16ª contra alguns fantasmas

Finalmente! 18 jogos depois, o Benfica conseguiu finalmente vencer na Alemanha. O adversário foi o Estugarda e a Liga Europa foi a competição. O Benfica levou para a Alemanha um resultado perigoso (2-1), mas voltou a vencer a equipa de Labbadia, desta feita por 2-0.

Quem viu o conjunto dos dois jogos contra o Estugarda, viu um Benfica claramente superior que, colocando a nu todas as fragilidades defensivas do Estugarda, conseguiu impor o seu jogo, confiança, velocidade e favoritismo, ficando a dever a si próprio e aos dois guarda redes do Estugarda dois resultados bem mais expressivos.

O Benfica entrou no jogo muito bem, controlando o jogo desde o apito inicial do árbitro. Jorge Jesus percebeu na primeira eliminatória que a força do Estugarda está nas alas, em Harnik e Okazaki e compreendeu que se esses dois jogadores fossem bloqueados, a capacidade ofensiva dos alemães seria reduzida a um redondo zero.

Dito e feito, com Maxi e Coentrão muito atentos às diagonais dos alemães e com Aimar a jogar muito próximo do inexperiente Airton, remetendo para Jara um papel mais recuado do que normal, o Benfica conseguiu pressionar muito alto e impedir que o Estugarda entrasse forte.

Depois de duas grandes defesas de Marc Ziegler e uma de Roberto, o Benfica chegou ao golo por Salvio, num forte e colocado remate de fora da área. O golo do Argentino tranquilizou ainda mais o Benfica que se resguardou fisicamente, esperando o erro do adversário.

Na segunda parte, destaque para Ziegler, que depois de uma brilhante exibição na primeira parte e no inicio da segunda sofreu um acidente, que coincidiu com a sua substituição (ontem suspeitava-se de fractura craniana), entrando para o seu lugar Ulreich que fez uma brilhante exibição na Luz....

... e voltou a repetir a exibição no estádio Mercedes-Benz Arena, respondendo com estrondosas defesas a remates de Cardozo, Carlos Martins, Jara e Gaitan. Do outro lado, Roberto esteve intransponível e fez também uma brilhante defesa após cabeceamento do Japonês do Estugarda.

Até ao fim do jogo, tempo para Cardozo voltar a marcar de livre um grande golo, (espero que agora repita muitas vezes) que acabou de vez com as esperanças dos alemães... e acabou também com os fantasmas de muitos benfiquistas, sempre que a equipa se deslocava a solo Alemão.
Destaque para Jara que, quanto a mim, foi o melhor em Campo. Fez um jogo pleno de raça, técnica, virtuosismo, empenho e qualidade. Excelente exibição de um jogador que liderou durante meses o concurso de "pimbolim do ano" no site maisfutebol (ainda falam do jornal a bola...).

Destaque também para Jorge Jesus que finalmente conseguiu que a equipa fizesse um grande jogo na Europa fora de portas e que bateu um record na história do Benfica - 16 vitórias seguidas. Parabéns!

Destaco também, mas pela negativa,a SIC, que voltou (já o tinha feito no Sevilla-Porto) a fazer uma péssima transmissão televisiva (aliada a um facciosismo tremendo - alguém reparou como o comentador da SIC a gritar efusivamente golo do Estugarda quando a bola foi às malhas laterais?).

Parabéns também a toda a comunicação social que se esforçou para desvalorizar esta vitória do Benfica por ter sido conseguida contra o penúltimo classificado da liga Alemã (o desempenho que esta equipa teve na Europa e o facto de ter melhor média de golos/jogo do que 95% das equipas Portuguesas não conta para nada...).

Força Benfica, rumo à 17ª!

PS: É uma pena o Gaitan não se chamar Cristiano "Gaitan" Ronaldo, caso contrário hoje seria alvo de três mil filmes no Youtube ;)

Cumprimentos

2 comentários:

Unknown disse...

Foi um jogo que claramente só tendeu para um dos lados, o Estugarda nunca mostrou capacidade de se superiorizar e como tal os 0-2, e a vitória na eliminatória, vão de forma inteiramente justa para o Benfica.

Grandes defesas dos 3 guarda redes que marcaram presença no encontro!

Antonio disse...

Um boa noticia para o GR do Estugarda: http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/liga_europa/interior.aspx?content_id=685593

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul