O Túnel da Vergonha!


Descansem caros Benfiquistas… e desenganem-se caros Portistas… não estou a falar do Túnel da Luz!


Dia 20 de Dezembro de 2009. Estádio da Luz. Benfica e Porto defrontavam-se naquele que seria um dos jogos mais quentes do ano. Não interessa, nem vou relembrar, quem era a equipa de arbitragem e o delegado de jogo. Este caso, vai muito além de um simples nome...


(Antes de começar… é bom dizer que não percebo nada de leis, de tribunais, nem de regulamentos… este artigo é sobre bom senso!)


... O jogo decorreu sem incidências de maior, sem grandes polémicas. Com um relvado lastimável, as equipas limitaram-se a mostrar aquilo que sabem/podiam fazer mediante as condições apresentadas. O resultado do jogo e o seu desenlace não são importantes, estamos a falar de ética desportiva, justiça e bom senso!

Todos sabem, imaginam, ou julgam saber, o que se passou no final do jogo. Como em todos os filmes, histórias, polémicas, ou julgamentos, há várias versões da mesma história. Como todos vocês, não tive acesso às imagens, e por isso, não vou fazer qualquer comentário respectivo a “qual deva ser a punição”. Não interessa quem agrediu quem, nem quem provocou o quê, estamos a falar de bom senso. Estamos a falar de justiça!

…e a justiça não deve ser só para aqueles que não são culpados. A justiça é para todos e requer celeridade! Bem sei que não é um mal exclusivo do futebol. Há milhares de pessoas que vêm as suas vidas dar uma volta, ficam presas durante meses, à espera de julgamento… Não é correcto, e é imperativo não trazer para o futebol, o que de podre há na justiça Portuguesa. Já basta a forma como os senhores que se dizem “da justiça”, tratam casos como o celebre apito dourado!

Não sei o que Sapunaru fez, não sei o que Hulk fez… podem ser culpados, como podem ser inocentes. A verdade, o que eu sei, é que estão suspensos há quase um mês! A verdade, o que eu sei, é que o Porto não pode contar nem com Hulk nem com Sapunaru, porque estão suspensos, há espera que alguém decida o que fazer! Não percebo! Não concordo! É uma vergonha!

O túnel, pelo qual a CD da liga está a entrar, é um túnel escuro, sendo que, quando saírem desse túnel serão sempre mal vistos. Se Hulk e Sapunaru forem culpados, a CD será mal vista pela demorada numa tomada de decisão. Se estiverem inocentes…está “o barraco armado”! Se, por acaso, Hulk e Sapunaru estiverem inocentes, quem vai indemnizar o Porto? Quem vai compensar o Porto? E os jogadores? Quem vai compensar os jogadores? Uma vergonha!


E é uma vergonha que poderia ter sido evitada. Das duas, uma, ou são culpados ou não são! Há imagens! A comissão disciplinar está à espera do quê?! Decidam! Ninguém vai decidir por vocês! Ou será que há alguém que tem esse direito? Espero, mesmo tendo em conta a vossa incompetência, que não!

Este caso não é sobre o Porto, sobre o Benfica, sobre o Sporting, sobre o túnel do clube A, B ou C, é um caso de incompetência pura e dura! É um caso que põe a nu um dos maiores problemas que vive o futebol Português! É caso em que todos os clubes devem exigir celeridade!

Tomem uma posição!


Cumprimentos

5 comentários:

Unknown disse...

É assim tens toda a razão. Sabes que eu no que respeita ao futebol sou um pouco "Porto, Porto". Mas neste caso, não se trata de defender o meu clube mas sim criticar a vergonha da justiça portuguesa. o Hulk é um jogador importantíssimo no desenrolar da equipa do FCP. Como tu referiste, quero ver quem vai indemnizar o FCP em caso de inocência comprovada. E outro aspecto é que se forem considerados culpados este mês de suspensão preventiva vai atenuar a suspensão final.Muito coisa tem de mudar neste país. Saudações

triogalatico disse...

Rodrigo,

O objectivo não é criticar a justiça portuguesa. Porque o caso, não trata de "justiça portuguesa". O problema é que os erros feitos "pela justiça portuguesa" são casa vez mais incorporados no futebol.

Abraço

Antonio disse...

Pessoal,

Quem não tem conta para fazer comentários, escolha a opção OpenId e no campo do URL escrevam o vosso nome.

Cumprimentos

Jose Pedro disse...

Um bom artigo escrito por um elemento que até porventura seria parte interessada em que este processo se arraste. Por isso envio-t o meu cumprimento Antonio e faço honra ao teu fair-play.

Dizer q o jogo não teve casos é discutível, e as incidências do próprio jogo foram o rastilho para o que aconteceu.

Nestas coisas há sempre em cada cabeça sua sentença, mas acho lastimável o que tenho lido que este período de suspensão preventiva não vai "descontar" à penalização que poderá ser imputada sobre os jogadores, acho vergonhoso não permitirem a consulta do processo aos elementos do FCP porque há o risco de espalhar a informação lá contida de acordo com a CD da Liga (parece que apenas os jornais podem ter acesso a todos os dados e não a parte mais interessada em esclarecer tudo isto). Como se isso não bastasse, a preparação das imagens está a demorar um mês(!).. não sei se o Benfica já entregou o video a quem de direito, mas se não o fez espero que não demore muito mais pois o filme deverá estar pronto para ser avaliado pela Academia de Cinema dos Oscares pois seguramente vai sair dali um documentário ou um filme de ficção científica surrealista capaz de destronar um Avatar de milhões.

Nao cabe na cabeça de ninguém que espontaneamente jogadores profissionais pagos a peso de ouro despejassem a sua frustação sobre elementos que por norma nem deveriam estar ali (em mais nenhum campo há segurança à porta dos balneários). Houve ali ratice, mas só quem esteve envolvido saberá ao certo o que viveu.

Se me perguntarem que neste e noutros casos o crime compensa, a resposta é óbvia e o pior é que o nome desta gentinha cai no esquecimento, e para provar isso recordo o recente golo invalidado ao Falcao frente ao Paços pelo mesmo assistente que o ano passado não viu, ou não quis ver, o Vukcevic plantado uns valentes metros em fora de jogo em Vila do Conde para a Taça da Liga.

Há lá com cada coincidência..

Este ano o campeonato anda a cheirar mal por todos os lados!

Antonio disse...

Caro José Pedro,

Compreendo a tua revolta, mas grande parte do teu comentário é pura teoria da conspiração! Mas é a tua opinião, não vou discutir casos de arbitragem ou o que quer que seja relaccionado com futurologia neste artigo. Mas o que dizes tem muito pouco fundamento.

"Este ano o campeonato anda a cheirar mal por todos os lados..."

Realmente tem sido o campeonato atípico...o Porto a 6 pontos do lider? Onde é que isso já se viu?! Mas não tenho sentido mau cheiro por lisboa...aqui (e no campeoanto)... "Cheira bem, cheira a LISBOA!"

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul