Assistências


Vimos que jogos da Taça da Liga disputados ontem tiveram assistências fracas. Dizem as más línguas que a culpa maior era a chuva, mas isso não impede de em Inglaterra vermos estádios cheios e mesmo á chuva.

É claro que lá o poder de compra é maior, a qualidade de vida é melhor etc mas isso não é desculpa. A razão é que o futebol jogado cá é mais futebol estragado por dirigentes que gostam de destabilizar com casos de arbitragem, casos de túneis ou algo mais.

Reparei que no jogo Manchester United-Leeds United estiveram 74526 pessoas a assistir ao jogo e o Leeds está na Division One. Reparem que está a duas divisões abaixo do Manchester United. Se fosse um FCP-Boavista nem meia casa teria...e o Boavista está a duas divisões abaixo.

Que se pode fazer para inverter esta tendência? Sei que não é fácil mudar mentalidade das pessoas nestas coisas, mas algo tem de ser feito para que o futebol português passe a ter estádios cheios e melhore a qualidade das suas equipas esquecendo casos futebol.

8 comentários:

Antonio disse...

Mentalidade! A mentalidade das pessoas é o principal problema... Os portugueses estão bem longe de ser, na globalidade, dos melhores adeptos do mundo!

Contudo, em relação à Taça da Liga, grande parte da responsabilidade é da organização. Pelo menos para mim, um jogo da Taça da Liga não é muito apetecivel. É uma competição sem grande importância, numa tentativa frustrada de imitar o que sucede no campeonato Inglês...

Quanto ao Leeds...tá muito mal, mas tem dos adeptos mais fieis do mundo...E esteja em que divisão estiver: Leeds vs Man Utd será sempre um derbie!

Cumps

Jose Pedro disse...

Subscrevo Antonio. De facto, o público português tem preguiça de ir ao estádio, ora porque está frio, ora porque está calor, ora porque o clube não joga nada, ora porque prefere ver no café.. enfim, qualquer motivo é válido!

Só quem está dentro do estádio e vive o espectáculo sabe o que perde cá fora! Contudo, e em Portugal particularmente assistimos a um interesse dos media que ajusta os horários dos jogos às horas menos convenientes possível para quem se pretende deslocar aos estádios. Já por várias vezes fui de Coimbra ao Porto para assistir a jogos com início às 20.30, terminam perto das 22.30, fazer a viagem de retorno nunca estou em casa antes da meia-noite o que é um disparate!

Enfim, é acreditar q isto um dia vai mudar e voltaremos às belas tardes de Domingo com a bola a rolar e os estádios mais bem compostos como por vezes tenho oportunidade de assistir na mítica RTP memória :)

Raul disse...

Na minha opinião o primeiro passo é "tirar" à SPORT TV o monopolio das transmissões. Até o podem ter mas paguem por isso. Devemos ter em conta que a SPORT TV lucra em Portugal e com o nosso campeonato qualquer coisa como 130 Milhões de euros. 30 vão para os clubes, e claro que os três grandes absorvem a maior parte deste dinheiro. Deviamos seguir o exemplo do campeonato Ingles onde o campeonato é vendido como um "pacote" e depois o dinheiro distribuido pelas equipas pela organização da Liga. Não me importa os três grandes que conseguem sempre investir, mas o que seria dos clubes pequenos com estes milhões a entrar? Teriamos ordenados em atraso e clubes a acabar? Acho que quem ganhava era o nosso futebol.
Talvez este fosse um bom ponto de partida para que pudessemos ter maior competição na nossa Liga, e consequentemente mais espetáculo.
A mentalidade das pessoas não se pode pedir parar mudar, o futebol tem de a conquistar. Não é o que acontece nos outros campeonatos? Aí temos de exigir mais aos dirigentes desportivos. Preços mais baixos e politicas para levar as pessoas aos estádios! O nosso futebol pode crescrer muito.
Gostava também que os media dessem mais importancia ao espetáculo e menos ao "casos", não seria mais bonito e motivador?

Cumprimentos

Antonio disse...

Muito bem Raul... o único problema é mesmo, quem começa a fazer essas coisas? E a questão que se coloca é: "Haverá mesmo vontade para se fazer isso?"

Nuno Nogueira disse...

Se calhar as pessoas não se querem molhar nem gastar dinheiro para ver jogos de merda.

Unknown disse...

É um facto. Comparar um jogo qualquer da liga inglesa com um da Portuguesa só em jogos entre os grandes ou numa situação inesperada.

Mas depois tens os jogos nos EUA, onde o futebol é pior que o nosso (se tivermos em conta as diferenças de orçamento é absolutamente medíocre), mas os estádios estão sempre cheios.

(aliás eles enchem sempre tudo para ver o que quer que seja, aposto que enchiam Nou Camp pa ver um Leixões-Leiria se fosse preciso, mas vá, nesse caso é uma mentalidade de vender o desporto completamente diferente)

António, obviamente que todos ganhavam com essa solução. Todos, menos aqueles que agora estão a lucrar mais com isso (e tenho quase a certeza que não é a SPORTTv).

Já agora que se fala de assistências e do campeonato inglês...

Quantos anos mais é que vamos ter de levar com a história dos jogos no boxing-day inglês ? Tudo o que é comentador já o sugeriu pelo menos uma vez, mas estão-se a esquecer de um promenor fundamental. Os jogos em Inglaterra estão (como foi dito) sempre cheios !
Não é por se fazer aqui um jogo dia 26 que as pessoas iam a correr loucas para os estádios. Eu próprio duvido muito que fosse ver ao estádio dia 26 ver um jogo do Sporting.

Vasco Matos disse...

Tradiçoes nao sao implementadas de um dia para o outro...

a taça da liga tal como o boxing day sao uma tradiçao em inglaterra...

Outro factor que não enche estádios em Portugal é o facto que na esmagadora maioria quem nasce por exemplo em Leiria, Aveiro ou Faro ou é do do SLB, do FCP, ou do SCP! Em inglaterra quem nasce em Southampton é do Southampton, quem nasce em Balckburn é do Blackburn...

Sao pequenas diferenças que fazem uma grande diferença...

Rui Pedro disse...

Vasco,

isso é verdade, mas tambem se vires bem ha pessoas da Amadora que sao dum clube grande alem da amadora etc

e nós no nosso intimo quando "treinamos" no fm, os viciados em fm, tambem gostam de outros clubes.

Eu por exemplo sou do FCP, mas nutro uma simpatia pelo Villarreal e Schalke 04.

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul