Braga vs Porto - Otamendi resolve



Jogo grande em Braga. O Benfica acabava de ganhar ao Vitória e era imperativo um bom resultado para manter os 11 pontos antes do derby.

Vi neste jogo um Porto mais parecido com o Porto do início da época. Um Porto de posse, com um meio campo coeso e com os dois médios de responsabilidades mais ofensivas a aparecerem sempre muito bem nos espaços (embora continue a achar que, com a quebra da equipa, também João Moutinho tem estado muito abaixo do que já mostrou esta época ... ou será uma causa e não uma consequência?). Destaque também para a exibição de Fernando que depois de não me convencer nada nas suas últimas partidas (e mesmo já antes disso), parece ter voltado a mostrar toda a sua qualidade. No entanto, continuo a achar que, neste momento, Guarín seria melhor alternativa.

O Braga apresentava-se com Lima (alguma surpresa dadas as limitações que vinha a ter) e com Salino de regresso ao meio campo, no entanto, ao longo de todo o jogo nunca foi uma equipa capaz de criar perigo. Mesmo depois de Domingos mexer, umas vezes por obrigação (lesões de Paulão e de Vandinho) outras por opção (Salino por Hugo Viana), o Braga nunca se conseguiu impôr no jogo, andando sempre a "correr atrás da bola". Excepção feita a um livre directo marcado por Viana, que obrigou Helton a uma boa defesa.



Com o jogo controlado, apenas tardava o golo. Belluschi tentou, de longe, mas foi Otamendi quem marcou, com um remate colocado, aos 44 minutos.

Os dragões iam a ganhar para o intervalo, com uma exibição sem grandes exuberâncias, mas sólida quanto baste.

Na segunda parte mais do mesmo, em todos os sentidos. Muita posse, maior pressão e velocidade sobre a bola e uma ligeira subida de forma de James, que começou a ser mais rápido e causar algum perigo. Num remate expectacular de longe poderia mesmo ter feito um grande golo ... mas quem marcou foi novamente Otamendi. Depois de aproveitar o desvio feito pela barreira a remate de Hulk na cobrança de um livre, o Argentino apareceu isolado para fazer o 0-2. Confesso que tenho algumas dúvidas em relação a um eventual fora de jogo, mas não consegui perceber pela repetição que vi. Honestamente, parece-me em linha.

Até ao final destaque apenas para duas grandes oportunidades para Hulk. O international brasileiro voltou a mostrar que não se sente tão à vontade como homem mais adiantado, onde perde espaço para o seu poder de explosão e onde a equipa perde também uma referência mais fixa. Aguarda-se ansiosamente o regresso de Falcao (e já agora também de Álvaro Pereira, apesar da boa exibição de Fucile).

Nota ainda para a lesão de Sapunaru. Dos 4 laterais do plantel, 3 estão lesionados. É dose!

Enfim, uma exibição segura e uma vitória completamente indiscutível da melhor equipa em campo. Mais pressionante, mais rápida e com mais do que oportunidades para conseguir até um resultado mais dilatado.

Até podemos não estar a jogar o melhor futebol de Portugal, nesta altura, como é tão apregoado mais a Sul, mas estamos claramente de pedra e cal no primeiro lugar e sem dar grandes hipóteses para moralizar os adversários.

Até breve.

19 comentários:

Antonio disse...

Curiosamente, ou não, não estava com grandes expectativas em relação a este jogo, no que à perda de pontos do Porto diz respeito.

Contudo, esperava mais do que o primeiro remate do Braga aos 75 minutos.

Concordo com a tua análise, foi um Porto coeso e muito inteligente, merecendo sem contestações a vitória.

O árbitro esteve muito mal e nunca conseguiu controlar o jogo.

Cumps e boa sorte para 5ª

Daniel disse...

Como disse no comentário ali ao lado, os árbitros em Portugal são, simplesmente, fracos. Falhou várias vezes no aspecto disciplinar e não viu um penalty claro na área do Braga.

Gostei da exibição de hoje. Não temos necessidade de entrar a todo o gás, porque felizmente podemos gerir esse aspecto. No entanto hoje já fomos mais donos do jogo e o meio campo voltou a carburar bem (embore ache um pouco preocupante a descida de forma do Moutinho).

Espero que este abrandamento exibicional tenha sido uma forma de gestão (e se foi, espero que não tenha sido prejudicial), uma vez que vamos precisar de um Porto ao seu melhor nível para os jogos com o Sevilha. E era importante fazer lá um bom resultado. A ver se o Falcao recupera e se o Villas-Boas faz uma boa escolha para os laterais (espero que a lesão do Sapunaru não seja impeditiva).

Grande abraço

Antonio disse...

Muito infelizes as declarações de AVB no fim do jogo... O homem até parece ser uma pessoa inteligente, mas às vezes parece que é bipolar...

Há quem diga que são declarações encomendadas...

O Anónimo disse...

Fascista,

As verdades que o AVB disse incomodam-te... daí dizeres o que dizes... e pensares o que pensas.

A verdade incomoda-te!

Olha... mas vive com isso! Para já estão a 11 pontos!

E isso sim é a vossa maior dor e azia!

O Anónimo

Antonio disse...

Anónimo, fico à espera do dia em ganhes coragem para me dizeres tudo o que pensas na cara...

Daniel, nos teus posts não apago comentários.

Daniel disse...

António, dou sempre 1 aviso.

Anónimo, era fixe que assinasses os posts, mas imagino que possas usar essa alcunha como Nick, nada contra.

Peço é que moderes (e todos os outros que aqui escrevem) os próprios comentários. Há algumas coisas que se podem dizer, mas outras (como fascista) que passam os limites do respeito que todos devemos ter, independentemente dos clubes que apoiamos.

Fica o aviso, que agradecia que tomasses em consideração, para que possamos discutir futebol com paixão, mas com respeito. Rivalidade, mas só isso.

Abraço para ambos

O Anónimo disse...

A memória do fascista é tão pequena...

Os 5-0 não chegam!

O ano passado, após o FC Porto ter perdido na luz apenas por 1-0 e com um golo irregular e depois de haver os casos premeditados nos túneis... li aqui escrito a seguinte frase...

"Benfica deu banho de bola."

Se o Benfica que ganhou 1-0, deu banho de bola então o que dizer dos 5-0!

Este é só o exemplo das talas que este senhor tem caro Daniel!

Eles bem tentam utilizar o Jornal Abola durante a semana com entrevistas polémicas com tentativas de destabilização.... tentam tentam... mas não conseguem!

É certo e sabido em que tribuna é que o Sr. Presidente do Marítimo tem sido visto com muita regularidade... é certo e sabido as ligações estreitas que o Guimarães tem com o Benfica... e hoje deram só uma prova disso!

E mais... se o FC Porto for campeão em campo... é certo e sabido que o Benfica tudo fará para ganhar o campeonato na secretária fazendo de tudo para que o FC Porto seja culpado no caso Kléber!

O Anónimo

Raul André disse...

lol oh daniel, tenho a certeza que nem tu das alguma credibilidade ao anonimo.. este senhor devia ir po trio de ataque fazer estas figuras! Não é por dizermos a mesma coisa muitas vezes que temos razao.. Continua anónimo, mas ganha coragem e perde a vergonha de seres quem és sff

O Anónimo disse...

A pedido do Daniel, deixarei a palavra "Fascista" de lado... apesar de se considerar aquela que melhor o identifica pelas suas atitudes.

Nunca mais será utilizada.

Fica a promessa.

O Anónimo.

Antonio disse...

Na cara anónimo, na cara.

O Anónimo disse...

Continuando e para concluir...

Bem podes apagar tudo o que quiseres...! Apaga a "verdade inconveniente".

Continuaremos a fazer-te frente, enquanto sentirmos que o mesmo se justifica!

Continuaremos a lutar contra a tua arrogância... contra as tuas faltas de respeito... contra a tua falta de humildade... a favor da isenção... e contra discursos inflamados!

No dia que se conseguir ler algo teu que seja isento ... seremos os primeiros a dar-te os Parabéns.

Fica a promessa também, que no dia que te tornes isento... das duas umas... ou mostramos ao mundo curioso quem somos... ou então deixaremos de te incomodar de vez.

O Anónimo.

Daniel disse...

Raul, toda a gente tem direito aos seus comentários e opiniões. Desde que haja educação, a credibilidade do anónimo é tanta como a tua, a minha ou a do António. É um adepto de futebol, com direito às suas opiniões. Volto a frisar, desde que haja educação.

Anónimo, vou apagar os comentários que foram apagados no outro post, por não se enquadrarem com o tema deste, que é o jogo entre o Porto e o Braga. Lamento, mas terá de ser assim, para manter a ordem no post.

Agradecia que esta discussão ficasse por aqui.

Voltemos ao jogo, ou deixem o post morrer ;)

Um abraço a todos

Markus disse...

Daniel
Boa análise ao jogo. Vitória justa do porto.

O Anónimo
Achas mesmo que alguém acredita que criaram um "nós" contra uma pessoa que escreve num blog? Ele até escreve bem e percebe muito de futebol, mas não é assim tão importante.lol. Outra coisa até eu que não conheço as pessoas que aqui escrevem pessoalmente, ja percebi quem tu és...Ou melhor, és igual a outra pessoa. Trata-te.

António
Era o extensível meu puto. Até 5ª.

Pedro Fonseca disse...

Markus, nem mais. Talvez me faça lembrar a mesma pessoa que a ti.

Anonio, desculpa-me, mas és tu quem está a infestar este blog.

Daniel, Moutinho desapareceu e a equipa ressente.Que se passa?

Pedro Fonseca disse...

Errata:

Anonimo ao invés de anonio

Daniel disse...

Pedro ... ressente, nitidamente.

É verdade que, ofensivamente, Belluschi é mais preponderante (aliás, o Moutinho tem umas estatísticas miseráveis, que valem o que valem, mas que também servem para aferir algumas coisas) mas o Moutinho é aquele jogador de ocupação de espaço que faz a equipa equilibrar-se.

É verdade que desde o jogo com o Sporting que tenho vindo a ver o Moutinho caír de forma (hoje, especialmente na primeira parte, quase nem esteve em jogo) e também a equipa se tem ressentido disso. Só não sentiu mais porque o Guarín deu uma ajuda em certas alturas (mesmo jogando a 6 trocava muitas vezes de posição e assumia-se com mais chegada à área, ficando o Moutinho mais recuado) e também porque lá na frente a coisa continuou a correr bem.

Talvez esteja a acusar o desgaste, pelo elevado rendimento que teve na fase inicial da época (talvez por querer mostrar serviço e não acusar a saída do Sporting?) ou talvez tenha recebido instruções para baixar as rotações para atacar em força o regresso da liga europa.

Sinceramente não sei, mas espero que o melhor Moutinho volte depressa pois a equipa rende claramente mais.

Abraço

O Anónimo disse...

O João Moutinho claramente é um jogador que não devia ter vindo para o FC Porto.

Mau investimento.

Fez zero até hoje.

Devolvam-no aos lagartos.

Quero o Paulo Machado de volta e o Vieirinha.

O Anónimo.

Raul André disse...

Relativamente ao jogo, gostaria de dizer que o Porto foi justo vencedor. É uma equipa que joga com os 11 pontos que leva de vantagem. É uma equipa tranquila e a não ser que entre a perder num jogo, dificilmente irá perder pontos.

Hoje entrou com calma e soube conquistar o jogo. Não tenho muito a dizer pois acho que também não foi dos jogos mais conseguidos do Porto. No entanto foi muito bem gerido. Lembro que ainda falta o Falcão e o Álvaro Pereira.. Por muito que o Benfica jogue, o Porto no máximo perde na Luz e a não ser que haja algo de anormal no Campeonato, será campeão. Uma equipa que apenas soma vitórias, é obviamente a equipa que mais merece a liderança.

Sobre o Moutinho, para mim é fundamental no porto. Está sempre lá e um grande jogador não tem de assumir o jogo, simplesmente porque não é esse o papel dele. Não está na sua melhor fase, mas talvez porque o Argentino está a jogar muito.

Abr

Daniel disse...

DIscordo, Anónimo.

Se concordo que o Moutinho não justifica os 10 milhões? Concordo. Se concordo que não precisávamos dele? Concordo. Já tinhamos Micael, Belluschi, Guarin.

Agora discordo completamente da questão do Vieirinha e do Paulo Machado (e de outros como o Castro, por exemplo). Não são jogadores para o Porto (por muito que aprecie uma ou outra qualidade em alguns deles ... especialmente no Vieirinha).

É indiscutível que o Moutinho é um jogador de valor, de selecção e já mostrou muito no Porto deste ano. E, a não jogar, nunca seria para jogar o Paulo Machado ou o Castro ou outros do género. Estão longe de serem jogadores do mesmo nível.

Raul ... Belluschi joga muito à bola, sim, mas o Moutinho não tendo que assumir o jogo, tem que fazer por ter um pouco mais de preponderância ofensiva na equipa. Um pouco como o Meireles fazia, mesmo quando o Lucho cá estava, ou como o Maniche nos tempos do Deco.

Abraço

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul