O Jogo em que Jesus se Benzeu!

Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

RIO AVE: Mora; José Gomes, Gaspar, Jeferson e Fábio Faria; André Vilas Boas, Wires (Adriano) e Vítor Gomes (Tarantini), Bruno Gama, Sidnei (Chidi) e João Tomás.
Treinador: Carlos Brito.

BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor e César Peixoto; Javi Garcia, Ramires, Di María e Carlos Martins (Aimar); Cardozo e Saviola (Fábio Coentrão).
Treinador: Jorge Jesus.

Resultado Final: 0-1





Jorge Jesus havia dito que se tratava de um dos jogos mais complicados que o Benfica disputaria neste ano. Carlos Brito e os seus jogadores fizeram jus às palavras do Amadorense e tudo fizeram para tirar pontos ao Benfica.

O Rio Ave tem sido uma das, agradáveis, surpresas deste campeonato, o que pode ser explicado devido à grande consistência em casa – a formação do Rio Ave ainda não tinha perdido em casa.

O Benfica entrava para este jogo a três pontos do líder do campeonato e sabia que teria de jogar nos limites para levar de vencida o Rio Ave.

O jogo começou muito dividido, com o Rio Ave a fazer uma pressão fortíssima, sobre Javi Garcia e Carlos Martins, que dificultou sobremaneira as tentativas de construção de ataque da turma da Luz. Nesse trabalho de pressão e excelência posicional, destaque para o trio do meio campo vila-condense: Vitor Gomes, Wires e Vilas Boas. Este trio, para além de controlar completamente o meio campo do Benfica, conseguiu ajudar bastante o trabalho defensivo dos laterais, apagando do jogo Di Maria e Ramires.

A partir dos 30 minutos o Rio Ave assumiu o controlo do jogo e obrigou os jogadores do Benfica a errar, criando ainda uma excelente ocasião, após um erro de Maxi, desperdiçada por Sidnei.

No intervalo, acredito que Jorge Jesus (que se chegou a benzer durante a 1ª metade) tenha acordado os jogadores, que até então tinham sido uma nulidade.

A verdade é que o Benfica fez uma segunda parte muito inteligente. Marcou cedo e soube gerir a vantagem até ao final do jogo. Na segunda parte apareceram Saviola e Ramires que acabaram por mexer o ataque do Benfica e levar a equipa para a vitória.

Neste jogo, destaque para o tridente do meio campo do Rio Ave, pela excelente primeira parte, que de certo modo justificaram o porquê do Rio Ave ser uma das boas equipas deste campeonato.

Quanto ao árbitro, do fundo do meu tão propagado facciosismo, não vi erros de maiores. Contudo, destaco as seguintes situações:

- Sidnei cai na área do Benfica. Para mim não é penalti. É certo que Miguel Vitor tem a mão nas costas de Sidnei, mas não me pareceu motivo que levasse à queda do jogador do Rio Ave.

- O Canto que dá o golo. Na imagem (uma única repetição) vê-se que Di Maria é o ultimo a tocar na bola. A questão é se este o terá feito dentro ou fora das quatro linhas. A repetição não esclarece.

- Saviola simula penalti. Cartão amarelo que ficou por exibir ao Argentino.

- Livre Indirecto contra o Benfica. Erro do árbitro. Quim não agarrou a bola numa primeira instancia, facto que terá passado despercebido ao árbitro.


Concluíndo, pareceu-me (espero não ofender ninguém) uma vitória justa do Benfica, especialmente pela segunda parte que fez. Nota muito positiva para Carlos Brito e para os seus jogadores, que mostraram como para o Benfica sem recorrer ao célebre autocarro.

O Benfica dobra o campeonato em segundo lugar, em igualdade pontual com o (justíssimo) líder Braga. Aguardo o melhor Benfica para a segunda volta…

Força Benfica!

Cumprimentos

Fonte da imagem: www.abola.pt

6 comentários:

Pizzi disse...

Jogo inteligente do benfica e pouco mais. O CB esta a fazer um bom trabalho no Rioave.

Boa análise.

cmps

Raul disse...

Boa análise.

Na minha opinião não há penalti sobre Sidnei, sim há toque mas não para cair. No futebol há contacto fisico e este pareceu-me insuficiente para a queda deste jogador.

No canto do Benfica que da o golo, curiosamente disse para quem estava a ver o jogo cmg que fiquei com a mesma dúvida, Di Maria toca dentro ou fora do campo?

Má avaliação do arbitro no lance do livre indirecto, mas apenas fiquei esclarecido com a repetição e no geral um BOM trabalho do arbitro.

Quanto ao Benfica, concordo com o Antonio e com o JJ. Um jogo muito inteligente e muito humilde dos jogadores do Benfica. A primeira parte não foi bonita de se ver mas houve bastante ajuda entre os jogadores do Benfica que muito lutaram. Na segunda parte o Benfica marcou cedo e como era de esperar consegiu controlar o jogo.

Pena o Roderick não se ter estreado na liga, era um bom prémio para um rapaz que muito deve ajudar a equipa principal.

Cumps!

tx disse...

Não sei se é uma boa análise ao jogo ou não, pois não o vi!

A única coisa que posso dizer é que foi uma vitória importantíssima para o Benfica numa fase a meu ver crucial!

Vamos ver o que faz o Jesualdo hoje! Sim... não é o que o porto faz... mas sim o Jesualdo! Esse triste!

Cumprimentos

Antonio disse...

Tx, Quem ganhou os últimos campeonatos? O Porto ou o "triste"?

tx disse...

O porto ! E a falta de um adversário à altura !

Antonio disse...

Assim não percebo...
Quando corre bem é o Porto!
Quando corre mal é o "triste"?

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul