No canto verde... Sá Pinto !


O Coração de Leão !

A rosca de Rui Patricio acendeu, mais uma vez, a tendência deste grande (mas não muito inteligente) Sportinguista que se bateu "alegadamente" com Liedson, sobre se o guarda-redes teria ou não culpa do 2º golo do Mafra.

Podem pensar (e isso vende jornais) que é uma polémica que vem destabilizar Alvalade quando tudo se parece compor, mas a minha opinião é completamente diferente.

De facto, fico contente. Não porque ficou (mais uma vez) provado o peso que Liedson tem na estrutura, não por ter perdido Sá Pinto como Director Desportivo (lol), mas sim porque este episódio demostra que o Sporting ganhou algo que faz muita falta no futebol Português.

Controlo da imprensa. É certo que andaram os 2 aos socos, mas mais certo ainda é que as razões para essa "escala de conflicto" não se limitaram a um pontapé torto de Rui Patrício. Paulo Bento deve estar a rebolar de riso neste momento, mas a maneira como a situação foi transmitida para o exterior revela uma maturidade em lidar com a comunicação social que evitou males muito maiores.

Liedson vai ser castigado 2-3 jogos, e vai sentir o peso desse castigo, agora que o seu lugar está "ameaçado" (tanto que da última vez que entrou marcou logo) pelo CS9 e Pongolle, um em excelente forma e o outro com 3,25M€ em cada pé.


...queria tanto ver Sá Pinto a treinador !

26 comentários:

Unknown disse...

Esta maturidade, acrescente-se, ainda não se estende a Carlos Carvalhal, que chegou à conferência de imprensa completamente "abananado".

Raul disse...

Fox,

Tenho uma opinião muito diferente da tua. Isto nada traz ao futebol e para mim essa associação não tem sentido nenhum. O Sporting com isto perde toda a sua estrutura, e o sentido de haver uma hierarquia no Clube deixa de existir. Em que Clube do Mundo um director entra em conflito com o jogador e quem sai é o director? No Sporting.
O Carvalhal deve estar a pensar o que lhe acontece se meter o Liedson no banco, será que também é despedido?
Liedson é um profissional que deve fazer e ouvir o que lhe mandam fazer e ouve o que os directores lhes apetecerem dizer. Não é para isso que recebe uns 120 mil euros por mês? Claro que é.
Faz-me lembrar o conflito do Beckham e do Fergunsson, a diferença é que o Beckham no dia a seguir saiu do clube. Simples.

Afinal o que vao os outros jogadores pensar agora? Somos nós que mandamos aqui? Sim, pelos vistos sim.

Belo acto de gestão, ou tentativa de gestão do Benttencourt!

Unknown disse...

É claro que em qualquer outro clube, ou em qualquer outra altura em que o Sporting não precisasse tanto de Liedson e tão pouco de Sá Pinto a minha opinião seria diferente.

Obviamente que é um atentado à seriedade da estrutura de direcção do Sporting, mas a verdade é que a situação me parece razoavelmente controlada.

E no Sporting de agora é mais importante a tranquilidade do que por Liedson no sitio dele. Até porque ele já não é propriamente novo (não pode ameaçar sair, porque perdia mais ele que o Sporting) e já não há o lobby brasileiro (com a saída da Bola de Picanha) para destabilizar todo o plantel.

Os outros jogadores, se tiverem o minimo de cabeça, certamente percebem esta opção pela estabilidade. Até porque, se fores a ver, não há hoje no plantel do Sporting elementos "conflictuosos", à excepção do Liedson.

Para todos os efeitos o clube até ganhou, dispensando o Sá Pinto deste tacho que era o cargo de Director Desportivo.

Raul disse...

Se o Sporting ganhou ou não, até agora acho que não. Poderá ganhar se eleger para o cargo alguem competente e que possa trazer alguma coisa ao Sporting. Como Adepto do futebol Português queria muito Figo no Sporting, e acho que o clube muito, mas mesmo muito, iria ganhar com isso.

Acho que o Liedson foi também pouco inteligente ao arranjar um conflito público com alguém tão querido da massa adepta do Sporting. Não acredito que tenha muito mais margem de manobra.
Com isto, o Sporting que já estava a recuperar, muito pode perder na proximidade do jogo com o Braga. Se o Sporting perder já adivinho quem irão ser os culpados. Se o Sporting ganhar já imagino quem será o heroi e o vilão. Triste Justiça pública.

Cumprimentos

Unknown disse...

Mas repara, pelo que se soube nos jornais toda a confusão começou com Liedson a DEFENDER o Rui Patricio enquanto o Sá Pinto o atacava. Era dificil de ilibar o 31 de culpa quando ele andou aos murros com o Sá Pinto, mas o Sporting conseguiu-o (ou quase).

Quanto ao Figo... era preciso nós termos dinheiro e ele querer vir. Nenhum dos dois me parece provável.

Antonio disse...

Fox,

Não percebi nada do que disseste! Como é que consegues tirar algo de positivo deste incidente?

E muito menos percebo como é possível alguém ter ficado surpreendido com este incidente?! Em que estaria o JEB a pensar quando contratou aquele animal, triste e com problemas mentais para DIRIGIR o futebol do Sporting?

Seria para imitar o rival da segunda circular? É possível...mas JEB esqueceu-se que o Rui Costa sempre foi um senhor, sempre evidenciou classe em toda a sua carreira... O Sá Pinto nunca passou de um palhaço arrogante com garra!

Que mal vai o Sporting...

Pensando melhor Fox, retiro o que disse no inicio. Esta situação acabou por melhorar a imagem do Sporting aos olhos de todos.

Mas Sá Pinto a treinador? Explica-me lá o que fez o Sá Pinto na sua carreira? É por ser sportinguista e cuspir-se todo enquanto fala?

Nem no Milfontenses o queria...

Vasco Matos disse...

Foi com muita pena que hoje li o que se sucedeu após o triunfo frente ao mafrense a contar para a taça de portugal...

Uma coisa é certa, o Sa Pinto é dos poucos jogadores que, depois da carreira futebolistica acabar, deu a cara pelo Sporting e enquanto jogador deu toda a sua raça com a camisola verde e branca.

Dizem que como organização o Sporting deveria seguir a hierarquia de cargos e vendo as coisas desse ponto de vista, o Sa Pinto é um superior heirarquico e logo não devia ser ele a bater com a porta.

Mas vendo melhor ainda as coisas há que reconhecer que o Liedson é um valor e um activo desta organização. Liedson teve um prémio de assinatura digno do valor de uma contratação! Eu, caso fosse presidente de uma organização nunca na vida prescindiria de um dos maiores activos da minha empresa em detrimento de um funcionario, por mais razão que ele tivesse.

É so a minha opinião.

Espero ainda que esta situação não prejudique as exibições da equipa, agora que nos estavamos a reencontrar com as vitórias.

ATÉ MORRER SPORTING ALLEZ

Anónimo disse...

Boas,

O que me irrita mais no meio disto tudo é o erro original: pior que contratar Sá Pinto for contratá-lo para uma posição que não faz sentido.
O Sá Pinto foi contratado para "Director do Futebol", posição essa que servia para "fazer a ligação entre a SAD e a equipa". Já alguém ouviu falar de tal coisa? Sá Pinto não tinha basicamente competências de decisão, nem em relação a contratações, nem em relação a nada. O que é que sobrava para ele fazer?
Merda.
Óbvio que o facto de terem escolhido o Sá Pinto para essa posição parva também não foi particularmente feliz. Não tendo sido um grande fã dele enquanto jogador, e embora reconhecendo que ele sempre demonstrou ter amor ao clube, a verdade é que ele é um jagunço. Deveras reincidente neste tipo de brincadeiras. Acho que deve ter sido o facto de ele ter nascido numa família de betinhos que fez com que o presidente betinho achasse que era boa ideia. Só mais um sinal que os meninos ricos continuam a violar o meu clube.
Em relação ao Liedson, acho que as coisas não são tão lineares como as pessoas dizem. Uns dizem que tinha que ser despedido, outros defendem-no independentemente das circunstâncias. Eu acho que depende muito de como se passou. Claro que o Liedson não pode tentar desautorizar um elemento da administração, mas o facto de se ter passado o que se passou não implica forçosamente que isso tenha acontecido. Acho que o Liedson tem a direito a defender o colega, dependendo de como o faça. E não estou muito a ver o Liedson a desautorizar abertamente o Sá Pinto. Já esse jagunço, toda a gente sabe que ferve em pouca água (assim como toda a gente sabe que uma pessoa quando não tem nada para fazer, "bate" mal).
Em relação a novos directores desportivos:
1) Por favor, que seja um DIRECTOR DESPORTIVO, como os clubes a sério têm: um gajo que define uma orientação para o clube, que cria uma política de contratações e já agora, alguém que decida se o Carvalhal fica no fim da época (por amor de Deus, o betinho não).
2) Que o Salema Garção não seja para ficar. Esse gajo anda lá aos anos e nunca deu sinais de ter feito efectivamente coisa alguma.
3) Não queria lá o Figo nem por nada. Nunca mostrou grandes sinais de agradecimento, começando pela sua saída.
4) Há gente que fala do Freitas Lobo. Não tenho ilusões: ele não tem experiência nenhuma em cargos do género (tanto quanto sei, pelo menos), nem sei se terá competências de gestão (não sei a sua formação, não tá na wikipedia e não me apetece procurar). Mas tem algumas coisas a favor: percebe bastante de bola, tem dois dedos de testa, e se for contratado, vai fazer o que o cargo implica. Eu sei que parece ridículo, mas acho que no Sporting (e não me parece que seja caso isolado) estes não são requisitos mínimos. E não estou a ver o betinho a escolher quem quer que seja melhor. Portanto, agora que penso nisso, se calhar até vou rezar meia dúzia de avé-marias a ver se o gajo vai lá parar.

Estiquei-me um bocado, mas tinha que soltar alguma irritação.

Cumps.
Mookie
P.S. Meu puto Raul, essa história do Beckham não foi bem assim... Eles tiveram stresses durante anos e chegou a um ponto em que o Ferguson atirou (ou pontapeou) uma chuteira para cima do gajo e abriu-lhe o sobrolho. E ele nessa época ainda calçou em 52 jogos :D

Unknown disse...

@ António : Se o Jorge Costa é treinador de 1ª divisão porque não pode o Sá Pinto ser também ? Pagava para o ver no banco a mandar socos aos bandeirinhas que marcassem mal os foras de jogo !

Em equipas dele pelo menos não havia problemas de disciplina ou liderança. Ele espancava tudo e todos !

E, já agora, o Sporting deu este lugar ao Sá Pinto não por imitar o Benfica (que raio, nós é que temos o complexo, mas tu vens falar dos vermelhos num post sobre o Sá Pinto !), mas sim porque o Pedro Barbosa saiu e ele era o próximo na linha dos tachos (tinha sido afastado por Paulo Bento).

Não lhe encontraram outro lugar olha, vai para Director Desportivo que não chateia muito.

Também duvido muito que o Benfica tenha inventado meter antigos jogadores a directores desportivos, mas na verdade não tenho grande interesse nisso.

@ Mookie : Deveras.

Manuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel disse...

Eu discordo que não hajam jogadores conflitusos com a excepção do Liedson. É uma questão de relembrar o comportamento de Miguel Veloso há uns tempos atrás, do vosso próprio capitão João Moutinho, Polga e claro o Vukcevic. Todos eles já atentaram contra a estabilidade do próprio clube.

Defendo que o Sporting, dentro dos clubes mais mediáticos, é um clube ético, que mais deu ao nosso futebol e que está representado por pessoas mais dignas e puras, contudo sempre se criou a ideia que em Alvalade cada um diz e faz o que quer.

Antonio disse...

Fox,

O teu comentário demonstra claramente o estado em que está o teu clube.

Não posso comparar ex-jogadores que se tornaram directores desportivos?

Qual achas que foi a razão que fez Rui Costa ser nomeado para Director Desportivo?
Achas que foi pela experiência que tem no cargo? Ou será que foi pelo a sua constante posição em relação aos adeptos e ao Benfica? Achas que foi pela capacidade de gestão? Ou terá sido por ser um simbolo do clube?

Acorda Fox! Não queiras fazer do Sporting um circo ainda maior! Relê lá o teu comentário, respira fundo e vê lá se é um comentário de alguém que leva o que se passou a sério?

Unknown disse...

Não sei o que levou o Rui Costa a ser nomeado, nem se foi boa ideia ou se ele faz um bom cozido á portuguesa.

Mas volto a dizer, quem veio falar do Benfica num tópico sobre o Sá Pinto (e o voltou a fazer) foste tu.

Eu levo o que se passou bastante a sério (não perco sono á noite com isso, mas vá), mas este incidente explica porque é que Paulo Bento afastou Sá Pinto e se, como espero, não tiver desenvolvimentos, o Sporting saiu a ganhar.

Antonio disse...

LOL!

Estávamos bem lixados se fosse proibido falar do Benfica nos jogos do Sporting e vice-versa...Foi uma comparação Fox! Relaxa...Não tenho qualquer inveja do Sporting! Tem muitas coisas boas, outras más, tal como os grandes clubes...

Para perceberes isso...posso dizer-te com toda a certeza o seguinte: O Sporting a ti dá-te sono...mas a mim não me tira o sono!

Unknown disse...

Não é proibido, apenas não acho que a situação do Rui Costa no Benfica tenha alguma coisa a ver com a do Sá Pinto (tu achas ? lol)

(para mais, acho que o Cardozo virava o Rui Costa na boa, não era preciso ele demitir-se depois)

E não é o Sporting que me dá sono... são os jogos fora depois do jantar :p

Unknown disse...

No Record:

"Segundo a mesma fonte, Liedson, que está sob a alçada de um inquérito disciplinar, "vai continuar a dar o seu contributo à equipa", correndo apenas o risco de lhe "ser aplicada uma multa pecuniária".

Para a Sporting SAD, qualquer eventual sanção ao jogador que o impedisse de continuar a jogar "seria prejudicar a própria equipa" do Sporting e beneficiar os seus principais rivais na luta pelo título, Sporting de Braga, Benfica e FC Porto, que o precedem na classificação."

Ou seja, resumindo:

Liedson expulsa Sá Pinto do clube e estamos todos contentes com isso, pedimos desculpa devíamos ter percebido a dica do Paulo Bento.

Vasco Matos disse...

Antonio, chamas circo ao meu clube, mas eu prefiro pertencer a um circo onde o director desportivo esmurraça um jogador do que a um circo onde um presidente roubou o clube para comprar um yate!

Caso não saibam o Ricardo Coração de Leão quando acabou a carreira foi tirar um curso superior na área de Marketing e Gestão e essas tretas todas. Também ele é um simbolo de garra e do espírito de sacrificio que deveria transmitir aos jogadores...tal não aconteceu...

com este ano a ser para esqueçer completamente que deixem la o salema até ao final do ano em vez de irem buscar um tapa buracos qualquer como é neste momento a tristeza de treinador que temos e que no defeso resgatem o sr. Freitas aos arcebispos!!

Anónimo disse...

Antonio,

O Fox não disse que não podias comparar o Rui Costa com o Sá Pinto, disse que não foi para o imitar que o contrataram. Aliás, já o antecessor era ex-jogador, e estava lá antes do Rui Costa... Não vejo porque é que se há-de dizer que o Sporting foi buscar o Rui Costa para imitar o Benfica e não se ter dito que o Benfica foi buscar o Rui Costa para imitar o Barbosa. Tirando o facto do Barbosa não ter tido um percurso brilhante e não ser grande exemplo, mas acho que dá para perceber o que eu queria dizer...

E, em relação à questão do circo, o meu presidente pode fazer muita merda e pode ter acontecido este episódio terrível... mas sob a alçada do meu presidente, nunca se mandou espancar um empresário. O que me parece até mais grave, por ser premeditado e por ser utilizado friamente como meio para um fim. Note-se que eu até sou extremamente crítico da direcção do meu clube, mas a do Benfica não me parece exemplar.

Ah, e gente, o que é se passa? Não se fala sobre escutas?
Não que tenha vindo ao de cima muita coisa desconhecida... Mas pela parte que me toca, acho que o Pinto da Costa nunca mais deveria poder entrar em Alvalade. Nem qualquer elemento da direcção do Sporting no Dragão. Devíamos defender o meu puto Paulinho, não que me pareça que isso vá acontecer... temos o Presidente Betinho...

Cumps.
Mookie

Antonio disse...

Percebes agora a questão do complexo de inferioridade Fox?

Antonio disse...

António disse: "Seria para imitar o rival da segunda circular? É possível..."

Têm toda a razão caros amigos!

Eu não devia ter feito esta SUPOSIÇÃO... Onde é que eu estaria com a cabeça para comparar o Sá Pinto ao Rui Costa?!
Onde é que eu estaria com a cabeça para colocar no mesmo comentário o nome de Rui Costa e a Sá Pinto?!
Esta época de exames tem-me feito mesmo mal...

Peço desculpa a todos os Benfiquistas!

Cumps

Unknown disse...

Eu cá acho que o Sá Pinto aviava o Rui Costa, só com uma mão e os NN a atirarem-lhe pedras !

Unknown disse...

A menos que fossem 10 milhões de NNs, aí tinha de chamar o Liedson :D

Raul disse...

Como é obvio nada disto faz sentido num clube de topo. Podem defender o que quiserem mas em nenhum clube bem estruturado isto pode acontecer.

Mookie, eu sei isso mas foi apenas uma simples analogia para perceberes que num clube bem organizado isto não acontece.

Liedson é um elemento que destabiliza a equipa, na outra vez ficou de férias depois quis ir pa Russia e o Sporting teve de pagar 120 mil € por mês para ele ficar ca até a reforma. Sim é um optimo jogador mas por este andar vão perder uma equipa para ganhar um jogador. Até agora deu o que deu e estão cada vez mais longe do titulo. Não percebo qual é o sentido disto.

Outra coisa, não percebo porque é que o Sporting é um clube onde há pessoas dignas e não no Benfica ou no Porto. Se o Presidente do Porto comprou os arbitros, o do Sporting também já o fez. Há muitas mais pessoas num clube para levarem todas o mesmo rotulo. Essa ideia irreal que o Sporting é um clube que se destaca pela comportamento ético não faz sentido. Quem quiser que acredite e continue a sonhar.

Quanto ao Sá Pinto foi um erro, tal como disse quando o contrataram. Há que perceber que um bom profissional não tem de ser do Benfica, Porto ou do Sporting para lá jogar ou trabalhar. Os clubes são profissionais e nestes comentários acho que todos pensam que quem joga no Benfica é do Benfica ou quem joga no Sporting é do Sporting. O Sporting tem de contratar alguém que conheça o futebol, seja moderno, tenha Nome no futebol internacional e que seja um Grande Profissional. O resto é secundário. Se quiserem contratar outro igual força, o resultado será o mesmo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Raul,

"num clube bem organizado isto não acontece" - mas era precisamente o que eu estava a dizer. Ferguson e Beckham tiveram picardias durante anos, e o Beckham foi disciplinado através de multas... tal como o Liedson.

"Liedson é um elemento que destabiliza a equipa" - calma. Não digo que seja um santo, já houve alguns casos em que a sua atitude não foi a mais correcta. Mas para quem está no clube há 6 épocas e meia, não acho que se possa propriamente dizer que seja um elemento destabilizador. E continuo a dizer que neste caso não tem assim tanta culpa como isso... Se virem a descrição dos acontecimentos que saiu hoje na bola, por exemplo, talvez não tenha tido um comportamento exemplar, mas não me parece que tenha sido assim tão grave e acho que não saíria um episódio destes se fosse com qualquer outra pessoa que não aquele jagunço.

"Se o presidente do porto comprou os arbitros, o do sporting também já o fez" - dizes isso com base em quê? Não que eu meta as mãos no fogo, mas não me lembro de ver alguma prova disso. Nunca ouvi falar (por exemplo) de escutas ao presidente do sporting. E em relação às escutas do ex-presidente da casa do FCP do Luxemburgo, já se aqui disse que era normal, e que o presidente do Braga também tinha sido contactado. Mas o que o responsável pelo gabinete de imprensa do Benfica na altura disse foi: "O Sr. Luís Filipe Vieira nunca falou com o Valentim Loureiro por causa dos árbitros da taça.". Será que têm alguma coisa a esconder?

Em relação a isso do Sporting ser um clube que se destaca pelo comportamento ético, não digo que só haja santos no meu clube. Mas voltando atrás, nunca o meu clube mandou capangas para intimidar ninguém: pelo menos nisso somos diferentes de SLB e FCP.

Torno a repetir, quem me conhece sabe que eu estou 90% das vezes contra a direcção do Sporting, e que há muitos anos que considero que o meu clube é mal gerido; só não acho que em Portugal haja algum clube que seja gerido de forma exemplar (nem perto disso).

Cumps.
Mookie

Raul disse...

Mookie,

Não tenho provas concretas como é óbvio, mas digo isto porque (por acaso) até conheço bem o clube e muito possivelmente melhor do que tu pensas. Afinal até la joguei 4 anos, não sei se sabes. Tive a sorte de jogar nos dois lados da segunda circular. Claro que não sou nenhuma vedeta nem sei nada de futebol, se assim fosse não tava aqui a discutir futebol com voces. Por acaso até sei de historias interessantes, depois conto-te pois acho que não tem sentido falar disso neste post.

O ponto importante é que Liedson já foi foco de alguns problemas em Alvalades.

A forme de gestão exemplar de um clube é muito dificil de debater. Até porque possivelmente não tem a ver com o sucesso desportivo, senão o senhor das escutas era um bom gestor. Será? não sei..

Cumprimentos e depois falamos pelo tagus.

Abraço

Anónimo disse...

Raul,

Por acaso desconhecia que tinhas jogado no Sporting (e no SLB), e claro que gostava de saber os podres do meu clube (não sou ingénuo, claro que acredito que os haja - e muitos!). Terei todo o gosto em ouvir as histórias que tiveres para me contar.

Em relação à forma de gestão exemplar, tens toda a razão, é um bocado subjectivo e difícil de avaliar porque nunca vamos ter toda a informação... Mas em relação ao senhor das escutas, que também terá o seu mérito, com certeza, não é seguramente um gestor exemplar...

E volto a repetir: não devia haver um post sobre as escutas? Agora que tenho visto uma participação regular de adeptos do porto aqui no trio, gostava de ver o que têm a dizer sobre isso.

Se bem que tenho que vos confessar uma coisa: em relação a estes assuntos de corrupção, nem gosto de falar muito. Mais que ver que os clubes usam meios pouco legítimos para atingir os seus objectivos, acho que o mais grave é mesmo as instituições competentes serem negligentes e permissivas. Torna-se difícil de acreditar seja no que for no futebol, e leva-me a pensar que a única atitude coerente é deixar de ver futebol.

Que é precisamente o meu problema em falar destas coisas: fico sempre com a ideia que não passa tudo de uma palhaçada, e que devia deixar de ver futebol. E como não quero perder um dos prazeres da minha vida, às vezes acho que o melhor é recorrer ao que se chama o "algoritmo da avestruz": enfiar a cabeça na areia e fingir que não se passa nada. Acham muito ridículo que um gajo, por estas razões, tente fechar os olhos e nem pensar nessas palhaçadas?

Cumprimentos,
Mookie

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul