E Pluribus Unum

Longe vão os tempos de um Benfica Senhor da Europa. Não conheci esse Benfica, mas aprendi a defende-lo, a admira-lo e a glorificar todas as suas conquistas. As esperanças de um dia ver o Senhor da Europa, tal e qual o dos tempos dos verdadeiros craques, são remotas. Porém acredito no meu clube e sonho! Sonho muito! E tal como diz o poeta: “Quando o Homem sonha, o mundo pula e avança, como uma bola colorida nas mãos de uma criança..."


1. A Equipa Técnica


A época 2009/2010 começou, à semelhança de tantas outras, com um novo treinador. Uma nova equipa técnica e (mais uma vez) “um novo ciclo”.

Nunca gostei de Jorge Jesus. Sempre defendi que um Treinador (tal como os jogadores) não pode ser avaliado só pelos resultados desportivos. O Futebol é um mundo, e como tal, exige respeito, fair-play, educação e civismo. Adiante…

Jorge Jesus assinou pelo Benfica, facto que não me dá alternativa: terá todo o meu apoio!
Com o desenrolar da pré-época e início de época devo destacar a forma fluida como conseguiu colocar uma equipa nova, num novo sistema, com novos métodos, a jogar.
Jorge Jesus exige trabalho e isso é sem dúvida de enaltecer.

Contudo, tenho alguns receios, começando pela componente física: Não me esqueço que o Braga acabou a época passada com 11/12 jogadores disponíveis. Outra coisa que me preocupa é “o seu discurso” e a pressão (inédita) a que estará sujeito. É essencial que Rui Costa e LFV estejam sempre do seu lado.


2. O Plantel

O plantel do Benfica sofreu uma grande reestruturação, contudo, neste caso, devo dizer que parece ter sido bem planeada.

Das entradas destaco os seguintes jogadores:

Shaffer: Para além das semelhanças físicas, parece ter a garra de Maxi (salve o exagero). Neste momento não é forte no seu posicionamento defensivo (neste capitulo faz-me lembrar o Fucile no seu ano de estreia). A nível ofensivo parece-me uma excelente aposta (rápido, boa qualidade técnica e forte nos cruzamentos). Cabe a Jorge Jesus lapidá-lo.

Javi Garcia: Uma muralha, essencial, e mais não digo.

Ramires: Se for do Benfica é uma excelente contratação. Se for de um grupo de empresários é uma pena. Ramires deve ter 4/5 pulmões. O jogo ganha velocidade quando este jogador tem a bola.

Fábio Coentrão: Com a cabeça no lugar e os pés assentes no chão tem tudo para ser grande!

Saviola: Nunca deixou de marcar golos. Em forma e motivado tem tudo para ser dos melhores do Campeonato.

Dos antigos, prevejo que os melhores serão:

David Luiz:
Um ANIMAL! Polivalente e, na minha opinião, a par de Bruno Alves, o melhor Central do Campeonato.

Aimar: Sem problemas físicos, a jogar na sua posição será o melhor jogador do Campeonato (aposta arriscada).

3. O Factor Casa

Muito se fala da pressão do terceiro anel e das dificuldades do Benfica em vencer na Luz.

Não acredito muito nesse mito… e aproveito para relembrar um grande Benfiquista de seu nome Fialho Gouveia, e deixar uma mensagem à nossa catedral:

“…que nas tuas bancadas e nos teus arcos triunfais corra sempre o sangue da raça e da glória! Viva o BENFICA!”

4. Os Adeptos

Um dia perguntaram a Bella Guttman o que era a mística do Benfica.
Eis o que esse grande senhor respondeu:

“Chove? Faz frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra, ou no meio das chamas do Inferno. Por terra, por mar, ou pelo ar… eles aí vão! Os adeptos do BENFICA, atrás da sua equipa! Grande, incomparável, extraordinária MASSA ASSOCIATIVA!”

Dito isto, cabe aos Benfiquistas fazer valer estas palavras e mostrar ao mundo a Mística do Benfica. Juntos… Seremos Campeões!

5. Os Rivais

Antes de começar a época, e depois de ver as alterações nos três clubes, pensei: “O Sporting tem tudo para ser campeão!”

Depois, ao fim dos primeiros jogos, pensei: “Não percebo o Sporting…A época ainda não começou e os adeptos já “odeiam” a equipa, pedem a demissão do treinador, e tudo está mal. Os Benfiquistas pelo menos guardam esse rancor para o meio do campeonato.”

A verdade é que o Sporting não tem UM único lateral digno desse nome. Tem 7 ou 8 jogadores muito bons e tem ZERO alternativas! É de louvar, sem dúvida, que joguem com 7 jogadores formados no clube, mas então porque emprestaram os ex-Juniores? Diogo Rosado não dava jeito?

O Sporting ainda não perdeu o campeonato, mas depende sobremaneira de 7 jogadores para ser campeão. Se estes não aguentarem…Bye Bye! Costumo dizer: O Sporting tem um 11 para ser campeão…mas não tem um plantel capaz de atingir o título.

O Porto, à semelhança dos outros anos vende os bons, prevê-se uma quebra, o clube reage, compra alternativas, mantém o nível. Neste momento é o principal candidato ao título.

Queria só deixar uma questão (provocatória) para aqueles que perguntam: “de onde vem o dinheiro que o Benfica gasta?”: Para onde vai o dinheiro que o Porto ganha?


6. Mensagem ao “Universo Benfica”:

Acreditem no Benfica, lutem pelo vosso clube, cumpram o lema “E Pluribus Unum”! Façam do Benfica campeão … porque “o nosso destino é o de vencer”.




Cumprimentos

12 comentários:

João disse...

Boa crónica!
Quanto a mim faltam aí duas coisas muito importantes. Quais os pontos de falha do teu clube? Onde achas que podem errar? E já agora o que achas da tactica?

Abr
Jony

Antonio disse...

Boas João!

Então é assim. Pontos de falha do Benfica:

1ºGuarda Redes. Na minha opinião o Benfica não tem um guarda redes daqueles que decida jogos. Muitas vezes decidem, mas para o lado errado. Julio Cesar para mim é uma incognita pois apesar do bom desempenho no Belenenses, não sei como irá reagir ao peso da camisola.

2ºAlternativa a Javi Garcia. Neste momento Javi é a balança do Benfica. A equipa roda em torno deste grande jogador, e não vejo alternativas consistentes no banco. Um Yebda irreconhecivel...Um Ruben Amorim não adaptado à posição...Adaptação do David Luiz? Não sei...

3ºQuebra fisica. Pelos motivos referidos no artigo.

4ºAnti-Jogo. Não é "autocarro"! É mesmo anti jogo muitas equipas vão fazer contra o BENFICA.

5ºComunicação Social. Muitos adeptos do Benfica vão nas cantigas da comunicação social que só se preocupa em vender jornais.

Para qualquer um destes problemas a solução é: vontade, ambição, raça, crer e querer!

Quanto à táctica não é a minha preferida. Mas está bem montada:
-É perfeita para Aimar.
-Os avançados completam-se.
-Mas acima de tudo, os jogadores mostram vontade, garra, pressionam alto...e quando assim é não há nada a criticar.

Atenção que jogar em losango exige muitos dos laterais, pelo que será uma prova de fogo para o lateral esquerdo do Benfica.
A questão dos laterais para mim é a principal fonte daquele "grande futebol" que o Sporting tem praticado...Os laterais não existem. E Liedson e Moutinho que costumavam disfarçar estão em sub-rendimento.

Obrigado por participares.

Cumps!

João disse...

Eu acho q o prob do scp não é os laterais, é um treinador e uma massa adepta completamente decadentes.

cmps!

jony

Antonio disse...

Em relação ao Paulo Bento, sou da opinião que para a equipa que tem, muito faz ele.
Se o Paulo Bento sair do Sporting, vai ser complicado um treinador jogar num "não 4-4-2 losango"...

Mas não sou a pessoa indicada para discutir "o futuro do Scp".
Já agora João...és de que clube?

castor disse...

O Benfica está fraco!
Aimar já se lesionou e anda preso por arames.David Luis é um caceteiro e um buraco na defesa. A equipa só jogo por o meio e cadorzo ja nem sabe marcar penaltis.
O benfica esta no seu nivel. 4º 5º lugar.

castor

Joao disse...

Porto! TETRA-CAMPEÃO!

Pirlo disse...

Castor deves ser daqueles que não vive sem o Benfica. Deitaste a pensar no Benfica, sonhas com o Benfica, acordas com o Benfica. Até quando estás com o teu namorado tás a pensar no Benfica. Vai mas é carregar baldes de massa!

Ao pessoal do Blog... os meus parabens. é uma boa iniciativa. Vou seguir atentamente este espaço.

Pirlo

Antonio disse...

Pedro Miguel "el Pirlo"!
És terrivel meu puto!

Grande abraço

Nuno Nogueira disse...

Giro giro. Não acho que o David Luiz seja um caceteiro castor mas tá bem. Acho que é a melhor oportunidade para o Benfica ser campeão: o Porto não está mesmo a jogar bem, o sporting ainda pior. Enquanto ao Benfica: gosto do Jesus, gosto da equipa. Só não gosto do Benfica por ser o Benfica e ser nojento :p

mwm disse...

Sabes tanto! Foste: redacção do jornal A BOLA.

Unknown disse...

triogalatico na homepage já

Anónimo disse...

E para este ano, quais são as vossas expectativas carissimos???

Enviar um comentário

 
Trio Galático. Design by Wpthemedesigner. Converted to Blogger Template by Anshul