Porto 0 Equipa 2 - Vantagem ao Intervalo

Depois da frágil imagem dada na primeira volta do campeonato, o Benfica voltou ao Dragão para disputar as meias finais da taça de Portugal. Perante a arrogância e falta de humildade da equipa e de (alguns) adeptos do Porto, os Campeões Nacionais foram uma verdadeira equipa e trazem para Lisboa uma vantagem de 2 golos.


Jorge Jesus sabe que não é fácil vencer o Porto e não hesitou em fazer alterações tácticas na equipa. César Peixoto foi titular e ajudou Javi Garcia (GIGANTE) a controlar as investidas de Hulk e companhia.

A 1ª Parte:

O jogo começou equilibrado, com o Benfica a conseguir por um travão num possível ímpeto inicial do Porto. Até que, aos 6 minutos, Fábio Coentrão aproveitou uma desatenção de Maicon e marcou o 0-1 à saída de Helton.

Reacção do Porto? Fraca, fraquinha. Chutem para o Hulk e para o Varela e é ver no que dá.
Do outro lado, hoje, estava uma equipa, unida, coesa, empenhada e que fez da entre-ajuda a sua principal arma.

A manta do Porto hoje estava curta...para pressionarem à frente, destaparam a trás e numa boa jogada de contra ataque do Benfica, contando ainda com um erro de Helton, Javi Garcia elevou a contagem para 2-0 e ... tudo ficou mais fácil!

Até ao término da primeira parte, o Benfica entregou por completo o controlo do jogo ao Porto, que não mostrou argumentos para assustar Júlio César. Hulk, num remate de longe, foi a única excepção.

A 2ª Parte:

Esperava-se um Porto sufocante, com pressão alta e muito perigoso. Verificou-se um Porto sem ideias, um Hulk tapado, e um conjunto de jogadores sem um objectivo muito bem definido...na segunda parte o Porto só ganhou na "possession", sendo que até foi o Benfica a estar mais perto do 3-0...

Do lado do Benfica, foi ver Sidnei e Luisão intransponíveis, Salvio e Gaitan perfeitos tacticamente, Javi Garcia um gigante e Cardozo um muro de trabalho... e um Júlio César descansado!

Arbitragem:
Sem me alongar muito, basta-me dizer que não é árbitro para um clássico, pois cede facilmente à pressão das bancadas. Optou por apitar pelo seguro e teve sorte em perceber que o terreno estava molhado e escorregadio... Esteve mal no capitulo disciplinar e quem pagou foi Fábio Coentrão que estava a ser o melhor em campo!

Transmissão Televisiva:
Caro Valdo, tenho muita estima por ti, por isso peço-te, por favor, deixa esses filhos de uma (real) pu** a comentarem os jogos sozinhos... Anda para a Benfica Tv que, exagerando um pouco, está a ficar mais isenta do que a Sport Tv.

Conclusão:
O Benfica foi mais inteligente, Jorge Jesus foi melhor que Villas Boas, o Benfica foi mais equipa e teve a sorte (se é que isso existe) do jogo, por marcar primeiro que o adversário. Todos sabemos que a principal arma de ambas as equipas são as transições rápidas, e o Benfica beneficiou do jogo para inibir essa capacidade da equipa do Porto.

Quando se joga em equipa, parece fácil parar o Hulk, que neste momento da época é 75% da equipa do Porto.

Vitória justa do Benfica, que mostrou que nesta fase do campeonato está a jogar muito melhor que o Porto. Para bem do futebol, a eliminatória ainda não acabou e as equipas voltam a encontrar-se daqui a cerca de um mês e meio (?!)...

Força Benfica!

19 comentários:

Antonio disse...

Esqueci-me de referir a grande exibição do Bellushi!

Daniel disse...

Não vi o jogo, por isso não vou fazer comentários alongados.

Só queria apontar, 3 comentários teus:

- "Todos sabemos que a principal arma de ambas as equipas são as transições rápidas": o Porto do Villas-Boas não é uma equipa de transições rápidas. O do Jesualdo sim, este é uma equipa de passe curto e de velocidade nas alas.

- "teve a sorte (se é que isso existe) do jogo": pelos vistos a sorte só conta para o Porto ...

- "o Hulk, que neste momento da época é 75% da equipa do Porto": pá, sinceramente, nem sei o que dizer em relação a isto :/


Fico a aguardar pela segunda parte, com a consciência de que está muito complicado para nós.

Parabéns ao Benfica e agora desculpem-me que tenho ir ali tomar um comprimido para a azia! :D

Abraço

Unknown disse...

Não percebi a cena de regarem o campo estando a chover... os jogadores do Porto ficaram claramente com a ideia errada e a 1ª parte foi só mergulhos para a piscina e meter água :p

Antonio disse...

Daniel,

O primeiro e 3º comentário são o reflexo do que tenho visto nos últimos jogos. No caso especifico do Hulk ser 75% da equipa do Porto (nesta altura), tens razão, corrijo! 85%...foi um erro meu!

Quanto ao 2º comentário, era exactamente para ti!

Fox, foi engraçado...Bellushi, Hulk e Moutinho estiveram muito bem nesse aspecto :)

AntónioR disse...

Em relação á primeira parte valeu muito o golo do coentrão numa estupidez do helton e maicon quando se estava a ver que ia ser um jogo equilibrado, depois o James falhava uma oportunidade na pequena área que era só encostar (um lance que tu não mencionaste) ... "fraquinha, muito fraquinha".
Depois o Javi garcia numa bola perdida á entrada da área marca num golo em que o helton é muito mal-batido, apesar de ter defesas a tapar-lhe a vista. Lembrou-me as críticas que se fizeram ao patrício por sofrer um golo num remate com o dobro da distância.

Não percebi porque falas tanto do Hulk. No que eu vi do jogo, 90% da equipa do porto foi o Varela. Que jogão, passava pelo defesa que o marcava de forma muito simples, aguentou quando lhe começou a ser marcado por 2-3 jogadores, era ele que desiquilibrava, que lançava os ataques... individualmente foi o melhor em campo de certeza absoluta.

Árbitro: Não percebi os teus comentários em relação a ele. Teve um jogo muito difícil para apitar porque os jogadores das duas equipas davam pau como tudo (mais os jogadores do benfica por jogarem fora), simulavam agressões, simulavam penaltis com autênticos mergulhos (o trio do porto então... percebeu-se bem o número de penaltis que o porto leva). Não encontrei muitas falhas no que fez, talvez só um penalti por assinalar num pisão do coentrão na grande área (mas não foi óbvio e tendo em conta quem era) e apesar do 1º amarelo do coentrão ser merecido, a 2º falta que ele faz é um pouco duvidosa, porque é falta mas não parece ser para cartão. Comparando com as arbitragens de outros clássicos....

Coentrão: Já não é o primeiro jogo em que se passa completamente. Alguém têm de lhe dizer para acalmar, quando é jogos contra rivais tá sempre doido da cabeça, pode ser muito bom jogador mas não é mais que os outros em relação a levar cartões.

Televisões Nacionais: Façam-me o favor de acabarem com esta moda de meter brasileiros a comentar os nossos jogos... toda a gente se lembra da voz daquele tipo que comenta os jogos da eurosport (LOL).

Ah, e o Real Madrid jogou ontem com o sevilha, 1 semana depois da 1º eliminatória. Contudo, agora é mês e meio até á 2º mão da taça de portugal. OLÁ?!

Antonio disse...

AntonioR,

Não falei dessa oportunidade do James, porque não costumo contabilizar oportunidades que surgem em lances duplamente irregulares (por muito que a sport tv -volte- a esconder isso).

Não percebes porque falo tanto do Hulk? Falo do Hulk porque é o jogador em melhor forma no campeonato. Falo do Hulk porque tem mais de 20 golos marcados, porque tem um sem número de assistências, porque tem 40% dos golos da equipa, etc, etc, etc...

Quanto ao Varela referiste bem. Depois da lesão tem jogado muito mal, mas ontem esteve a um nível muito bom, criando muitas dificuldades à defensiva do Benfica. Contudo, raras foram as vezes em que conseguiu desequilibrar e criar perigo...mesmo sendo o melhor do Porto na noite de ontem.

Ou seja, isso reforça o que eu disse...Sem Hulk (e sem Falcao) o Porto resume-se numa palavra: aflição!

Não percebeste os meus comentários quanto ao árbitro? Eu é que fiquei confuso com o teu comentário. Repara no teu raciocinio:

1º Arbitro esteve bem
2º Coentrão mal expulso
3º Coentrão não é mais do que os outros, tem de se acalmar...

LOL!

Viste o Bellushi a agredir o Coentrão e a tentar agredir o Javi Garcia? O Villas boas viu...e tirou-o logo!

abraço

Markus disse...

O que se passou ontem? Como foi o Jorge Jesus o treinador, foi o Porto que jogou mal.

Se o treinador fosse o Mourinho...tinha sido a PERFEIÇÃO TÁCTICA!

GRANDE BENFICA!

AntónioR disse...

Estás a falar do lance em que o árbitro cagou de alto no Coentrão e ele ficou estendido ao pé do placar da publicidade?
Isso é tão agressão como a suposta cotovelada do cardozo no sapunaru, ou como ontem no jogo do chelsea quando um jogador adversário quis "apressar" o bosingwa e ele empurrou-o para tirar as mãos.... isso não é agressões, é jogadores a tentar sacar um vermelho do árbitro.
Se tivessem um mínimo de inteligência, nenhum jogador de futebol levantava os braços acima do seu peito...

O que eu vejo é que foi um jogo com muitos mergulhos (aliás, aquele pisão que eu falei não é mas em tempo real parecia) muitos casos em que um árbitro podia interpretar uma agressão.

Já que falas do coentrão, eu digo-te agora que ele praticamente foi bem expulso, apesar de uns minutos de atraso. Ele devia ter visto amarelo quando foi comemorar com os adeptos, e o 1º amarelo que leva é indiscutível.

Não fiques demasiado confiante com a vitória, porque faltou falcão, faltou hulk numa ala em vez de avançado... e isso fez diferença no jogo de ontem. Aliás, tu não podes dizer que a tua equipa anulou o hulk porque ele jogou numa posição diferente em que jogou a maior parte da época lol.

O problema do Varela é que parece lesionar-se com facilidade...

Antonio disse...

Ahhhh pois é! Eu esqueci-me que havia uma regra que impede os jogadores de comemorarem com os adeptos?! LOL
---
Quanto ao lance entre Belluschi e Coentrão...é a tua opinião, ninguém te obriga a aceitar as regras como elas são... revolta-te ;)
---
O final do teu comentário é...lol...como é que hei-de dizer...humm...epah... adorei! :)

Relendo os teus comentários, podias concluir assim: "O Benfica não tem mérito nenhum, foi tudo demérito do Porto. E o Coentrão devia ser irradiado do futebol por ser bom demais"
---

Não estou confiante demais...nunca estive, nem nunca estarei...mas fico deveras contente por perceber que a generalidade dos adeptos portugueses andam distraídos com o Benfica... Últimos 20 jogos a nível nacional? 19 vitórias e 1 derrota! ;)

Abraço

Pedro Loja disse...

Boa tarde.

O Benfica fez um jogo tacticamente perfeito, controlando o futebol do porto do principio ao fim. O Jesus deu um verdadeiro banho táctico ao miúdo.

Marcus, nem mais.

António houve muita falta de humildade nos jogadores, adeptos e treinador do Porto.

AntonioR também não sei de onde tiraste essas regras.

Infelizmente para mim, parece que o campeão voltou mesmo e que resta-nos lutar pelo 3º lugar.

cumprimentos

PJ

AntónioR disse...

Eu não tirei estas regras de lado nenhum, ela existe porque os jogadores não podem sair do terreno de jogo para ir comemorar com os adeptos e por em causa a integridade dos mesmos. Em relação ao coentrão, revolta-te tu por ele ter fingido uma agressão e o arbitro ter ignorado completamente.

Os meus comentários tu lês como quiseres ou como mais te convier, eu achei que o jogo estava equilibrado até a defesa do porto ter feito merda duas vezes lol.

Ah espera, a menos que queiras dizer que foi devido á qualidade do ataque do benfica que o fernando atrasa a bola para o javi garcia e o maicon/helton têm um atraso mental incrível.

Antonio disse...

Leste o meu comentário ao jogo? Acho que não... Mas podes imaginar que eu escrevi o que te apetecer...

Ah espera, a menos que queiras dizer que foi devido á qualidade do ataque do benfica que o fernando atrasa a bola para o javi garcia e o maicon/helton têm um atraso mental incrível

Foi devido à qualidade da equipa do Benfica, que estava a pressionar muito alto e obrigou o Porto a errar. Pela tua óptica e seguindo o teu raciocínio...O Liedson nunca teria saído da caixa de super-mercados, por ser dos jogadores que mais aposta no erro do adversário e mais ganha com isso.

Voltando às regras...investiga um pouco, só te vai fazer bem.

Pareces-me muito sentido por um jogo que nem foi disputado pelo teu clube ;)

Daniel disse...

- "No caso especifico do Hulk ser 75% da equipa do Porto (nesta altura), tens razão, corrijo! 85%...foi um erro meu!"

- "Ou seja, isso reforça o que eu disse...Sem Hulk (e sem Falcao) o Porto resume-se numa palavra: aflição!"

Deduzo então que o Falcão seja os 15% da equipa ...

Obrigado, man. Precisava de me rir um bocado ;)

Abraço

Antonio disse...

Ri-te à vontade...
;)

O Anónimo disse...

António,

Tu és aquele típico adepto que faz rir as pessoas com a merda que dizes, pela tua arrogância, pela tua falta de humildade, pelo teu facciosismo e pelos teus comentários\resposta sempre no mesmo sentido.

O que ganhas em ser assim ? Já paras-te para pensar ?

Terás 2 talas à frente dos olhos ? Só vez aquilo que queres ver!

É hilariante ler o que escreves! Pois cais tão no ridículo, que ninguém te leva a sério e já praticamente ninguém vem comentar o que escreves a não ser um ou outro benfiquista igual a ti, que vem dar "vivas" aos teus comentários inundados de tudo menos do que se realmente passou no jogo.

É por seres assim que eu continuarei a vir a este espaço, rir-me das tuas barbaridades.

Quando souberes ver um jogo para os 2 lados, aí poderás tornar-te uma pessoa credível e tornares este espaço agradável, uma espaço para trocas de opiniões saudáveis e um espaço a visitar por mais pessoas, pessoas disponíveis a conversar, a debater a trocar opiniões.

Torna-te um HOMEM menos arrogante, menos tendencioso, menos faccioso, respeitador, HUMILDE, aprende a ver os 2 lados de um jogo de futebol, torna-te uma pessoa mais madura, não vejas só o que queres ver.

Seres assim não te irá levar a lado nenhum, só tens a perder e afastas as pessoas de ti. Só atrais pessoas que pensam como tu.

Se o teu objectivo é conviveres num mundo com 3 ou 4 pessoas, então não mudes. Mantém-te como estas.

O Anónimo.

O Anónimo disse...

Resumo muito rápido do jogo: Parabéns Benfica. Vitória Justa! Ganhou a humildade a seriedade.

No entanto, quero deixar claro, que o Benfica não fez o jogo soberbo que tentam pintar ou transcrever. Porque não o fez. Na minha opinião até jogou mal.

O Benfica jogou contra uma equipa do FC Porto que jogava limitada de mais. Tinha demasiadas carências.

E sinceramente, se fosse adepto benfiquista tinha exigido muito mais da equipa, pois podiam ter ganho por muito mas muito mais!

Senão vejamos, o FC Porto:

Não jogou com um ponta-de-lança!

Jogava com o seu melhor jogador fora de posição (Hulk).

Jogou sem Álvaro Pereira, que é fundamental no sistema táctico do FC Porto, e no seu lugar jogou um jogador FRACO, sem rotina, sem qualidade e que não faz aquela posição.

Jogou sem o seu actual melhor defesa central (Otamendi) tendo jogado um jogador muito irregular e que não está ao nível do FC Porto (Maicon).

O lado esquerdo do Benfica foi uma lástima! Não percebo os elogios a César Peixoto! Varela foi impressionante! Conseguiu inúmeras vezes (principalmente na 1a parte) partir o lado esquerdo da defesa Benfiquista como bem lhe apetecia. Podiam vir 2 ou 3, que ele conseguia passar com bastante tranquilidade. Que jogão! Aí se tivéssemos Falcão!

André Vilas Boas errou... e errou forte! Não meter Fucile (mesmo em baixo de forma!) foi um erro... não usar Walter mesmo sendo ainda um garoto foi um erro (é o único Avançado Centro que tínhamos, MAS TAMBÉM NÃO É PONTA-DE-LANÇA), jogar com James de início contra uma equipa como o Benfica foi um erro.

O Anónimo disse...

O Benfica ganha o jogo porque:

- FC Porto teve ausências de peso.

- AVB errou no 11 inicial, apesar das ausências.

- FC Porto entra no jogo com falta de garra, falta de humildade e com algum excesso de confiança.

- Benfica Marcou um golo muito cedo, num erro super infantil de Maicon. Aquilo não pode acontecer!

- Benfica vê-se muito cedo a ganhar, decide montar um autêntico autocarro na sua área e jogar em contra-ataque, aproveitando os jogadores rápidos que tem na frente e explorando as debilidades da defesa do FC Porto que jogava sem 2 titulares indiscutíveis.

Para juntar ao erro infantil de Maicon, outro jogador decide dar uma ajudinha ao Benfica, pois Fernando comete mais um erro infantil e até mesmo Helton acaba por ser muito mas muito mal batido no 2º golo!

FC Porto nada consegue fazer, a não ser explorar os flancos, no entanto sem ninguém para marcar golos é difícil acontecer o quer que seja.

FC Porto era uma equipa demasiado fácil de controlar. Não tinha soluções atacantes dadas as inúmeras limitações que tinha.

FC Porto, foi uma equipa muito mas muito limitada na frente, não tinha ponta de lança, o HULK não é ponta de lança, nem nunca o será. Não se admite a uma equipa como o FC Porto que joga em 4 competições distintas ter apenas 1 ponta-de-lança no seu plantel!

O Benfica soube anular o ataque do FC Porto ? Soube! Mas foi tarefa fácil de mais. Nunca havia ninguém na área para receber um cruzamento, recordo-me de vários lances do Varela, que apesar de conseguir ultrapassar quem se punha à sua frente, cruzava para.... o Vazio! Ou tentava o remate sem ângulo, para simplesmente não cruzar para o vazio!

Destaque para o falhanço de James de baliza aberta que poderia mesmo assim dar um outro animo a um jogo de fraco futebol.

Quanto a arbitragem, apesar de sentir que o FC Porto até foi penalizado, recuso-me apontar a arbitragem como responsável pela derrota da minha equipa, pois considero que não seria uma justificação correcta e justa, mesmo achando que houve um penalti por marcar, um fora-de-jogo mal tirado que isola um jogador do FCP e pelo menos um amarelo a Luisão que ficou por mostrar que o limitaria bem no início do jogo.

Resta-me mais uma vez dar parabéns ao Benfica pela vitória, porque apesar de tudo o que mencionei, foram justos vencedores, pois foram mais eficazes, souberam explorar as debilidades do FC Porto, souberam controlar o FC Porto e acima de tudo aproveitar os erros infantis que deram origem aos golos.

No entanto... esperava mais do Benfica!

Quanto ao FC Porto, existe algumas questões a reflectir, nomeadamente:

- O porquê de não haver reforços agora em Janeiro para a linha avançada ?
- O que se passa com Fucile e Walter ?
- Porque é que o FC Porto só tem um Ponta-de-lança?
- Porquê ter mandado embora Farías ?
- O que se anda a passar com Fernando que está muito abaixo do seu real valor?
- AVB espero que aprendas com os erros que cometes-te neste jogo!
- Jogadores como Sereno e Maicon, não têm qualidade para representar o FC Porto.
- Exige-se que o dinheiro ganho em vendas seja melhor aplicado em contratações com qualidade.
- Aplaudo de é a contratação de Djalma, de iturbe e Kelvin.

Cumps.

O Anónimo.

Antonio disse...

LOL!

Porque é que não assinas o que escreves?
É que assim ninguém faz ideia de quem sejas... LOL

Fica bem

Nota: Se não assinares o que escreves vou ter de começar a apagar os teus comentários daquela forma que te faz chorar e subir às paredes como uma criança.

Antonio disse...

Duas notas importantes:

- Cada autor de artigos/análises a jogos/crónicas é livre que moderar os comentários aos seus textos da forma que bem entender.
- Nos meus artigos e análises de jogos todos os comentários anónimos e ofensivos serão apagados.

Algumas notas importantes para o "O Anónimo":

- Se não gostas do que escrevo e de ler a minha opinião, não leias.

- Se mesmo não gostando do que escrevo e se quiseres comentar ou debater ideias neste espaço, estás à vontade, desde que assines os teus comentários.

- Se o objectivo é ofender-me ou se tens alguma coisa contra mim, faz-te homem e fá-lo na minha cara

- Não me interessa minimamente quem és, nem o que representas. Interessa-me que respeites a minha opinião e que não faças deste espaço, um antro de falta de educação e de ofensas gratuitas.

- Não te aches importante, por te dedicar estas linhas, pois não te esqueças que só me vens à lembrança quando estou a defecar.

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul