Benfica vs Nacional e a estória de um árbitro que queria ir ao Mundial!

Com um relvado em período de reabilitação, o Benfica defrontou o Nacional da Madeira num jogo a contar para a tão prestigiada Taça da Cerveja. Nas boas vindas ao novo ano, esperava-se um jogo disputado, aguerrido, no qual o Nacional procurava limpar a paupérrima imagem deixada no jogo do Campeonato.

Jorge Jesus, tal como tinha dito na conferência de imprensa que antecedeu o jogo, colocou a equipa mais forte, dentro dos possíveis, em campo. Para colmatar as ausências de Ramires, Aimar e Di Maria entraram Urreta, Carlos Martins e Fábio Coentrão, respectivamente.



O Nacional, entrou em campo com uma estratégia muito defensiva, com os blocos muito juntos e dois avançados muito rápidos, com o intuito de explorar esporadicamente o contra-ataque. Por outro lado, o Benfica entrou confiante e moldou os minutos iniciais do jogo à sua imagem, explorando muito bem os espaços concedidos pelos jogadores do Nacional.

Contudo, com o passar do tempo, o Benfica adormeceu e o jogo foi para o intervalo com um nulo no marcador.

A segunda parte começou com uma alteração, Weldon por César Peixoto, obrigando Fábio Coentrão a recuar para defesa esquerdo, posição que desempenhou muito bem no jogo do Campeonato contra o Nacional.
No jogo, mantinha-se o controlo absoluto por parte do Benfica, sendo que na segunda parte, Ruben Micael teve mais liberdade, suscitando uma melhor exibição da equipa da Madeira.

Depois de algumas oportunidades desperdiçadas para ambos os lados, entrou o capitão Nuno Gomes. Na primeira vez que tocou na bola, deu um toque sublime que isolou Saviola para o 1-0 que seria o resultado final.

Em termos de destaques, é imperativo falar de Luisão e de Saviola. Um intransponível e o outro a mostrar que é certamente um dos melhores jogadores do nosso campeonato. A continuarem assim, o mundo vai vê-los no Mundial.

Do lado do Nacional, destaca-se o tão idolatrado Ruben Micael. É claramente um jogador acima da média. Não duvido que pudesse ser uma excelente contratação para o Sporting, mas encaixava como uma luva no plantel azul e branco.

Pela negativa, destaque para o homem de negro. Olegário Benquerença mostrou em 90 minutos o que pode fazer um árbitro português que ambiciona estar no Mundial. Vejamos os casos do jogo:

1º Fora de Jogo assinalado a Rodrigo Silva:
Das duas uma, ou conta a posição dos pés dos dois jogadores, ou a posição do “eixo” dos dois jogadores. Eu sei qual é a resposta, mas deixo para os entendidos da SportTv.

2º Agressões de Luisão e Amuneke: Luisão pontapeia um jogador do Nacional (Vermelho por mostrar)… na sequencia da jogada Amuneke dá uma pancada com o braço na cabeça de Javi (Vermelho por mostrar). Jogada fantástica de Olegário, que podia ter sido evitada se tivesse marcado falta no inicio da jogada, sobre Luisão.

3º Penalti sobre Fábio Coentrão:
Muitas dúvidas neste lance. Patacas agarra o jogador do Benfica, que cai instantes depois. Para mim, ficou um penalti por assinalar.

4º Penalti de David Luiz:
Entrada intempestiva do defesa do Benfica. Apesar de tocar primeiro na bola, varreu o jogador do Nacional, ficando um penalti por assinalar.

Concluindo… O Benfica venceu com inteira justiça este jogo, já que foi a única equipa que tentou ganhar o jogo, dispôs das melhores oportunidades e teve só 72% de posse de bola. Um bom inicio da Taça da Cerveja, uma vitória importante para começar 2010!

Um Bom Ano a Todos!

14 comentários:

Anónimo disse...

Excelente análise!

Cumprimentos

PJ

Anónimo disse...

Análise típica de um Benfiquista... Mais do mesmo!

Antonio disse...

Gostava era de saber qual a opinião do anónimo...

Criticar é fácil...debater ideias é mais complicado...enfim, é mais do mesmo!

Anónimo disse...

Concordo com o que escreveste, apena falta o vermelho por mostrar ao Maxi Pereira pelos pitons no joelho do jogador do nacional.

Cumprimentos

Fernando Alvega disse...

Pois é, parece que depois da Taça Lucílio do ano passado, este ano podemos vir a ter a Taça Olarápio!!

Não 1, não 2, mas sim 3 expulsões perdoadas a Luisão, Javí e Maxi. Contra 1 a Amuneke
Um golo mal anulado ao adversário.
Um penalty perdoado (que na verdade é já um clássico) a David Luiz...

Querem mais? Bom, o ano ainda vai no princípio, sabe-se lá que mais se arranja!

Antonio disse...

Concerteza Polo...Essa tua visão não é nada tendenciosa!

Mas de certa forma concordo contigo...
- Javi Garcia devia ser expulso em todos os jogos porque é excessivamente forte, no ponto de vista fisico (nem sei de que lances estás a falar).
- Maxi Pereira apresenta garra a mais...tem de ser sempre expulso.(Só alguém com pouca prespicácia consegue ver alguma maldade/intenção nesse lance).
- David Luiz devia ser impedido de jogar futebol...é classe a mais para os vossos olhos. Acredito que vos tire o sono...sonhar com o David Luiz e acordar com o Polga e o Tonel.

Já agora, perante essa coerência e os teus conceitos de arbitragem: Quanto tempo deverião ter ficado em Campo o Patacas e o Salino?

Outra curiosidade em relação a esta bela taça... Lembraste como é que o teu clube chegou à final da Taça Lucílio? Bem me parecia...

[É incrivel como a maioria dos adeptos do Sporting e Porto já começam a dizer que o Benfica vai ganhar...mas com a ajuda dos árbitros!... Não sei se reparaste mas foi o primeiro jogo...]

Bom Ano!

Vasco Matos disse...

lol que tristeza!
Primeiro o luis filipe orelhas fez birrinha e nao quiz entrar na carlosaberto cup a dizer k akilo nao fazia sentido...depois voltou com a palavra atras e o ano passado la tiveram de convocar um benfiquista para ir apitar ao estadio do algarve para levarem um especime daquela taça para casa...mas nao faz mal...foi a salvaçao deles o ano passado...

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Debater ideias onde as que que vêm de ti são sempre facciosas e tendenciosas? ... Não Obrigado!

Antonio disse...

Vasco,

Faço-te a mesma pergunta que fiz ao Polo: "Como é que o Sporting chegou à Final da Taça da Liga no ano Passado"

Dizes que o Senhor é Benfiquista, mas falhou quando se esqueceu de meter no relatório o que fez Pedro Silva depois de ser expulso, por exemplo...

Também não viste o Sr Lucilio a ir ao Jornal Nacional pedir desculpa aos adeptos do Benfica, por nao ter assinalado o Penalti de Rodriguez no último clássico...

Se calhar também não sabes, que desde sempre Lucilio Batista foi associado ao seu extremo Sportinguismo... Factor que DESDE SEMPRE lhe valeu inumeras acusações!

Se calhar também não sabes que a polémica em torno de Lucilio Batista começou quando o próprio admitiu numa entrevista a uma revista cor de rosa, que era do Sporting.

Se calhar também não sabes quais são as estatisticas desse senhor em jogos do Benfica, ora vê lá:

Penaltis a Favor: 5
Penaltis Contra: 7

Cartões Vermelhos mostrados ao Benfica: 8
Cartões Vermelhos mostrados aos Adversários: 6

e agora repara nas estatisticas com o Porto:

Penaltis a Favor: 3
Penaltis Contra: 3

Cartões Vermelhos mostrados ao Porto: 5
Cartões Vermelhos mostrados ao Adversário: 3

Já reparaste...parece que não gosta das equipas grandes...ou será que gosta? Olha as estatisticas com o Sporting...

Penaltis a Favor: 8
Penaltis Contra: 2

Vermelhos mostrados ao SCP: 3
Vermelhos mostrados ao Adversário: 10

Engraçado para um Benfiquista... Não achas?

Pois...

Fernando Alvega disse...

Meu caro amigo António, diga-me lá como é que o meu clube chegou à final da Taça Lucílio? É que eu por muito que puxe pela cabeça não consigo ver nada de anormal, mas...

Anónimo disse...

Deve estar a referir aquele unico jogo que o sporting ganhou ao rio ave com um golo fora de jogo, quando já passava em 1º do grupo... enfim!
Acho que não vale a pena ler o que para aqui vai. Devemos ser mais humildes e admitir quando a nossa equipa ganha por mau trabalho do árbitro, que foi realmente o caso!

Saudações Bracarenses!

Anónimo disse...

Aqui de Anónimo para Anónimo,

Chegas-te só agora a essa conclusão?

Todas as análises aos jogos do Benfica neste Blog são tendenciosas...

É só rir!

è a estratégia dele para a malta vir ler!

Antonio disse...

Caros anónimos...as análises são minhas...é a minha visão do jogo. Não posso dar a vossa opinião, inventar, ou assinar como anónimo. Até posso não perceber nada disto, mas não tenho medo de dar a cara.

Da próxima vez que esperarem uma resposta minha, assinem o comentário (como se eu não soubesse quem "vocês" são).

Passem bem.

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul