Sporting - Benfica: Tiros, bombas e socos nas trombas


Num jogo em que o Sporting pouco tinha a ganhar para além do respeito próprio de ganhar ao rival da 2ª circular, a suspensão de Evaldo e a lesão de Carriço (mesmo este estando longe do topo da sua forma) significou que o Sporting teria de alinhar contra os da Luz com um quarteto defensivo composto por Grimi Torsiglieri, Polga e João Pereira. Só mesmo um verdadeiro crente acreditava que alguma vez seria possível o Sporting conseguir algum ponto com este alinhamento.

Como seria de esperar, face ao que foi dito, o Benfica entrou pressionante e foi sem grande surpresa que uma falha de Grimi levou ao 1º golo dos encarnados. No entanto, pouco depois, o foco das atenções dos adeptos passariam a ser as bancadas e não o terreno de jogo...

É verdade que haviam tochas acesas... como acontece em qualquer jogo grande no Alvalade XXI desde a sua inauguração. Como acontecia aliás, no outro topo do estádio na zona dos adeptos do Benfica, e como acontecerá sempre, porque é virtualmente impossível impedir a entrada desse género de coisas no estádio, devido às suas reduzidas dimensões.

Para além disso, como disse um especialista em segurança no dito fórum da Sic Noticias, os estádios do Euro 2004 possuem, todos eles, um complexo sistema de camaras de vigilância que permitem identificar os indivíduos que acendem tochas ou, como aconteceu neste jogo, queimam cachecóis dos NN.

Qual é então a necessidade destas cenas?


O que se pode ver no vídeo é todo o topo de Alvalade ocupado pela JuveLeo a fugir de uma carga polícial. A forma como as pessoas se amontoam faz, infelizmente, lembrar os episódios em estádios da América do Sul, com as consequências que se lhes conhecem.

A carga policial foi, a meu ver, desnecessária e mal efectuada, tendo o Corpo de Intrevenção de fazer 3 cargas para controlar um grupo de 200 pessoas, perturbando toda a bancada onde também estavam espectadores "inocentes".

Na 2ª parte lá deu para me voltar a concentrar no relvado, e o que vi foi um Benfica com 10 a segurar a vantagem e um Sporting sem grandes argumentos para chegar ao golo.

Paulo Sérgio a certa altura põe o CS9 em campo, substituindo Pedro Mendes, o que resulta na destruição do meio campo Sportinguista. Mais tarde corrigiu esta situação pondo em campo Maniche aos 70 minutos... 10 depois do 0-2 encarnado...

Se pouca confiança ainda havia em Paulo Sérgio, ficaram desfeitas as dúvidas que não tem, agora, nem de perto nem de longe capacidade (e condições) de orientar os Leões.

3 comentários:

Antonio disse...

Vitória justa e indiscutível da equipa mais forte, da única equipa que teve controlo total do jogo. 3pontos é o que importa.

Quanto à polícia. Acho que escolheste mal o vídeo, visto que essa não foi a primeira carga policial! E mais...a primeira vez que a policia entrou na bancada não foi para fazer uma carga, mas sim para prender alguns elementos da Juve Leo que tinham incendiado um caxecol e arremessado tochas (prática comum, pelo menos noutros estádios).

E o que aconteceu quando a policia tentou prender 3 adeptos do Sporting? Isto: http://www.youtube.com/watch?v=YSZe1dC-dEM ... e comemoraram a retirada da polícia como se de um golo se tratasse. É óbvio que a policia voltou...e levaram na boca! Queres presentes, miminhos?

E perguntas o porquê de tanto aparato e exigência policial? Por ser um jogo de alto risco.

Na bancada oposta, onde estavam os NN, a policia fez o mesmo, identificou 2 elementos da claque do Benfica, prendeu-os e acabou o espectáculo.... mas claro, do lado oposto era necessário "esquecer depressa" o que se estava a passar dentro de campo...

Para a semana há mais! ;)

AntónioR disse...

António, o que li é algo de quem não estava no estádio. A polícia agiu mal nas suas intervenções, e nunca vi a polícia proporcionar um espectáculo degradante de violência policial como na segunda-feira.

Percebo claro que para ti seja uma estratégia nossa para minimizar a nossa derrota, ou qualquer coisa do gênero, mas até mais tarde na televisão a televisão apanha os suplentes de ambas as equipas curvados a olhar na direcção daquela bancada.

Ao vídeo que tu meteste... claro que é facil escolher vídeos que apanham partes e falar como se fosse tudo o que aconteceu. Antes desse vídeo a claque tinha sido carregada policialmente e corrida, não foi por terem prendido 3 adeptos do Sporting que uma claque inteira ia agir dessa maneira. E olha, não foi só a Juve que aplaudiu a retirada da polícia: foi o estádio todo, por razões óbvias.

Antonio disse...

AntonioR, o que li é algo de quem nunca esteve no meio de uma claque...

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul