás a tempo de fazer um artigo sobre as escutas...

É por esses casos que dizes que é a "DesLiga"???
Então repara lá:

Quem foi campeão nos anos dos incidentes que referes? Se calhar esta liga é mesmo uma vergonha...

Cumps!

Jose Pedro disse...

antonio, a questão da queixa q o benfica interpôs acho descabida pois a CD deve intervir quando há irregularidades e aplicar as leis em conformidade. Se um polícia vê alguém a assaltar uma loja não deve fazer nada até que seja apresentada uma queixa? Só há base das queixas é que a justiça se aplica? Se assim é no futebol português estamos muito mal servidos!

Quanto às claques do teu clube, nem me vou esticar muito. Apenas refiro que culpabilizam os SD por serem escória da sociedade mas não foi na sede da claque portista que encontraram droga e todo tipo de objectos perigosos, nem tão pouco o presidente do meu clube esteve/está/estará implicado em processos relativos a intervenção directa nas claques. São ilegais, devem ser aplicadas as leis que não permitam a sua existência pois os princípios legais aplicam-se a todos, ou estou enganado?

Em relação ao tunel do bessa chutas-te para canto. Não achas que a situação é idêntica à que presentemente assistimos? Porque é a moldura penal completamente diferente? Novamente a dualidade de critérios

Sobre a personagem chifruda e o episódio com o fiscal-de-linha, acho que foi uma "sorte" não ter havido um processo por tentativa de coacção. Nesse mesmo jogo o presidente SUSPENSO foi ao balneário ao intervalo dar uma palavrinha aos árbitros. 1as páginas sobre isso? Ai se fosse o PdC, a tinta que se derramaria..

Finalmente, a questão dos 6 pontos. PdC recorreu em nome individual, tendo sido claramente condicionado para não a fazer em prol do clube, sob pena de com o arrastar do processo os 6 pontos serem deduzidos numa época em que o FCP podia fazer-lhe falta esses mesmos pontos. Referes as escutas e só não aceito o desafio de fazer o artigo pois não tenho essa disponibilidade no presente momento, mas do que ouvi há muita parra e pouca uva. Acho genial que o processo se tenha baseado naquilo que foi parar ao youtube, pois se PdC é o corrupto que afirmam que ele é, atingiu um nível de excelência em que os corrompidos se dirigem a ele e nunca o presidente portista procura, ao contrário do teu presidente, nomear um árbitro. Eu não tenho dúvidas nenhumas que neste país, se houvesse a mais remota oportunidade de tirar o presidente portista do lugar e destruirem o clube, não faltariam homens para combater nesse exercito. Ainda não foi desta, tentem novamente mais tarde.

O campeão dessas épocas foi o FCP como tu tão bem sabes, e ser portista é saber apreciar as vitórias de um modo especial, sabendo que foram obtidas não bastando ser o melhor, mas é necessário ser-se muito melhor do que todos os outros.

Cumps

Jose Pedro disse...

onde se lê "há base das queixas" obviamente deverá ler-se "à base das queixas" :)

Antonio disse...

José Pedro,

Em relação à queixa, eu também não concordo que seja assim que funcione...Mas se reparares, acontece o mesmo no caso de Sumarissimos. E se pensares bem, isso sucede porque não há transmissão televisiva de imagens de todos os jogos. O que leva a que a CD não consiga (com este modelo) analisar todos os jogos ao detalhe afim de aplicar castigos! É um modelo injusto, mas é igual para todos...


Quanto às claques...não vou aprofundar muito mais a questão, porque parece-me que tás um bocado fora do assunto. Um adepto Portista a criticar a claque adversária de tráfico de droga. Bela piada... Já agora, volto a perguntar-te, o que fazias? A claque não é oficial, não recebe apoio da direcção, o que queres que a policia faça? Impeça pessoas de irem para uma determinada bancada?


Não chutei para canto a "questão do túnel", limitei-me a dizer-te que não me recordo do lance. Se queres que discuta isso contigo, apresenta-me uma noticia! Um artigo! Não gosto de comentar o que não sei...Não vou mandar palpites. Dualidade? Tunel das Antas!


O Luis Filipe Vieira, pelo que consta, foi ao balneário pedir desculpa ao árbitro pelo sucedido. Não me parece incorrecto! Foi castigado novamente por ter exercido funções! Por falar em exercer funções...Tens notado alguma diferença na gestão do Porto desde Pinto da Costa foi suspenso DOIS ANOS!!!!????


Quanto à questão das escutas e do castigo..."Pior cego é aquele que não quer ver". Uma coisa é as escutas não poderem ser usadas em Tribunal...mas não deixam de ser escutas! É incrivel...Como tu dizes... "defender o indefensável..."


O teu último paragrafo é hilariante! ;) Tens tudo para substituir o Pedro Marques Lopes no à Lei da Bola!

Parabéns pelo bom humor demonstrado em plena tempestade...É preciso ter estomago!

Jose Pedro disse...

as escutas foram válidas, tanto que decorrem processos abertos pelo clube a processar carolina salgado precisamente com base nas escutas.. essa de as escutas ñ terem sido validadas é um mito.

Aguardo ansiosamente as provas de que os SD fazem tráfico de droga, as provas de que o PdC praticou corrupção activa ou na forma tentada sobre um árbitro.

Em relação ao túnel do Bessa transcrevo o que encontrei:


"- Rui Costa vs. Lucilio Baptista após entrada no túnel:

Rui Costa para o árbitro: "És um filho da puta…
És sempre a mesma merda…
Trazes a camisola vestida…
Despe a camisola…filho da puta…boi."

(este tipo de insultos foi também proferido pelo Petit mas este quase sempre de costas para o árbitro)

- Rui Costa segue Lucílio para uma zona próxima do balneário do árbitro e interpõe-se Manuel Barbosa.

- O dirigente do Boavista diz: " não estás em tua casa, aqui não fazes o que queres."
Rui Costa responde: "Falas comigo quando falar contigo"…e afasta-o.

- Entre empurrões chega a polícia.
- Rui Costa afasta um agente da autoridade com um empurrão.
- Continuam os insultos…

- Um segurança do Boavista segura em Rui Costa e empurra-o para o balneário.

O delegado da Liga, Braga da Cruz, que estava no local, assistiu a tudo."

Os links:
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/benfica/tunel-bessa-boavista-benfica-maisfutebol-insultos/936904-1456.html

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=782144&idCanal=6

_____

Depois da tempestade, vem a bonança! Cá estaremos para continuar o nosso diálogo nessa altura!

Anónimo disse...

Queres "as provas de que o PdC praticou corrupção activa ou na forma tentada sobre um árbitro?"

Por não servirem como prova irrefutável em tribunal, não quer dizer que uma pessoa com olhos na cara não perceba certas coisas... Quando dizes "muita parra e pouca uva" espero que a terminologia frutícola seja em homenagem à "fruta de dormir".

Se esse termo, só por si, sendo referenciado claramente em relação a um árbitro, não quer dizer nada para ti, lamento informar-te, mas tu não tens palas, como se costuma dizer: tu vazaste os olhos há muito tempo.

Se bem que, por acaso, em relação ao Hulk e ao Sapunaru, também não é fácil acreditar que não foi um esquema engendrado pelo SLB. Pelo menos, se o que vinha no excerto do relatório (ou nota de culpa, ou como lhe quiserem chamar) que li no Record se vier a confirmar, têm que se tomar medidas para que os clubes não possam usar esse tipo de jogo sujo.

Cumps.
Mookie

Jose Pedro disse...

PdC o é sem dúvida enorme! São os corrompidos que vêm interceder para que lhes seja providenciada a dita fruta. Quanto muito a tentativa de corrupção é no sentido oposto pois é o árbitro que pede expressamente a dita fruta, que a opinião pública traduz para prostitutas.

Não vazei os olhos, apenas tenho tacto suficiente para afirmar que nem sempre se joga limpo fora dos relvados e isso é translaccional a todos os lados da barricada. Mas afirmar-se com base em horas e horas de escutas que o PdC corrompeu com base naquilo que é público é sem dúvida muito engraçado.

Se for dado como provado que o FCP beneficiou disso, seja feita justiça e sejam entregues quem tornou isso possível. O clube fica e as pessoas passam.. Mas passar o rótulo de culpado a quem é seguido há anos a fio e não conseguem encontrar nada além do que é público, reforço, acho engraçado!

Anónimo disse...

Quando digo que PdC é corrupto, não estou a falar de nem quero saber quais os crimes que foram cometidos. Estou a falar de usar métodos ilícitos para conseguir vantagem competitiva. E acho que não há grande margem para dúvidas em relação a isso. Se tu me arranjares uma outra interpretação para o que consta das escutas que seja credível, talvez me consigas fazer mudar de opinião.

Já agora, "a dita fruta, que a opinião pública traduz para prostitutas"... tu traduzes para quê? Existe outra interpretação possível?

Não tou em pôr em causa o princípio da presunção da inocência, longe de mim. E compreendo que provas circunstanciais e subjectivas não possam ser usadas em tribunal. Mas insisto, até que alguém (se quiseres fazer o obséquio, agradecia-te) me consiga esboçar uma outra interpretação credível para o que consta das escutas, lamento, mas vou continuar a acreditar que o Pinto da Costa é corrupto.

Cumps.
Mookie

Antonio disse...

José Pedro,

Não vou continuar esta conversa contigo, porque não nos vai levar a lado nenhum! Acho que cada um só vê o que quer...e tu és livre de continuar com as palas.

Já agora, mostra-me o link onde encontraste essa conversa do Rui Costa com o Lucilio. É que nos links que mandaste, não estão lá essas conversas.

Quanto a essa teoria das escutas, alguém que "percebe" responder-te-á apropriadamente.

Cumprimentos

Manuel disse...

Caro José Pedro,

Parece-me que estás equivocado quanto à relevância das escutas telefónicas nos processos judiciais nos quais o Pinto da Costa se encontra inserido. As escutas telefónicas não foram válidas em julgamento. Em Portugal as escutas telefónicas apenas são válidas para níveis criminais mais elevados (Homícidio, Tráfico de droga, etc...).

Creio ter lido algures nos teus comentários que as escutas estão válidas em julgamento para sustentar um processo que interpôs Carolina Salgado e Pinto da Costa & Cpa. Falso. A base das acusações desse processo está no livro que ela publicou onde estão relatados actos de corrupção onde a Carolina Salgado tem uma participação bastante activa. Intencionalmente ou não, ela confessou-se aos olhos de toda gente com a publicação daquele livro. Por isso, parece-me bastante razoável e de bom senso que também esteja sob julgamento. Escandaloso seria se não o estivesse.

Posto isto, a prova que mais evidencia os claros actos de corrupção do Pinto da Costa (e não só) não teve qualquer efeito. A pergunta que se pode fazer é: Então que raio de Lei é esta que nós temos? A Lei parece-me adequada ao nosso sistema, mas essa questão pertence a outras guerras.

Até aqui, apenas referi factos. Agora, deixo aqui a minha opinião:

É necessário que os Portistas não se deixem confundir. Porto é uma coisa, Pinto da Costa é outra. Estão associados, é certo mas aqui quem tem que ser mais penalizado é o Pinto da Costa e não o Porto. Penso que os Portistas não encaixam bem uma critica ao Pinto da Costa porque já confundem Porto com Pinto da Costa. Isso pode-se tornar muito perigoso para o clube a médio/longo prazo pelas razões mais óbvias e evidentes. Eu próprio, como Benfiquista, critico muito o presidente do meu clube porque simplesmente não confundo o Benfica com o LFV. Mal seria do Benfica se ambos se tornassem na mesma coisa....

É preciso ter a noção que não há quem queira insinuar que o Pinto da Costa é corrupto. Ele é corrupto. (ponto!) Até os próprios adeptos do Porto o sabem apesar do compreensível e legítimo cerco que eles montam à volta do PdC para o protegerem.

A meu ver, o cúmulo atingiu o seu ponto máximo quando na semana passada, antes de as escutas estarem disponíveis no youtube, o PdC aclamava-se inocente porque os processos foram arquivados.
Ele nunca há-de ser condenado, mas não é por os processos serem arquivados que ele é inocente. As escutas provam-no, infelizmente não em tribunal mas sim em plena praça pública.

Os triunfos que o Porto conquistou ao longo destes últimos anos (pelo menos aqueles que assisti) foram, e arrisco-me a dizer, TODOS merecidos, todavia não deixam de ficar manchados pelos actos do próprio presidente.

Foi a minha opinião e não contem comigo para entrar num debate sobre este assunto. Resta-me saudar o Jorge que muito activamente tem contribuído para a dinâmica deste blog em defesa do seu clube.

Abraçoos a todos!

Antonio disse...

Oh Manuel!!! Comentário excelente... ainda bem que existes para mostrares o meu lado calmo :P

Contudo, acho que te enganaste, onde se lê Jorge, deve ler-se "José Pedro". Estou correcto, cara consciência?

Manuel disse...

Exacto, "José Pedro"! O soninho já apertava comigo ontem à noite....

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul