Os três grandes e o mercado de Inverno

Com o aproximar do novo ano, surge um dos momentos da época mais desejados por toda a imprensa desportiva – o mercado de Inverno.

Neste artigo, como estamos numa época festiva, comprometo-me a vestir a pele dos adeptos do Sporting e Porto (não vale rir) e dar ainda a minha opinião enquanto Benfiquista, sobre os reajustes que considero apropriados nas três equipas.

Confesso que não sou adepto do mercado de Inverno e dispenso grandes mudanças, seja qual for a situação, no meu clube.

O Futebol Clube do Porto continua bem inserido na luta pelo título. Quanto a mim, continua a ser o principal favorito e o seu plantel não precisa de grandes reforços.

Contudo, ao analisar o plantel azul e branco, deparo-me com alguns corpos estranhos:


Prediger e Valeri: Acredito que sejam senhores com um potencial imenso, contudo parece que Jesualdo não conta muito com eles. São ou não uma aposta?


Tomas Costa: O ano passado era regularmente utilizado. Este ano, com a saída de Lucho, perspectivava-se um ano bom para Tomás Costa…mas parece que desapareceu do plantel?!

Perante estas dúvidas, considero que Porto, dono e senhor de um 4x3x3 bem estruturado, encontra-se debilitado em 2 ou 3 posições:

1º Quem substitui Fernando?

A resposta tem sido, ora Raul Meireles ora Guarin, mas nenhum deles com a qualidade do brasileiro. Não estaria Pedro Mendes a ver com bons olhos uma mudança de azul e branco. Não será este jogador capaz de desempenhar no Porto as funções que desempenha na selecção?

2º Quem organiza o futebol do Porto?

Tem sido Bellushi. Um número 10 que me parece excelente, porém acho que o Porto não está habituado a jogar com um 10 típico. Não seria mais viável um Ruben Micael ou uma aposta no regresso de Castro, que são jogadores mais semelhantes a Lucho e ao organizador de jogo a que o Porto está habituado?

3º Mariano não merece um substituto?

Não considero Mariano um mau jogador. Parece-me bastante trabalhador e esforça-se bastante…contudo, é certo e sabido que não caiu nas boas graças dos adeptos do Porto. Duas alternativas: Ukra (o regresso) ou Kleber do Cruzeiro, que apesar de ter características completamente diferentes de Mariano, é um jogador que pode desempenhar funções muito semelhantes às de Hulk.



Quanto ao Sporting, apesar de concordar com Jorge Jesus, considero que a época do Sporting ainda não acabou (há três taças para ganhar) e há muito, mas mesmo muito a melhorar.

João Pereira já foi contratado. Esta contratação pode trazer tanto de bom como de mau. É certo e sabido que JP é 300 vezes melhor que Abel e Peitadas Silva juntos, mas também se sabe que os laterais têm a mania de acusar em demasia a pressão…e mania não falta a João Pereira. Outra questão, é o ódio que JP sente pelo clube de Alvalade. Está perdoado Vasco? Está mesmo Fox?

Quanto a mim, há muitas mais lacunas no plantel do Sporting, que têm de ser rapidamente colmatadas.

1º Falta um lateral esquerdo.

O Braga tem por lá um dos melhores da liga. Alternativas? Rodrigo Alvim, que pode ser bastante barato…. E Fábio Faria que viria corrigir dois problemas no plantel do Sporting (lateral e central).

2º Falta um Central

As apostas poderiam ser: Fábio Faria do Rio Ave, Sereno do Vitória de Guimarães, ou Gustavo também do Vitória. (Não vou colocar o Zoro como opção para não pensarem que é uma provocação – mas a verdade é que Zoro é melhor que Tonel e (este) Polga juntos).

3º Um Avançado

Este é um problema com o qual os dirigentes do Sporting se têm deparado: encontrar o parceiro ideal para Liedson. Makukula seria a opção ideal, mas o Sporting não tem 40 milhões para pagar ao Benfica a clausula (brincadeira).

Opções? Bábá, do Marítimo – é jovem, barato, grande e marca golos. Diego Tardelli – Caro, mas muito bom. Melhor opção: Wellington Paulista, do Cruzeiro, parece-me um parceiro ideal para Liedson (mas já sei que me vão dizer que não presta).

4º Joker

Esta era uma contratação desnecessária, mas serviria para levar gente aos jogos: Conca!

Jogadores a dispensar: Pedro Silva, André Marques, Saleiro e Yannick;



Por fim, o Benfica!

Como disse não gosto de grandes mudanças em Dezembro e não me parece que o Benfica precise. Porém, deixo aqui a minha lista de pedidos ao Pai Natal:

Dispensar:

- Luís Filipe: Eu sei que tem piada meter o rapaz a jogar, para se dizer que ganhámos ao Porto com o Luís Filipe…mas já chega.

- Keirrison: Não tenho qualquer dúvida que será um jogador brilhante. Contudo, não concordo que o Benfica seja a montra do Barcelona e que sirva para adaptar jogadores à Europa. Apostemos nos nossos jogadores.

- Jorge Ribeiro (ofereçam-no ao Sporting) e Balboa.

Emprestar (porque precisam de jogar muito):

- Felipe Bastos

- Miguel Vítor

- Urreta (Provavelmente não será necessário…)

Vender: NINGUÉM!

Contratações:

Considero que há 2 problemas no plantel do Benfica:


- Alternativa a Javi Garcia

Parece que vem o Airton e que o maisfutebol já está a unir esforços para dar um rótulo ao miúdo.


- Alternativa a Maxi Pereira

Não se fala em ninguém, mas parece-me uma posição que precisa de alguém! Gostava que fosse alguém não Brasileiro, mas o único jogador que me vem à cabeça é Jonathan do cruzeiro.


- Alan Kardec parece que já está confirmado. Duas observações:

1º Pelo que vi no Mundial de Sub-20 é exímio de cabeça;

2º É um zero à esquerda tecnicamente. Exige-se paciência ao 3º Anel! Paciência!



Gostaria agora de conhecer as vossas opiniões e sugestões para os vossos clubes. Venham de lá esses boatos!

Cumprimentos e um Feliz Natal a todos!

15 comentários:

Manuel disse...

Acho que o Salgueiros precisa de um defesa-esquerdo e de um extremo direito. Zé Pontes do Custóias acho que seria uma boa opção.

XD

Unknown disse...

Oh Toni, tu deves ganhar à comissão pela venda de jogadores do Cruzeiro lol.

boas festas []

Vasco Matos disse...

Joao Pereira odeio-te!
Não és bem vindo...sinto mais vergonha desta contratação do que da contratação do Mahon ou do Pinilla...

Nuno Nogueira disse...

Estou bastante de acordo com a parte do FCP, principalmente à que se refere ao organizador de jogo. Belluschi é bom jogador, mas perde-se muitas vezes nos jogos e não costuma a bola o suficiente para render. Que volte Lucho e LISANDRO !

Antonio disse...

Por acaso...não tinha reparado andrecnandes!
Os jogadores do Cruzeiro têm um espirito diferente dos brasileiros tipos... Fazem-me lembrar um clube em Portugal.

Cumps

Anónimo disse...

O 11 titular para o Sporting... Carvalhal põe o Stojkovic, Carriço, Polga, J. Pereira, Caneira, M.Veloso, J.Moutinho, Mati Fernandez, Izmailov, Vukcevic e Liedson! o companheiro ideal para o Liedson é o SIMON VUKCEVIC! e tbm já ta mais k provado que o Rui Patricio não possui qualidades necessárias para ser o guardarredes titular do SPC!

Inácio disse...

Ao que parece Sinama Pongolle está a caminho do Sporting. Fala-se num valor a rondar os 5/6 milhões de Euros (parece-me excessivo)...Mas não deixa de ser uma boa contratação! O Sporting está a reforçar-se muito bem!

Há dois anos atrás o Benfica tentou comprar este jogador ao Huelva, interesse que foi fonte de gozo por parte dos rivais da segunda circular e outros... Pelo que já li hoje, agora "têm a melhor dupla de avançados da liga"!

António

Tx disse...

Boas,

Antes demais um óptimo ano a todos os escritores e leitores do trio!

Respondendo ao post em questão, tenho a dizer que:

António (bem como alguns benfiquistas que por aí andam!): Porto continua a ser Principal candidato ao título!

- Basta de discursos falsos e politicamente correctos, basta de falsas humildades! Começo a ficar irritado com isso! Falsas modestias é das coisas que mais me enervam!

Nestes momento os principais candidatos ao título são Braga e o Benfica !!!

No ínicio do campeonato essa afirmação fazia sentido agora não faz nenhum! Candidato é (ainda!) mas deixou de ser o principal candidato há muito, devido a diversos factores:

- Plantel fraco e com lacunas!
- Perda de elementos chave (Lisandro, Lucho e Cissokho)!
- Benfiquismo do treinador a vir ao de cima!
- Qualidade do futebol praticado fraco e por vezes degradante!
- Baixa de forma de jogadores chave como: Raúl Meireles, Hulk, CR10, Fucille, Rolando!

Relativamente ao que o António disse sobre o Porto, é natural ele diga coisas que por vezes que fogem algo à verdade até porque é sabido por todos o odio que o mesmo sente ao porto e o facciosismo em demasia pelo seu clube.

Ora bem... O tomás costa... Jogador que eu não gosto... o ano passado jogou 22 jogos na liga Sagres, 8 deles como suplente utilizado. Relembro que ele foi 16 vezes titular pois o o Lucho encontrou-se por diversas vezes lesionado o ano passado, e o tomás costa ocupava a vaga (que por sinal ficava mal ocupada!). Este ano para o lugar de Lucho foi contratado Belucchi, para além desse facto Tomás Costa deparou-se com um grave lesão que o fez afastar dos relvados.

Quando a Prediger, não tenho opinião sobre ele, mas tirar o lugar a um jogador como Fernando é algo complicado, sem dúvida é um grande trinco e insubestituível assim como o Javi Garcia o é. Ou acham que o Airton vai jogar muitas vezes ? Aposto que até ao final da epoca faz 2 jogos a titular (se tanto!). No entanto reforço a ideia que o Jesualdo podia já ter dado uma hipótese a este prediger na Taça de Portugal e na próxima 3a feira na Taça da Liga frente ao Leixões. Agora a questão é ? Porque ter gasto 3Milhoes neste jogador e dispensar bolatti ?! Não entendo !

Valeri, era um jogador muito bem cotado na Argentina, teve um epoca absolutamente fantástica, mas o ano passado teve uma lesão gravíssima que o poderá estar de certa forma a afectar este ano... no entanto foi uma contratação de baixo risco por parte da SAD do FC Porto esta epoca dado que veio emprestado por 2as epocas. O Jesualdo já lhe deu alguns minutos e tenho a certeza eu irá receber mais, por isso vou ser paciente e esperar, mas claro tenho muitas dúvidas sobre este jogador. Gostava que fosse emprestado pelo Porto para se melhor avaliar as suas reais potencialidades.

Relativamente ao Mariano ? Substituto ? Ele nem sequer é titular!! Mas que raio de afirmação foi aquela ?! Terá algum sentido ?

Mariano tem unicamente 2as coisas boas: Garra e atitude! Mas falta-lhe tudo o resto, acima de tudo falta-lhe saber o que é uma bola! Não tem lugar no porto e ponto final! Jogador que já devia ter sido dispensado à muito. Pergunto-me mil e uma vezes como jogou este jogador no Inter ?! No lugar do Mariano joga Varela, Hulk, CR10 !

Acho que já abordei um pouco tudo o que falas-te sobre o porto...

Tx disse...

Agora falando em Reforços...

Acho que os juniores: Abdulaye e Yero poderão ser considerados como óptimos reforços de Inverno a par da recuperação de Orlando Sá, jogador que deposito enorme esperanças. Acho também que o castigo a Sapunaru vai ser bom para o porto pois dessa forma o Miguel Lopes terá igualmente oportunidades, este é também um jogador em quem deposito alguma esperança.

No entanto não partilho da mesma opinião de Pinto da Costa e acho que o porto precisa de se reforçar e quem sabe até dispensar:

Jogador que devia ser emprestado:

André Coelho! Uma pena um central desta qualidade estar parado ! =( Para o ano gostava de o ver a titular caso o grande Bruno Alves saísse.
Valeri! Gostava que este jogador tivesse oportunidade de jogar com mais regularidade num clube como o Nacional da Madeira por exemplo!

Jogadores a dispensar:

- Tomás Costa
- Guarín
- Mariano
- Farías (Aproveitar e receber algum encaixe financeiro dado que tem alguns clubes interessados nos seus serviços!)

Jogadores que gostava de ver ingressar no meu clube ( jogadores que penso poderem ser transferências reais!)

- Rubén Micael (prioritária!!!) Encaixava que nem uma luva no onze!
- Tiago (Juventus)
- Hugo Viana
- Manuel Fernandes
- Benny Mccarthy
- Pavlyuchenko
- Eden Hazard

Gostava de ver regressar o Castro ao Porto! Já o Ukra, acho bem que continue a rodar ainda é cedo!


P.S - Gostava mais uma vez de salientar atitude facciosista de ti António sobre o jogo Benfica Vs Porto. Benfica jogou melhor! Mereceram ganhar! Parabéns! Lição De humildade ? Talvez! Mas banho de bola ? Por amor da Santa... Recuso-me comentar. Sobre esse jogo tenho a salientar apenas o seguinte: Dizem-se voces Benfiquistas que são o melhor e o maior clube do mundo... eu pergunto-me como é possível o melhor e maior clube do mundo ter um relvado lastimável daqueles ? Não quero com isto dizer que esteja aí a causa da derrota do porto, mas o FC Porto está habituado a jogar num campo absolutamente fantástico como é o relvado do dragão, alvo de rasgados elogios por parte da UEFA todos os anos, pois mesmo em dias de chuva torrencial (muito mais chuva que no jogo do estadio da luz) o relvado permanece fantástico.

Anónimo disse...

O relvado do Benfica está distinguido na europa como dos melhores. Facto público. ker o estádio do Porto ker o estádo do Sporting estão muito aquém do da Luz. Um mero jogo não diz nada sobre um relvado... talvez devas recordar-te k o porto já mudou 3 vezes de empresa de tratamento do relvado.

Pedro L.

Antonio disse...

Infelizmente só vi hoje o comentário do Tx!

Pensei, reflecti, ponderei fazer um post a responder, mas...

Depois de ler melhor, compreendi que devias andar chateado com alguma coisa...

1º Não deves saber ler, ou não percebeste o que eu escrevi...
2º Dizes que só faccioso? Relê o teu comentário!
3º Eu digo asneiras sobre o Porto...é normal...não ligo muito ao clube...mas ao dizeres que deviam emprestar o Valeri...resta-me rir à gargalhada pelo teu conhecimento!
4ºSobre o relvado da Luz? LOL! O Benfica nunca jogou em dois estádios ao mesmo tempo! E o relvado do Dragão não teve sujeito a um jogo como o da Académica.
5º Obrigado pela prestação indispensável no site! Foi a ultima vez que respondi a um comentário deste género.

cumps

tx disse...

António,

Talvez tenha exagerado um pouco na forma que escrevi.

Mas é mesmo porque fico irritado com a cena do "Ah e tal" o porto é principal candidato.

Basta, por favor!

Assumam de vez o que já há muito deviam assumir! Estão estrondosamente mais fortes que o Porto!

Defendes com unhas e dentes o teu clube, por vezes até em demasia, segundo me apercebi agora és alvo já de críticas/gozo neste blog dada a paixão imensa pelo teu Benfica, vives por dentro e por fora o teu clube, acho que se quiseres fazer um artigo a opinar sobre reforços deves opinar e escrever sobre o teu clube dado que como (e bem!) referis-te não estas por dentro dos restantes clubes em especial do porto, do qual falaste e a meu ver não falaste bem, e sempre que escreves uma frase que seja sobre o porto tem sempre uma ponta de sátira! Que considero por vezes desnecessária.

Aproveito para dizer que não me importava igualmente que o Pedro Mendes fosse para o Porto.

Caso se venha a confirmar para o SCP, apesar de já ter uma certa idade, vejo Pedro Mendes como um xelente Homem, um Xelente Profissional, Um xelente Jogador, deixou muitas saudades no Dragão!

Relativamente ao Valeri, não percebi onde quiseste chegar!

Cumprimentos

Antonio disse...

Tx,

Só não respondi detalhadamente ao teu comentário, porque não gostei da forma como falaste. Pareceu-me pessoal de mais.

Vamos então por partes:

- Porque considero o Porto candidato ao titulo?
1ºNo inicio da época era o principal candidato.
2ºTem duas equipas à sua frente, que ainda vai receber em casa!
3ºO Porto, ao contrário dos outros, lida muito bem com a pressão e está habituado a vencer.
4º O Pinto da Costa também acha o Porto favorito, tanto que já dedicou o titulo ao Pedroto.

-Desconhecia que o Tomás Costa tivesse lesionado. Falha minha.

-Quanto a Valeri...Está emprestado pelo Lanús! Não me parece que faça sentido o Porto emprestar um jogador que tem por empréstimo! E pior...O Torneio Clausura conta como para a presente época,ou seja, Valeri já jogou por dois clubes esta época, ou seja...

-Quanto ao substituto de Mariano...eu não disse que seria um substituto para o 11...mas sim um substituto no plantel!

-Por fim, quanto ao relvado da Luz...é considerado dos melhores do Mundo, tendo ganho inclusive alguns prémios. O que se passou foi um jogo decorrer sob uma autentica tempestade! (No Porto, não me lembro de algo idêntico ao jogo com a Académica...muito menos este ano!)

Quanto ao facto do Porto "estar habituado" a um bom relvado... relembro que foi o primeiro jogo que aquela equipa do Benfica jogou num relvado assim.

cumps

tx disse...

Devo confessar que desconheçia que o Valeri tinha participado na libertadores.

Como referi, Valeri parece ter um grande potencial. Aliás na Argentina tinha uma reputação enorme, era o cerebro do Lanus. No entanto, como tu também sabes, ele teve uma grave lesão que poderá afectar seriamente a sua adaptação ao porto, à liga portuguesa e acima de tudo ao futebol europeu.

Sei que o porto o pediu emprestado, mas sei também que o poderia emprestar novamente (caso não tivesse jogado a libertadores!) o porto já fez isto com outros jogadores, recordo-me do Edson defesa emprestado ao porto (por 2 anos) pelo figueirense e depois emprestado pelo porto ao Belenenses, Académica e Rio Ave. Recordo-me também do Luís Aguiar emprestado por um clube uruguaio ao porto e depois emprestado ao estrela da amadora e depois à Académica.

Acho esta questão do duplo emprestimo interessante do seguinte ponto de vista:

Há um jogador que dizem que é interessante, mas não vai ter grandes hipóteses de ser titular, então para se avaliar se ele é realmente bom, empresta-se esse mesmo jogador para se avaliar as suas reais potencialidades.

Juro, que gostava de ver valeri jogar pelo Nacional da Madeira! Acho que encaixava bem! Rodava, ganhava ritmo competitivo, e caso revelasse todas as potencialidades o porto encaixava-o no plantel da próxima epoca ainda na condição de emprestado pelo Lanús e caso se revelasse também no porto, aí partia-se para a revelação.

Era bom que o Valeri fosse tão bom quanto o é no FM! =)

Cumprimentos

tx disse...

acima devia-se ler contratação e não revelação!

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul